I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO

Exiba seminário...jpg na apresentação de slides

Este evento representa uma ação interativa que inaugura um importante processo permanente de formação docente de profissionais que desenvolvem práticas educativas em escolas situadas no meio rural ou que trabalham com alunos oriundos do campo. Acontece de 26 a 28 de outubro de 2011, na Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Unidade Mamanguape.

Inscrições no site: http://www.gepeees.com/spec/

Especificamente, intenciona ampliar e socializar as ações educativas, destacando-se questões relacionadas ao currículo, metodologias, material didático e programa de qualificação. Sendo este evento uma fonte de energia ao registrar, pensar, agir sobre os constantes desafios do ensinar/aprender a povos tão distintos: índios, ciganos, camponeses (agricultores familiares, assentados, assalariados, econômicos e solidários e tantos outros).

É preciso aceitar a diversidade das populações rurais camponesas como sujeitos históricos constituintes de nossas sociedades, compreendendo seus modos de vida, suas lutas pelos direitos a terra, a floresta, a água, a educação e a tantas outras coisas. Os sentimentos e desafios dos que vivem na e da terra não são os mesmos para os que vivem na cidade. Nessa compreensão é necessário ser percebido que todo o sistema educacional para as populações do campo possui suas especificidades e como tal carece ser estudado em sua profundidade.

Os povos do campo estão inseridos numa realidade que lhe é própria. O seu território é diferente. A educação rural possui currículo específico e os educadores devem explorar a cultura local, investirem no aprendizado das crianças, jovens e adultos na convivência social escolar articulada à vida, mantendo viva a chama de sua história por uma nova sociedade.

Convoca-se todos os educadores que atuam no campo para socializarem suas experiências e dialogarem com expoentes da área sobre a questão da educação do campo. As experiências e pesquisas contribuirão para que possamos vislumbrar alternativas didático-pedagógicas para as escolas do meio rural.