PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES
PERÍODO: 23 a 25.09.2009
PÓLO: FORTALEZA
FORMADORA: RENATA LUNA
COLABORAÇÃO: PROFA.MARIA JOSÉ BARBOSA
AVALIAÇÃO DOS CURSISTAS
PONTOS POSITIVOS
1. O dia 25/09 foi o mais produtivo e proveitoso, pois puderam colocar em prática tudo o que viram e ouviram sobre planejamento;
2. planejamento da primeira semana;
3. participação da profa. Mazé, no período da tarde;
4. falta de formalidade na discussão dos assuntos;
5. apresentação dos planejamentos, parte fundamental para esclarecer dúvidas;
6. três dias muito proveitosos, pois foi esclarecido todas as dúvidas, os professores presentes foram bastante atenciosos com todos nós.
7. O ambiente é muito agradável, a turma interagiu uns com os outros;
8. Muito bom saber que entre nós existem pessoas tão capacitadas;
9. informações viáveis;
10. foram esclarecidos pontos importantes;
11. esperamos que nos dias seguintes possamos dispor de mais tempo para aprofundamento do Programa – parte pedagógica;
12. local;
13. dinamizadores;
14. material recebido;
15. coordenação;
16. foram dadas muitas informações quanto à operacionalização do programa;
17. a explanação dos formadores trouxeram muitas informações;
18. o trabalho dos formadores foi de suma importância no que diz respeito a compreensão do Projeto: Projovem Campo Saberes da Terra;
19. formadores e coordenação do idt, demonstraram sintonia e bom diálogo entre os professores e representantes das instituições;
20. conseguiram compreender o “fio da meada” sobre o que é realmente o Projovem Campo, o diálogo entre professores e representantes de instituições;
21. os momentos de estudo possibilitaram um melhor entendimento e esclarecimento de algumas indagações;
22. explicação detalhada do plano de aula, entendemos melhor como desenvolvê-lo;
23. vídeo que serviu de esclarecimento para a prática(EFA Dom Fragoso) deu uma injeção de ânimo nos educadores;
24. informações sobre o programa;
25. metodologia utilizada;
26. parte teórica bem estruturada e executada;
27. dinâmica pedagógica, explanação da dinâmica do curso;
28. formadores;
29. espaço para cursistas falarem;
30. espaço para gestores dos Credes e diretoras dos CEJAs – interagir e direcionar ações iniciais;
31. café para despertar e ativar cursistas;
32. temos problemas contornáveis;
33. os organizadores demonstram questões problemáticas e abertos ao esclarecimento;
34. discussões sobre pesquisa com Professora Renata foram de grande proveito;
35. explicações da Mazé foram de grande proveito;
36. dias cansativos, mas muito produtivos;
37. perceberam que existe uma grande preocupação no sentido de que esse projeto dê certo;
38. organização do material entregue;
39. valorização dos diálogos e opiniões nos debates;
PONTOS NEGATIVOS
1. melhorar a parte organizacional;
2. falta de claridade na explicação de alguns assuntos;
3.muitas informações repassadas em um só momento;
4.poderiam ter essas informações antecipadas para Credes ou Cejas;
5. falta de cafezinho e almoço;
6.não receber bolsa em tempo hábil (transporte);
7. curso de 2 anos não ser especialização;
8. comunicação com maior firmeza e com antecedência;
9. preocupações com problemas administrativos no primeiro dia;
10. tempo muito corrido para a interação dos grupos;
11. tempo para planejar;
12. o horário de aula que ainda não ficou claro;
13. saíram do encontro com dúvidas sobre como será o deslocamento lá na comunidade;
14. muitas conversas paralelas entre os educadores;
15. a equipe de Aracati se sentiu sem apoio, “menos assistidos” em relação aos outros, pois não tinham informações de como as coisas estão se encaminhando em seu município;
16.muitas interrupções sobre a funcionalidade e operacionalização do programa e da formação;
17. cada Crede ser pólo das suas escolas, por algumas cidades serem distantes;
18. disponibilizar material digital ou impresso para todos;
19. dúvidas sobre a distribuição da carga horária;
20.não cumprimento do horário pelos cursistas;
SUGESTÕES:
01. mais vídeos;
02. objetos mais concretos de aprendizagem;
03. uso adequado do tempo;
04. buscar trabalhar a teoria associada à prática, simulando possíveis situações concretas do cotidiano da sala de aula;
05. cópia de material digital e impresso;
06. apresentação mais direta sobre o programa e discussões;