Publicação Educação do Campo

Exiba educampo.jpg na apresentação de slides

Educação do Campo: escola, currículo e contexto” é um livro que amplia o debate em torno da relação entre a escola e o meio em que ela se encontra. Trazendo a história da Questão Agrária no Brasil e a trajetória da Educação Escolar das pessoas que vivem no campo, desfavorecidas por um projeto educacional capitalista e urbanocêntrico que beneficia as elites que enriqueceram com a exploração do campo, ponto identificado nos trechos da publicação em vários momentos históricos.

O autor da obra Edmerson dos Santos Reis, Doutor em Educação, militante e pesquisador da Educação do Campo aponta as raízes da descontextualização da Educação no Campo Brasileiro e a exclusão dos sujeitos ao direito de uma educação escolar contextualizada com o seu meio de vivencia. Mostra também, a luta dos camponeses pela terra como fonte de vida, em contramão ao latifúndio que ver a terra  somente para fins lucrativos.

"O autor aponta, com riqueza de detalhes, a experiência de contextualização da educação escolar vivenciada na Escola Rural de Massaroca (ERUM) no município de Juazeiro - Estado da Bahia.  Traz para os leitores e leitoras o processo de construção de práticas educativas, mediantes as quais se dá a contextualização do currículo no diálogo de conhecimentos e saberes. Mostra os caminhos trilhados pelos diversos atores - professores, estudantes e agricultores, técnicos, pesquisadores, gestores e gestoras – ensinando e aprendendo a ressignificar o saber escolar".

O texto propõe uma reflexão sobre a trajetória da Educação no Semiárido Brasileiro que sempre foi estigmatizado pelas demais regiões do país como a região da inviabilidade, desconsiderando todas as suas potencialidades e a sua gente, e sobre a construção de um novo currículo escolar para os estudantes dessas localidades, que paute-se pelo desenvolvimento de atitudes voltadas à construção de um projeto de desenvolvimento de nação, sustentável, solidário e integrado, que tenha nos povos e no campo uma possibilidade de inclusão e de correção das desiguldades construídas historicamente. Nessa perspectiva, o currículo e a escola estarão sim, estabelecendo uma ligação entre escola, comunidade e meio.

Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato exclusivamente com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC) pelo E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Valor: R$20,00 + R$ 4,0 (frete)

Depósito no Banco Itaú – Ag: 1007 C/C: 25857-5

Enviar comprovante de depósito com endereço para o e-mail acima.

Contatos ADAC: (74) 3613-3083

Última atualização em Qui, 03 de Novembro de 2011 13:38