Home Crateús III Relatório I Encontro Mensal 21 e 22/12/2009

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele Queiroz Fraga

3.              EVENTO: I Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários

4.              PERÍODO: 21 e 22 de dezembro de 2009.

5.              CARGA HORÁRIA: 12 horas

6.              OBJETIVOS: (1)Aprofundar discussões pertinentes à Educação no e do Campo com ênfase na categoria identidade e ainda realizar estudos sobre Currículo integrado, (2) Os educadores deverão, com base nas demandas de cada localidade, planejar atividades para o próximo período Tempo escola/Tempo comunidade.

7.              MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.              TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9.              TEMÁTICAS

(1)                      Educação no e do Campo e a discussão do Projeto Político Pedagógico

(2)                      As bases fundamentais do Currículo Integrado.

(3)                      Identidade Campesina

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiro dia (21 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Abertura com apresentação dos objetivos do dia e acordos de execução (devido atraso de parte dos participantes optamos em deixar a escuta como atividade de planejamento no dia seguinte)

- Início dos trabalhos com estudo do texto de Marise Ramos (Currículo Integrado). Leitura paragrafada da introdução com esclarecimentos de nossa parte e estudos dos tópicos do texto em 3 (três)grupos.

- Fala do IDT e do CREDE 13 com esclarecimentos e encaminhamentos sobre melhoria das condições das salas de aula, diários de classe, freqüência e matrícula de educandos.

- Encerramento do turno com reorganização dos trabalhos para a tarde.

TARDE

- Socialização dos estudos de grupo sobre o texto de Marise Ramos (Currículo Integrado) e leitura em planária das Considerações finais.

- Planejamento do café da manhã com amigo secreto a acontecer amanhã, dia 22.

- Reflexão sobre texto de Roseli Caldart (Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo) com ênfase no papel da escola e do educador (fizemos leitura paragrafada de parte do texto e depois uma dinâmica com cartões onde definimos idéias da autora e pedimos que os mesmos apresentassem uma cena do cotidiano do agricultor e agricultora, a direção da cena era dada por um sentimento: RAIVA, AMOR, CORAGEM, DESESPERANÇA, TRISTEZA, RESISTENCIA, ALEGRIA...).

- Apresentação das cenas do cotidiano com aprofundamento teórico sobre as situações e suas especificidades. As cenas giraram em torno da Reforma Agrária, modos de produção, aposentadoria, vida em família, etc.

- Encerramento dos trabalhos do turno com compromisso de horário para o dia seguinte.

Segundo dia (22 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Café da Manhã com amigo secreto (Confraternização). Tivemos a presença do Carlos, IDT local, com fala esclarecedora sobre o trabalho do IDT e boas vindas.

- Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade.

- Planejamento por localidade.

ENCAMINHAMENTOS: (1) Trazer material Prático/ teórico para realização da Partilha de Saberes no próximo encontro mensal. (2) O acompanhamento e avaliação da participação da coordenadora de pólo, além da participação em sala, serão feitos com base em relatórios exigidos pelo IDT. (3) Para o próximo encontro mensal (25 e 26 de janeiro de 2010) vimos à necessidade de trabalharmos com orientações sobre “alfabetização”. Visa apoiar os professores que contam com alguns alunos que não têm domínio das “letras” e dos “números”. Nossos “sujeitos concretos querem aprender a ler e escrever” com as aulas do Projovem Campo.

AVALIAÇÃO: Bom! O tempo sempre é prejudicado pelo cansaço de uns e atrasos de outros. Mas, conseguimos realizar os trabalhos a contendo. A integração do grupo é salutar. Destacamos as contribuições dos educadores de Monsenhor Tabosa e Ipueiras. Desta feita o IDT – Fortaleza, contribuiu muito com a participação eficaz da Natália.

OBS: Três educadores perguntam sobre possibilidade de, terminada essa etapa, haver alteração do dia da semana dos encontros mensais. Ser sempre na segunda e terça, segundo eles, não ajuda na rotina de vida dos mesmos.

Regina Coele Q Fraga

Formadora do Saberes da Terra