Home Apresentação

O ProJovem Campo – Saberes da Terra constitui-se no Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com Qualificação Social e Profissional para Agricultores/as Familiares implementado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Incluem-se também, numa ação integrada, o Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria de Biodiversidade e Floresta (SBF), o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vinculada à Presidência da República.

O Programa se destina a desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e a permanência de jovens agricultores (as) familiares, situados na faixa etária de 18 a 29 anos, no ensino fundamental.

O ProJovem Campo – Saberes da Terra tem como finalidade proporcionar formação integral ao jovem do campo por meio de elevação de escolaridade, tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental com qualificação social e profissional e potencializar a ação dos jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades por meio de atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelecem as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB Nº 1 de 03/04/2002.

O recorte etário coaduna-se ao redesenho do Programa, que passa a ser componente de duas políticas de Estado – de Educação do Campo e de Juventude, ambas indispensáveis para a qualificação social, formação profissional e construção da autonomia dos jovens do campo.

O Programa será desenvolvido pelos entes federados estaduais ou municipais, prioritariamente nos Territórios da Cidadania, em parceria e com a participação efetiva de Instituições Públicas de Ensino, organizações não-governamentais e movimentos sociais do campo.

O Programa tem como meta atender 275 mil jovens agricultores familiares até 2011.

Em 2008, o Projeto será desenvolvido em parceria com 21 Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe - região Nordeste; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - região Centro-Oeste; Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - região Sul; São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo - região Sudeste; Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins - região Norte.

No Ceará como Programa Piloto em 2008 foram beneficiados 2.300 jovens em 38 municípios, 75 turmas e 8 polos (Fortaleza, Quixadá, Canindé, Itapipoca, Sobral, Crato, Crateús, Iguatu), envolvendo a formação de 318 educadores e educadoras (das áreas de linguagens e códigos,ciências humanas, ciências da natureza e ciências agrárias) além de analistas de pólo (coordenadores de turmas). Nossos Professores e Professoras Formadores são da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

A edição de 2009 no estado do Ceará a meta é escolarizar 6.000 jovens em 67 municípios, 200 turmas e 4 polos (Fortaleza, Crateús, Sobral e Crato), envolvendo a formação de 655 educadores e educadoras (das áreas de linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza e ciências agrárias) além de analistas de polos (coordenadores de turmas). Nossos Professores formadores são da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

A realidade da educação e da juventude do campo no país, demonstrada a seguir, reforça a importância de uma política de Educação do e no Campo e de Juventude, por meio de ações de formação/qualificação tais como ProJovem Campo – Saberes da Terra.

Última atualização em Qui, 13 de Setembro de 2012 13:02