II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

Ter, 09 de Fevereiro de 2010 00:42 Valdir Alves da Costa Filho
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Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra

01. Polo: Crato- Ceará

02. Período:              Barbalha: 30 de Novembro/09 e 01 de Dezembro/09

Juazeiro do Norte: 02, 03 e 04 de dezembro/09

03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo

Saberes  da Terra

04. Carga Horária: 40h

05. Objetivos: -Treinar e Preparar os Educadores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra.

              - Desenvolver Atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas  e a encontrar no campo de trabalho

06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre

07. Total de participantes: 37 alunos (as)

08. Temáticas:              Agricultura Familiar e Sustentabilidade

Organização dos Espaços e Tempos Formativo

Currículo Integrado

Pedagogia da Alternância

8.1. Informes :Participação Especial do IDT( Eduardo)

Coordenação ( Kely); Apresentação da Estrutura Funcional do Projeto, seu Organigrama, o Papel e a importância dos diferentes parceiros no desenvolvimento do programa.

Coordenador Pedagógica(Osmar Sá ): Informes diversos e esclarecimentos pedagógicos.

09. Atividades Desenvolvidas :

a. Vivência do Percurso Formativo

b. Dinâmica de grupo,

c. Apresentação de Slide

d. Vídeo

e. Leitura de Texto – PPP e Bau de Saberes

f. Planejamento  para Definição, Construção e Execução da Pesquisa para o T.E  e  T.C

g. Estudo em Grupo.

h.  Apresentação dos Grupos

10.                     Acompanhamento, Avaliação e Encaminhamentos.

Quando a vivência iniciou, sentimos que as dificuldades iam aumentando na medida em que ouvíamos os relatos da primeira experiência de atuação e execução do PPP do PROJOVEM no local de trabalho. Dificuldade estas em visibilizar o Percurso Formativo e o Currículo Integrado. Foi a partir destes relatos que nos reunimos e refizemos a metodologia da explicação da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadora. As dificuldades vieram com maior intensidade a partir dos técnicos agrícolas e da coordenadora, que chegaram quando os trabalhos já haviam iniciados no primeiro encontro.

A partir destas constatações, começamos a dar visibilidade de compreensão ao Currículo Integrado e ao Percurso Formativo. Fizemos uma memorização do Eixo Articulado e dos Eixos Temáticos, dando enfase ao primeiro caderno. Rememorizamos a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade, com a exibição do Vídeo da experiencia da Pedagogia da Alternância da EFA – Don Fragoso e logo após o debate. Foi unanime a confirmação da compreensão do Percurso Formativo. Logo após a exibição do vídeo, formaram-se os grupos para discutir e debruçar na elaboração do planejamento de 30 dias com T.E. e T.C. e em seguida passando para plenária para que fosse socializado e debatido o planejado. A execução do conteúdo planejado, ficou prejudicado por conta da não inclusão da participação dos técnicos do IDT, da Coordenação Pedagógica e da Geral.

A nossa preocupação continua na execução na base do PPP, principalmente no que tange da participação da responsável pela coordenação pedagógica. Pois, a que se apresentou como coordenadora, demonstrou de acordo com que se expressou durante o treinamento, o total desconhecimento para coordenar a Pedagogia da Alternância e solucionar as dúvidas que venham a aparecer, isto é demonstrado em suas declarações em atividade pedagógica subjetiva realizada. Portanto, fica comprometida o desenvolvimento de um projeto piloto em construção, com profissional com desvio de função ao qual foi selecionado para tal.

 

.Encaminhamento:

*Elaborar calendário com as atividades de formação com certa antecedência para melhor agendamento de todos.

* Unificar calendário letivo com Estado e Município.

*Resolver o problema das alunas mães c/ crianças em sala de aula.

*Entrar em contato com o gestores municipais pára resolver problema do transporte.

*Informar o critério de matrícula de alunos( alunos analfabeto).

11. Outras Informações pertinentes

1.    No primeiro dia dos trabalhos, nos deparamos com um comportamento não adequado profissionalmente de um técnico do IDT/SEDUC, que entrou na sala de aula sem uma prévia consulta e discussão do que o mesmo iria tratar. Iniciou a sua “atividade” na nossa ausência dado que a nossa chegada, em função de diversos problemas, chegamos com certo atraso às 8:25h.  Quando chegamos ao local do treinamento, o  citado técnico já se encontrava na sala com os alunos, e naquele momento ele não ponderou a nossa presença e continou as suas atividades como se nós fossemos estranhos. Isto gerou um clima desconfortável e prejudicou sobremaneira o andamento dos trabalhos e a apresentação dos(as) novatos(as), chegando a um certo momento de provocar atrito com os educando(as) em seguida retirou-se da sala fechando a porta de forma brusca, que não condiz com o papel do educador.

2.    Relatos de Problemas :

- Transporte – ( Aluno ) Todas as comunidades apresentaram “problemas” com transporte, como a chegada com certo atraso em função da dependência do transporte escolar do município e saída antes do término final da aula.

- ( Professor ) - Professor(a) paga R$10,00 ( Dez reais) de moto - taxi  todos os dias para chegar a comunidade (caso de Mauriti)

 - Alunas (mães) trazem as crianças para  sala de aula : A maioria das comunidades apresentaram  “problemas” com crianças em sala de aula, dificultando a aprendizagem e irritando professores e colegas. Ficou acordado que iriam procurar membros da associação da comunidade para resolverem a problemática  das crianças em conjunto.

 - Alunos com deficiência de leitura: Todas as comunidades apresentaram problemas de alunos(as) com essa deficiência.

- Crianças proibidas de ter acesso a merenda escolar.

- Ano letivo termina dia 20 de dezembro de 2009

- Horário desencontrado na hora do intervalo (recreio), muito barulho, prejudicando o ensino aprendizagem do PROJOVEM.

- Problema com evasão na sexta-feira.

 12 .Professores Facilitadores :

 Roberto Oliveira Barros – URCA

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Fone: (88) 9921 – 3401/

 

João Luis Mota do Nascimento – URCA

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Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178