Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Crateús II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

E-mail Imprimir PDF

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO SABERES DA TERRA

 

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele Queiroz Fraga e Manoel Sampaio da Silva

3.              EVENTO: II Encontro de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo Saberes da Terra

4.              PERÍODO: 30/11/2009 até 04/11/2009.

5.              CARGA HORÁRIA: 40 horas / aula.

6.              OBJETIVO: Realizar a formação dos professores (as)/educadores (as), técnico-agrícolas e demais participantes do Projovem Campo no tocante ao eixo temático I, bem como realizar planejamento do período 07 a 20 de dezembro de 2009.

7.              MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.              TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9.              TEMÁTICAS

(1) Agricultura Familiar e Sustentabilidade com destaque para a prática agroflorestal.

(2) Tempo escola e tempo comunidade a título de aprofundamento.

(3) Discussão da organização curricular com enfoque no currículo integrado.

(4) Estudos do texto Percurso Formativo: plano de pesquisa, Círculo de Diálogos e Partilha de saberes.

(5) O valor do Planejamento com intenções práticas para o grupo de educadores e técnicos.

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiro dia (30 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Abertura com os informes gerais da formação

- Dinâmica de Acolhimento com a leitura de uma mensagem da autoria de Marina Colassanti, intitulada: A gente se acostuma e de uma dinâmica de integração: o animal que eu me identifico.

- Formação das equipes: Síntese; Organização, Avaliação e Animação e Jornalismo;

- Tempo para informes pela equipe do IDT

- Memória da última formação que acontecera nos dias 23,24 e 25 de setembro de 2009.

TARDE

-Discussão dos papéis ou funções de cada componente do Projovem Campo – Saberes da Terra, de modo especial para o pólo de Crateús.

- Aplicação do Pré-Teste: Como você se vê no Projeto Projovem Campo – Saberes da Terra?

-Exibição de vídeo Agrofloresta, com discusão e aprofundamento das idéias a partir de leitura dos textos sobre agricultura familiar com a dinâmica de grupo Os Países.

         Síntese do dia

        Avaliação do dia.

 

Segundo dia (01 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Apresentação das equipes

- Dinâmica de integração realizada por um participante de Tamboril – Mensagem de Shakespeare Depois de algum tempo.

- Finalização da discussão do texto do dia anterior e Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade.

-Apresentação de proposta modular de integração do tempo escola e do tempo comunidade pelo IDT, vislumbrando o acompanhamento da coordenação de pólo.

TARDE

-Visita do Eduardo (IDT) que respondeu sobre questões e dúvidas levantadas pelo coletivo dos professores/educadoes.

- Estudo grupal com base nas equipes que foram formadas sobre organização curricular e currículo integrado.

            Síntese do dia

           Avaliação do dia.

Terceiro dia (02 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Apresentação das equipes

- Dinâmica de integração por um participante de Tamboril com o hap do Juvenal

- Exposição dialogada para revisão do Percurso Formativo e Partilha de Saberes

- Apresentação do planejamento do tempo comunidade planejado com os educandos quando da realização do tempo de acolhida e aulas até agora ministradas.

TARDE

- Exposição dialogada sobre a importância do planejamento com referencia ao projeto que estamos desenvolvendo e que exige aprendizagem ligada a atividade profissional. Destaque para importância da troca de experiências com respeito à articulação entre professores(as)/educadores(as) e técnico-agrícolas/educadores, educandos(as), e comunidade onde funciona a sala de aula e a UTD.

-Realização de diagnóstico em grupos por área com o objetivo de verificarmos conhecimentos trabalhados até o momento em cada sala de aula. Houve debate por área com a participação dos técnicos (como ouvintes atentos)

-Socialização em forma de Círculo de Diálogos com objetivo de identificarmos as coincidências e divergências dos conhecimentos trabalhados e dos materiais utilizados.e ainda a interdisciplinaridade que envolve a metodologia do projeto e como essa pode subsidiar o trabalho nas UTDs.

             Síntese do dia

            Avaliação do dia.

Obs: O Saulo (coordenador de pólo/IDT) reuniu-se com grupo de técnico-agrícolas e com Janaína (analista administrativa/IDT) para discussão sobre conteúdo da formação que eles terão nos dias 07 e 08 próximos, em Fortaleza.

Quarto dia (03 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Início com a equipe de animação dirigindo uma dinâmica Aperte a minha mão para em seguida cada participante elaborar idéia ou palavra-síntese que explicasse o significado do Projovem Campo no instante da formação.

- Reflexão sobre as idéias e palavras apresentadas com destaque para as que explicavam o processo metódico proposto pelo material de apoio e a relação entre todos (as).

- Tempo de escuta para os técnico-agrícolas exporem sobre a reunião com Saulo e Janaína ocorrida no fim do dia de ontem.

-Orientação para Planejamento por município com preparação de material para o grupo como também para apresentar aos demais em plenária (Partilha de Saberes). A participação dos técnico-agrícolas é importante para demarcar sua participação logo quando do retorno de Fortaleza. E a atenção para os conhecimentos já desenvolvidos e que merecem aprofundamento. Observação dos textos do Percurso Formativo em relação aos conteúdos de cada área e ao que foi apreendido sobre currículo integrado.

TARDE

- Planejamento em si (de 07 a 20 de Dezembro de 2009) com atenção para o tempo escola- tempo comunidade e início de trabalhos com os técnico-agrícolas. Acordo sobre distribuição de carga horária semanal.

- Partilha de Saberes a partir do trabalho de grupo para planejamento por município.

- Planejamento de aula de 15 minutos a ser socializada na manhã do dia 04/12.

- Finalizados os trabalhos do dia, deixamos a síntese e a avaliação para o dia seguinte, foi dado o tempo para que a equipe de animação apresentasse proposta de amigo secreto a se realizar no dia 21 de dezembro, quando no III encontro de formação.

- Palavra final com orientações para o dia seguinte: finalização do planejamento com simulações de aulas por área e proposta de Síntese Individual e ainda dos estudos domiciliares como Tempo Comunidade dos educadores.

QUINTO DIA

MANHÃ

- Avaliação do dia anterior e organização dos grupos por área para socialização das aulas por área.

- Socialização das aulas; (1) técnicos-agrícolas realizaram aula tomando como substrato o quintal do SEBRAE. Apresentaram análise e tese sobre como o espaço poderia ser aproveitado para uma produção que viesse a beneficiar o terreno e quem dele usufrui. (2) O grupo de Linguagens e Códigos realizou aula de Observação e Exposição Oral. Sobre o entorno do SEBRAE eles dirigiram uma atividade de pesquisa onde ao longo do caminho faziam sugestões críticas sobre a relação entre o espaço Natural e o espaço construído pelos homens. Ao retornar a plenária apresentaram texto de Patativa do Assaré sobre a relação Cidade-Campo com o enfoque no êxodo rural. Para finalizar a música Educação no Campo foi cantada por todos. (3) o grupo de Ciências da Natureza aproveitou a aula dada por Linguagens e Códigos e intensificou a discussão sobre Paisagem Natural e Paisagem transformada como olhar de criticidade sobre a ação humana. Para finalizar todos cantaram a música Cidadão. (4) O grupo de Matemática apresentou aula sobre os componentes da adição e suas propriedades. A aula foi expositiva com recursos visuais confeccionados por eles com folhas de ofício e pincel.

- Avaliação crítica das aulas por parte da professora/formadora, focalizados os aspectos  propostos pela metodologia do Programa.

TARDE

- Avaliação oral na plenária geral e confraternização.

- Organização e sorteio dos amigos secretos para dia 21 de dezembro.

- Distribuição de folhas com pauta e esclarecimentos sobre Síntese individual.

- Tempo para escrever. Quem concluía ia saindo da sala.

10.         ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO

A avaliação a cada dia foi realizada por meio de sínteses individuais e grupais e pela produção grupal, fruto dos estudos dirigidos dos textos do material didático. Ao final do encontro os educadores realizaram síntese com o objetivo de serem avaliados pelos formadores. Foi esclarecida a necessidade de nós os conhecermos em sua capacidade de produção textual também, além de servir de feedback para o Programa. Aconteceu uma ausência significativa (educador de Ipueiras faltou aos estudos iniciais, participou do planejamento), e solucionamos com orientação de estudo para ser entregue no decorrer do mês.  Alguns técnico- agrícolas também se ausentavam vez em quando, e dois tiveram que se ausentar no último turno, diante disso, não exigimos síntese final de nenhum deles, encaminhamos que os mesmos farão síntese na próxima formação, associada ao que eles também entenderam em Fortaleza. A compreensão se deu haja vista os mesmos somente terem sido informados da semana de formação dias antes e não terem podido desmarcar compromissos já agendados. Usamos o mesmo procedimento com uma coordenadora e com Janaina, que não se sentiram preparadas para fazer a síntese. Sobre o local, considerado confortável, que não atende a demanda do planejamento pois só pudemos usar, com tranqüilidade, a sala de formação, e não dispomos de biblioteca. Resolvemos retornar ao CEJA na próxima formação.

11. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, o município de Crateús, ainda apresenta problemas para a sua execução, principalmente, no tocante ao transporte para os professores. Com as presenças do Saulo e do Eduardo do IDT algumas questões que foram levantadas na primeira formação foram elucidadas. Contamos com as presenças de duas representantes dos movimentos sociais da região: uma sindicalista do Parambu e uma outra de Tauá. Nessa formação contamos também com as presenças de vários coordenadores pedagógicos das escolas municipais, onde as aulas estão ocorrendo à noite. Comunicamos aos participantes da III formação nos dias 21 e 22 do corrente mês, bem como já informamos as datas até março.

12 ENCAMINHAMENTOS

Para bom andamento das aulas: No período de férias das escolas deve ser resolvido problema de transporte para os educandos, pois, os mesmos não contarão com os transportes regulares, já que os demais alunos da escola/ sede não estarão com aulas. Serão gravados materiais áudio-visuais para troca de experiências, esses poderão ser reproduzidos pelos demais interessados.

Para os dias 21 e 22 de Dezembro: A próxima formação será no CEJA e os (as) educadores (as) e técnico-agrícolas deverão trazer as leituras orientadas, bem como outro material que julguem necessário. Devem ser providenciados, pela UFC, copos descartáveis e material de consumo como: cartolinas, folhas de papel madeira e fita gomada.

                                                                              Crateús, 11 de Dezembro de 2009.

 

           Regina Coele Q Fraga                                                     Manoel Sampaio da Silva

     Formadora do Saberes da Terra                                         Formador do Saberes da Terra

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele e Manoel Sampaio da Silva

3.              EVENTO:  2º Encontro de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4.              PERÍODO: 30/11/2009 até 04/12/2009

5.              CARGA HORÁRIA: 40 horas / aulas

6.              OBJETIVO:  Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo

7.              MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.              TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9.              TEMÁTICAS

 

Agricultura Familiar e sustentabilidade

Agrofloresta

Tempo escola e tempo comunidade

Organização Curricular

Percurso Formativo: plano de pesquisa, Círculo de Diálogos e Partilha de saberes

Currículo Integrado

Planejamento do Mês

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

                                          PRIMEIRO DIA

- Abertura com os informes gerais da formação

- Dinâmica de Acolhimento com a leitura de uma mensagem da autoria de Marina Colassanti, intitulada: A gente se     acostuma e de uma dinâmica de integração: o animal que eu me identifico com desenho

- Formação das equipes: Síntese; Organização, Avaliação e Animação e Jornalismo;

-Socializar informações pela  Equipe IDT

-Memória da Última Formação (23,24 e 25/09/2009)

- Definição dos papéis locais do Projovem Campo – Saberes da Terra - 

  - Aplicação do Pré-Teste: Como você se vê no Projeto Projovem Campo – Saberes da Terra? Por escrito

   -Trabalho de Grupos e socialização do filme e leitura dos textos sobre  agricultura familiar com a dinâmica de grupo : os países

         Síntese do dia

        Avaliação do dia.

 

                                          SEGUNDO DIA

              - Apresentação das equipes

              - Dinâmica de integração realizada por um participante de Tamboril

              - - Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade

              - Apresentação da proposta modular de integração do tempo escola e do tempo comunidade pelo IDT

              - Tivemos à tarde a visita do Eduardo que explicitou uma gama de questões e dúvidas levantadas pelo coletivo dos professores

              - Estudo grupal com base nas equipes que foram formadas sobre organização curricular e currículo

                  Integrado    

              - Síntese do dia

               -Avaliação do dia.

 

                                          TERCEIRO DIA

 

              - Apresentação das equipes

              - Dinâmica de integração por um participante de Tamboril com o HEP do Juvenal

              - Exposição dialogada para revisão do Percurso Formativo e planilha de saberes

              - Diagnóstico para a apresentação do planejamento do tempo comunidade

              - Realização do Planejamento para as duas semanas e para o tempo comunidade

              - Síntese do dia

               -Avaliação do dia.

 

                                                        QUARTO DIA

 

                                                        Regina é com você

 

                                                        QUINTO DIA

 

                                                        Regina é com você

 

10.                    ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

A avaliação do dia a dia foi realizada por meio de sínteses individuais e grupais e pela produção grupal, fruto dos estudos dirigidos dos textos do material didático.

Regina, se você tiver mais coisas para colocar aí dos dois últimos dias será de bom alvitre.

11.                    OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, o município de Crateús, ainda apresenta problemas para a sua execução, principalmente, no tocante ao transporte para os professores.

Com as presenças do Saulo e do Eduardo do IDT algumas questões que foram levantadas na primeira formação foram elucidadas.

Contamos com as presenças de duas representantes  dos movimentos sociais da região: uma sindicalista do Parambu e uma outra de Tauá.

Nesta formação contamos também com as presenças de vários coordenadores pedagógicos das escolas municipais, onde as aulas estão ocorrendo à noite.

Comunicamos aos participantes da 2ª formação do nosso próximo encontro nos dias 21 e 22 do corrente mês.

                                                                      Crateús, 7 de dezembro de 2009.

 

                                                                          Professores Formadores

                                                                      Regina Coele e Manoel Sampaio

 

 

 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 

Busca

Apoio