Relatório da Formação do PROJOVEM CAMPO Saberes da Terra
POLO – CRATO
Período: 23,24 e 25 de setembro de 2009.
Pontos Positivos : O programa PROJOVEM CAMPO, Saberes da terra, exige muito por parte daqueles que irão executá-lo na base. A preparação e o compromisso político pedagógico, tanto do professor(a) bem como do Coordenador(a) devem ser um compromisso efetivo.
Já para o coordenador(a) de pólo, o compromisso ainda é maior. Pois, ele tem que garantir a realização e execução do objeto do projeto, uma vez que o mesmo irá ficar em permanente contato com a ponta e deverá dar respostas às lacunas que, porventura, possam aparecer. Por isso é que existe esta preocupação com este cargo. O seu compromisso político pedagógico deve ficar claro e evidente para que a filosofia do projeto não fique comprometida e tentar evitar a execução da educação tradicional no campo
Optamos por elaborar um plano de aula em cima das vinte horas que foram insuficientes para esmiuçar a metodologia do projeto político pedagógico da educação do campo e seu planejamento. Os esforços foram envidados para se conseguir didaticamente o melhor caminho para o entendimento da pedagogia da alternância e sua execução através das aulas expositivas com slides e trabalhos em grupos .
O “relatório” respondidos pelos prof.(as) alunos(a) não é claro ao que o se quer diagnosticar nos educadores(as) com relação a compreensão da filosofia da educação popular ao qual o projovem se propõe, mas é fundamental para diagnosticarmos. Se junto ao público alvo, o projeto não for bem executado, para atender ao que o mesmo se propõe, política publica de Inclusão de Jovens, poderá não ter sucesso na prática.
Ficamos satisfeitos e esperançosos com a avaliação final dos formandos, numa demonstração que o fruto do nosso trabalho durante os três dias foram satisfatória ao que nos propusemos objetivar, que era fundamentar a proposta de um projeto piloto não pronto e não acabado, na tentativa de construir coletivamente uma proposta do ensinar aprendendo, um projeto possível para formatar uma diferenciação da educação do campo da tradicional . Uma proposta em construção.
Partimos do Currículo do Projovem Campo, colocando a diferença entre um currículo contextualizando e um Integrado, diferenciando a educação no campo tradicional com a educação do campo para o campo como pedagogia de alternância.
Ficamos, de certa forma, atônitos ao lermos os relatórios dos “professores alunos”, a maioria deles incompletos, inclusive das representantes das CREDES, e isto faz com que paira dúvidas da forma e os critérios de escolha dos formandos em cada município.
No entanto, ficamos aguardando o nosso próximo encontro para podermos melhor trocar as nossas experiência e melhorar o nosso desempenho na formação destes formadores.
Pontos a serem avaliados :
a) O tempo (20h) para atingir o objetivo do primeiro módulo foi insuficiente..
b) As reclamações foram muitas sobre o local que era inadequados para o bom desempenho de um treinamento deste porte , inclusive deslocamento para residencia .
c) A Rejeição a escolha dos turnos ( Tarde e Noite ), foi motivo de compreensão para não mais se repetir
d) O horário de apenas uma hora para deslocamento nas refeições, também foi levado em conta.
e) Material das bolsas de péssima qualidade, várias vieram com problemas de zíper defeituosos,
f) A ausência do técnico agrícola, quebrou a cadeia da integração curricular, os grupos de planejamento terão dificuldades no início para dar respostas às lacunas que tenham conotação com a qualificação profissional. Estamos convicto que na próxima capacitação possamos superar e consertar os obstáculos que promoveram alguns desencontros na execução das diretrizes do projeto.
Professor : João Luís Mota
Roberto Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA
Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra
01. Polo: Crato- Ceará
02. Período: Barbalha: 30 de Novembro/09 e 01 de Dezembro/09
Juazeiro do Norte: 02, 03 e 04 de dezembro/09
03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo
Saberes da Terra
04. Carga Horária: 40h
05. Objetivos: -Treinar e Preparar os Educadores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra.
- Desenvolver Atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas e a encontrar no campo de trabalho
06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre
07. Total de participantes: 37 alunos (as)
08. Temáticas: Agricultura Familiar e Sustentabilidade
Organização dos Espaços e Tempos Formativo
Currículo Integrado
Pedagogia da Alternância
8.1. Informes :Participação Especial do IDT( Eduardo)
Coordenação ( Kely); Apresentação da Estrutura Funcional do Projeto, seu Organigrama, o Papel e a importância dos diferentes parceiros no desenvolvimento do programa.
Coordenador Pedagógica(Osmar Sá ): Informes diversos e esclarecimentos pedagógicos.
09. Atividades Desenvolvidas :
a. Vivência do Percurso Formativo
b. Dinâmica de grupo,
c. Apresentação de Slide
d. Vídeo
e. Leitura de Texto – PPP e Bau de Saberes
f. Planejamento para Definição, Construção e Execução da Pesquisa para o T.E e T.C
g. Estudo em Grupo.
h. Apresentação dos Grupos
- Acompanhamento, Avaliação e Encaminhamentos.
Quando a vivência iniciou, sentimos que as dificuldades iam aumentando na medida em que ouvíamos os relatos da primeira experiência de atuação e execução do PPP do PROJOVEM no local de trabalho. Dificuldade estas em visibilizar o Percurso Formativo e o Currículo Integrado. Foi a partir destes relatos que nos reunimos e refizemos a metodologia da explicação da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadora. As dificuldades vieram com maior intensidade a partir dos técnicos agrícolas e da coordenadora, que chegaram quando os trabalhos já haviam iniciados no primeiro encontro.
A partir destas constatações, começamos a dar visibilidade de compreensão ao Currículo Integrado e ao Percurso Formativo. Fizemos uma memorização do Eixo Articulado e dos Eixos Temáticos, dando enfase ao primeiro caderno. Rememorizamos a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade, com a exibição do Vídeo da experiencia da Pedagogia da Alternância da EFA – Don Fragoso e logo após o debate. Foi unanime a confirmação da compreensão do Percurso Formativo. Logo após a exibição do vídeo, formaram-se os grupos para discutir e debruçar na elaboração do planejamento de 30 dias com T.E. e T.C. e em seguida passando para plenária para que fosse socializado e debatido o planejado. A execução do conteúdo planejado, ficou prejudicado por conta da não inclusão da participação dos técnicos do IDT, da Coordenação Pedagógica e da Geral.
A nossa preocupação continua na execução na base do PPP, principalmente no que tange da participação da responsável pela coordenação pedagógica. Pois, a que se apresentou como coordenadora, demonstrou de acordo com que se expressou durante o treinamento, o total desconhecimento para coordenar a Pedagogia da Alternância e solucionar as dúvidas que venham a aparecer, isto é demonstrado em suas declarações em atividade pedagógica subjetiva realizada. Portanto, fica comprometida o desenvolvimento de um projeto piloto em construção, com profissional com desvio de função ao qual foi selecionado para tal.
.Encaminhamento:
*Elaborar calendário com as atividades de formação com certa antecedência para melhor agendamento de todos.
* Unificar calendário letivo com Estado e Município.
*Resolver o problema das alunas mães c/ crianças em sala de aula.
*Entrar em contato com o gestores municipais pára resolver problema do transporte.
*Informar o critério de matrícula de alunos( alunos analfabeto).
11. Outras Informações pertinentes
- No primeiro dia dos trabalhos, nos deparamos com um comportamento não adequado profissionalmente de um técnico do IDT/SEDUC, que entrou na sala de aula sem uma prévia consulta e discussão do que o mesmo iria tratar. Iniciou a sua “atividade” na nossa ausência dado que a nossa chegada, em função de diversos problemas, chegamos com certo atraso às 8:25h. Quando chegamos ao local do treinamento, o citado técnico já se encontrava na sala com os alunos, e naquele momento ele não ponderou a nossa presença e continou as suas atividades como se nós fossemos estranhos. Isto gerou um clima desconfortável e prejudicou sobremaneira o andamento dos trabalhos e a apresentação dos(as) novatos(as), chegando a um certo momento de provocar atrito com os educando(as) em seguida retirou-se da sala fechando a porta de forma brusca, que não condiz com o papel do educador.
- Relatos de Problemas :
- Transporte – ( Aluno ) Todas as comunidades apresentaram “problemas” com transporte, como a chegada com certo atraso em função da dependência do transporte escolar do município e saída antes do término final da aula.
- ( Professor ) - Professor(a) paga R$10,00 ( Dez reais) de moto - taxi todos os dias para chegar a comunidade (caso de Mauriti)
- Alunas (mães) trazem as crianças para sala de aula : A maioria das comunidades apresentaram “problemas” com crianças em sala de aula, dificultando a aprendizagem e irritando professores e colegas. Ficou acordado que iriam procurar membros da associação da comunidade para resolverem a problemática das crianças em conjunto.
- Alunos com deficiência de leitura: Todas as comunidades apresentaram problemas de alunos(as) com essa deficiência.
- Crianças proibidas de ter acesso a merenda escolar.
- Ano letivo termina dia 20 de dezembro de 2009
- Horário desencontrado na hora do intervalo (recreio), muito barulho, prejudicando o ensino aprendizagem do PROJOVEM.
- Problema com evasão na sexta-feira.
12 .Professores Facilitadores :
Roberto Oliveira Barros – URCA
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Fone: (88) 9921 – 3401/
João Luis Mota do Nascimento – URCA
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Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PRO-REITORIA DE EXTENSÃO
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO
1. PÓLO: CRATO - CEARÁ
2. PROFESSORES FORMADORES: José Cordeiro de Oliveira – Valdir...
3. PROFESSORES COORDENADORES: Roberto Barros de Oliveira e Mota...
4. EVENTO: III Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários.
5. PERÍODO: 29,30 e 31 março de 2010.
6. CARGA HORÁRIA: 24 horas.
7. OBJETIVOS: (1) Avaliar a experiência docente relativa ao Tempo Escola – Tempo Comunidade dos últimos três meses, identificando criticamente as dificuldades e os avançados vivenciados no/pelo Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra. (2) Retomar o aprendizado sobre currículo integrado e pedagogia da alternância, tendo em vista a realização da pesquisa como princípio educativo e formador da cidadania transformadora da realidade. (3) Planejar os meses de março a maio de 2010, focando o Eixo Temático Agricultura Familiar: Cultura – Identidade – Etnia e Gênero articulado com as áreas do conhecimento, considerando a relação Tempo Escola – Tempo Comunidade.
3.MUNICÍPIOS: Barbalha, Salitre, Brejo Santo, Jardim, Mauriti.
4.TOTAL DE PARTICIPANTES: 40.
5.TEMÁTICAS
(1) Avaliação da experiência docente
(2) Currículo integrado
(3) Pesquisa como princípio educativo e formador
(4) Planejamento.
10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
29.03.2010
Manhã -
Acolhida: Música
Escuta e síntese escrita do Tempo Escola e Tempo Comunidade (dinâmica: Caminho).
Aprofundamento das questões levantadas durante a dinâmica “Caminho”:
- Que sementes eu plantei e estão crescento?
- Que sementes eu plantei e não cresceram?
- Como caminhei (em relação...).
Retorno ao Percurso Formativo e ao Projeto Político Pedagógico.
Tarde –
Aprofundamento Currículo Integrado – Exibição / discussão de power point. Escuta e síntese, com Resenha e Analise Crítica dos elementos didático-pedagógicos.
30.03.2010
Manhã –
Exibição de vídeo Paulo Freire.
Aprofundamento e reflexão sobre a prática freiriana no ProJovem Campo a partir das rodas em torno dos elementos: a) Resenha do filme; b) questionamento da prática educativa; c) Aperfeiçoamento da relação Tempo Escola – Tempo Comunidade.
Sujeito Crítico |
Tarde –
Vivência “Canção dos Homens – Canção da Criança” sobre a etnia negra.
Pesquisa como principio educativo e formador (como mediador de pesquisa em sala de aula).
(p. 25 à 28 /do Livro Percurso Formativo)
Atividade do Tempo Comunidade – Leitura da Pedagogia do Oprimido, divisão de capítulos por município. Devolução em forma de Seminário. Orientação para realização de estudo em grupo durante o tempo comunidade.
Orientações por meio dos textos:
- “Como fazer um resumo”
- “Como estudar o texto teórico”.
31.03.2010
Manhã e Tarde –
Planejamento dos meses de março a maio de 2010
Tema: I Eixo Temático Agricultura Familiar: Cultura – Identidades - Etnia – Gênero (Revisitando o Caderno Verde, p. 132 – 136).
Passos:
1) Reflexão sobre os quatro temas estudados.
2) Definição de atividades a partir dos temas.
3) Definição dos conteúdos – revisão da ficha pedagógica para identificação de conteúdos ainda não trabalhados (p.30 Percurso Formativo; estabelecer relação com o Caderno dos Educandos).
4) Sugestões de Projetos Didáticos.
Ver os projetos do livro do educador.
Sequência didática (nova escola):
· Nome do Projeto
· Tema
· Objetivo Geral
· Objetivos por áreas de conhecimento
· Conteúdos
· Tempo estimado
· Material necessário
· Desenvolvimento
· Avaliação/Culminância
10. AVALIAÇÃO
Questões estruturais:
- Alunos foram matriculados sem saberem ler e/ou escrever. Os educadores procuram alternativa criativa para solucionar o problema, uma vez que não é do espírito do programa excluir pessoas.
- O fato da bolsa (R$ 50,00) ter sido colocada como motivação principal e seu pagamento atrasado, não somente desestimula, como provoca sentimento de abandono do curso.
- Aspecto importante: O ProJovem Urbano paga R$ 100,00 de bolsa, enquanto o ProJovem Campo R$ 50,00. Essa discriminação vem reforçar o estereótipo existente na sociedade sobre a inferioridade de quem mora no campo e fere o princípio educativo e ético da igualdade.
- Os alunos não querem ir para a escola no dia de sábado. Razões: trata-se do dia da freira no município, é dia de lavagem de roupa da família e neste dia falta transporte.
- A atividade econômica do corte-de-cana não somente provoca a desestruturação da família, como causa evasão.
- A merenda escolar é ainda problemática. Os processos licitatórios têm criando dificuldades de aquisição de produtos de qualidade.
Quanto à formação:
- Os coordenadores do Pólo demonstram interesse e compromisso com o aperfeiçoamento do processo.
- Os educadores (professores) sempre em atitude de busca, aprendizagem e compromisso com a transformação da realidade.
- A Seduc tem possibilitado e disponibilizado os espaços físicos para a realidade das formações.
- O IDT tem acompanhado os eventos com interesse e disponibilidade.
- A URCA tem arcado com recursos possibilitadores de intercâmbio e aprendizagem com a EFA da região de Crateús e aponta para outros apoios, como a realização de encontros proporcionadores da participação das famílias e comunidades na gestão do ProJovem Campo.
- A UFC aberta às avaliações e disposta a implementar soluções que estejam ao seu alcance.
- Os educadores agrários (técnicos agentes do IDT) atentos e interessados em contribuir para a qualidade do Programa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA
RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO
1. PÓLO: Juazeiro do Norte/CE
2. PROFESSORES: Roberto Oliveira e Paulo Ferreira Maciel
3.EVENTO: Seminário sobre Sistemas de produção e relações sociais de produção no campo, na perspectiva da agroecologia
4.PERÍODO:
5.CARGA HORÁRIA: 8 horas-aula
6.OBJETIVO: apresentar e discutir os conceitos de sistemas de produção
7. MUNICÍPIOS: Barbalha , Jardim, Salitre, Mauriti, Brejo Santo.
8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 37
9.TEMÁTICAS
· História da Agricultura
· Modernização da Agricultura
· Revolução verde
· Agroecologia
· O conceito de agricultura familiar integrado a agroecologia
10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
· Abertura das atividades pelo Professor Roberto Oliveira
· Apresentação do tema pelo consultor
· Formação de grupos de estudo
· Apresentação da discussão pelos participantes
· Plenária final
11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.
Os trabalhos conduzidos pelo palestrante convidado (Paulo Ferreira Maciel) e foram acompanhados pelo Professor Roberto Oliveira.
A avaliação oral produzida pelo grupo com base nas perguntas: pontos positivos, negativos e interessantes, trouxe a compreensão de que as temáticas foram relativamente compreendidas pelos participantes, carecendo porém de maior aprofundamento num momento posterior dado que o tempo disponível (8 horas) tenha sido exíguo. No tocante a avaliação dos facilitadores do evento (palestrante e professor) foi unânime a opinião de que atenderam as expectativas. Por outro lado, as condições físicas do local e demais recursos foram apropriadas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Pró-Reitoria de Extensão
PROJOVEM CAMPO - “SABERES DA TERRA” - Formação
EIXO TEMÁTICO: CIDADANIA, ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS - Estudo das organizações sociais, da relação entre Estado e Sociedade Civil a partir do contexto sociohistórico, discutindo conceito de cidadania e de ética; análise dos conceitos de Estado, Governo, Democracia e suas relações com a legislação (Federal,Estadual, Municipal); conhecimento da trajetória dos Movimentos Sociais e das Organizações Sociais e suas implicações na definição de Políticas Públicas; as estratégias organizativas locais; jovens como foco de políticas públicas; educação no meio rural brasileiro; políticas voltadas para as áreas de saúde,educação,esporte,lazer e manifestações culturais; Conselhos Municipais e Cartas de Direito; Políticas para a Agricultura Familiar: crédito,assistência técnica, seguro safra, geração de emprego e renda, mercados.
TEMA: Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas.
EXPOSITOR: Prof. Alberto Teixeira (UFC, EFG)
LOCAL: CREDE 19. Rua Rui Barbosa, s/n - Santa Teresa, Juazeiro do Norte/CE.
Data: 24 de Agosto de 2010.
Período: 13.00 h – 17. 00 h.
Conteúdo apresentado e discutido: Retratos da sociedade; o contexto sócio-histórico, econômico e político do Brasil, Ceará e Região; a governança mundial, nacional e local; o desenvolvimento que temos e o desenvolvimento que queremos; aspectos conceituais do desenvolvimento(s); as relações Estado e Sociedade Civil e as suas implicações para as políticas públicas e desenvolvimento que queremos para o meu lugar; Qual a cidadania que praticamos e os rebatimentos nos espaços públicos, no sistema político, na democracia e nas políticas públicas. Qual o Estado que temos e como construir o Estado a serviço da sociedade e do desenvolvimento que queremos; A Educação da juventude e o seu papel no processo de planejamento do desenvolvimento do território (políticas públicas, projetos e programas); os desafios da integração das políticas públicas com foco na juventude e no território; como construirmos de forma cooperativa (movimentos sociais, Estado e outros atores sociais) através de políticas públicas de qualidade a vida que desejamos para os nossos jovens em nosso território e que valores devem nortear este fazer coletivo.
Metodologia: Aula expositiva, leitura e debates. O método de ensino utilizado contribuiu para a promoção do debate e da reflexão por parte dos participantes sobre a realidade; como interpretá-la e que instrumentos conceituais e metodológicos podem ser aplicados na ação para transformá-la. E foi utilizado na capacitação projetor multimídia (data show).
Juazeiro do Norte (CE), 25 de agosto de 2010.
Antonio Alberto Teixeira
CPF:091.671.703-82
RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DO POLO CRATO
PROJOVEM CAMPO Saberes da Terra
Local: CREDE 19 – Juazeiro do Norte – Ceará
Professores Formadores: ROBERTO OLIVEIRA BARROS
PAULO MACIEL
VALDIR FILHO
Técnicos do IDT : Gustavo Oliveira
João Rafael
PERÍODO : 24 A 28 de Maio
Carga horária : 40h
Objetivos : Elaborar o Planejamento para os meses de Junho e Julho do novo eixo
temático : Sistema de Produção e Processo de Trabalho no Campo,
integrado com as áreas de conhecimentos. Avaliar a escolarização, seu
desempenho, seu desenvolvimento e os percalços no Tempo Escola e no
Tempo Comunidade.
Municípios : Barbalha , Jardim, Salitre, Mauriti, Brejo Santo.
Total de Participantes: 37 alunos
PROGRAMAÇÃO
Dia 24/05/2010 Segunda -feira ( Manhã)
Acolhimento: Cumprimentos de saudações em vários países.
· Sistema de Produção e Processo de Trabalho no campo
- África 12.000 AC
- Brasil antes do descobrimento
- Sec. XVI e XVII – Brasil
- Sec. XIX – Europa e década de 1960 no Brasil
- Revolução Verde
- Relação de Produção.
- Agricultura Familiar em toda sua dimensão.
Prof. PAULO MACIEL.
Dia 24/05/2010 Segunda - feira (TARDE)
Trabalho em Grupo :
- Levantamento da realidade por município do Sistema de Produção e do Processo
de Trabalho no Campo: O que se produz no município, como produz, relação de
trabalho, participação de mulheres e jovens nos sistemas de produção.
- Apresentação dos grupos.
Prof. PAULO MACIEL
Dia 25/05/2010 Terça – feira ( MANHÃ)
Síntese do dia anterior e Partilha de saberes
Panorama da escolarização por município: informes do IDT
Técnicos : Gustavo Oliveira e João Rafael
Números da Agricultura Familiar no Ceará e no Cariri
Apresentação de slide por Jr. Coutinho (AGROPOLO Crato, Projeto São José )
Dia 25/05/2010 Terça – feira ( TARDE )
Seminário sobre o livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – Paulo Freire
Apresentação das equipes por município.
Atividade de sala : Produção de texto.
Construir um texto a partir da afirmação : Não é suficiente que o
oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas se disponha a
transformar essa realidade.
PAULO FREIRE.
Dia 26/05/2010 Quarta – feira ( MANHÂ )
Apresentação da pesquisa do Tempo Comunidade ( Tarefa de casa do último módulo)por município. Apresentação através de slide e gráficos.
- Trabalho em grupo
- Construção da pesquisa do eixo II. Pag. 31, 52 e 56 do livro do educador com o
currículo Integrado nas áreas de conhecimentos.
Dia 26/05/2010 Quarta – feira ( TARDE )
Aprofundamento do Tema do eixo II- Sistema de Produção e Processo de Trabalho no Campo
Leitura em Grupo – Pag. 36 a 41
Debate no grupo.
Apresentação do slide com o tema : Assédio Moral
Debate e atividade em sala : a) Você já foi alvo de um Assédio Moral? Se sim, faça um
relato.
b) Viu atitude de Assédio Moral com alguém que
conviveu? Se sim , faça um comentário.
Dia 27/05/2010 Quinta – feira ( MANHÃ )
Síntese do dia Anterior
- Planejamento
- proposta para organização do planejamento integrado.
- Leitura do Livro do educador eixo II, pag. 42 a 49
Debate.
Trabalho em Grupo.
Dia 27/05/2010 Quinta – feira (TARDE )
Continuação do Planejamento.
Dia 28/05/2010 Sexta – feira (MANHÂ )
Continuação do planejamento com Integração do eixo II, com as festividades culturais e religiosas de cada município no período de junho e julho – São João, festa do(a) Padroeiro(a) e Copa do Mundo, integrado com as áreas de conhecimentos.
Dia 28/05/2010 Sexta – feira (TARDE )
Apresentação da síntese do Planejamento por município.
Entrega do relatório do Planejamento.
Observações
· O momento da escuta por parte dos professores/alunos, foi de muita expectativa e satisfação, devido a bolsa dos alunos ter sido paga. Segundo eles, a frequência melhorou e elevou a auto-estima dos alunos para a aprendizagem.
· A atividade da pesquisa do TC foi apresentada com bastante entusiasmo por todas as equipes, inclusiva com apresentação de slide e gráficos
· O seminário do livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, foi bastante proveitoso, o debate foi rico e a participação de todos foi o momento maior da integração do pólo.
Crato, 30 de maio de 2010
Notas dos Alunos(as) :POLO CRATO
Obs.: A avaliação se deu na apresentação do seminário sobre o livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, na produção de texto sobre citações de Paulo Freire no livro.
Critérios de avaliação : - Participação individual e em equipe.
- Capacidade de elaboração de texto.
- Frequência .
Nº |
Nome do aluno (a) |
Município |
Nota |
01 |
Francisca Adailma Felipe Jacó |
Mauriti |
7,5 |
02 |
Ana Paula Santos |
Jardim |
9,0 |
03 |
Carmina Agostinho Amaro |
Jardim |
7,0 |
04 |
Cícera Maria Pereira Alcântara |
Mauriti |
7,5 |
05 |
Elisângela Coelho Brasil |
Jardim |
9,0 |
06 |
George Lunadelly Silva Machado |
Brejo Santo |
9,0 |
07 |
Leidiane de Oliveira Alencar |
Salitre |
7,0 |
08 |
Luis Carlos dos Santos |
Brejo Santo |
9,0 |
09 |
Marlene Antero Pereira |
Barbalha |
7,0 |
10 |
Mª Aparecida Bernardo da Silva |
Mauriti |
9,0 |
11 |
Mª Neiliane da Silva Filha |
Salitre |
8,5 |
12 |
Mª Marlene Monteiro Casimiro |
Brejo Santo |
8,5 |
13 |
Rosa Mª Carneiro de Oliveira |
Barbalha |
8,5 |
14 |
Vicente Ferreira da Silva Neto |
Salitre |
---- |
15 |
Sally Carneiro de Oliveira |
Barbalha |
---- |
16 |
Eugênio Paceli Ribeiro Granjeiro |
Barbalha |
9,0 |
17 |
Mª do Carmo Pinheiro Sampaio |
Brejo Santo |
9,0 |
18 |
Mª Geny Xavier de Souza |
Mauriti |
----- |
19 |
Luzinete Andrade dos Santos |
Salitre |
----- |
20 |
Mª Eliane Teles Ferreira |
Mauriti |
7,5 |
21 |
Antonia Zildete R. Costa |
Crato |
----- |
22 |
Cícera Diana Ribeiro R. Costa |
Salitre |
5,0 |
23 |
Josefa Silvana Pereira da Silva |
Salitre |
7,0 |
24 |
Pedro Ferreira de Sousa |
Brejo Santo |
9,0 |
25 |
Ribamar Beijamim de Oliveira |
Jardim |
9,0 |
26 |
José Odilânio Izidro Jacó |
Mauriti |
9,0 |
27 |
Izabel Mª A. Tavares |
Jardim |
6,5 |
28 |
Francisca Xavier Cruz |
Jardim |
7,5 |
29 |
Francisco Helder Nunes Ribeiro |
Salitre |
9,0 |
30 |
Francisco Iran de Andrade |
Barbalha |
9,0 |
31 |
Izabel Alves de Lima |
CREDE - Crato |
9,0 |
32 |
Maria Camilo Gomes |
Brejo Santo |
9,0 |
33 |
Advanda Araujo l. da Cunha |
IDT- Crato |
9,0 |
34 |
Cícera Samara Lopes da Silva |
Salitre |
9,0 |
Os (as) alunos (as) que estão sem notas , é porque faltaram a formação.