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RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DO PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA - PÓLO DE SOBRAL/ IBIAPABA

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DE 23 a 25 DE SETEMBRO DE 2009

LOCAL: SALÃO DE ATOS E SALA DE VÍDEOCONFERÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – CAMPUS DA BETÂNIA – SOBRAL-CEARÁ

CARGA HORÁRIA: 20horas

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 26

RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

O Curso de Formação de Educadores do Programa Projovem Campo- Saberes da Terra teve inicio na manhã do dia 23 de setembro de 2009 com a acolhida aos participantes pela professora Neusita, seguida de apresentação artística pelo jovem cantor, compositor, Intérprete e aluno da Escola de Formação em Saúde de Sobral Carlos Eduardo Tabosa Lopes. Em seguida deu-se a fala de boas vindas e parabéns aos cursistas pelo professor Dr. Israel da Rocha Brandão, Diretor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Estadual Vale do Acaraú e professor do curso de Pedagogia da UVA. A Representante do Programa no Estado e o Representante da SEDUC, Kelly e Eduardo Cabral, os quais deram informações.

Dinâmica de Apresentações coordenada pela professora Neusita e o apoio de um grupo de alunos do Curso de Pedagogia da UVA, seus alunos na disciplina EJA, realizou-se uma dinâmica de grupo, tendo como suporte o canto:

Eu vim lá de... eu vim lá de... Eu vim lá de... pra aprender e ensinar. Cada cursista se apresentava cantando a música proposta, dizendo o nome do seu município.

Entrega dos kits aos cursistas, mediante o controle da lista de assinaturas. Conduzida pelos alunos do curso de Pedagogia

Entrega da programação das atividades do curso aos participantes, leitura e discussão da mesma, a qual sofreu uma breve alteração, levando em conta a carga horária estipulada pela Pedagógica do Programa. Assim sendo, o encontro foi previsto para ser concluído no turno da manhã de sexta-feira dia 25/09/2009.

Palestra: Panorama atual da Educação Brasileira e o Programa Projovem Campo- Saberes da terra. A temática da palestra proferida pela professora Ms Eveline de Andrade Pereira relacionada à educação no Brasil, fazendo uma breve reflexão política, econômica e social, tecendo considerações sobre o Programa Projovem Campo e a importância do pensamento de Paulo Freire, que defendeu um processo de formação política para os povos do mundo rural lutarem pelos seus direitos de cidadania.

A manhã do dia 23 terminou com ricas intervenções dos participantes.

Na parte da tarde do dia 23 após a dinâmica de grupo com uma mística reunindo elementos da natureza: água, areia, folhas verdes e secas pedaços de madeira, flores frutos e o canto:

Da terra nasceu à planta, Da planta nasceu a flor, Da flor nasceu você, ê, ê, Que veio pra partilhar.

Ainda no dia 23 (Tarde), realizou-se uma roda de conversas abordando o tema: A EDUCAÇÃO POPULAR e OS MOVIMENTOS SOCIAIS e o PROJOVEM CAMPO, ressaltando o pensamento pedagógico de Paulo Freire. Das contribuições geradas foram enfatizadas as seguintes:

· Paulo Freire nos faz pensar na importância do ensinar e aprendera sermos humanos, respeitando as diferenças, cultivando a justiça, a solidariedade coletiva, na busca de um mundo melhor para os povos do campo, que têem sido excluídos de seus direitos humanos e sociais.

· Que este programa não seja mais um dentre aqueles de cunho compensatório, mas uma proposta que seja transformada em política pública, voltada para a realidade dos jovens e adultos que vivem da agricultura familiar.

· Que a educação do campo seja, de fato, levada a sério pelos governantes, independente do poder político.

Na manhã do dia 24/09 as atividades foram iniciadas com uma dinâmica de grupo coordenada pelos alunos do curso de Pedagogia. A seguir foi realizada uma Mesa- Redonda abordando o Eixo Articulador do currículo do PROJOVEM CAMPO, composta pelos seguintes profissionais: Dr. José Falcão Sobrinho Pró-Reitor de Extensão da UVA. Que discutiu sobre o semi- árido brasileiro. José Maria Vasconcelos- Técnico da Cáritas de Sobral que abordou a Agroecologia. Maria do Socorro de Jesus- Técnica da Cáritas de Sobral que apresentou as atividades voltadas para economia solidária. Rita de Cássia Marques- componente da equipe de formadores do Programa Projovem Campo abordou a temática Agricultura Familiar com enfoque territorial. Francisco de Assis Guedes- professor do curso de Administração da UVA, que refletiu sobre Cidadania, Organização Social, Políticas Públicas e Sistemas de Produção e processos de Trabalho no Campo.

O momento seguinte foi reservado ao debate e intervenções dos participantes.

Na parte da tarde do dia 24/09, foi apresentado o Projeto Politico-Pedagógico do PROJOVEN CAMPO com enfoque na organização dos tempos e espaços formativos e a formação continuada de professores, educadores e coordenadores pedagógicos, pela professora Maria Neusita Tabosa.

Para estes tópicos de estudo privilegiou-se o próprio projeto fazendo a leitura dos aspectos mencionados anteriormente.

A manhã do dia 25/09/200, foi reservada ao planejamento dos 1º dias de aulas, por CREDE, tendo sido socializado em plenária, enriquecido por todos os presentes, ficando assim definido:

30/09: Aula inaugural – apresentação do projeto com enfoque na agricultura familiar no Brasil para toda a comunidade local.

- Canto conjunto com todos os presentes: luta da comunidade.

- Dinâmica de apresentações.

01/10: Diagnósticos dos alunos por turma para conhecimento do nível de cada um.

- Organização dos núcleos de base.

- Preenchimento do questionário com dados dos educandos (p. 130-131 do módulo I).

02/10: Elaboração juntamente com os educandos de regras de convivência.

- Dinâmica de conhecimentos do outro através da história do nome de cada um.

05/10: Construção em grupo de compromisso dos educandos para o programa em forma de painel.

- Socialização do painel de cada grupo discussão, acréscimos de outros compromissos pela plenária.

- Afixação do painel no mural da escola.

06/10: Apresentação da metodologia do programa

- Discussão em plenária

- Canto: baião das comunidades

07/10: Leitura em forma de jogral da poesia: O poeta da roça de Patativa do Assaré.

- Discussão em pequenos grupos sobre a identidade dos sujeitos do campo.

- Canto: Da Paz a Flor.

08/10: Dinâmica de grupo.

- Reflexão sobre a letra da canção: Da Paz a Flor.

- Produção textual sobre economia solidária.

- Leitura das produções textuais.

09/10: Canto- Utopia – Zé Vicente.

- Memórias das atividades realizadas ao longo da semana.

- Registros da memória e exposição no mural da escola.

Vale ressaltar as contribuições significativas de Valdenise (Val) da SEDUC durante o planejamento, esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento das aulas conforme os horários definidos pela SEDUC.

O encontro foi encerrado as 13h00min (treze horas) com a projeção do filme “Educação para Felicidade, de Gabriel Chalita”, por sugestão da professora Neusita. O documentário foi elogiado por todos por abordar conteúdos educacionais contextualizados e por tanto, solicitaram uma cópia do DVD.

Atenciosamente,

Neusita.

Sobral, 05 de outubro de 2009.


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DO IV ENCONTRO MENSAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO SOBRE O II EIXO TEMÁTICO: OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO NO CAMPO

 

 

1. PÓLO: Sobral/CE

2. PROFESSOR: Manoel Sampaio da Silva

3.EVENTO: 4º Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4.PERÍODO: 24/05/2010 até 28/05/2010

5.CARGA HORÁRIA: 40 horas / aulas

6.OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo relacionado ao II Eixo Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo e Planejar as atividades para os meses junho e julho.

7.MUNICÍPIOS: Hidrolândia, São Benedito, Ubajara, Santana do Acaráu, Itarema, Acaraú e Tianguar.

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 1º dia – M 28 T 28

2º dia - M 27 T 28

3º dia - M 2 6 T 31

4º dia- M 28 T 27

5º dia- M 23 T 23

9.TEMÁTICAS

Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo

Estudo Panorâmico de Escolarização por município: atividades desenvolvidas, sucessos, entraves e encaminhamentos.

Seminário do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

Informes da SEDUC

Estudo sobre a Jornada Pedagógica e do Percurso Formativo

Aprofundamento do Estudo do Eixo II no Caderno do Educador

Proposta de Organização do Planejamento do Percurso Formativo

Listagem dos conteúdos didáticos que foram trabalhados

Listagem dos conteúdos didáticos que serão trabalhados

Planejamento para os meses de junho e julho

 

 

 

 

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA 25/05/

-Acolhida com a mensagem A GENTE SE ACOSTUMA de autoria de Marina Colassanti

Estudo por município do Panorama da Escolarização: relato das atividades que foram realizadas, entraves, sucesso e encaminhamentos –

Apresentação de sínteses por municípios das conclusões

Apresentação do Seminário Paulo Freire da obra Pedagogia do Oprimido

Síntese por escrito do dia

SEGUNDO DIA 26/05/10

-Acolhida com a leitura de um texto de Willims Shekespiere- Você Aprende

Levantamentao do problemas surgidos no nosso país com a chamada “modernização “ do campo

Leitura com a dinâmica do trem da amizade das páginas 23 até 49 do caderno do educador

- Discussão circular sobre os pontos que se relacionam com a contribuição do texto com o Projovem do Campo

Tempestade mental com explicitação no quadro verde dos modos de produção

Revisão do Percurso Formativo com destaque para a organização e planejamento

Síntese por escrito do dia

TERCEIRO DIA 27/05/210

Acolhida com a dinâmica do autografo

Estudo dirigido por área de conhecimento ( integração de saberes)

Levantamento e listagem dos conteúdos que já foram trabalhados por área de conhecimento

Listagem e proposição dos conteúdos que serão trabalhados nos meses de junho e julho

Elaboração da síntese por área

Planejamento por área de conhecimento de acordo com a planilha da escola

Síntese por escrito do dia

QUARTO DIA 27/05/210

Acolhida com a dinâmica um presente oculto

Planejamento para os meses de junho e julho por área de conhecimento

Conteúdos relacionados com o Eixo temático II

Elaboração do Planejamento

 

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

 

No decorrer dos quatro dias a avaliação do dia a dia foi realizada por meio das sínteses escritas individualmente.

Constatamos também que a nossa linguagem da proposta do Projovem do campo é diferente do discurso e da compreensão da maioria dos professores, com exceção do pessoal que trabalha nos assentamento e/ou tem algum engajamento com os movimentos sociais e alguns técnicos.

No turno da tarde, naquele frio sobralense, sempre empregava uma dinâmica de integração com o coletivo dos participantes.

 

9. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, alguns Técnicos Agrícolas estão tendo certa dificuldade de comparecerem nos quatro dias de formação, em virtude de compromissos com os municípios , assumidos anteriormente.

O local para a realização da formação é excelente e central. ( mesmo assim, alguns professores demoram a chegar).

A grande maioria dos nossos professores não gosta de ler e têm dificuldades de fazer inferências com maior coerência e consistência dos texto lidos.

O seminário sobre a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire foi muito fraco, deixando muito a desejar. Somente dois professores do município de Hidrolândia prepararam algo para apresentar.( professores Tarciso e Douglas)

Há uma experiência exitosa de um técnico agrícola de Santa Quitéria, que merece ser socializada para o restante dos demais professores, pois é muito rica em possibilidades de exploração e implantação em outras localidades.

 

O coletivo dos professores acha a carga horária muito cansativa e intensa, principalmente as mães, que passam cinco dias fora de casa.

Quando da realização do Panorama de escolarização, constatou-se que alguns municípios apresentam inovações pedagógicas interessantes.

 

ENCAMINHAMENTO: Que no próximo encontro permaneça o tempo destinado para o IDT, pois suas intervenções ao longo do curso, torna-se um entrave ao andamento dos trabalhos.

Que sejam enviados os esqueletos do planejamento já digitados, pois facilita o trabalho dos professores quando da elaboração do planejamento. ( o planejamento que realizei neste encontro foi todo no computador).

 

Observação 01: O relatório do primeiro dia da formação será feito pela professor que fez o trabalho de sensibilização sobre o Sistema de Produção.

 

Observação 02: O mapa das notas dos professores cursistas irei enviar, assim que terminar de ler todas as sínteses.

 

 

Sobral-Ce, 4 de junho 2010.

 

 

 

Professor Formador

 

 

Manoel Sampaio da Silva

 

 

 


 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DO IV ENCONTRO MENSAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO SOBRE O II EIXO TEMÁTICO: OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO NO CAMPO

 

 

1. PÓLO: Sobral/CE

2. PROFESSOR: Manoel Sampaio da Silva

3.EVENTO: 4º Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4.PERÍODO: 24/05/2010 até 28/05/2010

5.CARGA HORÁRIA: 40 horas / aulas

6.OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo relacionado ao II Eixo Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo e Planejar as atividades para os meses junho e julho.

7.MUNICÍPIOS: Hidrolândia, São Benedito, Ubajara, Santana do Acaráu, Itarema, Acaraú e Tianguar.

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 1º dia – M 28 T 28

2º dia - M 27 T 28

3º dia - M 2 6 T 31

4º dia- M 28 T 27

5º dia- M 23 T 23

9.TEMÁTICAS

Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo

Estudo Panorâmico de Escolarização por município: atividades desenvolvidas, sucessos, entraves e encaminhamentos.

Seminário do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

Informes da SEDUC

Estudo sobre a Jornada Pedagógica e do Percurso Formativo

Aprofundamento do Estudo do Eixo II no Caderno do Educador

Proposta de Organização do Planejamento do Percurso Formativo

Listagem dos conteúdos didáticos que foram trabalhados

Listagem dos conteúdos didáticos que serão trabalhados

Planejamento para os meses de junho e julho

 

 

 

 

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA 25/05/

-Acolhida com a mensagem A GENTE SE ACOSTUMA de autoria de Marina Colassanti

Estudo por município do Panorama da Escolarização: relato das atividades que foram realizadas, entraves, sucesso e encaminhamentos –

Apresentação de sínteses por municípios das conclusões

Apresentação do Seminário Paulo Freire da obra Pedagogia do Oprimido

Síntese por escrito do dia

SEGUNDO DIA 26/05/10

-Acolhida com a leitura de um texto de Willims Shekespiere- Você Aprende

Levantamentao do problemas surgidos no nosso país com a chamada “modernização “ do campo

Leitura com a dinâmica do trem da amizade das páginas 23 até 49 do caderno do educador

- Discussão circular sobre os pontos que se relacionam com a contribuição do texto com o Projovem do Campo

Tempestade mental com explicitação no quadro verde dos modos de produção

Revisão do Percurso Formativo com destaque para a organização e planejamento

Síntese por escrito do dia

TERCEIRO DIA 27/05/210

Acolhida com a dinâmica do autografo

Estudo dirigido por área de conhecimento ( integração de saberes)

Levantamento e listagem dos conteúdos que já foram trabalhados por área de conhecimento

Listagem e proposição dos conteúdos que serão trabalhados nos meses de junho e julho

Elaboração da síntese por área

Planejamento por área de conhecimento de acordo com a planilha da escola

Síntese por escrito do dia

QUARTO DIA 27/05/210

Acolhida com a dinâmica um presente oculto

Planejamento para os meses de junho e julho por área de conhecimento

Conteúdos relacionados com o Eixo temático II

Elaboração do Planejamento

 

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

 

No decorrer dos quatro dias a avaliação do dia a dia foi realizada por meio das sínteses escritas individualmente.

Constatamos também que a nossa linguagem da proposta do Projovem do campo é diferente do discurso e da compreensão da maioria dos professores, com exceção do pessoal que trabalha nos assentamento e/ou tem algum engajamento com os movimentos sociais e alguns técnicos.

No turno da tarde, naquele frio sobralense, sempre empregava uma dinâmica de integração com o coletivo dos participantes.

 

9. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, alguns Técnicos Agrícolas estão tendo certa dificuldade de comparecerem nos quatro dias de formação, em virtude de compromissos com os municípios , assumidos anteriormente.

O local para a realização da formação é excelente e central. ( mesmo assim, alguns professores demoram a chegar).

A grande maioria dos nossos professores não gosta de ler e têm dificuldades de fazer inferências com maior coerência e consistência dos texto lidos.

O seminário sobre a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire foi muito fraco, deixando muito a desejar. Somente dois professores do município de Hidrolândia prepararam algo para apresentar.( professores Tarciso e Douglas)

Há uma experiência exitosa de um técnico agrícola de Santa Quitéria, que merece ser socializada para o restante dos demais professores, pois é muito rica em possibilidades de exploração e implantação em outras localidades.

 

O coletivo dos professores acha a carga horária muito cansativa e intensa, principalmente as mães, que passam cinco dias fora de casa.

Quando da realização do Panorama de escolarização, constatou-se que alguns municípios apresentam inovações pedagógicas interessantes.

 

ENCAMINHAMENTO: Que no próximo encontro permaneça o tempo destinado para o IDT, pois suas intervenções ao longo do curso, torna-se um entrave ao andamento dos trabalhos.

Que sejam enviados os esqueletos do planejamento já digitados, pois facilita o trabalho dos professores quando da elaboração do planejamento. ( o planejamento que realizei neste encontro foi todo no computador).

 

Observação 01: O relatório do primeiro dia da formação será feito pela professor que fez o trabalho de sensibilização sobre o Sistema de Produção.

 

Observação 02: O mapa das notas dos professores cursistas irei enviar, assim que terminar de ler todas as sínteses.

 

 

Sobral-Ce, 4 de junho 2010.

 

 

 

Professor Formador

 

 

Manoel Sampaio da Silva

 

 

 


 

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Última atualização em Sex, 12 de Novembro de 2010 01:01  

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