
Pesquisa vai mostrar realidade do ensino infantil na área rural
Com a pesquisa, o MEC pretende coletar dados sobre a oferta de
educação infantil que representem a diversidade das populações rurais.
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização
e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação realiza, até março,
duas pesquisas sobre a educação infantil na área rural. O objetivo é
montar um mapa da oferta existente e da diversidade de modelos criados
por gestores municipais e, a partir daí, elaborar uma proposta de
atendimento que contemple as realidades do país.
A abrangência da primeira pesquisa depende da resposta dos 26
secretários de educação dos estados e do Distrito Federal e dos
gestores dos 5.565 municípios. Até fevereiro, os secretários devem
responder, por correio eletrônico, a seis perguntas formuladas pela
Secad. Entre elas, se oferecem, às comunidades do campo, educação
infantil em creches e pré-escolas, em que municípios e há quanto
tempo.
De acordo com Wanessa Sechim, coordenadora-geral de educação no campo
da Secad, ao ouvir os secretários, o MEC espera reunir dados
institucionais sobre a estruturação das redes e a forma de atuação de
cada uma na educação infantil na área rural de estados e municípios.
A outra pesquisa, de campo, compreenderá visitas a várias localidades
para conhecer a diversidade de experiências de ensino infantil nas
cinco regiões do país. O levantamento será realizado pelas consultoras
Gilmara da Silva e Maria Joselma Assis da Silva a partir do próximo
sábado, 15, e se estenderá até o fim de março. Elas vão buscar
informações, conhecer as políticas adotadas e avaliar o impacto nas
escolas.
No município de São Miguel do Oeste (SC), por exemplo, a pesquisa
abrangerá a educação infantil nas comunidades da agricultura familiar.
Em municípios do Centro-Oeste, serão visitadas escolas nas quais
estudam filhos de pantaneiros. Caso um município ofereça essa etapa do
ensino a comunidades de sertanejos e de quilombolas, isso será
relatado, diz Gilmara.
O interesse da Secad, segundo Wanessa Sechim, é recolher dados da
oferta de educação infantil que representem a diversidade das
populações rurais. O conceito de diversidade está explícito no Decreto
nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, que trata da política de educação
no campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
(Pronera). A população rural é formada por agricultores familiares,
extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e
acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais,
quilombolas, caiçaras, povos da floresta e caboclos.
Seminário
O levantamento de dados sobre a educação infantil na área rural é um
dos sete pontos prioritários definidos pelos participantes do 1º
Seminário Nacional de Educação Infantil no Campo, realizado pelo
Ministério da Educação, em Brasília, em dezembro de 2010. Participaram
representantes de comissões e movimentos da educação no campo, de
universidades e de centros de pesquisas, além de gestores e
coordenadores de estados e municípios.
Melhorar os espaços físicos das escolas, criar material didático
adequado, oferecer formação inicial e continuada específica para
professores que atuam na educação infantil rural estão entre os pontos
do documento final do seminário.
Ionice Lorenzoni
fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16215