Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

99 ANOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS

E-mail Imprimir PDF

99 anos atrás, o prefeito, Feliciano Piñero Gamez, preocupado com a educação de muitos jovens que não puderam freqüentar a escola por causa do trabalho criado ESCOLA NOTURNA MUNICIPAL J.B.ITURRASPE, situada na província Córdoba, Argentina. Durante este século de vida, a instituição, percorreu os bairros da cidade e sempre "emprestado", em edifícios escolares.

Sr. Erde Gastaldi diretor anterior da Escola Noturna JB Iturraspe, morreu alguns anos atrás, disse em uma entrevista que fizemos com ele que "mesmo com as mudanças na sua forma, a escola sempre teve a missão de atender às necessidades educacionais de jovens e adultos. Veio para funcionar como profissional e teve um ciclo fundamental (1 a grau 4) e também tinha cursos de contabilidade de digitação, e telegrafia, até que, em 1953, a escola primária se torna um ciclo completo. Apenas em 1970, seus alunos incluiu mulheres tornando-se uma escola mista".
Confira o blog da Escola:
http://escuelanocturna715.blogspot.com/


Na última década, a escola tentou oferecer outros serviços, incluindo casos de treinamentos para outros fins, coordenou a oferta de seminários de formação de professores diferentes. Mas, sendo a maior preocupação de formação específica para professores, sob a forma de jovens e adultos, havia três Conferência Educadores de Adultos (2008 - 2009 e 2010) Infelizmente, não conseguimos cumprir o sonho de alcançar os cem anos da escola Congresso, como proposto pelo prefeito Martin Llaryora.
O Congresso fez esta escola é conhecida e apreciada em outros países, e para vir para os educadores de nossa cidade em todo o país e no exterior. Diferentes ONGs e especialistas em educação de adultos, estão em constante contato com a escola, suas necessidades e projetos, avaliados para que eles tenham espaço para a escola para participar CONFINTEA VI e da recente Assembleia da educação de adultos Malmo, Suécia. A contribuição de materiais de bibliotecas específicas (virtual e impressa) da OEI, o CADE, CLADE, ICAE, CEAAL REPEM, UNESCO, DVV ... é contínua e ajuda a construir uma biblioteca de ensino interessante.
Temos trabalhado em oficinas de teatro numerosos, artesanato, artes, arte, educação do consumidor, etc. Projetos foram implementados, que permitiu a inclusão de alunos em seu ambiente social, trabalhando com visitas a museus, arquivos gráfico, exposições importantes, meios de comunicação. Agência contato é favorecido partilhar com outras escolas eventos esportivos, festas, aniversários, etc. Promover amizade e camaradagem com alunos de outros centros de adultos da cidade e cidades vizinhas. Visite e foi promovido palestras educativas por vários profissionais da cidade (médicos, dentistas, psicólogos, INTA, ciência dos alimentos, município, etc.) Para responder às demandas de nossos alunos e de trabalho está entre outros, em um projeto que visa à inclusão de mulheres na escola. Destina-se especialmente as mães "Mamãe também está indo para a escola" e foi destinado a eles para atender ao mesmo tempo que seus filhos podem estar em casa à noite.

Hoje a realidade é que temos de enfrentar novos desafios, oferecer novas propostas, se adaptar às mudanças, falta de interesse e tempo adulto. Assumir a solidão, mover e mobilizar a sociedade para sensibilizar os líderes, os sindicatos, os empregadores da necessidade de a sociedade de completar a educação básica para o benefício de uma sociedade mais saudável, mais competente, mais adequado.
Você precisa trabalhar em Educação Continuada, transcendendo até mesmo a educação escolar, porque as pessoas têm uma expectativa de vida dos mais velhos e os novos requisitos a serem cumpridas, mesmo com todo o ciclo básico completo. Esta é também a preocupação. Essa é a nossa vigilância, nem sempre compreendida, mas agora alarmante.

Quase um século de caminhada contínua, com experiências melhores e piores, querendo oferecer algo melhor a cada dia ... Hoje nós celebramos, envolver e comprometer-se a trabalhar duro para torná-lo possível para que todos tenham acesso ao direito inalienável da educação. Durante estes anos, muitas pessoas passaram pelas salas de aula. Alguns são graduados universitários, outros podem perceber os outros média ou primário e estavam em processo.
Professores e diretores de todas as idades concordam que aprendemos a par com os nossos alunos e que a parte mais gratificante desta tarefa é vivido e experimentado na sala de aula, em contato com nossos alunos.
Os alunos muitas vezes nós dobrar em idade, mas estão olhando para nós com olhos de crianças esperando por uma palavra de incentivo, encorajamento e até mesmo um abraço ou beijo de boas-vindas e de despedida, em um ritual de amor que acalma a alma do pouco quem o destino negou-lhe o direito de aprender a ler e escrever, como o resto de seus colegas ...

Hoje, o corpo docente é composto por professores Claudia Pioli, Gieco Gladys, Castagno Vanessa e Gustavo Cravero e prestamos homenagem a todos os professores e alunos que passaram por esta instituição e permitiu sonhar com os cem anos de serviço a um setor social especial e amado por todos nós.

 

Busca

Apoio