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RELATÓRIO

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Relatório Pedagógico do Encontro de Formação com Educadores do Projovem Campo

Pólo Canindé - 23 a 25 de setembro de 2009.

Local de realização – CREDE 7 (Canindé)

Coordenadora Local do Projovem Campo – Fátima Félix

Coordenação Pedagógica do Projovem Campo – Ma. Iolanda M. Holanda

Formador – Francisco Antonio Alves Rodrigues

23/09 – manhã

Foi um momento aguardado com muita expectativa tanto por mim, quanto pelo o grupo. Iniciando o encontro saudamos a todos, com uma dinâmica de acolhida procurando deixar os participantes bem à vontade no sentido de sua participação nas atividades que seriam desenvolvidas. Em seguida, a prof. Iolanda fez uma fala representando a coordenação do Programa, bem como a coordenadora local, professora Fátima Félix.

Estabelecendo uma dinâmica de trabalho interativa solicitei que cada um se apresentasse falando o nome, o que faz, de que município veio e qual a expectativa em relação ao Projovem Campo. Foi um momento muito dinâmico, onde percebemos que a imensa maioria do grupo não tinha informações suficientes a respeito do Programa. Em seguida realizamos a distribuição dos materiais pedagógicos entre os participantes.

A partir desse momento de interação aproveitamos para discutirmos a nossa programação, com momentos de intervalo, horários de início e término das atividades, definindo algumas tarefas específicas como equipe de animação, equipe de limpeza, buscando que isso fosse uma construção do grupo e tais iniciativas propiciou um grande envolvimento de todos os participantes nas atividades que foram propostas e realizadas.

Realizamos, através de projetos de multimídia, a apresentação do Programa, enfatizando bem os pontos fundamentais na organização e execução do Projovem Campo, haja vista ser um momento em que a maioria estava se informando, conhecendo o Programa.

Apresentamos o material didático, interagindo com o grupo no manuseio dos materiais, fizemos leituras, comentários, observações e introduzimos dois conceitos básicos para a execução do Programa, quais sejam, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Ressalto a importância da presença da professora Iolanda, que contribuiu de forma brilhante em todo o processo, trazendo informações, sugestões, além do apoio pedagógico nas atividades realizadas e nos proporcionando momentos de técnicas de relaxamento.

Haviam entre os participantes, além dos professores, gestores e secretário de educação, conforme lista de presença em anexo.

23/09 – tarde.

Inicialmente realizamos um momento de acolhida e aproximação com o tema através de distribuição de tarjetas com frases com diversos conceitos na perspectiva da Educação Popular. Solicitamos que cada um lesse a sua frase e, posteriormente, ficasse a vontade para fazer algum comentário. Foi um momento extremamente proveitoso, pois exploramos diversos conceitos, compreensões e perspectivas da Educação Popular e o vínculo com a realidade. Neste período trabalhamos em grupo, buscando agrupá-los de maneira heterogênia, de modo que pudessem interagir com diferentes pessoas dos quatro municípios ali representados: Canindé, Itatira, Madalena e Morada Nova.

O tema em estudo e discussão era a pesquisa como princípio educativo, explorando as informações contidas no livro Percurso Formativo. Um dos pontos importantes nesse trabalho foi o envolvimento e engajamentos dos participantes de cada grupo, demonstrando todo o interesse na apropriação das informações e conhecimentos necessários para o trabalho em sala de aula.

Após trabalho em grupo segui-se as apresentações, todas elas de muita qualidade. Em todo o decorrer do encontro buscamos vivenciar os passos metodológicos previstos para o desenvolvimentos das ações pedagógicas em sala de aula. Após as apresentações, realizamos o circulo de diálogos os, trazendo debates, esclarecimentos, impressões e dúvidas na compreensão do tema estudado. Focando, como dito anteriormente, na vivência metodológica dos passos previsto no trabalho dos professores e professoras.

24/09 – manhã

Iniciamos com a saudação do grupo, informes e apresentação de dinâmica coordenada pela equipe de animação. Em seguida informamos sobre a programação do dia, a fim de que nos organizássemos para cumpri-la conforme o cronograma.

Em seguida fomos para o trabalho em grupo, para estudo, apresentação e discussão dos elementos presentes na proposta metodológica com ênfase nas jornadas pedagógicas e no tema gerador. Mais uma vez os grupos mantiveram-se heterogêneos e podemos acompanhar e perceber o envolvimento e engajamento de todos. (em anexo encaminhamos fotos e vídeos que registram os momentos de trabalho e das apresentações dos grupos).

Após trabalho em grupo, houve o momento par o lanche e em seguida as apresentações, discussões e debates a partir das temáticas estudadas.

24/09 – tarde

Iniciamos com dinâmica de acolhimento, trazendo um vídeo-clipe da música “eu só peço a Deus” interpretada por Merce Sosa e Beth Carvalho. Foi um momento de emoção entre os participantes e todos buscaram cantar a letra da música.

Procedemos novo formato de composição dos grupos, agora eles se reuniram por município e para estudar, debater e buscar no material pedagógico a apropriação dos elementos necessários para a realização do planejamento.

Em meio aos estudos e discussões surgiram dificuldades levantadas pelos educadores, dentre elas a grande distância entre as escolas nas quais lecionariam, distâncias estas que chegam a 50km a 70km de distância uma da outra. Houve muitas discussões, muitas inquietações, reclamações por partes dos professores, alguns chegando a pensar em desistir. Porém, o desenrolar dos debates, as discussões e os incentivos reanimaram aqueles que viam as muitas dificuldades que enfrentariam e decidiram continuar no programa. Tais atividades eram preparatórias à realização do planejamento que ocorreria na manhã do dia seguinte.

25/09 – manhã

Iniciamos com uma mística/dinâmica e em seguida cada grupo, após receber nossas orientações, foram planejar as ações pedagógicas do primeiro mês. As discussões nos grupos que estavam organizados por município fluíram bem. A preocupação central era na forma de acolhimentos dos educandos e educandas, de modo que estes pudessem entender a proposta de estudo e assim se engajar com maior interesse na busca da construção da aprendizagem.

Após a conclusão dos trabalhos em grupo e do intervalo segui-se apresentações do que e como haviam realizado o planejamento, momento em que as idéias puderam ser compartilhadas e alguns ajustes realizados. Em seguida os participantes responderam ao questionário de avaliação proposto pelo programa, prática nossa de todos os dias, onde procedíamos a avaliação, de forma oral, de cada dia.

Consideramos que o momento de formação foi de fundamental importância, como não poderia deixar de ser, para aproximação do grupo com a proposta pedagógica e metodológica do Projovem Campo.

“É possível visitar o amanhã através do profundo engajamento com o hoje” (P. Freire)

Fortaleza, 01 de outubro de 2009.

Francisco Antonio Alves Rodrigues


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

RELATÓRIO DA II FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

OBJETIVO

MUNICÍPIOS

N.

PART.

 

Canindé

 

Fco Antonio

(Tony)

II formação de professores Projovem Campo

30/11 a 04/12/09

40h/a

Formar professores na metodologia do Programa/Planejamento do tempo escola

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

25

 

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

 

l Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação

l Memória da última reunião

l Escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade

l Exibição de vídeo sobre agrofloresta, discussão em grupo e plenária

l Organização curricular

l Tempos formativos

l Planejamento do tempo escola

l Estudo em grupo/apresentação em plenária/discussão/debate

l Avaliação do período inicial do Programa

l Produção de síntese

 

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Os momentos de fala dos professores se revelaram ricos tanto do ponto de vista da socialização de cada realidade quanto da reflexão crítica desenvolvda entorno dos questionamentos e das experiencias realizadas em sala de aula com os educandos(as)

 

Neste princípio de atividade do Programa a evasão ainda é pequena, porém, no município de Itatira, a cultura do corte da cana-de-açucar em São Paulo, provocou a saída de muitos educandos matriculados nas salas de aula.

 

A participação de representes do IDT, Natália e Eduardo, ajudou no esclarecimento de muitos pontos obscuros para os professores e os técnicos, esclarecendo dúvidas referentes a quem pode ser matriculado, quem pode receber bolsa, até quando é possível substituir educandos(as). Tamem foi bastante esclarecedor os tempos de cada professor(a) no tempo escola bem como da atuação dos técnicos em sala de aula e nas atividades de acompanhamento e desenvolvimento nas UTDs.

 

A formação foi importante para nivelar os técnicos e o “assegurador” do Programa, contratados pelo IDT, com as atividades em desenvolvimento e posibilitou aos professores(as) maior compreensão dos pressupostos teoricometodológicos abordados na formação do mês de setembro.

 

Segundo os professores, a II formação teve um diferencial muito significativo para que a prática deles fosse se consolidando, haja vista que os novos elementos presentes na prática pedagógica do Projovem Campo difere em muito do modelo tradicional.

 

Por sentir maior domínio dos processos formativos do Programa, os professores(as) do município de Madalena disseram que iriam retomar com os educandos(as) muitos aspectos que dizem respeito a compreensão do projovem campo para os estudantes.

 

A avaliação do encontro é possitiva, considerando o nível de participação e envolvimento de todos os participantes, podendo perceber a motivação dos envolvidos no Programa, reconhecendo-o como uma ação séria, diferenciada, voltada aos interesses e necessidades dos sujeitos e comunidades. Esses elementos impulsiona as ações pedagógicas, que a partir desse comprometimento dos educadores e da compreensão de processos educativos transformadores por parte dos mesmos potencializam o alcance dos objetivos propostos.

 

 

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

 

Tivemos registro por parte dos professores(as) que a ajuda de custo que deveria ser assegurada pelos municípios não vem sendo cumprida dee modo satisfatório. Também foi relatado pelos professores de Canindé que o transporte escolar tem apresentado problemas de motoristas que não querem transportar os estudantes, fato encaminhado a Secretaria de Educação do referido município.

 

Outra dificuldade foi o atraso no repasse das diárias, tendo algumas chegado só na quinta, dia 03/12, o que deixou muitos dos cursistas apreensivo, pois não tinham como custear as despesas, caso as diárias não fossem repassadas.

 

Alguns participantes não receberam diárias pois eram novatos na formação e uma professora encaminhou solicitação de pagamento de diárias do enco0ntro de setembro, conforme em anexo.

 

Em suma, a II formação do Projovem Campo ampliou as perspectivas de ações e abordagens pedagógicas inovadoras por parte dos professores(as), propiciando maior compreensão dos comceitos de agricultura familiar sustentável, educação do campo/popular e dos elementos do percurso formativo, essesnciais para a prática pedagógica em sala de aula.

Canindé, 04 de dezembro de 2009

 

Francisco Antonio Alves Rodrigues

 


 

 

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PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

OBJETIVO

MUNICÍPIOS

N.

PART.

Canindé

Fco Antonio

(Tony)

I encontro pedagógico

21 E 22/12/09

12h/a

Aprofundar conhecimentos sobre educação do campo

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

24

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

l Saudação – discussão/reflexão a partir do texto passeio socrático

l Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação

l Relatos de experiencias - escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade

l Estudo de textos sobre Educação do Campo e avaliação

l Planejamento do tempo escola

l Estudo em grupo/apresentação em plenária com discussão e debate

l Avaliação

l Produção de síntese

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

O relato de experiencias dos professores e professoras mostrou-se bastante positivo, com destaque para os municípios de Madalena e Canindé, onde as equipes demonstraram ter maior domínio da proposta metodológica do Programa. Alguns professores da Coordenação de Canindé apresentaram algumas atividades desenvolvidas pelos educandos em sala de aula. Em geral, estão sendo desenvolvidos os temas geradores os quais abrigam em seu entorno os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.

O estudo dos textos sobre Educação do Campo (Roseli Caldart) e sobre avaliação (Marise M.), realizados a partir dos grupos de estudos, suscitaram muitas perguntas, debates e discussões a partir dos elementos tratados nos textos. Houve, ainda, apresentação em plenária por parte de cada grupo. É possivel observar que a concepção de educação do campo começa a se consolidar junto a maioria dos sujeitos envolvidos no Pro-Jovem Campo.

O tempo dedicado ao planejamento foi caracteriozado pelasmuitas sugestões de atividades e, após cada equipe elaborar seu planejamento, houve a socialização dos mesmos, fator que enriqueceu ainda mais as proposições feitas nas equipes.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

Em suma, os participantes demonstraram empenho e motivação para atuar no Programa. Os professores de Boa Viagem mais uma vez discorreram sobre as distancias entre os dois locais em que atuam, relatando que além da distancia ainda enfrentam os perigos de roubo e assalto.

Canindé, 22 de dezembro de 2009

Francisco Antonio Alves Rodrigues


 

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PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

OBJETIVO

MUNICÍPIOS

N.

PART.

Canindé

Fco Antonio

(Tony)

III encontro pedagógico

01 a 03 03/2010

24h/a

Aprofundar conhecimentos sobre a prática da pesquisa como princíoio educativo e educação popular

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

24

1. ATIVIDADES/TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS

l Saudação – discussão/reflexão a partir de texto escrito por Platão

l Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação

l Relatos de experiencias - escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade

l Prenchimento das fichas, descrevendo os conteúdos que haviam trabalhado de outubro de 2009 até fevereiro de 2010

l Apresentação de síntese e discussão do tema currículo integrado a partir da leitura de Marise Ramos

l Exibição do vídeo sobre Paulo Freire e as concepções de educação Libertadora

l Aprofundamento da temática pesquisa como princípio educativo

l Estudo em grupo/apresentação em plenária com discussão e debate

l Produção de sínteses

l Avaliação

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Iniciamos como uma reflexão após leitura de um texto escrito pelo Filósofo Grego Platão, que afirma ser o conhecimento uma poderosa arma. Em seguida formamos as equipes de trabalho e logo após demos início aos relatos por municípios. Canindé relatou que as aulas caminham bem mais ainda se deparam com problemas na freqüência dos educandos, sobretudo no assentamento Todos os Santos, pois muitos alunos saem para trabalhar na construção de uma estrada do governo estadual. Também relataram que os sábados ainda continuam com dificuldades em relação a frequencia dos alunos. No relato dos professores de Boa Viagem foi registrado a ótima frequencia dos educados e que aos sábados as atividades estão sendo desenvolvidas no espaço da UTD. Madalena também apresentou um relato positivo e que estão trocando a carga horária do sábado por outro dia da semana em horário diferente do usualmente reservado para as aulas do Programa. Itatira apresentou que os professores Ariane e Reginaldo tiveram que trabalhar muito, pois os professores Clauciane, de Ciencias Humanas, e Romário, de Ciencias Agrárias, haviam desistido de atuar no ProJovem Campo. Contudo, as aulas não sofreram solução de continuidade, mas os conteúdos da áreas Ciências Humanas e Ciencias Agrárias ficaram um pouco comprometidos. A professora que irá substituir Clauciane foi convocada do banco de dados da seleção inicial de professores e o técnico agrícula está sendo providenciada contratação do mesmo pelo IDT. Dona Rosa da CREDE e Edvania, analista, relataram sobre as visitas e disseram estar surpresas com o número de estudantes que encontraram nas salas. Após mos relatos os professores se reunirão em grupo para fazer a síntese escrita dos tempos escola e comunidade, além de prenchere3m uma ficha do IDT, onde registraram os conteúdos desenvolvidos ao londo dos meses de atuação do Programa. Todos os professores mostraram-se muito motivados, mas dois deles: Abraão Carnaúba, falou que sofre muita perseguição da direção da escola onde leciona por conta de atuar no Projovem Campo, que a direção afirma não ter nada a ver com o Programa. Já a Professora Indora Régia Andrade reclamou que recebe pagamento como nível médio, quando amesma possui diploma universitário. Já ligou para a CREDE de Quixada mas não houve solução desse problema. No perpiodo da tarde do dia primeiro foram apresentadas sinteses do estudo realizado no tempo comunidade sobre currículo integrado, ocasião em que buscamos aprofundar a compreensão dessa prática. Na mesma tarde iniciamos discussão sobre a prática de pesquisa como princípio educativo, pois percebi que esse ainda era um ponto mal compreendido por parte dos cursistas. Fiz um resumo e apresentei em Pawer Point, buscando esclarecer dúvidas e ouvir os professores a cerca das suas práticas quanto a utilização da pesquisa nas atividades educativas.

No dia seguinte após saudação colocamos folhas de papel madeira e pincel a disposição dos participantes para que em uma palavra expusessem seus sentimentos em relação a sua atuação no Porjovem Campo. Foi um momento muito rico, uma vez que após todos escreverem suas palavras segui-se um intenso debate sobre as expectativas, os ganhos, as dificuldades e as conquistas registradas. Após esse momento, Eduardo e Eva do IDT ficaram com a palavra e esclareceram dúvidas dos professores e trouxeram novas informações. Em seguida assistimos ao vídeo de Paulo Freire. À tarde, iniciamos como uma apreciação do vídeo, buscndo retirar dos educandos os elementos que haviam anotada, registrado durante a exibição do vídeo que tivesse a ver com a prática de sala de aulas do Programa. Conforme alguns comentários, eles se reconheceram em muitas das partes do exposto pelo vídeo, sobretudo na investigação temática e nos temas geradores. Em seguida dividimos os participantes em grupo para que estudassem no percurso formativo o tópico que trata da Pesquisa como elemento da prática docente dentro do Projovem Campo.

O terceiro dia foi voltado para o planejamento das ações do tempo escola e tempo comunidade e as fichas entregue pelo IDT provocou muitas dúvidas junto aos professores quanto como deveriam registrar as informações. Sobretudo as ações da pesquisa no tempo comunidade. Lançamos mão do projetor de multimídia para trabalharmos a compreensão dessas fichas para a correta utilização, tendo esta ação contribuído para melhor compreensão de como deveriam registrar as informações do planejamento.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

Encaminhamos que as pessoas que estavam com o nome na freqüência mas não estavam comparecendo seriam retiradas e substituídas por outras que estivessem interessadas no curso e articulamos que dona Rosa, da CREDE e Edvânia, analista de polo, faraim divulgação das vagas existes para o curso junto aos movimentos e gestores escolares das escolas, sobretudo daquelas que atuam na zona rural. Também se encamin hou que seria solicitada a participação de um representante da CREDE de Quixadá, em razão dos municípios de Madalena e Boa Viagem pertencerem àquela CREDE.

Canindé, 04 de março de 2010

Francisco Antonio Alves Rodrigues


 

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PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Canindé/CE

2. PROFESSORES: Narciso Ferreira Mota

3. EVENTO: Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4. PERÍODO: 24 a 28 de maio de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 12 horas / aulas

6. OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo do Eixo 2: Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo e Planejar as atividades para o meses de junho e julho de 2010.

7. MUNICÍPIOS: Canindé,Itatira,Madalena,Boa Viagem

8. Nº DE PARTICIPANTES: 22

9. TEMÁTICAS

Eixo 2: Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O curso iniciou com apresentação dos participantes de cada município e dos objetivos das atividades sobre o eixo: sistemas de produção e processos de trabalho no campo. Fizemos uma exposição dialogada sobre os diversos modos de sistemas de produção, as diferentes abordagens, desde o material didático usado nas escolas na escola que divide esses sistemas em intensivo e extensivo, de uma forma antiquada e “preconceituosa” para com a agricultura familiar, muitas vezes chamando-a de rudimentar e com mão-de-obra desqualificada; até uma nova forma de concepção que define os sistemas produtivos em visões com enfoques técnicos e ideológicos divergentes, que são: a agroecologia se contrapondo ao agronegócio.

Durante o período da manhã, os grupos, divididos por municípios, fizeram um levantamento das atividades produtivas das suas regiões, desenhando nas folhas de papel madeira a sistematização dessas informações sobre o que se produzia, como era feita essa produção, em que condição se dão as relações de trabalho e sobre a inserção dos jovens e das mulheres nesses sistemas produtivos, concluindo o trabalho com a apresentação dessas informações para toda a turma sobre as várias atividades e condições. Esse momento foi particularmente muito rico, visto que algumas professoras não tinham ainda dados sobre questões produtivas de seus próprios municípios, e esse momento de socialização integrou o pessoal mais “urbano” com as questões mais rurais.

À tarde fizemos a continuação da conversa inicial sobre os sistemas, e a palestra concentrou foco no embate ideológico e técnico entre agroecologia e o agronegócio, enfatizando alternativas de geração de renda e melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

Finalizamos com uma discussão sobre as dificuldades para a execução do projeto, entre os quais surgiram dois pontos que eram: como motivar os alunos e como executar aprendizagem prática sem ter ainda a unidade de experimentação; neste ponto sugerimos uma intervenção nas nossas próprias práticas cotidianas, para criar hábitos mais ecológicos, entre vários citados incentivamos o plantio de sementes e o acompanhamento de todas as questões envolvidas no desenvolvimento das plantas como forma de criar um elo prático de informações e experiências entre educadores e alunos motivando-os através dessa “pedagogia da semente”. Em seguida distribuímos algumas sementes entre os participantes e fizemos o plantio em saquinhos de jornal ou em áreas das escolas, mostrando como pode ser simples interagir com a juventude rural.


 

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PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

OBJETIVO

MUNICÍPIOS

N.

PART.

Canindé

Fco Antonio

(Tony)

IV encontro pedagógico

24 a 28 março 10

40h/a

Estudar/Discutir sistema de produção e trabalho no campo

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

22

 

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

l Saudação – reflexão a partir da música educação do campo

l Formação das equipes: organização, avaliação e animação

l Produção de sínteses e relatos de experiencias - escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e do tempo comunidade

l Apresentação e discussão do instrumental de avaliação dos educandos e informes do IDT

l Apresentação/Seminário sobre o livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

l Estudo em grupo/apresentação/discussão em plenária com discussão e debate de texto do novo eixo intitulado Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo

l Abordagem de processos produtivos no campo e processos de trabalho (palestra)

l Planejamento do tempo escola e tempo comunidade dos meses junho e julho

l Produção de sínteses individuais diárias

l Avaliação do encontro

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Após saudação e reflexão inicial, solicitei aos participantes apresentação de sínteses por municípios. Em Canindé, conforme relato dos professores, o trabalho em sala de aula está acontecendo de maneira satisfatório. A liberação das bolsas dos educandos, a chegada do material didático e do lanche, além das visitas de representante da CREDE, da analista de pólo e de pesquisadores da FGV foram apontados como elementos que colaboraram para motivar os educandos e a consequente melhoria da frequência dos mesmos às aulas. Outro fator positivo é o fato de poder matricular novos alunos. A dificuldade ainda é a ausência do transporte escolar para o deslocamento de muitos educandos para a sala de aula que fica no assentamento Todos os Santos e a não implantação das UTDs. Os demais municípios apresentaram relatos semelhantes aos de Canindé, destacando que é nítida a elevação da auto-estima dos educandos, que ao iniciarem no projeto quase não falavam e agora estão se expressando, emitindo opinião e participando ativamente das aulas. Canindé realizou atividades denominada caravana do saber, que envolveu a comunidade e estudantes de outras escolas, promovendo, assim, a interação com outros sujeitos na discussão de temas de interesse das comunidades como a preservação do meio ambiente.

A participação do Agrônomo Tarciso foi um ponto de destaque esclarecendo dúvidas e trazendo questões importantes para o trabalho dos técnicos e educadores no II segundo eixo temático do Projovem Campo. Também convidamos o professor Márcio, diretor da Escola Frei Policarpo, para apresentar sua experiência de aquisição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. O referido professor apresentou slides com os passos desenvolvidos para toma de preço e contratação de fornecedores, dirimiu dúvidas do grupo acerca dos passos e da organização dos agricultores familiares para atender a demanda do percentual reservado dos recursos da merenda escolar. O professor Abraão, de Canindé, reclamou o não recebimento das diárias, fato que também ocorre com o técnico Cesário do mesmo município. Tivemos a visita de representante da SEDUC, a qual participou de modo interativo da programação desenvolvida na manhã do dia 27, quinta-feira. O grupo de professores do Município de Morada Nova se apresentou desfalcado: a professora Ruth estava a quinze dias com sua mãe no hospital de Canindé e o técnico Wagner encaminhou carta de demissão para a analista de pólo, informando de sua desistência do Projeto.

O momento de apresentação do seminário foi um ponto relevante do encontro, deixando uma clara demonstração do envolvimento dos participantes de cada município com o estudo dos capítulos que ficaram para apresentar. Foram travadas discussões a partir dos conteúdos dos capítulos apresentados e aproximação dessas discussões com a realidade vivenciada nas salas de aulas e comunidades.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

O aprofundamento do percurso metodológico com ênfase na pesquisa, enfocando sua preparação, realização e seu papel educativo e produtor de novos conhecimentos foi um ponto essencial visando ao aprimoramento da atuação dos educadores na perspectiva metodológica desenvolvida no Programa. Encaminhamos que cada participante enviará uma síntese individual do capítulo do livro que a equipe apresentou. Considerando os aspectos da participação, envolvimento com o tema apresentado e relacionamento do conteúdo com a realidade local, à equipe de canidé (Abrão, José, Natanael, Cesário, Rosa, Edvania, Neile e Suzana atribuo nota 9,5 a todos os participantes do grupo. O grupo de madalena (Ana Maria, Dorotéia, Emílio, Aldclécia, Paula, Moésio e Cenelândia também atribuo a todos nota 9. O grupo de Itatira (Ariane, Ronaldo, Reginaldo e Diego) atribuo nota 9 ambos os grupos pelos mesmos requisitos acima mencionados. O grupo de Morada Nova (Régia e Eliodece) não apresentaram o seminário, alegaram não ter encontrado o livro Pedagogia do Oprimido, todavia, ficaram de enviar, como os demais grupos, síntese individual do capítulo estudado, ficando estes sem a nota de apresentação.

Ao proceder a avaliação do encontro os cursistas consideraram muito proveitoso, destacando além dos conteúdos estudados a dinâmica do encontro com a participação de outros colaboradores que ajudaram a enriquecer as discussões (novo eixo do projovem campo e compra de gêneros alimentícios da merenda escolar oriundos da agricultura familiar)

Canindé, 28 de maio de 2010

Francisco Antonio Alves Rodrigues


 

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PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

OBJETIVO

MUNICÍPIOS

N.

PART.

Canindé

Fco Antonio

(Tony)

Encontro pedagógico e de formação continuada

23 a 25

agosto 2010

24h/a

Aprofundar conhecimentos sobre educação ,cidadania, relações entre a sociedade civil e estado

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

20

 

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

l Saudação – reflexão a partir da música “Pense N'eu” de Luiz Gonzaga, seguida de reflexão sobre sonhos, compromisso, cooperação e solidariedade como fatores indissociáveis para construção de uma sociedade melhor;

l Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação;

l Relatos de experiencias - escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade e produção de síntese por município;

l Informes do IDT

l Estudo de textos sobre ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos;

l Mesa de diálogo com a participação de representante (gerente de negócio) do BNB

l Apresentação do eixo 3 e síntese sobre políticas públicas

l Estudo em grupo/apresentação em plenária com discussão e debate

l Planejamento do tempo escola

l Produção de sínteses individuais

l Avaliação do encontro

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Após saudação e reflexão inicial, solicitei aos participantes apresentação de sínteses por municípios. Em canindé, conforme relato dos professores, o trabalho em sala de aula está acontecendo de maneira satisfatório, enfatizando que o tempo comunidade tem se constituído em momentos muito rico para o aprendizado dos educandos. Ressaltaram que haviam resolvido com o município o problema de deslocamento dos alunos que moravam distante da turma de Transval, fator pelo qual houve melhoria da frequencia dos estudantes. Em Boa Viagem o relato dos professores também foi positivo, enfocando a metodologia interativa e dialogado utilizada em sala de aula. Reforçaram também a importância do tempo comunidade e a relevância dos temas abordados para melhor conhecimento da realidade local. Os municípios de Madalena e Itatira também apresentaram relatos semelhantes no que diz respeito a metodologia empregada, que favorece a participação ativa de todos os sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, mencionaram a importância do curso de formação como elemento diferencial para uma melhor prática docente, bem como o reconhecimento da importância do tempo comunidade. Itatira mencionou q1ue uma das comunidades, que fica bem perto da Sede do Município, os alunos estão migrando para o Projovem Urbano, pelo fato da bolsa ser maior (R$100,00), mas os professores estavam tentando contornar esta situação e que no restante estava tudo ocorrendo como planejado. Edvânia, Rosa e Susana representando o IDT, CREDE e Secretaria de Educação de Canindé, falaram das visitas de campo e que estavam bastante satisfeitas com o que encontraram nas salas de aula, enfatizando que os estudantes demonstraram muito interesse em participar do Programa.

No período vespertino, foram discutidas estratégias de leitura e escrita para o desenvolvimento dessas habilidades junto aos educandos, com relatos de experiencias em plenária e estudo em grupo do texto impresso retirado da Revista Nova Escola sobre aprendizagem na EJA. Houve nova plenária e foi destacado a importância da diversificação dos gêneros textuais para estímulo do aluno: poesia, cordel, músicas, cantoria, estórias, contos etc., mas se faz necessários que tais textos tenham relação com o cotidiano, com a realidade do educando. Não basta apenas ter variedade de textos, mas sim que estes estejam articulados com o contexto siciocultural dos educandos, e assim estimulá-los e encorajá-los a produzirem seus textos. Apresentamos e discutimos a proposta de Trabalho de Conclusão de Curso, TCC.

Na manhã seguinte houve nova discussão com o grupo sobre a elaboração do TCC, pois os cursistas se demonstraram apreensivos em relação ao tempo que tinham para apresentação do mesmo. Aproveitamos para tranquilizá-los e apoiá-los com mais subsídios para elaboração do trabalho. Recebemos a visita da coordenadora do curso de formação pela Universidade Federal do Ceará, Mazé Barbosa, a qual teve um momento de conversa com o grupo, levando novas informações e dirimindo dúvidas. Em seguida tivemos a mesa de diálogo com a participação dos Bosco, representando o IDT e Fernando Fernandes, representando o BNB da região do sertão de Canindé. Foram apresentados programas e linhas de financiamento que o BND dispunha para o jovem do campo e agricultura familiar. Foi um momento rico de troca de informações, esclarecimentos e questionamentos, cujo objetivo foi o de ampliar e divulgar informações acerca das políticas públicas voltadas para o morador e moradora do campo, bem como o aperfeiçoamento no desenvolvimento dessas políticas. A discussão com os tecnicos do Projovem Campo produziu várias sugestões para o evento de feiras de caprinos e ouvinos, voltada para melhor oferta de compra de rebanhos do pequeno agricultor/criador, com vistas a evitar ao máximo a figura do atravessador. À tarde, tivemos nova discussão sobre políticas públicas com a mediação de Bosco, do IDT. Houve apresentação de vídeo, formação de grupos de trabalho e apresentação em plenária dos temas: cidadania, política pública dentre outros.

No dia 25 após acolhida do grupo iniciamos nova discussão sobre a importância de planejar e a estreita relação com o bom desempenho das atividades de sala de aula. Realizamos trabalho de grupo, por área de conhecimento para discutir, levantar informações e elencar conteúdos de cada área com vistas a subsidiar o planejamento. Após explanação em plenária procedeu-se nova divisão dos grupos, agora por município. No período vespertino foi elaborado o planejamento do tempo comunidade por cada município e em seguida reforçamos a dedicação que todos deveriam ter com atuação como educador e como cursistas, lembrando de que deveriam iniciar a produção do TCC.

Assim, finalizamos o encontro que na avaliação do grupo foi, mais uma vez, rico em conteúdo, na socialização das informações e na riqueza de conhecimentos trazidos pelos parceiros que participaram da formação (IDT e BNB)

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

Ficou combinado de os educadores realizar reuniões nas comunidades nas quais o BNB estaria participando, para um diálogo direto com os beneficiários de Programas da Instituição. Os técnicos agrícolas dos municípios de Itatira e Boa Viagem André Belizário do Nascimento e Flaviano Rodrigues Cândido, respectivamente, participaram pela primeira vez da formação, em razão de terem entrado no Programa em junho do ano em curso, bem como o professor Francisco José Barros de Lima, que entrou recentemente no Programa no município de Canindé.

Canindé, 25 de agosto de 2010

Francisco Antonio Alves Rodrigues


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

OBJETIVO

MUNICÍPIOS

N.

PART.

Canindé

Fco Antonio

(Tony)

Encontro pedagógico e de formação continuada

18 e 19

outubro 2010

16 h/a

Orientar os cursistas na elaboração do artigo acadêmico; estudo e planejamento das atividades do eixo sistemas de produção e processos de trabalho no campo

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

22

 

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

l Saudação e acolhida – reflexão a partir de dinâmica na qual cada cursista expressou em uma frase escrita num painel seu sentimento, sua visão em relação ao Projovem Campo – Saberes da Terra;

l Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação;

l Relatos de experiencias - escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade e produção de síntese por município e individual;

l Discussão, aprofundamento e orientação para a elaboração de artigo acadêmico;

l Informes do IDT

l Planejamento do tempo escola

l Avaliação do encontro

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Iniciamos o encontro saudando o grupo e em seguida solicitamos a participação de cada cursista externando em uma frase, num painel, seu sentimento e sua visão sobre o Projovem Campo. Após todos escreverem suas frases solicitamos que comentassem o porquê de terem escolhido aquelas frases. As reflexões e a intensa participação dos cursistas constituíram-se num momento de grande aprendizado para o grupo, pois expuseram seus anseios, inquietações e sobretudo as conquistas na trajetória de 1 ano no Programa. Ampliei a reflexão pontuando que apesar de ainda muito jovens, o grupo enfrenta um grande desafio que é educar numa perspectiva emancipadora, problematizadora e que ao longo do processo formativo a disposição de aprender e contribuir com o aprendizado de outros faz de cada um pessoas especiais; professores e professoras, educadoras e educadores. Aproveitamos o ensejo para parabenizar o grupo pela passagem do dia do professor, momento que emocionou o grupo. Em seguida dispusemos 30 minutos para que se agrupassem por município e posteriormente iniciamos as apresentações das sínteses escrita discorrendo sobre a situação das salas de aula, dos educandos e do modo como se encontravam o funcionamento das salas de aula. Em canindé, conforme relato dos professores, o trabalho em sala de aula está acontecendo de maneira satisfatório, enfatizando que o tempo comunidade tem se constituído em momentos muito rico para o aprendizado dos educandos. Mostraram-se satisfeitos com a efetivação da ajuda de custo por parte do município para auxiliar nas despesas de deslocamento para as salas de aula. Em Boa Viagem o relato dos professores também foi positivo, informando que a pesquisa que os educandos e educandas realizam no tempo comunidade além de possibilitar maior conhecimento da comunidade também contribuiu no aperfeiçoamento da leitura e escrita. O município de Madalena apresentou relato positivo, informando que as atividades estão acontecendo dentro do previsto. Itatira mencionou, mais uma vez que uma das comunidades, que fica bem perto da Sede do Município, os alunos estão migrando para o Projovem Urbano, pelo fato da bolsa ser maior (R$100,00). Segundo relatos, há educandos que recebem bolsa nas duas modalidades do Programa. Questionei a veracidade dessa informação mas segundo os professores isso está acontecendo. Para resolver estas dificuldades está marcada uma reunião na próxima semana entre os educadores, representante da secretaria de educação e os educandos. Quanto ao desenvolvimento das atividades está indo conforme planejado conforme apresenta em sua fala a técnica responsável pelo acompanhamento do Programa no em Itatira: “assisti uma aula onde o professor de Ciências Agrárias estava trabalhando o solo e os educandos estavam sempre interagindo e tirando dúvidas. Percebi o quanto esse Curso é importante. Pois sabemos que os nossos educandos estão se profissionalizando para futuramente colocarem em prática e desenvolverem ações dentro da própria comunidade” Edvânia, Rosa e Susana representando o IDT, CREDE e Secretaria de Educação de Canindé, falaram das visitas de campo e que estavam bastante satisfeitas com o que encontraram nas salas de aula, enfatizando que os estudantes demonstraram muito interesse em participar do Programa.

No período vespertino, foram apresentados modelos de artigos acadêmicos, discutido o andamento na produção do artigo de cada cursista e realizada orientações junto aqueles que já estavam com material escrito.

No dia seguinte tivemos os informes do IDT com a participação de Eduardo Cabral e Ilma Oliveira. A fala de Ilma foi no sentido de reforçar os conteúdos e nivelar os assuntos abordados pelos técnicos agrícolas. Logo em seguida iniciamos nova discussão sobre a importância de planejar e a estreita relação com o bom desempenho das atividades de sala de aula e sua importância na manutenção do aluno em sala de aula. Realizamos trabalho de grupo, por área de conhecimento para discutir, levantar informações e elencar conteúdos de cada área com vistas a subsidiar o planejamento. Após explanação em plenária procedeu-se nova divisão dos grupos, agora por município. No período vespertino foi elaborado o planejamento do tempo escola por cada município e em seguida reforçamos a dedicação que todos deveriam ter comprometimento com vistas ao enfrentamento do desafio de cativar o educando no sentido de que não haja evasão na sala de aula. Chamamos atenção para a produção do artigo e nos colocamos a disposição do grupo para realizar orientações via internet.

Assim, finalizamos o encontro que na avaliação do grupo foi, mais uma vez, rico em conteúdo, na socialização das informações e na riqueza de conhecimentos trazidos por todos os participantes.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

O professor da área Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do município de Canindé, FRANCISCO JOSÉ BARROS DE SOUSA reclamou que suas diárias do encontro de 23 a 25 de agosto e do atual não foram enviadas. Ficou combinado que os cursistas enviarão suas produções com vistas a elaboração do artigo por e-mail para que assim eu colabore na orientação dos mesmos.

Canindé, 18 de outubro de 2010

Francisco Antonio Alves Rodrigues




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Última atualização em Qua, 10 de Novembro de 2010 20:40  

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