Documentários sobre pássaros

A série de documentários A vida das aves é destaque na programação desta semana da TV Escola. Os episódios explicam a evolução e os hábitos dos pássaros e faz parte da trilogia apresentada pelo naturalista britânico David Attenborough, da série Vida na Terra. Os programas têm uma hora de duração e serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 21 horas.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e via internet. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

No primeiro episódio, Voar ou não voar, mostra como os pássaros aprenderam a voar para se alimentar de insetos a partir dos primeiros animais com penas que evoluíram de répteis. Também serão apresentadas espécies de pássaros como o avestruz e os quivi, que não desenvolveram a capacidade de voar devido à falta de predadores e à abundância de alimento.

Em A maestria do voo, que irá ao ar na terça-feira, são apresentadas as características biomecânicas do voo, diferentes entre as espécies. Algumas, como a pardela, saltam de árvores para iniciar o voo, outras como o Albatroz precisam correr antes de voar. O falcão peregrino, que pode chegar a 300 km por hora, e o beija-flor, que bate as asas até 25 vezes por segundo, são mestres do voo. O episódio explica hábitos migratórios e a capacidade dos pássaros de usar como guia a posição do sol e das estrelas.

Apetite insaciável, terceiro episódio da série, foca nas necessidades alimentares das aves e suas múltiplas formas de recolher e armazenar comida. Frutas, sementes, néctar e carne estão entre os alimentos que os pássaros consomem. Adaptar-se ao clima é fundamental para garantir a sobrevivência, e algumas espécies passaram a guardar comida para as épocas de escassez.

Os episódios Carnívoros, sobre as aves de rapina, e Viver da Pesca, sobre pássaros pescadores, expõem o modo de caça de algumas espécies. Enquanto águias, corujas e falcões são caçadores vorazes, abutres e urubus se alimentam de restos de animais mortos. Pelicanos, garças e patos se especializaram em encontrar sua comida dentro da água.

fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17386

Diego Rocha