Centro de Estudos da Educação Brasileira

Um novo centro de estudos dedicado à educação brasileira funcionará na Universidade Stanford, uma das melhores do mundo, a partir de 2012. O Lemann Center for Educational  Entrepreneurship and Innovation in Brazil (Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira) vai oferecer bolsas de pós-graduação para pesquisadores brasileiros, apoiar a formação de professores no país e se dedicar a pesquisar políticas educacionais e inovações para o Brasil.

O programa é uma parceria da Escola de Educação da universidade californiana com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública no Brasil.

“Queremos formar uma nova geração de profissionais da educação no país e incentivar a pesquisa de políticas inovadoras, que nos façam avançar mais rápido”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

O novo centro será inaugurado em 2012 e conta com um plano de atividades para os próximos dez anos. Dentre as principais iniciativas previstas para o período, destacam-se:

- formação de pesquisadores: serão oferecidas pelo menos três bolsas por ano para brasileiros fazerem pós-graduação em educação em Stanford e uma bolsa anual para profissionais brasileiros passarem de três a seis meses como pesquisadores visitantes na universidade;

- apoio à formação de professores do ensino básico: anualmente, um grupo de oito brasileiros participará do treinamento oferecido pelo Stanford Teacher Education Program (STEP) para coordenadores e diretores de cursos de formação de professores;

- produção e disseminação de pesquisas inovadoras para a educação brasileira: um grupo de quatro professores de Stanford trabalhará em colaboração com bolsistas e outros pesquisadores para produzir estudos de alta qualidade sobre políticas públicas, tecnologia e empreendedorismo na educação, sempre com foco no Brasil. O objetivo é propor soluções inovadoras para o ensino no país. Um seminário anual apresentará os principais resultados.

Além de ser reconhecida como uma das melhores do mundo em sua área, a Escola de Educação de Stanford reúne uma série de condições favoráveis para sediar o novo centro. Os quatro professores à frente do projeto têm vasto conhecimento sobre o Brasil, já tendo vivido no país ou pesquisado a educação brasileira em profundidade. A proximidade com o Vale do Silício, região que concentra algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, também favorece o foco em inovação adotado pelo centro.

O Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira é mais uma das iniciativas da Fundação Lemann para ajudar a formar capital humano qualificado no país e acelerar as transformações sociais no Brasil. Nos últimos seis anos, o programa de bolsas Lemann Fellowship já formou mais de 70 profissionais em áreas como saúde pública, políticas públicas e educação, em universidades como Harvard, Columbia e Illinois.