RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO
1. PÓLO: Crateús
2. PROFESSORES: Regina Coele Queiroz Fraga
3. EVENTO: I Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários
4. PERÍODO: 21 e 22 de dezembro de 2009.
5. CARGA HORÁRIA: 12 horas
6. OBJETIVOS: (1)Aprofundar discussões pertinentes à Educação no e do Campo com ênfase na categoria identidade e ainda realizar estudos sobre Currículo integrado, (2) Os educadores deverão, com base nas demandas de cada localidade, planejar atividades para o próximo período Tempo escola/Tempo comunidade.
7. MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril
8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 32
9. TEMÁTICAS
(1) Educação no e do Campo e a discussão do Projeto Político Pedagógico
(2) As bases fundamentais do Currículo Integrado.
(3) Identidade Campesina
10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Primeiro dia (21 de dezembro de 2009)
MANHÃ
- Abertura com apresentação dos objetivos do dia e acordos de execução (devido atraso de parte dos participantes optamos em deixar a escuta como atividade de planejamento no dia seguinte)
- Início dos trabalhos com estudo do texto de Marise Ramos (Currículo Integrado). Leitura paragrafada da introdução com esclarecimentos de nossa parte e estudos dos tópicos do texto em 3 (três)grupos.
- Fala do IDT e do CREDE 13 com esclarecimentos e encaminhamentos sobre melhoria das condições das salas de aula, diários de classe, freqüência e matrícula de educandos.
- Encerramento do turno com reorganização dos trabalhos para a tarde.
TARDE
- Socialização dos estudos de grupo sobre o texto de Marise Ramos (Currículo Integrado) e leitura em planária das Considerações finais.
- Planejamento do café da manhã com amigo secreto a acontecer amanhã, dia 22.
- Reflexão sobre texto de Roseli Caldart (Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo) com ênfase no papel da escola e do educador (fizemos leitura paragrafada de parte do texto e depois uma dinâmica com cartões onde definimos idéias da autora e pedimos que os mesmos apresentassem uma cena do cotidiano do agricultor e agricultora, a direção da cena era dada por um sentimento: RAIVA, AMOR, CORAGEM, DESESPERANÇA, TRISTEZA, RESISTENCIA, ALEGRIA...).
- Apresentação das cenas do cotidiano com aprofundamento teórico sobre as situações e suas especificidades. As cenas giraram em torno da Reforma Agrária, modos de produção, aposentadoria, vida em família, etc.
- Encerramento dos trabalhos do turno com compromisso de horário para o dia seguinte.
Segundo dia (22 de dezembro de 2009)
MANHÃ
- Café da Manhã com amigo secreto (Confraternização). Tivemos a presença do Carlos, IDT local, com fala esclarecedora sobre o trabalho do IDT e boas vindas.
- Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade.
- Planejamento por localidade.
ENCAMINHAMENTOS: (1) Trazer material Prático/ teórico para realização da Partilha de Saberes no próximo encontro mensal. (2) O acompanhamento e avaliação da participação da coordenadora de pólo, além da participação em sala, serão feitos com base em relatórios exigidos pelo IDT. (3) Para o próximo encontro mensal (25 e 26 de janeiro de 2010) vimos à necessidade de trabalharmos com orientações sobre “alfabetização”. Visa apoiar os professores que contam com alguns alunos que não têm domínio das “letras” e dos “números”. Nossos “sujeitos concretos querem aprender a ler e escrever” com as aulas do Projovem Campo.
AVALIAÇÃO: Bom! O tempo sempre é prejudicado pelo cansaço de uns e atrasos de outros. Mas, conseguimos realizar os trabalhos a contendo. A integração do grupo é salutar. Destacamos as contribuições dos educadores de Monsenhor Tabosa e Ipueiras. Desta feita o IDT – Fortaleza, contribuiu muito com a participação eficaz da Natália.
OBS: Três educadores perguntam sobre possibilidade de, terminada essa etapa, haver alteração do dia da semana dos encontros mensais. Ser sempre na segunda e terça, segundo eles, não ajuda na rotina de vida dos mesmos.
Regina Coele Q Fraga
Formadora do Saberes da Terra