Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Fortaleza Relatórios

Relatórios

E-mail Imprimir PDF

PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES

PERÍODO: 23  a 25.09.2009

PÓLO: FORTALEZA

FORMADORA: RENATA LUNA

COLABORAÇÃO: PROFA.MARIA JOSÉ BARBOSA

AVALIAÇÃO DOS CURSISTAS





PONTOS POSITIVOS



1.    O dia 25/09 foi o mais produtivo e proveitoso, pois puderam colocar em prática tudo o que viram e ouviram sobre planejamento;

2.    planejamento da primeira semana;

3.    participação da profa. Mazé, no período da tarde;

4.    falta de formalidade na discussão dos assuntos;

5.    apresentação dos planejamentos, parte fundamental para esclarecer dúvidas;

6.    três dias muito proveitosos, pois foi esclarecido todas as dúvidas, os professores presentes foram bastante atenciosos com todos nós.

7.    O ambiente é muito agradável, a turma interagiu uns com os outros;

8.    Muito bom saber que entre nós existem pessoas tão capacitadas;

9.    informações viáveis;

10.               foram esclarecidos pontos importantes;

11.               esperamos que nos dias seguintes possamos dispor de mais tempo para aprofundamento do Programa – parte pedagógica;

12.               local;

13.               dinamizadores;

14.               material recebido;

15.               coordenação;

16.               foram dadas muitas informações quanto à operacionalização do programa;

17.               a explanação dos formadores trouxeram muitas informações;

18.               o trabalho dos formadores foi de suma importância no que diz respeito a compreensão do Projeto: Projovem Campo Saberes da Terra;

19.               formadores e coordenação do idt, demonstraram sintonia e bom diálogo entre os professores e representantes das instituições;

20.               conseguiram compreender o “fio da meada” sobre o que é realmente o Projovem Campo, o diálogo entre professores e representantes de instituições;

21.               os momentos de estudo possibilitaram um melhor entendimento e esclarecimento de algumas indagações;

22.               explicação detalhada do plano de aula, entendemos melhor como desenvolvê-lo;

23.               vídeo que serviu de esclarecimento para a prática(EFA Dom Fragoso) deu uma injeção de ânimo nos educadores;

24.               informações sobre o programa;

25.               metodologia utilizada;

26.               parte teórica bem estruturada e executada;

27.               dinâmica pedagógica, explanação da dinâmica do curso;

28.               formadores;

29.               espaço para cursistas falarem;

30.               espaço para gestores dos Credes e diretoras dos CEJAs – interagir e direcionar ações iniciais;

31.               café para despertar e ativar cursistas;

32.               temos problemas contornáveis;

33.               os organizadores demonstram questões problemáticas e abertos ao esclarecimento;

34.               discussões sobre pesquisa com Professora Renata foram de grande proveito;

35.               explicações da Mazé foram de grande proveito;

36.               dias cansativos, mas muito produtivos;

37.               perceberam que existe uma grande preocupação no sentido de que esse projeto dê certo;

38.               organização do material entregue;

39.               valorização dos diálogos e opiniões nos debates;





PONTOS NEGATIVOS



1. melhorar  a parte organizacional;

2. falta de claridade na explicação de alguns assuntos;

3.muitas informações repassadas em um só momento;

4.poderiam ter essas informações antecipadas para Credes ou Cejas;

5. falta de cafezinho e almoço;

6.não receber bolsa em tempo hábil (transporte);

7. curso de 2 anos não ser especialização;

8. comunicação com maior firmeza e com antecedência;

9. preocupações com problemas administrativos no primeiro dia;

10. tempo muito corrido para a interação dos grupos;

11. tempo para planejar;

12. o horário de aula que ainda não ficou claro;

13. saíram do encontro com dúvidas sobre como será o deslocamento lá na comunidade;

14. muitas conversas paralelas entre os educadores;

15. a equipe de Aracati se sentiu sem apoio, “menos assistidos” em relação aos outros, pois não tinham informações de como as coisas estão se encaminhando em seu município;

16.muitas interrupções sobre a funcionalidade e operacionalização do programa e da formação;

17. cada Crede ser pólo das suas escolas, por algumas cidades serem distantes;

18. disponibilizar material digital ou impresso para todos;

19. dúvidas sobre a distribuição da carga horária;

20.não cumprimento do horário pelos cursistas;





SUGESTÕES:



01.                     mais vídeos;

02.                     objetos mais concretos de aprendizagem;

03.                     uso adequado do tempo;

04.                     buscar trabalhar a teoria associada à prática, simulando possíveis situações concretas do cotidiano da sala de aula;

05.                     cópia de material digital e impresso;

06.                     apresentação mais direta sobre o programa e discussões;

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
Última atualização em Seg, 08 de Fevereiro de 2010 15:07  

Busca

Apoio