Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Dicionário de Educação do Campo

E-mail Imprimir PDF

Chega às livrarias nesse mês de março uma obra prima executada coletivamente por mais de uma centena de intelectuais brasileiros.

Trata-se de um projeto educativo, que resultou de um convênio entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, o MST e a Via campesina Brasil. Desse esforço pesquisou-se quais os principais temas, verbetes e assuntos que preocupam os professores em salas de aula nas escolas do meio rural, os pesquisadores e os militantes dos movimentos sociais. Reuniu-se várias questões que precisariam ser explicadas e comentadas.

O segundo passo foi designar  e convidar  especialistas sobre cada tema, que estivessem dispostos a contribuir de forma voluntária para esse esforço coletivo. E assim, cada assunto transformou-se num verbete. E para cada verbete, o especialista pode discorrer e explicar  em oito paginas. Ao final de cada  tema, há ainda referências bibliográficas, videoteca, caso o estudante quiser aprofundar sobre o mesmo.

Depois de um ano de intenso trabalho, realizado pelos pesquisadores de forma voluntária, finalmente está pronto o primeiro Volume,  do que é  um verdadeiro DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Esta primeira edição do Dicionário inclui 113 verbetes e envolveu 107 autores em sua produção.


Nele podemos encontrar temas como a questão agrária, agrotóxicos, soberania alimentar, segurança alimentar, renda da terra, educação do campo, pensamento de Paulo freire, movimentos sociais no campo, educação bancária, agricultura, agroecologia, e dezenas de outros assuntos que fazem parte do dia-a-dia do interesse de nossas escolas, de todos os níveis.

A edição foi realizada em parceria entre a Fiocruz e a Editora Expressão Popular, e chega às livrarias e aos estudantes e professores de todo país, com suas  800 páginas, por 50,00 reais. Qualquer obra semelhante não custaria menos de 100 reais, mas isso foi possível graças ao empenho voluntário de dezenas de especialistas, militantes socialistas foi possível produzir-se um dicionário, denso, especializado, profundo.

Esse dicionário, certamente será uma grande contribuição para nossas escolas, de todo país, para os estudantes e para os professores. Ele pode ser adquirido pela internet, diretamente na Fiocruz, ou pela editora expressão popular   www.expressaopopular.com.br

E esse esforço coletivo,  já está trabalhando para que ate o final do ano, tenhamos o Volume II. Não perca.   Analise e difunda.

DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
800 páginas
ISBN: 978-85-7743-193-9
Formato 16x23
Preço de capa R$ 50,00
Organização: Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto.
Editora Expressão Popular, Escola Politécnica Joaquim Venâncio e Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz

 

Busca

Apoio