Home Pólos Itapipoca I Relatório I Formação 23 a 25/09/2009

PÓLO DE ITAPIPOCA

FORMADORES

ANTONIO VALRICÉLIO LINHARES DA SILVA E BENEDITO MONTENEGRO

A primeira atividade de formação de educadores do ProJovem Campo do pólo de Itapipoca foi realizada entre no período de 23 a 25 de setembro, na Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI/UECE, nos turnos manhã e tarde, com início às 09h00minh e térmico às 17h00minh, totalizando uma carga horária de 20h/a. Estiveram presentes, com participação, efetiva quinze educadores/as dos municípios de Amontada, Itapipoca, Paracuru, Pentecoste e Tururu e cinco gestores de escolas e uma representante da 2ª CREDE.

A abertura contou com a presença de Pedro Jaime de Oliveira, diretor do CEJA, Marilene Sousa Silva, representando a 2ª CREDE e Petrônio Sousa, diretor da FACEDI.

Ainda durante a abertura, os;/as educadores/as fizeram uma série de questionamentos sobre o processo de matrícula de educandos, critérios de inclusão no programa, condições para o funcionamento das turmas, entre outras. Apesar de nossa intervenção, de Pedro Jaime e de Marilene, muitas das questões ainda ficaram em aberto até a chegada de Kelly (uma das coordenadoras estaduais), no final do último dia.

Logo após, fizemos a acolhida e pedimos que os participantes relatassem suas expectativas em relação ao Programa e ao primeiro encontro de formação. Entre as turmas de educadores havia alguns com experiência em educação de jovens e adultos, pelo menos dois iniciando a carreira de educador e dois demonstraram ter conhecimento sobre educação do campo. Todos afirmaram a importância do Programa na formação dos jovens do campo, na integração entre saber e fazer e na valorização dos saberes da dos educando. Simone, educadora do Maceió, destaca a “importância da noção de saberes da terra e educação do campo e a possibilidade de os jovens concluírem o Ensino Fundamental [...]”. Quase todos os educadores demonstraram disposição para conhecer a realidade dos educandos e aprender a construir com eles os conhecimentos.

Dado ao pouco tempo para cumprir as atividades propostas para a manhã deste primeiro dia fizemos apenas a apresentação do ProJovem Campo saberes da terra e do projeto de formação dos educadores, por meios slides que facilitaram a compreensão. Iniciamos o período da tarde com uma apresentação do vídeo “Vida Maria”, 6 minutos, tendo como objetivo discutir sobre educação do campo, a reprodução da desigualdade, o papel da mulher na família, a família do campo, a vida dos jovens, sensibilizando os/as educadores/as para o detalhamento do Projeto Político-Pedagógico e o estudo do eixo temático Agricultura Familiar.

O segundo dia foi iniciado com uma dinâmica de acolhida seguida da síntese do dia anterior, realizada por um dos grupos de educadores. Logo em seguida iniciamos a vivência do Percurso Formativo, dispondo os/as educadores/as em três grupos, tratando respectivamente do Plano de Pesquisa, Círculo de Diálogos e Partilha dos Saberes. Cada grupo apresentou uma síntese fazendo uso de cartazes.

À tarde apresentamos o vídeo-espot “Mulheres donas da própria vida”. Simone apresentou informe sobre a I Encontro Movimentos Sociais e Universidade, ocorrido na FACEDI de 8 a 11 de setembro, realizado pelo Laboratório Universitário de Educação Popular, Trabalho e Movimentos Sociais, Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI e MST. O Evento tratou sobre a crise do capital e a organização político cultural dos movimentos sociais. Logo em seguida, iniciamos a vivência do planejamento. Os/as educadores/as não acrescentaram nada à proposta de plano que lhes apresentamos, mas demonstraram ter assimilado bem as atividades e objetivos propostos.

No terceiro dia apresentamos a proposta modular para organização das aulas por turmas. A proposta que nos foi enviada era confusa, incoerente e inconclusa. No entanto, fizemos uma proposta modular provisória que tornou possível o entendimento e deixou claro para os/as educadores/as a função de cada um na turma durante as primeiras três semanas. Como é possível ver abaixo, somente a disciplina Ciências não está contemplada, pois não dispõe ainda do técnico responsável, que ainda está em fase de seleção. Esta proposta provisória foi aprovada por Kelly, que reafirmou o início das aulas no dia 30 de setembro com esta proposta modular até que a SEDUC faça uma completa e coerente.

TURMAS

TEMPO ESCOLA

TEMPO COMUNIDADE

1ª Semana