ProJovem Campo discute metodologia participativa

Exiba aula proj...jpg na apresentação de slides

Ibaretama - Alunos do Pro Jovem Campo da comunidade de Pedra e Cal, na zona rural de Ibaretama, foram um dos primeiros do Estado a conhecerem a nova metodologia de trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará ( Ematerce ). A apresentação ficou por conta do agente rural Ednaldo Calixto. Agora os agricultores das comunidades apresentam suas reivindicações ao técnico. Como porta-voz ele leva as propostas até a Ematerce.

Antes, os agentes chegavam nas comunidades orientando qual atividade seria realizada. Não havia participação popular. Com a mudança, após apresentação das políticas públicas apresentadas pelos órgãos do Governo são promovidas discussões construtivas. Um exemplo foi a restauração da escola da comunidade. No Dia da Criança os alunos do Pro Jovem Campo participaram voluntariamente de um mutirão. Precisavam de um lugar digno para estudar.

Segundo Ednaldo Calixto, a comunidade possui uma Associação, entretanto, há mais de dois anos não se reuniam. Com o primeiro encontro perceberam a importância e trabalharem em grupo, por causas benéficas à coletividade. Dessa forma as ações do Governo podem ser melhor desenvolvidas, fortalecendo, assim, as cadeias produtivas existentes e as potencialidade de novas cadeias, além da articulação, entre a comunidade e as politicas públicas dos governos Estadual e Federal.

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/author/editor/