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Home Pólos Iguatu RELATÓRIOS

RELATÓRIOS

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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

RELATÓRIO TÉCNICO – PEDAGÓGICO DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA – FORMAÇÃO INICIAL

PERÍODO: 23 A 25 DE SETEMBRO DE 2009 - CARGA HORÁRIA: 20H/A.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. Título do projeto: Formação de Educadores e Educadoras do Campo de Jovens e Adultos – Saberes da Terra

2 Objetivo: Promover a formação continuada de educadores do campo em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo .

3. Instituição proponente: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC

4. Proponente / coordenador: Universidade Federal do Ceará - UFC

5. Parcerias envolvidas: Governo do Estado do Ceará

6. Metas: 1) formação de 308 Educadores e Educadoras de EJA 2) formação de 10 coordenadores de turmas

INTRODUÇÃO

O relatório apresenta as ações desenvolvidas na formação inicial dos educadores e educadoras do ProJovem Campo- Saberes da Terra no período de 23 a 25 de setembro de 2009, com carga horária de 20h/a. O local foi o auditório da CREDE 16. Com a presença de 23 educadores e educadoras.

O Planejamento da Formação Inicial foi conduzida pelo Professor Formador do Pólo de Iguatu, Eudênio Bezerra e Valdir Alves da Coordenação Pedagógica do Projovem Campo.

DESENVOLVIMENTO

Relatamos a seguir as ações relativas a formação inicial.

dia - quarta-feira – 23/09/09 – Manhã

Boas Vindas

Apresentação dos Formadores

Apresentação dos participantes:

Foi desenvolvida uma dinâmica com o título: Quem sou eu!

Definição das Problemáticas de Pesquisas: O que é relevante para eu me apresentar para este grupo! Que semelhanças e diferenças nos caracterizam como um coletivo!

Organização da Pesquisa: 1. Considere a lista de temas e prepare uma lista escrita que servirá de base para uma exposição oral que você fará sobre você mesmo, para seus novos colegas.

Problema/Discussão com todo o grupo: Que conteúdos podem ser informados, para cada tema!

Temas: Família – Comunidade – Trabalho – Escolaridade – Religiosidade – Cultura – Organização Social

Leitura Recomendada: COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém: UFPA, 2006 (Baú dos Saberes)

Realização da pesquisa: Durante a apresentação de cada colega, anote dados sobre o tema.

2.1 Família / 2.2 Comunidade / 2.3 Trabalho / 2.4 Escolaridade / 2.5 Religiosidade / 2.6 Cultura / 2.7 Organização Social.

3. Faça uma apresentação oral para seus colegas, respondendo à pergunta: Quem sou eu!

Sistematização da Pesquisa /Reformulação da Pesquisa 1: Quem somos nós!

4. Reúna-se com outros colegas que anotaram dados sobre o mesmo tema que você anotou, com o objetivo de organizar/analisar suas anotações.

Produção de sínteses: 5. Elabore uma síntese das análises do seu subgrupo, relativamente ao tema observado por você e por seus colegas.

Problema/discussão nos subgrupos: Qual o formato da síntese!

Comunicação dos resultados: 6. Apresente a Síntese do seu subgrupo aos demais colegas.

Após a dinâmica com apresentação de todos individualmente foi feito a questão:

O que é o programa projovem campo – saberes da terra!

Apresentações: O programa projovem campo – saberes da terra

O projeto de escolarização do Estado

A formação dos educadores

O PPP do projovem campo: concepções/princípios/organização curricular

1º dia – Quarta-feira – 23/09/09 – Tarde

Apresentação do material didático (continuação):

O PPP do projovem campo: tempos formativos (tempo escola/tempo comunidade)

Currículo integrado

Eixo temático: Agricultura Familiar: identidade,cultura,gênero,etnia.

Avaliação do dia (Preparação para a síntese a ser feita no dia seguinte)

2º dia - Quinta-feira – 24/09/09 – Manhã

Acolhida

Síntese do dia anterior

Vivência metodológica do percurso formativo: plano de pesquisa – grupo 1

Círculo de diálogos – grupo 2

Partilha de saberes – grupo 3

Apresentação das vivências

2º dia - Quinta-feira – 24/09/09 – Tarde

Planejamento do 1º mês (tempo escola/tempo comunidade)

Avaliação do dia (preparação para a síntese a ser feita no dia seguinte).

3º dia – Sexta-feira – 25/09/09 - Manhã

Acolhida

Síntese do dia anterior

Planejamento do 1º mês (continuação)

Sistematização/apresentação dos planejamentos

Avaliação da Formação

TEXTOS DISPONIBILIZADOS NO BAÚ DOS SABERES

· DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL COM BASE NO PARADIGMA DA AGROECOLOGIA. Gilson da Silva Costa

· ELABORAÇÃO DO DIÁRIO ETNOGRÁFICO – João Francisco de Sousa

· EDUCAÇÃO POPULAR PARA O TERCEIRO MILÊNIO – DESAFIOS E PERSPECTIVAS. João Francisco de Souza

· JUVENTUDE E CULTURA: NARRADORES ANÔNIMOS DE UM LUGAR COMUM. Celecina de Maria Veras Sales

· POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO. Marise Ramos

· DA RAIZ À FLOR: PRODUÇÃO PEDAGÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E A ESCOLA DO CAMPO. Maria do Socorro Silva

· CURRÍCULO INTEGRADO. Maria Cristina Davini

· UM NOVO MARCO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS. Declaração de Hamburgo

· A EJA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SOLIDÁRIA. Leonir A. Boff

· AS POLÍTICAS DE EJA E AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS. Leôncio José Gomes Soares

· QUESTÕES PARADIGMÁTICAS DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Sônia Maria Santos Azevedo de Jesus

· ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Roseli Salete Caldart

 


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJETO: PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Iguatu

2. PROFESSORES: Eudênio Bezerra e Valdir Alves

3. EVENTO: Formação Continuada de 40 h/a

4. PERÍODO: 30/11 a 4/12/2009 na CREDE 16 de Iguatu/CE.

5. CARGA HORÁRIA: 40 h/a

6. OBJETIVO: Formação continuada dos educadores e educadoras, técnicos agrícolas e coordenadores de pólo.

7. MUNICÍPIOS: Mombaça, Acopiara, Icó, Jaguaribara, Jaguaribe.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 31 participantes

9. TEMÁTICAS: Projeto Político Pedagógico, Percurso Formativo, Tempos Formativos (Tempo Escola e Tempo Comunidade)

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No primeiro dia 30/11 (segunda-feira), foi feito um momento de acolhida e boas vindas de todos e todas envolvido os no Projovem Campo com o texto: Quero Meu sertão de Volta.

Após uma rápida apresentação de todos com nome e município e qual sua área de ensino.

Realizamos uma escuta do tempo comunidade, um relato das aulas que iniciam em 22 de outubro de 2009.

Apresentação da agenda da semana de formação.

Divisão das equipes

  1. Síntese: Luziano, Marciana, Sara;
  2. Organização: Socorro, Fabiano, Lurdinha;
  3. Avaliação e Síntese: Júnior, Rosilene,Vanuza,Ângela, Evanda, Margarida,Xavier.

Acordos coletivos dos horários

8h – início

12h – almoço

13h – retorno das atividades

16h30min – síntese do dia e encerramento

Síntese da manhã.

Realizamos o pré-teste: como você se vê no projovem campo?

Na tarde apresentamos o vídeo da Escola de Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso em Independência/CE. O vídeo apresenta como acontece o tempo escola e tempo comunidade.

Encerramos com uma avaliação do dia.

No segundo dia 01 de dezembro (terça-feira),

Leitura da síntese do dia anterior pelo educador Luziano.

Recebemos a visita do Coordenador Executivo do Projovem Campo, Eduardo Cabral do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), informando questões administrativas. Os técnicos agrícolas e o coordenador de pólo serão contratados pelo IDT e acontece nos dias 7,8 e 9 de dezembro de 2009, em Fortaleza, do processo de seleção, exame médico e nivelamento.

Uma leitura dialogada do texto do Baú dos Saberes, O diário etnográfico, mostrando a importância do registro das atividades do tempo escola e tempo comunidade.

Comentamos o Projeto Político Pedagógico do Projovem Campo.

Tarde

Percurso formativo

Divisão do texto para leitura e apresentação por município;

  1. mombaça págs.13-19
  2. acopiara págs. 20-23
  3. icó págs. 24-26
  4. jaguaribara págs. 27-33
  5. jaguaribe págs. 34

Apresentação dos grupos.

Preparação da síntese do dia individual.

No terceiro dia 02 de dezembro (quarta-feira).

A equipe de avaliação e animação realizou uma dinâmica do Círculo, onde todos e todas em círculo, após a retirada de um membro, fechava o círculo de modo a impedir sua entrada no grupo.

Leitura da síntese do dia anterior (terça-feira) pela educadora Marciana.

A educadora Rosilene apontou como avaliação da formação:

- não cumprimento do horário;

- dispersão – repetição – uso do celular;

- faltou o programa da formação;

- não otimização do tempo;

- não cumprimento de tarefas por equipes;

- apelo de envolvimento;

- dinamismo no trabalho com os conteúdos;

-enquanto alunos da formação de 360 h/a, somos formadores de opinião e devemos ter novas atitudes.

Palestra sobre Agricultura Familiar e Sustentabilidade pelo Agrônomo Paulo Maciel.

Após a palestra o professor Eudênio oportunizou ao grupo fazer perguntas sobre a temática desenvolvida.

Paulo Maciel recomendou uma bibliografia sobre agroecologia e distribuiu jornais, revistas e cartilha sobre defensivos naturais.

Apresentação do educador Luziano e a educadora Lurdinha sobre atividades desenvolvidas em sala de aula: aula inaugural e noite cultural.

Tarde da quarta-feira (02/12)

A Equipe de animação iniciou com a música Tocando em frente de Almir Sater.

Ando devagar porque já tive pressa

e levo esse sorriso, porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe

eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,

o sabor das massas e das maçãs,

é preciso o amor pra poder pulsar,

é preciso paz pra poder seguir,

é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente

compreender a marcha, e ir tocando em frente

como um velho boiadeiro levando a boiada,

eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,

de estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,

o sabor das massas e das maçãs,

é preciso o amor pra poder pulsar,

é preciso paz pra poder seguir,

é preciso a chuva para florir.

todo mundo ama um dia

todo mundo chora

Um dia a gente chega, no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história,

e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz,

e ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs,

o sabor das massas e das maçãs,

é preciso o amor pra poder pulsar,

é preciso paz pra poder seguir,

é preciso a chuva para florir.

Divisão dos grupos por município para finalização do percurso formativo.

Apresentação dos grupos às 14h30min.

Apresentação do vídeo da experiência de Agrofloresta de Pernambuco.

Síntese do dia e avaliação.

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

Ficou a definição do próximo encontro mensal nos dias 21 e 22 de dezembro de 2009, no CREDE 16 em Iguatu/CE.

12. OUTRAS INFORMAÇÕES

O grupo fez uma lista de e-mail´s e telefones para melhorar nossa comunicação.

GRUPO PROJOVEM CAMPO – POLO DE IGUATU

NOME

LOCAL

FUNÇÃO

EMAIL

TELEFONE/CONTATO

Eudênio

Iguatu

FECLI

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88-3581-0882/9455

Valdir

Fortaleza

UFC

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85-8779-7413/33667668

Gerciano

Iguatu

IDT-coordenador

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88-8805-0455

Junior

Jaguaribara

Téc.agropecuária

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88-9649-4170

Rosilene

Jaguaribara

Téc.da SME

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88-9913-1524/368-0183

Bruno

Jbara/curupati

Coord.Escolar

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88-9979-6252

Margarida

Jbara/Curupati

Professora

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88-9933-5668

Xavier

Jbara/Curupati

professor

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88-9913-8271

Vanuzaelia

Jbara/Curupati

professora

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88-99588723

Evanda

Jbara/Mandacaru

Coord.escolar

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88-9618-3310

Marciana

Jbara/Mandacaru

professora

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88-9924-1096

Sara

Jbara/Mandacaru

professora

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88-9911-7044

Ângela

Jbara/Mandacaru

professora

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88-9927-9556

Ocelitom

Jaguaretama

Téc. agrícola

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88-3576-1211/9641-0024

Tarcilia

Jtama/Alegre

Coord.Escolar

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88-8106-5818

Josinete

Jtama/Alegre

professora

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88-8116-7747

Eliane

Jtama/Alegre

professora

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88-8102-3801

Elenice

Jtama/Alegre

professora

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Lourdinha

Jaguaribe

Téc.da 11ª CREDE

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88-3522-1579

Francisca

Jaguaribe

Gestora CEJA

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88-3522-2476

Glauber

Iço

Téc.agrícola

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88-9640-4010

Luziano

Iço

professor

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88-9916-9131

Elenilda

Icó-Santana

Gestora escola

88-3561-2659

Edina

Iço

Professora

88-3561-2659

Socorro

Iço

Professora

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88-9931-3376

Lourdes

Icó/Três Bodegas

Gestora escola

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88-9931-3376

Silvério

Iço

Coord.Esc.CEJA

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88-9259-0314

Conceição

Iço

Téc. 17ª CREDE

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88-9924-5686

Roniere

Acopiara

Téc.agrícola

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88-3565-0651/8822-3109

Célia

Acopiara

Professora

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88-9607-7491

Fabiano

Acopiara

Professor

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88-9958-5603/3565-1093

Junior

Acopiara

professor

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88-9634-9283/3565-0061

Fran

Acopiara

FETRAECE

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88-9913-4588/3565-0485

Neide

Mombaça

professora

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88-9605-1016/9650-9772

Meridiene

Mombaça

professora

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88-9644-4789

Cleide

Mombaça

professora

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88-8816-6310

Francinilda

Iguatu

Gestora CEJA

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88-9903-4272

Gorete

Iguatu

Téc.16ª CREDE

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88-96285506


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Iguatu

2. PROFESSOR: Valdir Alves da Costa Filho

3. EVENTO: II Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários

4. PERÍODO: 26 e 27 de janeiro de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 12 horas

6. OBJETIVOS: (1) Aprofundar discussões pertinentes a avaliação dos educandos/as; (2) Os educadores deverão, com base nas demandas de cada localidade, planejar atividades para o próximo período Tempo escola/Tempo comunidade.

7. MUNICÍPIOS: Icó, Mombaça, Jaguaribara, Jaguaretama,Acopiara.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9. TEMÁTICAS

(1) Avaliação de Aprendizagem

(2) Apresentação das fichas de avaliação

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiro dia (26 de janeiro de 2010)

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Abertura com apresentação da programação e a temática da avaliação e os acordos de execução (horário do início/intervalo para café/almoço e trabalhos em grupo).

- Início dos trabalhos com uma reflexão da letra da Música “Medo”.

- Momento de escuta sobre a atividade do encontro passado sobre avaliação do Percurso Formativo;

- Escuta dos educadores/as e técnicos das aulas: Jaguaribara – as duas turmas estão com 50% da freqüência; Mombaça – duas turmas funcionando com bom nível de alfabetização; Jaguaretama – sem o técnico agrícola, o IDT fará um novo processo de seleção. A freqüência está baixa. Icó – as três turmas estão em bom funcionamento, resolver junto a prefeitura deslocamento de um educador. Acopiara – a turma de Umari já funciona, houve o deslocamento da turma de Baixio da Roça para Jurema.

- O analista de pólo, Gerciano já visitou as turmas nas cidades de Icó, Acopiara, Mombaça.

- Divisão em 5 grupos por Município para estudos dos textos de avaliação, a apresentação ficou para tarde.

- Encerramento do turno com reorganização dos trabalhos para a tarde.

TARDE (13H ÀS 17H)

- Socialização dos estudos de grupo sobre o texto de avaliação e leitura em plenária das Considerações finais.

- Acordo para a fala da técnica do IDT Eva Amorim para quarta pela manhã;

- Apresentação das fichas de avaliação e discussão nos grupos por município para análise e sugestões;

- Momento de escuta na plenária;

Encerramento dos trabalhos do turno com compromisso de horário para o dia seguinte.

Segundo dia – 27 de janeiro de 2010

MANHÃ (8H ÀS 12H)

Fala da técnica do IDT Eva Amorim com esclarecimentos e encaminhamentos sobre melhoria das condições das salas de aula, diários de classe, freqüência e matrícula de educandos até dia 29/01/2010 para o sistema do MEC/FNDE.

O Analista de Pólo do Iguatu, Gerciano Freitas, já visitou os municípios de Icó, Mombaça e Acopiara, entregando a merenda escolar e os kits dos alunos e alunas, contendo, camisas, boné, caderno, livro, lápis, caneta. Até o início de fevereiro estará encerrando com os municípios de Jaguaribara, Jaguaretama.

- Planejamento por município.

ENCAMINHAMENTOS: (1) Trazer material uma resenha de uma lauda do texto Currículo Integrado da Marise Ramos do Baú dos Saberes para realização da Partilha de Saberes no próximo encontro mensal. (2) O acompanhamento e avaliação da participação da coordenador de pólo, além da participação em sala, serão feitos com base em relatórios exigidos pelo IDT. (3) Próximos encontros mensais (01 e 02 e 29 e 30 de março 2010).

AVALIAÇÃO: Bom! O tempo sempre é prejudicado pelo cansaço de uns e atrasos de outros. Mas, conseguimos realizar os trabalhos a contendo. A integração do grupo foi ótima. Destacamos as contribuições dos educadores e educadoras na partilha de idéias e troca de textos entre os técnicos. Desta feita o IDT – Fortaleza, contribuiu muito com a participação eficaz da Eva Amorim.

OBS: Alguns educadores perguntam sobre possibilidade de, terminada essa etapa, haver alteração do dia da semana dos encontros mensais. Ser sempre na segunda e terça, segundo eles, não ajuda na rotina de vida dos mesmos, surgiram sugestões de acontecer no fim da semana, quinta e sexta.

 

Valdir Alves da Costa Filho

Equipe de Coordenação Pedagógica Projovem Campo


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Iguatu

2. PROFESSOR: Valdir Alves da Costa Filho

3. EVENTO: III Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários

4. PERÍODO: 01-03 março de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 24 horas

6. OBJETIVOS: (1) Aprofundar currículo integrado; (2) Exibição do Vídeo Paulo Freire; (3) A pesquisa como princípio educativo e formador; (2) Os educadores deverão, com base nas demandas de cada localidade, planejar atividades para o próximo período Tempo escola/Tempo comunidade.

7. MUNICÍPIOS: Icó, Mombaça, Jaguaribara, Jaguaretama,Acopiara.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9. TEMÁTICAS

(1) Currículo integrado

(2) Pesquisa como princípio educativo e formador

(3) planejamento

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiro dia (01 de março de 2010)

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Abertura com apresentação da programação e os acordos de execução (horário do início/intervalo para café/almoço e trabalhos em grupo).

- É com vc Prof. Eudênio!!!!

TARDE (13H ÀS 17H)

Segundo dia – 02 de março de 2010

MANHÃ (8H ÀS 12H)

Exibição do Vídeo sobre Paulo Freire.

Aprofundamento e reflexão sobre a prática freiriana no Projovem Campo.

TARDE (13h às 17h30min)

Música: Sêmen do Mestre Ambrôsio

Sêmen

Mestre Ambrósio

Composição: Siba e Bráulio Tavares

Nos antigos rincões da mata virgem/Foi um sêmen plantado com meu nome/A raiz de tão dura ninguém come/Porque nela plantei a minha origem/Quem tentar chegar perto tem vertigem
Ensinar o caminho, eu não sei/Das mil vezes que por lá eu passei
Nunca pude guardar o seu desenho/Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?/Esse longo caminho que eu traço
Muda contantemente de feição/E eu não posso saber que direção
Tem o rumo que firmo no espaço/Tem momentos que sinto que desfaço
O castelo que eu mesmo levantei/O importante é que nunca esquecerei
Que encontrar o caminho é meu empenho/Como posso saber de onde venho
Se a semente profunda eu não toquei?/Como posso saber a minha idade
Se meu tempo passado eu não conheço/Como posso me ver desde o começo
Se a lembrança não tem capacidade/Se não olho pra trás com claridade/Um futuro obscuro aguardarei/Mas aquela semente que sonhei/É a chave do tesouro que eu tenho
Como posso saber de onde venho/Se a semente profunda eu não toquei?

Tantos povos se cruzam nessa terra/Que o mais puro padrão é o mestiço
Deixe o mundo rodar que dá é nisso/A roleta dos genes nunca erra
Nasce tanto galego em pé-de-serra/E por isso eu jamais estranharei
Sertanejo com olhos de nissei/Cantador com suingue caribenho
Como posso saber de onde venho/Se a semente profunda eu não toquei?

Como posso pensar ser brasileiro/Enxergar minha própria diferença
Se olhando ao redor vejo a imensa/Semelhança ligando o mundo inteiro
Como posso saber quem vem primeiro/Se o começo eu jamais alcançarei
Tantos povos no mundo e eu não sei/Qual a força que move o meu engenho
Como posso saber de onde venho/Se a semente profunda eu não toquei?

E eu/Não sei o que fazer/Nesta situação/Meu pé...Meu pé não pisa o chão.

Momento de ouvir a música

Após fez 3 perguntas, pensando sobre Pesquisa como princípio educativo e formador (como mediador de pesquisa em sala de aula)

1) Que sementes plantei e estão crescendo?

2) Que sementes plantei e não cresceram? (preciso cultivar melhor)

3) Como caminhei? (valores cultivados em relação ao grupo de formadores, ao meu/minha parceiro/a e aos cursistas)

Respostas:

- a importância do diálogo;

- trabalhar o aluno, partindo da realidade dele;

- Paulo mostrou que a educação deve se adequar a realidade do educando;

- a educação é a poesia do conhecimento, onde a clareza dos olhos abrem os caminhos do mundo que para nós guarda um conhecimento diferente a cada dia;

- investigação temática/tematização/problematização;

- educação contextualizada e problematizada que proporciona a emancipação do indivíduo;

- se a escola como espaço de aprendizagem não é prazeirosa para o aluno: há algo de errado!

- compreensão sobre a relação classe social x conhecimento;

- o diálogo como base para o conhecimento;

- aluno como protagonista;

- educar é encharcar de sentido;

- as pessoas precisam mudar o mundo!

- educação um processo construtivo para a cidadania;

- compartilhar o mundo lido;

- o ser humano aprende por meio de sucessivas aprovações que ele passa;

- as informações envelhecem rápido;

- descobrir o sentido “daquilo” para sua vida;

- o conhecimento enriquece o sujeito;

- tornar a aprendizagem significativa para os alunos;

- método Paulo Freire;

- parte das necessidades do aluno;

- conhecimento como função libertadora;

- o sistema é o que mais segura a introdução dessas idéias. Não permite a liberdade;

- as idéias do método Paulo Freire não são colocadas em prática no sentido geral em função de existir restrições do sistema;

- conhecimentos repassados;

- o aprendiz é um sujeito e tem que ser respeitado dentro da sua identidade;

- a importância da leitura do mundo;

- a reconstrução do mundo lido;

- somos seres inacabáveis;

- aprendemos em contato com o outro;

- o sistema freia as escolas dificultando a implantação dos métodos de Paulo Freire;

- tematização/problematização/leitura de mundo/diálogo/reconstrução do mundo lido;

- educação para humanização;

- o aprender é um sujeito que tem que ser respeitado em sua identidade;

- a construção do conhecimento deve partir do que o indivíduo sabe;

- aprendemos ao longo de toda vida “somos seres inacabados”;

- o importante é aprender a pensar;

- aprendemos o que é importante para nós;

Atividade do Tempo Comunidade – Leitura do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, divisão dos capítulos por município. Devolução em forma de Seminário na próxima formação de 24 a 28 de maio de 2010. Orientação para realização de estudo em grupo durante o tempo comunidade.

ENCAMINHAMENTOS: (1) Trazer material uma resenha de uma lauda do texto Currículo Integrado da Marise Ramos do Baú dos Saberes para realização da Partilha de Saberes no próximo encontro mensal. (2) O acompanhamento e avaliação da participação da coordenador de pólo, além da participação em sala, serão feitos com base em relatórios exigidos pelo IDT. (3) Próximos encontros mensais (01 e 02 e 29 e 30 de março 2010).

AVALIAÇÃO: Bom! O tempo sempre é prejudicado pelo cansaço de uns e atrasos de outros. Mas, conseguimos realizar os trabalhos a contendo. A integração do grupo foi ótima. Destacamos as contribuições dos educadores e educadoras na partilha de idéias e troca de textos entre os técnicos. Desta feita o IDT – Fortaleza, contribuiu muito com a participação eficaz da Eva Amorim.

OBS: Alguns educadores perguntam sobre possibilidade de, terminada essa etapa, haver alteração do dia da semana dos encontros mensais. Ser sempre na segunda e terça, segundo eles, não ajuda na rotina de vida dos mesmos, surgiram sugestões de acontecer no fim da semana, quinta e sexta.

 

Valdir Alves da Costa Filho

Equipe de Coordenação Pedagógica Projovem Campo


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

 

1. PÓLO: Iguatu/CE

2. PROFESSORES: Valdir Alves

3. EVENTO: Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4. PERÍODO: 24 a 28 de maio de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 32 h/a

6. OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo do Eixo 2: Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo e Planejar as atividades para o meses de junho e julho de 2010.

7. MUNICÍPIOS: Mombaça, Jaguaribara, Jaguaretama, Icó,Acopiara, Jaguaribe.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram trinta e um educadores/as e um membro do IDT/CE (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) no total de trinta e dois (32), distribuídos da seguinte forma:

 

- IDT: Hilma Maria Gomes Oliveira

- Mombaça: Antônia Cleide Martins Cavalcante, João Vieira Cavalcante,Maria Freitas dos Santos, Maria Meiridiene Marques, Maria Socorro da Silva Aderaldo;

- Icó: Renata Eufrásia de Macedo, Maria do Socorro Silva, Maria Elenilda Nicolau de Souza, César Carlos Nogueira Lima, Edina Maria Dias da Silva, Luziano Batista Pereira, Maria da Conceição Pereira, Maria de Lourdes Neta;

- Jaguaribara:Ângela Maria Ferreira de Aquino, Evanda Maria de Oliveira, Francisca Margarida Alves Saldanha, Francisco Silva Júnior, Francisco Xavier da Silva, Marciana de Araújo Pinheiro, Rosilene Márcia Rodrigues da Silva, Sara Xavier de Almeida, Vanuzaélia Nogueira de Sena;

- Jaguaretama:Antonia Elenice de Lima, Francisca Eliane de Lima,Josinete Peixoto dos Santos, Lusineide Rosa Bandeira;

-Acopiara: Francisco Fabiano Vieira Almeida, Francisca Félix da Costa, José Iran de Assis Gurgel Júnior, Maria Célia Rocha da Silva,

- Jaguaribe: Maria de Lourdes F. da Costa Pinheiro

 

 

 

 

 

 

 

 

9. TEMÁTICAS

Eixo 2: Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo

Avaliação dos Alunos/as

Oficina sobre Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo – Técnico Paulo Maciel

Seminário do Livro de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido”

Integração dos saberes

Planejamento das aulas de junho e julho de 2010

 

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1º dia 24/05/2010 - manhã

 

A formação teve início com a fala do Professor Valdir Alves, sobre o II Seminário Nacional de Formação do Projovem Campo – Saberes da Terra, no período de 26 a 30 de abril de 2010 em Brasília/DF, onde estiveram participando os 21 Estados participantes do Projovem Campo.

 

Após foi feita a dinâmica dos cumprimentos.

Atividade: Panorama da escolarização por município.

Os grupos foram divididos por município para discutirem sobre o desenvolvimento, entraves e sucessos da escolarização dos alunos.

Plenária/síntese

A técnica do IDT, Hilma Gomes Oliveira, apresentou a avaliação dos alunos/as, ouve o questionamento com relação às questões de matemática e ficou de ser enviada uma observação com a correção da questão. O período de aplicação das avaliações será no período de 31/5 a 5/6 de 2010 nos pólos.

OBS: Na minha concepção a avaliação precisa ser revista, as questões deveriam ser contextualizadas, visto que o conteúdo trabalhado é integrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATOS DOS MUNICÍPIOS:

Município

Desenvolvimento

Entraves

Sucesso

Icó

-As atividades estão sendo desenvolvidas normalmente.

-Falta de recursos

-alunos analfabetos

-Não funcionamento da UTD.

-Falta de material.

-Os filhos das alunas na sala.

-O pagamento das bolsas.

-A merenda.

Acopiara

Mais objetivo do programa, melhorou bastante a integração dos alunos e melhor assimilação dos conteúdos.

-Estrutura física inadequada da sala.

-falta de material para aulas práticas.

-O desnível de aprendizagem dos alunos.

-Desorganização do repasse das bolsas.

-Transporte dos professores.

-O início do pagamento das bolsas aos alunos.

-O material didático.

Mombaça

 

-Avanço da UTD*

A distância de uma turma para outra.

Apresentação da UTD em slides.

Jaguaribara

- O desenvolvimento vem acontecendo normalmente

-Falta de apoio técnico pedagógico dos responsáveis pela escola.

-Presença dos filhos das alunas na sala

-As atividades dos alunos foram apresentadas em slides.

-Na turma do Mandacaru esta sendo desenvolvido o projeto de reciclagem.

(*) Unidade Técnica Demonstrativa

 

 

Informes: Hilma informou que até a primeira quinzena de junho estará sendo entregue o material das UTD's.

Datas dos próximos encontros.

26 a 29 de julho

20 a 23 de setembro

22 a 26 de novembro.

 

Alguns informes para todos os educadores e educadoras:

 

1 – Temos que gerar uma nota para os educadores cursistas. Vamos dar uma nota individual para o seminário da Pedagogia do Oprimido, uma nota para participação dos mesmos nestas 40 horas e uma nota para as produções textuais.

Observando os seguintes critérios:

Seminário Pedagogia do Oprimido: participou da apresentação; demonstrou ter lido o capítulo; conseguiu fazer inferências sobre o conteúdo lido.

Participação na formação: esteve presente todos os dias; participa das atividades individuais sugeridas pelo formador/ora; nos trabalhos de grupo dá sua opinião, envolve-se com a produção escrita ou apresentação; participa das discussões na plenária; demonstra interesse nos temas discutidos; apresenta sugestões.

Produções textuais – consegue desenvolver com coerência os assuntos estudados; faz interpretações pessoais dos assuntos abordados; acrescenta opiniões próprias ao texto.

 

 

2 – Alertar para que as sínteses produzidas diariamente refiram-se ao conteúdo aprendido e não ao relato do dia.

 

Apresentação da Síntese do dia.

 

25/05/2010.

 

Hilma iniciou apresentando o Paulo Maciel que conduziu as atividades nesse dia. Falou sobre a importância dos processos “nada é definitivo”.

Trabalhamos com o Tema – SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO NO CAMPO.

Foi feita a dinâmica da apresentação e após o Paulo fez um relato da história da agricultura, desde a antiguidade até os dias atuais e como acontecem essas relações. A turma foi dividida em grupos para estudo e apresentada às sínteses do dia.

 

26/05/2010

Apresentação de slides Sistemas de Produção e Processos de Trabalho na agricultura Familiar. Resgate da história da agricultura.

Mensagem: vídeo kseniya Simonova

Reflexão: foi muito emocionante nos remonta a nossa realidade, fazendo-nos refletir sobre a situação dos nossos alunos.

Início da apresentação do Seminário – Pedagogia do Oprimido- Paulo Freire.

Acopiara – educação problematização e educação bancária.

Apresentação do vídeo com entrevistas com o Secretário de Educação do Município. Professora Mazé – O termo educação bancária foi criado por Paulo Freire onde ele dizia que o aluno seria um mero recebedor,um arquivo.

Tona – Coordenadora da Escola Liceu.

Jaguaribara – relato sobre a práxis, ação =reflexão-ação.

Ação dialógica.

Mombaça – apresentação do vídeo com relato de uma educadora da época da educação bancária.

Jaguaretama-Fez a apresentação em forma de cordel.

 

Tarde: Vídeo Assembléia da carpintaria

Reflexão: pensar no trabalho em equipe/grupo.

Leitura do texto Sistema de produção e processos de trabalho no campo. Divisão dos grupos e apresentação.

 

27/05/2010

 

Acolhida: apresentação do vídeo – Sintonia do Sapateado.

Reflexão.

Continuação das apresentações Sistema de Produção e processos de trabalhos no campo

 

No tempo comunidade dos educadores/as vamos trabalhar de duas formas:

 

1ª - Eles irão sistematizar por turma as pesquisas feitas pelos educandos com relação ao levantamento da realidade local a partir das questões da página 53 do caderno do educador eixo 2. Deverão acrescentar potencialidades produtivas da comunidade, a divisão de trabalho: mulher, jovem, homens e crianças.

 

2ª – Deverão trazer individualmente um relatório do acompanhamento do tempo comunidade dos educandos no mês de junho. Estes dois relatórios serão entregues na formação do final de julho ( 26 a 29/2010.)

 

Planejamento por área: proposta de integração dos saberes: realizamos a divisão com os educadores das ciências agrárias, com os educadores das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos.

 

Planejamento por município.

 

28/05/2010

 

Planejamento das atividades do mês de junho e julho de 2010 por turma.

ENCAMINHAMENTOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORAS PROJOVEM CAMPO – 24 A 28 DE MAIO DE 2010 - PÓLO IGUATU/CE

 

 

  • Crianças – sensibilizar os/as diretores/as das escolas para aceitação das crianças e criação de mecanismo apoio a permanência das jovens mães em salas de aulas; Fazer reunião com as associações para solicitar a colaboração da comunidade no apoio aos “cuidados” com as crianças nos momentos das aulas.
  • Educando/as com problemas de leitura e escrita – o/a educador/a que estiver no momento de apoio deverá dá maior “assistência” a esses educandos/as.
  • Avaliação – a aplicação da avaliação ocorrerá no período de 31/5 a 5/6/10; a correção deverá ser feita até dia 10/6/10; as avaliações devidamente corrigidas deverão ser entregues ao analista do Pólo Iguatu (Gerciano) no prazo de 10 dias.
  • Apoio não está acontecendo de forma satisfatória, atentar para o cumprimento da carga horária dos professores.
  • Criar uma tabela discriminando professor de apoio e titular no decorrer dos dias letivos;

 

Errata – com relação a 11ª questão da avaliação, o/a educador/a que for aplicar a avaliação, deverá corrigir a questão em sala de aula e o/a educando/a colocará a resposta no espaço a ela destinado.


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

 

1. PÓLO: Iguatu/CE

2. PROFESSORES: Hilma Maria Gomes Oliveira e Paulo Ferreira Maciel

3.EVENTO: Seminário sobre Sistemas de produção e relações sociais de produção no campo, na perspectiva da agroecologia

4.PERÍODO:24 a 28 de maio de 2010

5.CARGA HORÁRIA: 8 horas-aula

6.OBJETIVO: apresentar e discutir os conceitos de sistemas de produção

7.MUNICÍPIOS: Mombaça, Jaguaribara, Jaguaretama, Icó,Acopiara, Jaguaribe.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 35

9. TEMÁTICAS

· História da Agricultura

· Modernização da Agricultura

· Revolução verde

· Agroecologia

· O conceito de agricultura familiar integrado a agroecologia

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

· Abertura das atividades - facilitadora Hilma.

· Apresentação do tema pelo consultor Paulo Ferreira Maciel

· Formação de grupos de estudo – leitura de textos

· Socialização da leitura e discussão dos textos em plenária

· Plenária final

 

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

Os trabalhos conduzidos pelo palestrante convidado (Paulo Ferreira Maciel) e foram acompanhados pela facilitadora Hilma Maria Gomes.

Na avaliação dos pontos positivos, negativos e interessantes, convém salientar o local onde ocorreu a atividade que apresentou formato de auditório dificultando realização de dinâmicas, calor excessivo, pouca ventilação como principal aspecto negativo.

Como principal ponto positivo registre-se as temáticas apresentadas e respectivos textos que ajudaram em muito a compreensão do grupo, bem como o alcance dos objetivos preconizados.

É interessante observar que a avaliação trouxe a compreensão de que as temáticas foram relativamente compreendidas pelos participantes, carecendo, porém de maior aprofundamento num momento posterior dado que o tempo disponível (8 horas) tenha sido exíguo.

 


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: IGUATU

2. PROFESSOR: GLEÍZA GUERRA DE ASSIS BRAGA

3. EVENTO: Encontro de Formação com educadores (as) agrários

4. PERÍODO: 23 e 25 de Agosto de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 24 horas

6. OBJETIVOS: I. Aprofundar discussões pertinentes aos Eixos Temáticos;

II: Discutir sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo.

III. Apresentar o eixo temático 3 (Cidadania, Organização Social e Políticas
Públicas).

7. MUNICÍPIOS: Jaguaribara, Jaguaretama, Mombaça, Acopiara e Icó.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 33

9. TEMÁTICA

- Sistemas de produção e processos de trabalho no campo.

PRIMEIRO DIA (Atividades desenvolvidas)

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Acolhida: Dinâmica - “Pontos fortes e pontos fracos”

- Momento de escuta do Tempo Comunidade (Divisão por municípios para sistematizar apresentação)

- Informes UTD/IDT

TARDE (13H ÀS 17H)

- Apresentação do Tempo Comunidade pelos municípios;

- Círculo de leitura (exploração do material da Nova escola);

- Divisão do grupo por município, a fim de preparação de cartas para outros pólos.

SEGUNDO DIA (Atividades desenvolvidas)

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Acolhida: Dinâmica do Complemento (formação de duplas)

Cada um deverá preparar uma homenagem para a sua dupla.

- Mesa redonda de debates sobre políticas agrárias - PRONAF (Sr. Carlos - BNB)

TARDE (13H ÀS 17H)

- Apresentação da ementa do eixo 3;

- Discussão sobre políticas públicas (divisão em grupos e apresentação das reflexões);

TERCEIRO DIA (Atividades desenvolvidas)

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Acolhida

- Explanação sobre a construção do TCC (exploração do material de metodologia);

- Planejamento.

ENCAMINHAMENTOS: Entregar síntese de políticas públicas (alguns formadores entregaram nesse encontro mesmo).

AVALIAÇÃO: Os cursistas avaliaram como satisfatória a formação.

 


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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: IGUATU

2. PROFESSOR: GLEÍZA GUERRA DE ASSIS BRAGA

3. EVENTO: Encontro de Formação com educadores (as) e educadores agrários

4. PERÍODO: 18 e 19 de outubro de 2010

5. CARGA HORÁRIA: 16 horas

6. OBJETIVOS: (1) Desenvolver as atividades de escuta do Tempo Comunidade ; (2) Realizar o planejamento Mensal de sala de aula por escola e município; (3)Ampliar o conhecimento para a exposição de uma pesquisa em forma de artigo científico.

7. MUNICÍPIOS: Jaguaretama, Jaguaribara, Icó, Acopiara e Mombaça.

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 30

9. TEMÁTICAS

(1) Momento de escuta do Tempo Comunidade (TC);

(2) Planejamento do TCC e planejamento por escola/município.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA

MANHÃ (8H ÀS 12H)

Acolhida: Leitura de mensagem - Ao mestre com carinho;

- Momento de escuta do Tempo Comunidade (Divisão por municípios para sistematização das sínteses e a apresentação);

TARDE (13H ÀS 17H)

- Apresentação da leitura das cartas de outros pólos;

-Estudo do texto: A importância do diagnóstico na construção do conhecimento voltado para a educação do campo;

- Discussão;

- Divisão do grupo por município para leitura e análise dos artigos;

- Preenchimento do quadro de análise: identificação do problema; Objetivo geral; objetivos específicos; metodologia;

- Apresentação em Plenária;

- Orientações para elaboração de artigo;

-Avaliação do dia.

SEGUNDO DIA

MANHÃ (8H ÀS 12H)

- Divisão do grupo por área de conhecimento para levantamento dos conteúdos do eixo 2 e elaboração do planejamento;

-Leitura e entrega dos planejamentos por municípios.

TARDE (13H ÀS 17H)

- Explanação sobre a construção do TCC (Artigo Científico).

-Tempestade de idéias com o eixo 2 para levantamento de temáticas (o problema de pesquisa);

- Preenchimento do quadro de congruência individualmente (TCC - Artigo Científico): identificação do problema; Objetivo geral; objetivos específicos; metodologia e apresentação das reflexões (INDIVIDUAL);

ENCAMINHAMENTOS: Construção da revisão de literatura do artigo, de acordo com as temáticas/ problemas de pesquisa (individual).

AVALIAÇÃO: Dinâmica do Presente.

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Última atualização em Qui, 25 de Novembro de 2010 15:03  

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