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RELATÓRIOS

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Atividades desenvolvidas no dia 24/09/2009 – Manhã

Responsável – Professora Rita de Cássia Marques Costa.

 

No início da manhã, às oito horas, a Professora Rita realizou abertura dando boas vindas a todos e se apresentando como formadora, pois era o seu primeiro contato com os professores. A Senhora Kelli representante da SEDUC estava presente e também se apresentou. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de grupo pelas professoras do município de Itarema-ce e pelos alunos do curso de pedagogia da UVA.

Dirigimos-nos para a sala de vídeo conferência as nove horas, e a mesma apresentou o slide sobre o Projovem Campo a pedido das professoras já que no dia anterior, não foi possível passar nenhum tipo de apresentação em slides via data-show. O momento foi oportuno, pois algumas professoras conseguiram realizar perguntas e tirar dúvidas que ainda existiam. Logo, o professor Dr. José Falcão Sobrinho, Pró-Reitor de Extensão da UVA convidado de última hora, pela professora Neusita iniciou a sua fala para em seguida se retirar devido os compromissos.

Então, começamos a realização da proposta dessa manhã, onde a Professora Rita de Cássia coordenou a mesa redonda explanou sobre o Eixo Articulador do currículo do Projovem campo. Além disso, explicou sobre agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e território. O momento foi interessante, pois houve participação das professoras com perguntas e discussões. Em seguida, o Sr. José Maria Vasconcelos, técnico da Cáritas de Sobral desenvolveu uma brilhante explicação sobre o semi-árido Brasileiro, agricultura familiar e agroecologia. Logo, foi dado um pequeno intervalo e em seguida recomeçou com a senhora Maria do Socorro de Jesus, técnica da Cáritas de Sobral realizou apresentação sobre economia solidária. Durante apresentação dos dois profissionais da Cáritas, houve uma grande participação das professoras e muitas intervenções ao longo da manhã. Por fim, o professor Francisco de Assis Guedes, professor do curso de Administração da UVA, realizou uma breve discussão sobre Cidadania, Organização social, Políticas públicas e os processos de trabalho no campo. O encontro da manhã terminou as 12:00 h.

As professoras mostraram-se muito interessadas e fizeram pedidos para que enviássemos as apresentações/ slides de todos nesta manhã.

 

 

Observação: Estive conversando no início da manhã com algumas professoras que chegaram cedo no dia 23/09 e elas haviam me informado que durante a tarde do primeiro de dia de formação, dia 23/09, houve esvaziamento da sala por parte das alunas de Santana do Acaráu, chegando ao ponto dos outros professores reclamarem.

 


 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Sobral

2. PROFESSOR: Benedito Francisco Moreira Lourenço

EVENTO: II Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários

3. PERÍODO: 24 de maio de 2010

4. CARGA HORÁRIA: 8 horas

5. OBJETIVOS

6. a) Aprofundar discussões pertinentes a avaliação dos educandos/as;

b) Estudar questões relacionadas à Agricultura Familiar e suas relações com os sistemas de produção,

c) Compreensão sobre os processos de trabalho no campo, inclusive os papéis dos membros da família e das pessoas da comunidade.

7. MUNICÍPIOS: Santana do Acaraú, Itarema, Hidrolândia, São Benedito, Ubajara e a representação dos CREDE de Sobral e Tianguá.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 24 (vinte e quatro)

9. TEMÁTICAS

  1. Análise de conjuntura rural agrícola e agrária
  2. Questões reflexivas em grupo
  3. Apresentação das fichas de avaliação
  4. Avaliação de Aprendizagem

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Abertura com apresentação da programação e da temática a ser trabalhada.

- Apresentação dos participantes

- Início dos trabalhos com uma reflexão: A águia na condição Humana. Houve uma leitura compartilhada e a reflexão coletiva sobre os momentos que o texto aborda a relação com o papel do educador e da educação. Alguns integrantes do grupo interviram dizendo que o autor Leonardo Boff, apresenta a galinha e a águia como sendo o conhecimento capaz de libertar as pessoas conquistar a liberdade. O educador tem o papel de tornar a pessoa livre a partir do repasse e da construção coletiva do conhecimento.

- Exposição dialogada sobre análise de conjuntura agrícola e agrária e a relação com o mundo rural da juventude.

Na sequência após a interpretação sobre conjuntura foi apresentado o filme sobre os resultados do ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma reportagem das experiências exitosas que motivaram a classificação de um conjunto de instituições: públicas (Prefeituras Municipais) e da Sociedade civil. Na apresentação do referido documentário fica evidente que são os bons exemplos que fazem a diferença para gerar uma qualidade de vida no Brasil e gerar resultados que transformam a realidade.

TARDE (13H ÀS 17H)

Na parte da tarde começou-se os trabalhos com uma dinâmica a partir de uma música, utilizando-se de coreografia. Em seguida o coordenador estadual do IDT, membro do Programa Rural Projovem Saberes da Terra, o Sr. Eduardo que apresentou uma retrospectiva do programa no Estado do Ceará, respondendo todas as indagações da funcionalidade do programa no Ceará.

Os professores integrantes capacitação aproveitaram a oportunidade para indagar sobre as dúvidas do programa. Eduardo prestou informações sobre as expectativas para o crescimento do número de atendidos no Estado, os procedimentos para que ocorra a adesão de outros municípios. Para Eduardo a inclusão do município depende do prefeito de cada cidade, solicitar a adesão junto ao gabinete do governador, assumir os custos da parceria que incluem transporte dos professores, casa na cidade mobilhada para apoio logístico e o pagamento da merendeira.

Após as observações do técnico representante do IDT estadual, desenvolveu-se uma oficina de trabalho, com a divisão de grupo com representação dos municípios: Itarema, Santana do Acaraú, Hidrolândia,Ubajara e São Benedito.

As questões abordadas foram:

O que se produz no município, qual o sistema de produção adotado?

Como produz?

Como se dão as relações de trabalho, participação das mulheres e jovens?

Potencialidades dos Municípios

O que o município vende?

Pontos de estrangulamento

Situação de dependência e auto-suficiência local

O trabalho de equipe constou de quatro grupos representados pelos integrantes dos municípios presentes, registramos alguns pontos comuns nas reflexões dos grupos:

Todos os trabalhos apresentados mostraram que o modelo de produção da região tem base na agropecuária tradicional, com desmatamento, queimada e o uso de agrotóxicos, sobretudo no Planalto da Ibiapaba. Sendo que os altos índices de agroquímicos estão associados aos cultivos das olericulturas. No aspecto do estrangulamento os municípios enfrentam: o modelo agrícola baseado no fogo, solo degradado, dependência dos agrotóxicos e adubos químicos.

O desemprego é um fator de estrangulamento em todos os municípios, tendo como consequências, o êxodo rural da juventude, o que vem tornando a população rural velha sem condição de viabilizar a agricultura.

A dependência dos municípios se apresenta pelo modelo de produção com manejo agrícola com uso de agrotóxicos e outras práticas degradantes. Temos com isso, uma grande contradição, pois, as áreas estão extremamente degradadas, mas o esterco no sertão é vendido para as áreas produtivas na Ibiapaba. Outra relação de dependência ocorre de todos os municípios para com Sobral pelo os serviços de saúde, universidade (estudo), comércio, serviços especializados (oficina), emprego na indústria.

Como potencialidade verificou-se a água é um fator potencial principalmente na bacia do Acaraú, turismo realizado de forma racional.

Os municípios estudados não apresentam auto-suficiência, principalmente pela relação de dependência de produtos alimentício exemplo: Todas as olericulturas compradas na cidade de Itarema são oriundos dos mercados como Ceasa de Tianguá, Fortaleza, ou do Vale do São Francisco. A cada dia que passa, os produtos alimentícios são importados de mercados mais distantes, o que causa uma ausência de segurança alimentar e total dependências dos mercados externos.

Após a apresentação dos trabalhos de grupo no plenário, fizemos uma reflexão sobre Gaia, com a leitura de texto da autoria de José Lutzenberger, membro da instituição Fundação Gaia. O autor escreveu o artigo em dezembro de 2000, a reflexão tem o propósito de identificar a inter relação com a vida. Ao final realizam.

A última atividade do dia foi uma AVALIAÇÃO, onde cada participante apresentou de forma espontânea, suas impressões a respeito da atividade de capacitação. Entre as falas, o grupo considerou que o tempo de trabalho, sempre fica prejudicado pelo cansaço de uns e atrasos de outros. Houve a ausência de várias pessoas. Mas, conseguimos realizar os trabalhos na perspectiva do resultado previsto. A integração do grupo foi ótima. Destacamos as contribuições dos educadores e educadoras na partilha de idéias. Destacamos o desempenho da representante do IDT – Sobral, Andréa que contribuiu muito com a participação e apoio.

Benedito Francisco Moreira Lourenço

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Última atualização em Sex, 12 de Novembro de 2010 01:14  

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