Criador da pedagogia do oprimido

Em "Paulo Freire", volume da coleção Folha Explica, o leitor conhecerá a vida e obra do brasileiro que refletiu sobre os fundamentos da educação e apresentou novas propostas pedagógicas. O livro foi escrito pelo professor Fernando José de Almeida, autor de "Educação e Informática os Computadores na Escola" e "Avaliação Educacional em Debate Experiências no Brasil e na França". Abaixo, leia um trecho do exemplar.

"Box: Paulo Freire" traz três clássicos da pedagogia
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada à pedagogia
Pague dois e leve três livros da coleção "Folha Explica"

altPaulo Reglus Neves Freire (1921-97) ocupou todos os espaços da imaginação dos educadores na década de 1970, como um verdadeiro Antonio, o Conselheiro, que os conclamava à denúncia e à luta. Sóbrio, com palavras duras e ousadas contra um regime mundial de injustiças, via na educação popular - escolar ou não - o caminho de superação libertária, da conscientização e da luta dos oprimidos.

Insistia que só os oprimidos podiam libertar os opressores. Nunca o contrário. Em qualquer parte do mundo. Mas dava evidência especial aos povos mais ligados a nós, brasileiros, pela similaridade, como os dos países da África e da América Latina.

Nascido e criado num Nordeste sofrido, teve não só o aval de ter vivido na própria pele muitas das cruezas da vida como de ter militado em todos os domínios da educação: da alfabetização de jovens e adultos até a pós-graduação em Currículo, dos movimentos populares e eclesiais aos cargos políticos na terceira maior cidade do mundo.

A maior contribuição teórica de Paulo Freire foi ter ligado suas propostas educativas ao pensamento dialético de Marx, às proposições cristãs de Emanuel Mounier e à fenomenologia de Merleau-Ponty. É na encruzilhada dessas teorias que ele deposita os fundamentos de suas ideias e métodos. Libertação, diálogo, conscientização e alfabetização como primeira leitura do mundo: são esses os conceitos básicos de sua pedagogia.

Livros como Pedagogia do OprimidoEducação Como Prática da Liberdade"A Importância do Ato de Ler e, traduzidos para mais de 20 línguas, espalharam seu pensamento pelo mundo, o que lhe rendeu o título de Doutor Honoris Causa em 34 universidades de quatro continentes.

Seu trabalho foi marcante principalmente nas áreas da alfabetização, da conscientização popular e da organização curricular, em países ou regiões marcados pela opressão e pelas desigualdades educacionais e econômicas. Novos conceitos de alfabetização como instrumento de libertação e participação trazem para a cultura dos excluídos uma valorização inédita e uma nova forma de dignidade humanizadora. A África, muitos países da América Latina e da Ásia, assim como populações diversas dos Estados Unidos e da Europa, tiveram e têm nas práticas e reflexões de Paulo Freire instrumentos de organização educativa, base de movimentos sociais, ecumênicos e de formação de escolas.

Ainda hoje, no início do século 21, muitas são as estruturas pedagógicas em fábricas, grupos de jovens, organizações sindicais ou de mobilização social (contra a Aids, por exemplo) que usam o método de Paulo Freire em seus projetos.

"Paulo Freire"
Autor: Fernando José de Almeida
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 18,90*