Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Sobral RELATÓRIOS

RELATÓRIOS

E-mail Imprimir PDF

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

ENCONTRO MENSAL DE EDUCADORES DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DDA TERRA

POLO SOBRAL

LOCAL – UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA

PERÍODO - 25 E 26 DE JANEIRO DE 2010

CARGA HORÁRIA – 12 h

NÚMERO DE PARTICIPANTES – 33

PORFESSORA FORMADORA – RITA DE CÁSSIA MARQUES COSTA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS

OBJETIVO: DISCUTIR SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO NECESSIDADE DE DEFINIRMOS COMO SERÃO AVALIADOS OS EDUCANDOS DO PROGRAMA.

PROGRAMAÇÃO PLANEJADA PELA FORMADORA, EM ANEXO.

APLICAÇÃO:

MANHÃ – 25/01/10

1-ABERTURA COM UM FILME SOBRE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E REFLEXÃO

2-ESCOLHA DOS CUIDADORES DO DIA :

SINTESE – TEREZA

AVALIAÇÃO – SONILANDIA

 

3- APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO E OBJETIVOS DESSE ENCONTRO E REALIZAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO SOBRE A COMPREENSÃO DE AVALIAÇÃO

4- SOCIALIZAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE

GRUPO DE SÃO BENEDITO - ACONTECEU EM SALA A SOCIALIZAÇÃO DO TEMPO COMUNIDADE; EXISTEM ALGUNS ALUNOS FALTANDO; REALIZARAM A ENTREVISTA COMO TRABALHO DE PESQUISA (RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE); REALIZARAM A SENSIBILIZAÇÃO NA COMUNIDADE COM A TURMA DE BAIXA FREQUENCIA (DE CASA EM CASA) E HOUVE OTIMIZAÇÃO; NA ESCOLA OS ALUNOS NÃO SÃO DIFERENTES DO QUE SÃO EM CASA; OS ALUNOS E PROFESSORES ESTÃO NA EXPECTATIVA DO INÍCIO DA UTD QUE IRÁ DAR RUMO AO TEMPO COMUNIDADE; EXISTEM PROBLEMAS COM A CARGA HORÁRIA.

GRUPO DE HIDROLÂNDIA – TRABALHARAM A CULTURA NA COMUNIDADE; UTILIZARAM O ESTUDO DE PERCENTUAIS NA MATEMÁTICA; REALIZARAM SINTESE COM TEXTOS E A ESCRITA; EXISTE FREQUENCIA BAIXA; OS TRANSPORTES PARARAM

GRUPO SANTANA SO ACARAÚ – TRABALHARAM IDENTIDADE DOS ALUNOS COM ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS; OS ALUNOS AINDA SE SENTEM AGREGADOS NA COMUNIDADE ONDE VIVEM; TRABALHARAM A MEMÓRIA DO ASSENTAMENTO (COSTURANDO A HISTÓRIA); REALIZARAM RELATOS DOS TRABALHOS COLETIVOS 9RENDA FAMILIAR, PRODUÇÃO E AS LUTAS PELA TERRA; IRÃO REALIZAR UM GRNADE ENCONTRO COMA COMUNIDADE E GESTORES ; FREQUENCIA DOS ALUNOS ESTÁ BOA; REALIZARAM DUAS ATIVIDADES QUE ABRIRAM UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS: A COSNTRUÇÃO DA LINHA DO TEMPO COSNTRUIDA PELO COLOMBO (TECNICO AGRICOLA) E A OUTRA FOI O TRABLAHO COM ARGILA , NA QUAL COSNTRUIRAM SUAS MÁSCRAS;

 

GRUPO UBAJARA – APLICARAM QUESTIONÁRIOS REALIZANDO UMA PESQUISA SOBRE IDENTIDADE E CULTURA

DIFICULDADES: OS ALUNOS NÃO ENTREGARAM OS QUESTIONÁRIOS

VAL RESSALTOU QUE CADA TEMPO COMUNIDADE DEVE TER UM PRODUTO – RESULTADO

GRUPO ITAREMA- REPRESENTADO PELO TÉCNICO POIS AS PROFESSORAS AINDA NÃO HAVIAM CHEGADO; ELES TRABALHARAM A DANÇA DO TOREN E DEVERÃO FAZER A NOITE CULTURAL; RELAIZARAM UM RESGATE DA CULTURA – IDENTIDADE DO MOVIMENTO SOCIAL; IDENTIFICARAM AS REZADEIRAS E PESCADORES DDA COMUNIDADE.

5-ENTREGA DOS TEXTOS PARA ESTUDO – EXPLICAÇÃO DA METODOLOGIA PARA SOCIALIZAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS TEXTOS

GO- GRUPO DE VERBALIZAÇÃO

GV – GRUPO DE VERBALIZAÇÃO

TARDE

1-ABERTURA COM UM FILME – CIDADE DOS HOMENS ; HOUVE MUITA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E COMENTÁRIOS SOBRE AVALIAÇÃO

2- APRESENTAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO A PARTIR DE SLAIDES COSNTRUIDOS DO PPP E PERCURSO FORMATIVO – RITA

3- CONTINUAÇÃO DO ESTUDO DOS TEXTOS EM GRUPO E SOCIALIZAÇÃO NA TURMA (GV E GO) – OS PORFESSORES GOSTARMA DA TECNICA UTILIZADA

 

4- ESTUDO DAS FICHAS E DÚVIDAS ESCLARECIDAS

5- AVALIAÇÃO DO DIA VERBALMENTE

- GOSTARAM DA QUALIDADE DOS TEXTOS, ACHARAM PROVEITOSOS

DIA 26/01/10

MANHÃ

1- APRESENTAÇÃO DO GRUPO DA SINTESE E AVALIAÇÃO

TEREZA APRESENTA UMA FICHA DE AVALIAÇÃO MODIFICADA POR ELA COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO- MODELO EM ANEXO

AVALIAÇÃO SONILANDIA –

POSITIVO: TEXTOS PRODUTIVOS; INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA TURMA; MELHOR COMPREENSÃO DA DINAMICA DO PROGRAMA

NEGATIVO; LOCAL INADEQUADO DIFICULDADE DE DESLOCAMNETO PARA ALMOÇO ; POUCO TEMPO PARA PLANEJAMENTO; TEMPO MUITO CORRIDO PARA ESTUDO E DEBATE DOS TEXTOS, FALTA DE ÁGUA PARA BEBER

ENCAMINHAMENTOS: PEDIRAM QUE OS TEXTOS FOSSEM ENTREGUE COM ANTECEDENCIA PARA NÃO PRECISAREM LER EM SALA.

2- ABERTURA COM O FILME VIDA MARIA

3- REPASSE DE INFORMES

4- REFLEXÃO SOBRE OS TEXTOS ESTUDADOS

5- PLANEJAMENTO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO E DAS ATIVIDADES SALA E CAMPO

6- AVALIAÇÃO VERBAL – OS PROFESSORES GOSTARAM DO ENCONTRO, ACHARAM PRODUTIVO.

MEU OLHAR:

DIFICULDADES: ATRASOS DO GRUPO DE ITAREMA, SÓ O TECNICO QUE CHEGOU NO HORÁRIO, O RESTANTE SÓ CHEGARAM NO MEIODA TARDE; POUCO TEMPO PARA O PLANEJAMENTO E SOCIALIZAÇÃO; AS CHAVES DO AUDITÓRIO NÃO PODEM SER MAIS ENTREGUE NO HORÁRIO DE ALMOÇO E COM ISSO , HOUVE ATRASO A TARDE PARA REINICIAR A ATIVIDADE; NÃO HOUVE UM APOIO DA PRO -REITORIA DE EXTENSÃO E FICAMOS SEM A CÓPIA DO MODELO DE AVALIAÇÃO CONSTRUIDO PELA PROFESSORA TEREZA. DEPOIS DE DOIS DIAS DA FORMAÇÃO O ESTAGIÁRIO AINDA NÃO HAVIA TIRADO AS CÓPIAS E A ANDREA NÃO LEVOU O MATERIAL PARA AS LOCALIDADES. EU PRECISEI COMPRAR TODOS OS LANCHES, POIS A PROREITORIA DE EXTENSÃO AINDA NÃO PAGOU OS LANCHES DE DEZEMBRO.

QUANDO É A FORMAÇÃO DA NEUSITA O ESTAGIÁRIO FAZ TUDO EM DIA E NÃO DEIXA FALTAR NADA; DETALHE, A NEUSITA PAGA UM VALOR POR FORA PARA ELE E EU NÃO.

FACILIDADE: A INTEGRAÇÃO DA TURMA E O ENVOLVIMENTO DA MAIORIA; UMA MELHOR CAMINHADA SOBRE A METODOLOGIA; A ADOÇÃO DE PROFESSORES COLABORATIVOS PARA O PROCESSO APRENDIZADO DAS ATIVIDADESE PLANEJAMENTO NOS GRUPOS COM DIFICULDADES; MAIRO PARTICIPAÇÃO EM SALA;

OBS: O RESUMO DA COMPREENSÃO DOS TEXTOS CONSTA EM ANEXO.


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DO V ENCONTRO MENSAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO SOBRE O II EIXO TEMÁTICO: RELAÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICAS CULTURAIS NOS ESTABELECIMENTOS FAMILIARES

 

 

1 PÓLO: Sobral

 

2 PROFESSOR: Manoel Sampaio da Silva

 

3 EVENTO: 7º Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

 

 

4 PERÍODO: 23/08/2010 até 25/08/2010

 

5 CARGA HORÁRIA: 24 horas / aulas

 

6 OBJETIVO: Executar a formação dos professores formadores do Projovem Campo relacionado ao II Eixo Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo, relacionado ao tópico RELAÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICAS CULTURAIS NOS ESTABELECIMENTOS FAMILIARES e Planejar as atividades para o setembro, assim como apresentar o conteúdo que será trabalhado no EIXO 3.

7 MUNICÍPIOS: Hidrolândia, São Benedito, Ubajara, Santana do Acaraú, Itarema, e Tianguar.

 

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 28 PARTICIPANTES

9 TEMÁTICAS

Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo

Leitura e Escrita

Informes Gerais do IDT

Debate sobre Políticas Públicas com representante de Instituições Públicas e dos Movimentos Sociais

Políticas Públicas

Apresentação do Eixo Temático III: Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas

 

Aprofundamento do Estudo do Eixo II no Caderno do Educador com ênfase

Listagem dos conteúdos didáticos que foram trabalhados

Listagem dos conteúdos didáticos que serão trabalhados

Planejamento para o mês de setembro

 

 

 

 

10 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA 23/08/2010

Acolhida com a mensagem: Poema de Fernando Pessoa

Momento de Escuta do Tempo Comunidade – Estudo dirigido de Grupo, destacando os questionamentos abaixo: O que trago do tempo comunidade? Quais as minhas esperanças? Quais os avanços? Quais as dificuldades? O que foi possível executar? O que não foi possível fazer? Foi realizado alguma inovação? Como foi o envolvimento dos alunos e da comunidade? O que nós professores temos que fazer para trabalharmos a educação do campo de forma positiva e conseqüente? O que falta para que a grande maioria dos professores possam ter maior compromisso político e envolvimento com a educação do campo?–

Apresentação das sínteses por municípios das conclusões

Apresentação dos informes do IDT

Realização do Círculo de Leitura com levantamento das dificuldades de leitura/escrita e das práticas que já são desenvolvidas pelos educadores no cotidiano da sala de aula

Leitura das páginas 67 até 83 sobre Relações de Trabalho e Práticas Culturais nos estabelecimentos familiares.

Síntese por escrito do dia.

SEGUNDO DIA 24/08/2010

Acolhida com a dinâmica; Produção da Carta Coletiva

Realização da mesa de Diálogo com representantes de segmentos sociais coordenado pela técnica do IDT Euzeliz

Apresentação do Eixo Temático 3- Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas

Leitura trabalhada das páginas 23 até 29 do caderno 3

Apresentação de uma síntese com transparência sobre Políticas Públicas

Leitura da Ementa do Eixo 3.

Síntese por escrito do dia.

TERCEIRO DIA 25/08/2010

Acolhida com a mensagem Professores Apaixonados

Estudo dirigido por área de conhecimento ( integração de saberes)

Levantamento e listagem dos conteúdos que já foram trabalhados por área de conhecimento por município.

Listagem e proposição dos conteúdos que serão trabalhados no mês de setembro

Elaboração da síntese por área

Planejamento por área de conhecimento de acordo com a planilha da escola

Síntese por escrito do dia.

 

8 ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

 

No decorrer dos três dias a avaliação do dia a dia foi realizada por meio das sínteses escritas individualmente.

 

A atividade do momento da escuta do tempo comunidade foi realizado por escrito e socializado no final com o grupão.

 

Constatou-se logo no primeiro dia que muito do que havia sido planejado para os meses de junho e julho não foi trabalhado, visto que houve problemas de transporte para levar aos alunos e foram trabalhadas apenas duas semanas no mês de julho, sendo assim, foi proposto um redimensionamento para o planejamento no mês de setembro.

 

Continuo percebendo que os professores envolvidos com assentamentos têm maior envolvimento com o trabalho e compreende a proposta pedagógica do PROJOVEM DO CAMPO.

 

A experiência do Debate sobre Políticas Públicas foi bastante exitosa, principalmente dos representantes do BNB e das Ongs. CAPACIT e do MST. Tivemos intervenções após a apresentação de cada instituição da maioria dos municípios.

 

9 OUTRAS INFORMAÇÕES

A ausência do técnico agrícola de Hidrolândia prejudicou o planejamento do município.

No primeiro dia alguns professores chegaram atrasado.

Nenhum município realizou o relatório com o diagnóstico do ecossistema do município feito pelos seus alunos.

 

Percebo que alguns coordenadores pedagógicos das Secretárias de Educação de alguns municípios demonstram ter um certo grau de compromisso com as atividades propostas ao longo da formação.

 

O local para a realização da formação é excelente e central. ( mesmo assim, alguns professores demoram a chegar).

 

A grande maioria dos nossos professores continua não gostando de ler e têm dificuldades de fazer inferências com maior coerência e consistência dos texto lidos.

 

 

ENCAMINHAMENTO:

Que no próximo encontro permaneça o tempo destinado para o IDT realizar os seus informes, pois suas intervenções ao longo do curso, torna-se um entrave ao andamento dos trabalhos.

 

Que sejam enviados os esqueletos do planejamento já digitados, pois facilita o trabalho dos professores quando da elaboração do planejamento. ( o planejamento que realizei neste encontro foi feito novamente todo no computador).

 

Obs1: Segue em anexo o relatório com o desempenho dos professores em formação.

 

Obs2: O que será feito com alguns professores ligados a CREDE, aos CEJAs e representantes de Movimentos Sociais, que não têm notas e não estão entregando as atividades, nem sequer as sínteses do dia.

 

 

 

Sobral-Ce, 4 de setembro 2010.

 

 

 

Professor Formador

 

 

Manoel Sampaio da Silva

 

 


 

 

 

 

 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
Última atualização em Sex, 12 de Novembro de 2010 01:10  

Busca

Apoio