Home Pólos Itapipoca II Relatório 30/11 a 4/12/2009

5. CARGA HORÁRIA
40h/a

6. OBJETIVO
Socializar as experiências vividas no mês de novembro; estudar elementos do projeto político-pedagógico e do percurso formativo; planejar as atividades do tempo escola e tempo comunidade para o mês dezembro.

7. MUNICÍPIOS
Amontada, Itapipoca, Tururu, Pentecoste, Paracuru

8. TOTAL DE PARTICIPANTES
32 participantes entre educadores e gestores das escolas, analista do IDT, assistente do IDT-Fortaleza.

9. TEMÁTICAS
Organização Curricular do Programa;
Agricultura Familiar e Sustentabilidade;
Estudo do Projeto Político Pedagógico;
Currículo Integrado.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Dinâmica de Acolhimento; formação das equipes: síntese; organização, avaliação e animação; socialização de informações e definição dos papéis locais (IDT, gestores de escolas, educadores agrários e analista de pólo do IDT); memória da última formação (23,24 e 25/09/2009); espaço de escuta da prática: tempo escola e tempo comunidade; aplicação de pré-teste com os educadores agrários e analista do pólo; estudo do tema Agricultura Familiar e Sustentabilidade mediado pelo vídeo “O sonho de Rose”; relato de experiência; estudo do projeto político-pedagógico e do currículo integrado; revisão dos momentos do percurso formativo (plano de pesquisa, círculo de diálogos e partilha de saberes) e relato de cada momento vivenciado seguido da exibição do vídeo “Escola F. A. Dom Fragoso”; planejamento do mês com seleção de conteúdos e atividades para o tempo escola e o tempo comunidade; socialização do proposto; exposição sobre a organização curricular e o percurso formativo com carga horária e organização do horário semanal.

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS
Avaliação da formação e preparo da síntese; aplicação de atividade de estudo do tempo comunidade da formação dos educadores (textos: Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo; Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado); foi solicitado que os educadores enviassem uma versão digital do plano proposto para o mês de dezembro; foi aplicada a ficha de acompanhamento e o formulário para diagnóstico dos educadores.

12. OUTRAS INFORMAÇÕES
- Os educadores têm uma boa frequência e disposição para aprender a proposta pedagógica do programa. Nesta formação, a organização curricular e o percurso formativo, bem como a forma currículo integrado está sendo bem assimilada, sendo expressa nas atividades propostas.
- Consideramos necessário repor material de apoio didático/pedagógico: papel-madeira para confecção de cartazes, um tubo de cola e pincéis de quadro branco e atômico.

Última atualização em Seg, 08 de Fevereiro de 2010 23:29