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RELATÓRIOS

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

PÓLO: QUIXADÁ

PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA

1. EVENTO: I Encontro de formação dos professores-formadores do Programa PROJOVEM DO CAMPO.

2. PERÍODO: 23 a 25 de setembro de 2009.

3. OBJETIVO: Promover o primeiro encontro de formação dos professores do projeto, proporcionando-lhes condições para que possam discutir o seu Projeto Político-Pedagógico e o Percurso Formativo, criando, deste modo, condições que possibilitem o desenvolvimento do planejamento das aulas no primeiro mês inicial do projeto PROJOVEM DO CAMPO – SABERES DA TERRA.

4. CARGA HORÁRIA: 20 H/A.

5. MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibaretama e Senador Pompeu.

6. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e quatro (24) educadores no total, distribuídos, por município, da seguinte forma:

- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; Maria Freitas dos Santos; José Aurélio Brasilino Batista; Maria Meridiene Marques; Antônia Cleide M. Cavalcante; Sandra Guedes B. de Souza; Ana Maria Caetano de O. Sales.

- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Karla Roberta Fernandes de Souza.

- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Antônia Berenice Lucindo Rodrigues; Maria Gilnária de Lima.

- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes.

- Senador Pompeu: Maria José de Souza Viana; Antônia Vilene M. P. Nogueira; Jean Carlos Lacerda de Carvalho; Sebastiana R. Noronha.

7. TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:

- Projeto Político Pedagógico Integrado; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA; PP. 35-47.

- Organização curricular; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 49-53.

- Organização dos tempos e espaços formativos; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 61-65.

- Percurso formativo: elementos conceituais; texto de apoio: Livro Percurso Formativo - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 21-41.

8. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Dia 23 de setembro de 2009 – Manhã: Exposição do professor Ciro Nogueira sobre as políticas públicas educacionais realizadas pelo atual Governo Federal, particularmente o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA, definindo seus objetivos, parcerias governamentais, público-alvo e importância social para todos os envolvidos em tal projeto; em seguida, o professor Wagner Bandeira fez uma rápida exposição em Power Point sobre a temática da avaliação do curso, seguida de um rápido intervalo de 15 (quinze) minutos. No retorno, a formação continuou com a entrega do material didático aos formadores, que em seguida se apresentaram e relataram suas expectativas, experiências e conhecimentos sobre aspectos educacionais que dizem respeito ao projeto.

Tarde: Os trabalhos se iniciaram às 13 horas com a discussão dos temas relacionados ao projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA; dentre tais temas, destacamos a educação no campo, educação de jovens e adultos, desenvolvimento sustentável e economia solidária, valorização dos diferentes saberes no processo educativo, o currículo integrado, o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e o eixo temático Agricultura familiar: cultura, identidades, etnia e gênero. As discussões se desenvolveram através da leitura coletiva dos tópicos elencados no livro Projeto Político Pedagógico, seguida do compartilhamento de experiências e saberes dos sujeitos presentes.

- Dia 24 de setembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida aos presentes através da música Sêmen, da banda Mestre Ambrósio (letra em anexo), seguida de percepções da letra e suas possíveis relações com o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA. Em seguida, deu-se a continuidade dos trabalhos do dia anterior, adotando-se a mesma metodologia. Dentre os temas explanados e debatidos, cito a metodologia da Pedagogia da Alternância e o plano de pesquisa do percurso formativo.

-Tarde: Neste período, prosseguimos na discussão sobre o percurso formativo Círculo de diálogos e Partilha de saberes; ao final, começamos o planejamento do primeiro mês de trabalho, dividindo os professores, inicialmente, por áreas disciplinares, com o objetivo de troca de experiências de metodologias que poderiam ser desenvolvidas com os alunos nas escolas, a partir dos conteúdos selecionados para este período.

-Dia 25 de setembro – Manhã: Tal como no dia anterior, o início dos trabalhos foi também realizado com uma acolhida aos presentes através da música É, do compositor Gonzaguinha (letra em anexo), seguida de percepções da letra e suas possíveis relações com o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA.

Em seguida, prosseguimos no planejamento iniciado no dia anterior, com os professores se reunindo por municípios, definindo seus horários e articulando os conteúdos selecionados. Ao final, houve uma apresentação feita através da mostragem, em papel madeira, dos planos de aula construídos para o tempo-escola e para o tempo-comunidade, que vão em anexo a este relatório. O encerramento da formação foi realizado através da avaliação feita pelos formadores e informações gerais sobre questões e dúvidas administrativas e pragmáticas do projeto, cujas informações, infelizmente, nem sempre puderam ser respondidas em contento dos formadores.

9. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS: Durante a formação, foi construída uma lista contendo o nome, telefone e endereço eletrônico dos formandos e deste professor que hora vos escreve, estabelecendo um canal de comunicação efetivo para um bom acompanhamento das atividades nos períodos do tempo-escola e do tempo-comunidade.

A avaliação que faço é a de que a formação transcorreu de forma positiva, pois que verifiquei que a tensão inicial ocasionada pela iminência das aulas sem que os formadores estivessem completamente seguros do Projeto Político Pedagógico e das questões metodológicas do Percurso Formativo foram diminuídas sensivelmente; um problema maior que não pôde ser sanado foram as dúvidas que envolviam os demais parceiros do projeto, como por exemplo, o material didático dos alunos (formados), o transporte dos formadores para as escolas e a merenda, contribuindo para diversas queixas dos formadores no que diz respeito à falta de informação. Ressalto o apoio dado pela CREDE 12, que nos acompanhou durante toda a formação, na pessoa da professora SANDRA GUEDES B. DE SOUZA, bem como a infra-estrutura colocada à nossa disposição.

De minha parte, o maior desafio verificado foi, sem dúvida, a questão do currículo integrado, envolvendo a carga horária dedicada pelos formadores ao tempo escola, pois que eles têm dificuldades em compreender a importância de estarem presentes em alguns momentos nas salas de aula, acompanhando os colegas que estariam à frente das turmas, para o desenvolvimento de estratégias metodológicas interdisciplinares. Esta incompreensão materializou-se quando tiveram que discutir, por municípios, um plano de trabalho coletivo envolvendo as três áreas do conhecimento, quando cada um expunha o que iria trabalhar com os alunos, mas tinham dificuldade em articular os conteúdos. Avalio que será necessário selecionar mais textos sobre o currículo integrado e a interdisciplinaridade, discutindo mais detalhadamente estas propostas pedagógicas no próximo seminário de formação.

ANEXO

REFERÊNCIAS MUSICAIS

Sêmen – Mestre Ambrósio (letra de Siba e Bráulio Tavares)

Nos antigos rincões da mata virgem foi um sêmen plantado com meu nome

A raiz de tão dura ninguém come porque nela plantei a minha origem

Quem tentar chegar perto tem vertigem ensinar o caminho, eu não sei

Das mil vezes que por lá eu passei nunca pude guardar o seu desenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei?

Esse longo caminho que eu traço muda constantemente de feição

E eu não posso saber que direção tem o rumo que firmo no espaço

Tem momentos que eu sinto que desfaço o castelo que eu mesmo levantei

O importante é que eu nunca esquecerei que encontrar o caminho é meu empenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei?

Como posso saber a minha idade se o meu tempo passado eu não conheço

Como posso me ver desde o começo se a lembrança não tem capacidade

Se não olho pra trás com claridade um futuro obscuro aguardarei

Mas aquela semente que sonhei é a chave do tesouro que eu tenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei?

Tantos povos se cruzam nessa terra que o mais puro padrão é o mestiço

Deixe o mundo rodar que dá é nisso, a roleta dos genes nunca erra

Nasce tanto galego em pé-de-serra e por isso eu jamais estranharei

Sertanejo com olhos de nissei, cantador com suingue caribenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei?

Como posso pensar ser brasileiro e enxergar minha própria diferença

Se olhando ao redor vejo a imensa semelhança ligando o mundo inteiro

Como posso saber quem vem primeiro se o começo eu jamais alcançarei

Tantos povos no mundo e eu não sei qual a força que move o meu engenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei?

E eu

Não sei o que fazer nessa situação

Meu pé...

Meu pé não pisa o chão...

É (Gonzaguinha)

É
a gente quer valer o nosso amor
a gente quer valer nosso suor
a gente quer valer o nosso humor
a gente quer do bom e do melhor
a gente quer carinho e atenção
a gente quer calor no coração
a gente quer suar mas de prazer
a gente quer é ter muita saúde
a gente quer viver a liberdade
a gente quer viver felicidade

É
a gente não tem cara de panaca
a gente não tem jeito de babaca
a gente não está com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela

É
a gente quer viver pleno direito
a gente quer é ter todo respeito
a gente quer viver numa nação
a gente quer é ser um cidadão

É...


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

PÓLO: QUIXADÁ

PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA

1. EVENTO: II Encontro de formação dos professores-formadores do Programa PROJOVEM DO CAMPO.

2. PERÍODO: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2009.

3. OBJETIVO: Promover o segundo encontro de formação dos professores do projeto, desenvolvendo um círculo de diálogos a partir dos relatos das experiências adquiridas na primeira etapa do tempo-escola e do tempo-comunidade do projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA, e rediscutir o Projeto Político-Pedagógico e o Percurso Formativo com os professores das áreas de formação geral e com os novos professores de ciências agrícolas e com o coordenador de pólo, criando, deste modo, condições que possibilitem o desenvolvimento do planejamento das aulas no segundo período (meses de dezembro e janeiro) do projeto PROJOVEM DO CAMPO – SABERES DA TERRA.

4. CARGA HORÁRIA: 40 H/A.

5. MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú e Ibaretama.

6. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e quatro (26) educadores no total, distribuídos, por município, da seguinte forma:

- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; José Aurélio Brasilino Batista; José Arimatéia P. de Meneses.

- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Maria Alzenir de Costa Pereira; Paulo José Gomes Ferreira; Maria Celita Firmino Castelo; Francisco Júnior Maciel da Silva; Sueli Paz Pinheiro André.

- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Maria Gilnária de Lima; Antônia Berenice Lucindo Rodrigues; Regiclaudio Cavalcante Dias; Francisco Romário de Lima*.

- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes; Regiane Batista de Sousa Matos; Maria Cristina Duarte da Costa; Ednaldo Diógenes Calixto.

- Senador Pompeu: Sebastiana R. Noronha**.

*O professor Francisco Romário de Lima, do município de Banabuiú, é o professor substituto de ciências da natureza, mas ele participou apenas do primeiro dia do Encontro, não dando nenhuma justificativa dos motivos do seu não comparecimento no restante da semana.

**A professora Sebastiana R. Noronha participou do encontro justificando desconhecer as mudanças provocadas sobre o município de Senador Pompeu em relação ao projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA.

7. TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:

- Relatos das experiências das aulas do tempo-escola e do tempo-comunidade nos meses de outubro e novembro de 2009;

- Educação do Campo e EJA;

- Projeto Político Pedagógico Integrado; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA; PP. 50-53.

- Organização Curricular do Programa; texto de apoio: Livro Percurso formativo: elementos conceituais - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 13-34.

8. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Dia 30 de novembro de 2009 – Manhã: Abertura e dinâmica de acolhimento; relatos das experiências adquiridas na primeira etapa do tempo-escola e do tempo-comunidade do projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA nos meses de outubro e novembro, a partir do preenchimento da ficha Dados dos educadores, por município; formação das equipes de Síntese, Organização, Avaliação e Animação do primeiro dia.

Tarde: Dinâmica desenvolvida pela equipe de animação e continuação do círculo de diálogos sobre as experiências dos professores; em seguida, amostragem do vídeo da Escola Dom Fragoso e debate sobre concepções de Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Currículo Integrado e EJA; apresentação do memorial do último Encontro de Formação, realizado no mês de setembro, e das equipes de síntese e avaliação do primeiro dia do Encontro atual; formação das equipes do dia seguinte.

- Dia 01 de dezembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma dinâmica da equipe de animação; em seguida, iniciamos os estudos sobre a organização curricular do Programa, desenvolvidos através da leitura coletiva dos tópicos elencados no livro Projeto Político Pedagógico, seguida do compartilhamento de experiências e saberes dos sujeitos presentes. Na sequência, houve a socialização de informações do Projeto proporcionada pela consultora do IDT Eva Amorim.

-Tarde: Neste período, prosseguimos com os estudos sobre o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância a partir dos textos do livro Percurso Formativo, com os tópicos Plano de Pesquisa e Círculo de Diálogos. Após os estudos, desenvolveu-se uma amostragem de slides da Organização dos Espaços e Tempos Formativos, seguida de discussão sobre a questão do Currículo Integrado e a necessidade dos professores formadores estarem presentes nas salas de aula não apenas quando estiverem à frente das mesmas, ministrando os conteúdos específicos de suas disciplinas, mas também em conjunto com os outros professores, objetivando a integração do conhecimento transdisciplinar, momento esse marcado por dúvidas e incômodos por parte dos professores formadores. Ao final, as equipes da síntese e avaliação se apresentaram, e novas equipes foram formadas para o dia seguinte.

-Dia 02 de dezembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida proporcionada pela equipe de animação. Em seguida, prosseguimos com os estudos sobre o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância, com os tópicos Círculo de Diálogos e Partilha dos Saberes, iniciados no dia anterior. Após os estudos iniciamos o planejamento do período de dezembro e janeiro, com a definição dos horários dos professores formadores no tempo-escola. Como este período se desenvolverá em duas semanas apenas, foi proposto pelo professor Yuri Holanda um cronograma em que cada uma das quatro áreas ministrará 15 horas/aula em cada uma das duas escolas neste período, totalizando 30 horas/aula, organizado da seguinte forma:

1ª Semana

(Segunda a Sexta) (Sábado)

Turma A- Linguagens 10 h/a Agrárias 05 h/a

Natureza 10 h/a Natureza 05 h/a

Turma B- Agrárias 08 h/a Linguagens 05 h/a

Humanas 12 h/a Humanas 03 h/a

Agrárias 02 h/a

2ª Semana

(Segunda a Sexta) (Sábado)

Turma A- Agrárias 10 h/a Humanas 05 h/a

Humanas 10 h/a Linguagens 05 h/a

Turma B- Linguagens 10 h/a Agrárias 05 h/a

Natureza 10 h/a Natureza 05 h/a

-Tarde: Retomamos com uma dinâmica de acolhida e o planejamento do período de dezembro e janeiro com a divisão dos professores, inicialmente, por áreas disciplinares, com o objetivo de troca de experiências dos conteúdos e metodologias desenvolvidos no período anterior, e a seleção destes para o próximo período, bem como para um primeiro contato dos professores das ciências agrícolas entre si. Ao final, as equipes da síntese e avaliação se apresentaram, e novas equipes foram formadas para os dias seguintes.

-Dia 03 de dezembro – Manhã e Tarde: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida proporcionada pela equipe de animação, que também se realizou no início da tarde. Neste dia, bem como no seguinte, incorporou-se ao grupo a professora Iolanda Maia, que nos acompanhou durante o planejamento dos professores formadores, realizado por municípios visando à articulação dos conteúdos e metodologias selecionados no dia anterior. Ao final, houve uma socialização inicial do planejamento realizado pelos professores, e a apresentação da síntese e da avaliação do dia.

- Dia 04 de dezembro – Manhã e Tarde: No último dia do Encontro, após a dinâmica de acolhida, os professores se reuniram para finalizar o planejamento transdisciplinar dos municípios, com uma pequena pausa para uma comemoração surpresa do aniversário do professor Yuri Holanda; no início da tarde, houve uma apresentação feita através da mostragem, em papel madeira, dos planos de aula construídos para o tempo-escola e para o tempo-comunidade, que vão em anexo a este relatório. O encerramento da formação foi realizado através da avaliação feita pelos formadores e da entrega de relatórios, planos de aula e fichas de descrição de atividade.

9. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS: O encontro desenvolveu-se de maneira positiva, com os professores formadores mais seguros em relação ao Programa e satisfeitos com a integração e contribuição dos professores das ciências agrárias nas discussões desenvolvidas no Encontro. No entanto, nos relatos das experiências construídas a partir do primeiro tempo-escola, verificaram-se alguns entraves que já eram de se esperar, como o não recebimento do material didático dos alunos e o não pagamento da bolsa aos mesmos, questões explicadas satisfatoriamente pela consultora Eva Amorim, do IDT. Outra questão bem mais séria, porém, foi o relato das professoras de Banabuiú e Quixadá: a dificuldade com o transporte destas para as escolas fez com que adotassem, provisoriamente, uma divisão do trabalho que põe em risco os sentidos pedagógicos do Projeto PROJOVEM CAMPO, no caso uma divisão em que dois professores assumiam uma escola, ministrando os conteúdos das três áreas do conhecimento (Humanas, Linguagens e Naturais), enquanto a outra professora fazia o mesmo na outra escola. Esta dinâmica deveu-se ao não cumprimento, por parte das prefeituras, em garantir o transporte corretamente às professoras, alegando custos demasiados, sendo que, segundo estas, em Quixadá a secretária de educação teria alegado desconhecer o Projeto e que seria mais barato ao município contratar mais professores para as escolas do que fornecer o transporte para as atuais. Ressalte-se também que nenhum material chegou até as educadoras deste município, nem mesmo aqueles que foram distribuídos nos outros, no caso os livros do PPP e dos Educadores, além da ausência da merendeira e a falta de informações e aparente má vontade por parte da Prefeitura e do CREDE 12. Ou seja, há uma perplexidade geral para com os parceiros de Quixadá, município-pólo considerado o que menos se empenha com o Projeto PROJOVEM CAMPO. Já nos outros dois municípios, Ibaretama e Quixeramobim, as professoras relatam apoio total por parte das prefeituras, com os trabalhos se desenvolvendo normalmente. Outra questão verificada foi o local onde ocorreu o Encontro, no caso o CEJA Quixadá, devido ao calor, principalmente à tarde, nas salas sem ar-condicionados, o que gerou uma insatisfação geral. Por último, registra-se também o incômodo em relação à dinâmica do tempo escola, já que eles ainda resistem à idéia de dois professores atuando juntos numa sala de aula, algo também já esperado e que somente com o desenvolvimento do Programa será melhor compreendido e executado. Assim, no primeiro período, verificou-se que cada professor trabalhou apenas duas das três semanas do tempo escola. Registramos também a ausência de alguns professores formadores em alguns períodos, devido à realização das provas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), mas quase todos justificaram as ausências, que vão junto ao relatório, o que demonstra o compromisso da maioria com o Programa. Como encaminhamento, sugiro a criação de uma ficha-modelo para facilitar o planejamento dos professores formadores, contendo objetivos, justificativas, conteúdos, metodologias interdisciplinares etc. para facilitar proficuamente a construção deste, e também uma maior pressão, por parte da do Governo do estado, junto às prefeituras recalcitrantes, para que cumpram com o compromisso assumido, quando da assinatura de adesão ao Programa PROJOVEM, bem como a possibilidade de encontrar um outro local para os encontros posteriores.


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO

PÓLO: QUIXADÁ

PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA

1. EVENTO: III Encontro Mensal de formação do Programa PROJOVEM DO CAMPO.

2. PERÍODO: 01 a 03 de março de 2010.

3. OBJETIVO: Dar prosseguimento à formação dos professores formadores do programa PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA, desenvolvendo um círculo de diálogos a partir dos relatos das experiências adquiridas nas etapas do tempo-escola e do tempo-comunidade anteriores; rediscutir os conceitos de currículo integrado e da pesquisa como princípio educativo, além de refletir e aprofundar as teorias e práticas pedagógicas do educador Paulo Freire e relacioná-las ao Programa, construindo as condições necessárias para o planejamento dos conteúdos, metodologias, saberes e habilidades que serão desenvolvidos no próximo período letivo (meses de março e abril).

4. CARGA HORÁRIA: 24 H/A.

5. MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú e Ibaretama.

6. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e cinco (22) educadores e o membro do IDT/CE no total, distribuídos da seguinte forma:

- IDT: Francisco Junior Maciel da Silva.

- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; José Aurélio Brasilino Batista; José Arimatéia de Meneses.

- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Paulo José Gomes Ferreira; Maria Celita Firmino Castelo; Karla Roberta Fernandes de Souza.

- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Lindinalva Soares Silva; Regiclaudio Cavalcante Dias; Maria Joelle Lopes Oliveira.

- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes; Maria Cristina Duarte da Costa; Ednaldo Diógenes Calixto.

7. TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:

- Relatos das experiências das aulas do tempo-escola e do tempo-comunidade no mês de fevereiro de 2010;

- Currículo Integrado; texto de apoio: Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado, da educadora Marise Ramos.

- A Pesquisa como Princípio Educativo; texto de apoio: Livro Percurso formativo: elementos conceituais - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 25-28.

- Concepções Epistemológicas da Educação Freiriana; vídeo de apoio: Paulo Freire.

- Planejamento do tempo escola e do tempo comunidade para os meses de março e abril.

8. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Dia 01 de março de 2010 - manhã: Abertura do encontro com a representante do Gabinete do Governador Kelly Arruda: informes gerais sobre questões infra-estruturais do Programa PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA;

- tarde: Acolhimento: música “Sêmen”, do grupo Mestre Ambrósio; dinâmica: Caminhos- uma reflexão sobre a prática pedagógica dos professores formadores do programa PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA; informes gerais e relatos das experiências desenvolvidas no tempo-escola e no tempo-comunidade do programa no mês de fevereiro.

- Dia 02 de março – manhã: Acolhida: oração; exibição do vídeo Paulo Freire, seguida de reflexão sobre os conceitos epistemológicos da educação freiriana e suas relações com o programa PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA; início da discussão sobre currículo integrado e o eixo temático Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia;

- tarde – Retomada dos trabalhos iniciados pela manhã com a reflexão do currículo integrado, seguida da discussão sobre a pesquisa como princípio educativo.

- Dia 03 de março - manhã: início do planejamento por área de conhecimento a partir da seleção dos tópicos temáticos (identidade, cultura, gênero e etnia) e conteúdos ainda não trabalhados pelos professores formadores nas suas respectivas escolas e, posteriormente, início do planejamento por municípios, promovendo a integração transdisciplinar;

- tarde: continuação do planejamento; informes gerais dados pelo coordenador executivo do IDT/CE Eduardo Cabral sobre questões relacionadas a este parceiro do programa; dinâmica “Sou louco porque...”, com exibição da música “Balada do louco” (de Arnaldo Baptista e Rita Lee), cantada por Ney Matogrosso; apresentação do planejamento dos professores nos municípios e encerramento do encontro com a entrega dos relatórios, da ficha descrição das atividades e apresentação da grade de horários para os próximos períodos nos meses de março e abril.

9. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS:

O encontro desenvolveu-se de maneira positiva, com todos os professores formadores presentes; informamos que dois problemas que entravavam os trabalhos no município de Banabuiú foram resolvidos: a questão do transporte dos professores formadores até as escolas, com a prefeitura deste município, finalmente, colaborando com a sua contrapartida ao programa, e o problema de dois professores formadores, relatados no último relatório: a professora Antônia Berenice Lucindo Rodrigues saiu do programa, sendo substituída, definitivamente, pela professora Maria Joelle Lopes Oliveira; quanto à professora Maria Gilnária de Lima, esta foi substituída pela professora Lindinalva Soares Silva até o término do seu período de licença-maternidade, previsto para agosto de 2010; aproveitando a oportunidade, repasso o pedido de alguns professores formadores para que seja realizada a atualização, nas listas de freqüência, daqueles que entraram ou saíram do programa: a professora Ana Maria Caetano de O. Neta não está mais conosco; o sobrenome correto do professor José Aurélio é Brasilino, e não Brasileiro; e o acréscimo dos nomes das professoras Maria de Fátima Souza Lopes e Maria Celita Firmino Castelo. Por fim, repasso o pedido da educadora Maria Cristina Duarte da Costa, para que seus dados sejam registrados para que ela possa receber as suas diárias:

Maria Cristina Duarte da Costa; Agência: 1593-8; C.C- 40096-1; Bradesco.

Entretanto, reiteramos a continuação do sério problema do transporte dos professores formadores do município de Quixadá, ainda sem resolução, continuando a divisão do trabalho, neste município, com dois professores atuando em uma escola e um terceiro, na outra (os professores de ciências agrárias são os únicos que foram nas duas escolas, neste município). O analista de pólo, Francisco Júnior Maciel da Silva, continua tentando resolver o problema diante da postura recalcitrante da prefeitura de Quixadá e, neste encontro, juntamente com a representante do Gabinete do Governador, Kelly Arruda, tentaram mais uma vez convencer os representantes desse município a assumirem de vez os compromissos para com o Programa.

Informo que o encontro iniciou-se com um contratempo: o carro em que me deslocava para Quixadá sofreu uma pane mecânica na segunda-feira, pela manhã; entrei em contato com o analista de pólo do IDT/CE Júnior Maciel e pedi para que o diálogo entre Kelly Arruda e os professores formadores fosse adiantado para o período da manhã; tal diálogo ocorreu a partir das 10h00min até o meio-dia, com os trabalhos sendo retomados por mim no período da tarde. Para compensar o meu atraso, os professores formadores, gentilmente, aceitaram alongar os períodos subsequentes, com o término da formação, na segunda e terça-feiras, ocorrendo às 17h30min, e o início da formação nos dois dias seguintes ocorrendo às 07h30min, totalizando as horas/aulas planejadas.

Um problema reclamado pelos professores formadores foi o local do encontro, na sede do CEJA Quixadá. O local é muito quente, a acústica do auditório é muito ruim, costuma-se faltar água para beber e nos banheiros e as pessoas desse órgão tratam os professores formadores como um incômodo enfrentado todos os meses em que há formação, não tendo o menor interesse em participar do Programa, razões estas que levaram Kelly Arruda a propor uma possível troca do município de Quixadá para Quixeramobim para a realização dos encontros subsequentes, caso o problema não seja resolvido (a CREDE 12 também adota a mesma postura em relação ao Programa, mesmo sendo um órgão do Governo Estadual, conforme foi lembrado à Kelly Arruda).

Outro problema verificado durante o planejamento foi a discrepância entre alguns conteúdos selecionados na ficha pedagógica do livro Percurso Formativo, página 30, que estão ausentes no livro didático utilizado no Programa. Orientamos os professores formadores a seguirem a ficha, buscando tais conteúdos em outros livros e procurando reproduzi-los para os educandos.

Enfim, informo que as atividades do encontro foram realizadas conforme o esperado, com os professores formadores desenvolvendo o seu planejamento procurando relacionar os conteúdos ainda não ministrados com os tópicos do eixo temático ainda não abordados, além da transdisciplinaridade se consolidando entre os professores de Ibaretama, Quixeramobim e Banabuiú – a única exceção é Quixadá, por razões de transporte, conforme foi relatado acima. Finalmente, foi encaminhado, para o encontro em maio, o seminário sobre a obra Pedagogia do oprimido, do educador Paulo Freire, faltando repassar a obra e a divisão dos capítulos aos professores formadores.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO

PÓLO: QUIXADÁ

PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA

1. EVENTO: IV Encontro Mensal de formação do Programa PROJOVEM DO CAMPO.

2. PERÍODO: 24 a 28 de maio de 2010.

3. OBJETIVO: Dar prosseguimento à formação dos professores formadores do programa PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA, desenvolvendo um círculo de diálogos a partir dos relatos das experiências adquiridas nas etapas do tempo-escola e do tempo-comunidade anteriores, concluindo o eixo temático Agricultura familiar: identidade, cultura, etnia e gênero; iniciar as reflexões sobre o novo eixo temático Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo, reforçando também os conceitos de currículo integrado e da pesquisa como princípio educativo, além de continuar com o aprofundamento das teorias e práticas pedagógicas do educador Paulo Freire e suas relações com o Programa, construindo as condições necessárias para o planejamento dos conteúdos, metodologias, saberes e habilidades que serão desenvolvidos no próximo período letivo (meses de junho e julho).

4. CARGA HORÁRIA: 40 H/A.

5. MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú e Ibaretama.

6. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e dois (22) educadores e dois membros do IDT/CE no total, distribuídos da seguinte forma:

- IDT: Francisco Junior Maciel da Silva; Caio da Silva Costa.

- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; José Aurélio Brasilino Batista; José Arimatéia de Meneses.

- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Maria Celita Firmino Castelo; Karla Roberta Fernandes de Souza; Maria Alzenir da Costa Pereira.

- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Lindinalva Soares Silva; Regiclaudio Cavalcante Dias; Maria Joelle Lopes Oliveira.

- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes; Maria Cristina Duarte da Costa; Ednaldo Diógenes Calixto; Regiane Batista de Sousa Bastos.

7. TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:

- Relatos das experiências das aulas do tempo-escola e do tempo-comunidade nos meses de abril e maio de 2010;

- Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA.

- A Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire.

- Planejamento do tempo escola e do tempo comunidade para os meses de junho e julho.

8. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Dia 24 de maio: Abertura do encontro com informes gerais e divisão por grupos dos municípios para a produção de síntese sobre as experiências desenvolvidas no tempo-escola e no tempo-comunidade do Programa nos meses de abril e maio; informes gerais do IDT/CE sobre as avaliações dos alunos; apresentação dos relatos escritos e estudos preparatórios para o seminário da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire.

- Dia 25 de maio: Apresentação do agrônomo Narciso Motta; apresentação de palestra e vídeos sobre agroecologia, com trabalhos em grupos por municípios.

- Dia 26 de maio: Estudos sobre Sistemas de Produção e Processos de Trabalho através dos Cadernos Pedagógicos do Projovem Campo Saberes da Terra: Ementa, objetivos, aprendizagens desejadas, percurso formativo, agroecologia e a formação integrada, sistemas de produção e agriculturas familiares e relações de trabalho no campo.

- Dia 27 de maio: Aprofundamento dos estudos do tópico Conhecendo os Ecossistemas onde vivemos; início do planejamento por área de conhecimento e, posteriormente, início do planejamento por municípios, promovendo a integração transdisciplinar.

- Dia 28 de maio: continuação do planejamento; apresentação do planejamento dos professores nos municípios; realização do seminário sobre a obra pedagogia do oprimido, do educador Paulo Freire e encerramento do encontro.

9. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS:

O encontro desenvolveu-se de maneira positiva, com quase todos os professores formadores presentes: os professores técnicos agrícolas Paulo José Gomes e Regicláudio Cavalcante sofreram acidentes de moto; o primeiro encontrava-se em Fortaleza na semana do encontro para exames médicos, e o segundo, participou dos dois primeiros dias, estando internado num hospital de Quixadá no restante do encontro.

Informamos que todos os municípios estão trabalhando de maneira extremamente satisfatória, pois que os problemas infraestruturais (transporte, merendeira etc.) foram resolvidos; aproveitando a oportunidade, repasso o pedido de alguns professores formadores para que seja realizada a atualização das listas de freqüência: as professoras Antônia Berenice Lucindo Rodrigues e Antônia Uilene M. P. Nogueira não estão mais conosco; o sobrenome correto do professor José Aurélio é Brasilino, e não Oliveira; Alzenir com a letra “L” e não com “U” e Auricelia sem acento agudo; as professoras Maria de Fátima Souza Lopes e Maria Cristina Duarte da Costa afirmam que não receberam diárias.

Devido às pressões do Gabinete do Governador, do IDT/CE e dos professores formadores, ressaltamos que a receptividade e o apoio do CEJA de Quixadá foram bem melhores que nos encontros anteriores.

A professora Maria de Fátima Souza Lopes afirmou que não poderia participar do encontro porque tinha que estar presente num encontro do Programa Escola Ativa, que se realizou em Fortaleza no mesmo período.

Por último, registre-se um descontentamento da maioria dos professores formadores com a prova que será desenvolvida com os alunos do Programa, por acharem as questões de nível fácil demais, não contextualizadas, sem construção interdisciplinar e aquém dos conteúdos trabalhados nos tempos escolas e comunidades anteriores; tais críticas foram contra argumentadas, em três ocasiões diversas durante o encontro, pelo coordenador de pólo Francisco Junior Maciel da Silva, que afirmou que os professores poderiam fazer outras provas com os alunos.


v

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: QUIXADÁ

2. PROFESSOR: MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

3. EVENTO: Encontro de Formação com educadores (as) e educadores agrários

4. PERÍODO: 23 e 25 de agosto de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 24 horas

6. OBJETIVOS: (1) Aprofundar discussões pertinentes aos Eixos Temáticos II: Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo e III: Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas; (2) Apresentar o Eixo Temático III: Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas.

7. MUNICÍPIOS: Banabuiú; D.California; Quixeramobim; Ibaretama; S. Pompeu; D. de S.J. dos Queiroz.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 21

9. TEMÁTICAS

(1) Sistemas de produção e processos de trabalho no campo;

(2) Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA

MANHÃ (8H ÀS 12H)

Acolhida: Dinâmica – Quem sou eu?

- Momento de escuta do Tempo Comunidade (Divisão por municípios para sistematizar apresentação)

- Informes UTD/IDT

TARDE (13H ÀS 17H)

- Apresentação do Tempo Comunidade pelos municípios;

- Círculo de leitura (exploração e estudo do material da Nova escola- leitura e escrita);

- Divisão do grupo por município, a fim de preparação de cartas para outros pólos e elaboração do projeto de leitura nos grupos.

SEGUNDO DIA

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Acolhida: reflexão das atividades realizadas nos dias anteriores;

- Mesa redonda de debates sobre políticas agrárias - PRONAF (Sr. Fernando- BNB).

TARDE (13H ÀS 17H)

-Apresentação da palestra Cidadania com a técnica do IDT- Eva Amorim;

-Apresentação da ementa do eixo 3;

- Discussão sobre políticas públicas (divisão em grupos e apresentação das reflexões);

TERCEIRO DIA (Atividades desenvolvidas)

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Acolhida: Dinâmica do Complemento (formação de duplas)

- Divisão do grupo por área de conhecimento para levantamento dos conteúdos do eixo 2 e elaboração do planejamento;

TARDE (13H ÀS 17H)

- Explanação sobre a construção do TCC (exploração do material de metodologia).

ENCAMINHAMENTOS: Entregar síntese de políticas públicas (alguns formadores entregaram nesse encontro mesmo).

AVALIAÇÃO: Dinâmica do presente - os cursistas avaliaram como satisfatória a formação e solicitaram que o formador permaneça nos demais encontros até o final da formação.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: QUIXADÁ

2. PROFESSOR: MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

3. EVENTO: Encontro de Formação com educadores (as) e educadores agrários

4. PERÍODO: 18 e 19 de outubro de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 16 horas

6. OBJETIVOS: (1) Desenvolver as atividades de escuta do Tempo Comunidade ; (2) Realizar o planejamento Mensal de sala de aula por escola e município; (3)Ampliar o conhecimento para a exposição de uma pesquisa em forma de artigo científico;

7. MUNICÍPIOS: Banabuiú; D.California; Quixeramobim; Ibaretama; S. Pompeu; D. de S.J. dos Queiroz.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 20

9. TEMÁTICAS

(1) Momento de escuta do Tempo Comunidade (TC);

(2) Planejamento do TCC e planejamento por escola/município.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA

MANHÃ (8H ÀS 12H)

Acolhida: Leitura de mensagem - Ao mestre com carinho;

- Dinâmica: Desatando o nó;

- Momento de escuta do Tempo Comunidade (Divisão por municípios para sistematização das sínteses e a apresentação);

- Informes UTD/IDT

TARDE (13H ÀS 17H)

- Apresentação da leitura das cartas de outros pólos;

-Estudo do texto: A importância do diagnóstico na construção do conhecimento voltado para a educação do campo;

- Divisão do grupo por município para leitura e análise dos artigos;

- Preenchimento do quadro de análise: identificação do problema; Objetivo geral; objetivos específicos; metodologia;

- Apresentação em Plenária;

-Avaliação do dia.

SEGUNDO DIA

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Acolhida: - Dinâmica do anúncio (produção textual);

- Divisão do grupo por área de conhecimento para levantamento dos conteúdos do eixo 2 e elaboração do planejamento;

-Leitura e entrega dos planejamentos por municípios.

TARDE (13H ÀS 17H)

- Explanação sobre a construção do TCC (Artigo Científico).

-Tempestade de idéias com o eixo 2 para levantamento de temáticas (o problema de pesquisa);

- Preenchimento do quadro de congruência individualmente (TCC - Artigo Científico): identificação do problema; Objetivo geral; objetivos específicos; metodologia e apresentação das reflexões;

ENCAMINHAMENTOS: Construção da revisão de literatura do artigo, de acordo com as temáticas/ problemas de pesquisa (individual).

AVALIAÇÃO: Dinâmica – mensagem com chocolate: “professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência”.

 

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Última atualização em Ter, 16 de Novembro de 2010 11:56  

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