Valorização dos educadores latino-americanos

A partir do diagnóstico de que a melhora da educação pública depende da efetiva valorização dos educadores e das educadoras, organizações de diferentes países da América Latina foi lançado dia 9/11, a Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s.

A articulação já conta com pessoas e organizações integrantes de Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru, mas está aberta à participação de todos os países da região.

A Rede possui três eixos estratégicos de atuação: comunicação, pesquisa e articulação política. Como ação do primeiro eixo, foi criado o portal Vozes da Educação (www.vozesdaeducacao.org.br).

“A agenda da valorização docente deve ser assumida por toda a sociedade, por isso a importância de se reunirem diferentes forças políticas nessa iniciativa”, ressalta Denise Carreira, coordenadora de Educação da Ação Educativa. Estão envolvidos na rede articulações e organizações da sociedade civil, educadores, associações e confederações sindicais docentes e pesquisadores.

Durante o evento, foi divulgado dados de um primeiro levantamento sobre o tratamento dos meios de comunicação latino-americanos às questões docentes.

“Verificamos a ausência da voz dos professores na cobertura sobre educação de dez países da América Latina, embora esses profissionais estejam em posição privilegiada para opinar sobre o tema”, aponta Fernanda Campagnucci, editora do Observatório da Educação. No levantamento, foram identificadas como marcas do debate público a culpabilização dos docentes pela má qualidade do ensino e a abordagem pouco aprofundada de políticas voltadas à docência.

O estímulo e o fortalecimento da participação docente na discussão e elaboração de políticas públicas são objetivos da articulação. Para dar visibilidade aos diferentes discursos e experiências, o portal Vozes da Educação trará depoimentos de professores/as (em áudio, vídeo ou texto) de diferentes lugares da América Latina – na Amazônia, no altiplano andino, no campo, nas capitais..

Debates e pesquisas

A cada 15 dias, um novo tema de debate será proposto no portal. O primeiro tema já está no ar: a adoção, pela cidade de Buenos Aires, da avaliação de desempenho de professores com vistas à bonificação por mérito. Será possível criar blogs na Rede, participar de comunidades e de fóruns de discussão temáticos. O cadastro pode ser executado em poucos passos.

Em seu eixo de pesquisa, a Rede desenvolverá estímulo à produção e divulgação de estudos sobre a condição docente na América Latina, trabalhando também com pesquisas participativas em forma de consultas. Também vai construir um banco de estudos e publicações sobre a questão docente, além de trazer dados sobre a condição dos professores e das professoras na América Latina.

Alguns temas de debate foram escolhidos como prioritários:

* questões referentes à valorização dos docentes (sistemas de avaliação/bonificação e incentivos, ingresso e progressão na carreira, formação inicial e continuada, o papel do docente, condições de trabalho, formas de contato e remuneração, rotatividade e absenteísmo, entre outros).

* concepções pedagógicas (os paradigmas do ensino, relação docentes-família, relação entre a aprendizagem e a afetividade/cuidado).

* abordagem da educação como bem público (a relação entre o público e o privado, a educação como direito humano e o financiamento necessário para uma educação pública de qualidade).

Entre as organizações vinculadas à iniciativa, estão Ação Educativa (Brasil), CDI – Centro para el Desarrollo de la Inteligencia (Paraguai), CIDPA – Centro de Estudios Sociales (Chile), El Abrojo (Uruguai), Escuelas del Bicentenario (Argentina) e Fundación AVINA. Apoiam a rede a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação.