Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra
01. Polo: Crato- Ceará
02. Período: Barbalha: 30 de Novembro/09 e 01 de Dezembro/09
Juazeiro do Norte: 02, 03 e 04 de dezembro/09
03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo
Saberes da Terra
04. Carga Horária: 40h
05. Objetivos: -Treinar e Preparar os Educadores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra.
- Desenvolver Atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas e a encontrar no campo de trabalho
06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre
07. Total de participantes: 37 alunos (as)
08. Temáticas: Agricultura Familiar e Sustentabilidade
Organização dos Espaços e Tempos Formativo
Currículo Integrado
Pedagogia da Alternância
8.1. Informes :Participação Especial do IDT( Eduardo)
Coordenação ( Kely); Apresentação da Estrutura Funcional do Projeto, seu Organigrama, o Papel e a importância dos diferentes parceiros no desenvolvimento do programa.
Coordenador Pedagógica(Osmar Sá ): Informes diversos e esclarecimentos pedagógicos.
09. Atividades Desenvolvidas :
a. Vivência do Percurso Formativo
b. Dinâmica de grupo,
c. Apresentação de Slide
d. Vídeo
e. Leitura de Texto – PPP e Bau de Saberes
f. Planejamento para Definição, Construção e Execução da Pesquisa para o T.E e T.C
g. Estudo em Grupo.
h. Apresentação dos Grupos
10. Acompanhamento, Avaliação e Encaminhamentos.
Quando a vivência iniciou, sentimos que as dificuldades iam aumentando na medida em que ouvíamos os relatos da primeira experiência de atuação e execução do PPP do PROJOVEM no local de trabalho. Dificuldade estas em visibilizar o Percurso Formativo e o Currículo Integrado. Foi a partir destes relatos que nos reunimos e refizemos a metodologia da explicação da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadora. As dificuldades vieram com maior intensidade a partir dos técnicos agrícolas e da coordenadora, que chegaram quando os trabalhos já haviam iniciados no primeiro encontro.
A partir destas constatações, começamos a dar visibilidade de compreensão ao Currículo Integrado e ao Percurso Formativo. Fizemos uma memorização do Eixo Articulado e dos Eixos Temáticos, dando enfase ao primeiro caderno. Rememorizamos a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade, com a exibição do Vídeo da experiencia da Pedagogia da Alternância da EFA – Don Fragoso e logo após o debate. Foi unanime a confirmação da compreensão do Percurso Formativo. Logo após a exibição do vídeo, formaram-se os grupos para discutir e debruçar na elaboração do planejamento de 30 dias com T.E. e T.C. e em seguida passando para plenária para que fosse socializado e debatido o planejado. A execução do conteúdo planejado, ficou prejudicado por conta da não inclusão da participação dos técnicos do IDT, da Coordenação Pedagógica e da Geral.
A nossa preocupação continua na execução na base do PPP, principalmente no que tange da participação da responsável pela coordenação pedagógica. Pois, a que se apresentou como coordenadora, demonstrou de acordo com que se expressou durante o treinamento, o total desconhecimento para coordenar a Pedagogia da Alternância e solucionar as dúvidas que venham a aparecer, isto é demonstrado em suas declarações em atividade pedagógica subjetiva realizada. Portanto, fica comprometida o desenvolvimento de um projeto piloto em construção, com profissional com desvio de função ao qual foi selecionado para tal.
.Encaminhamento:
*Elaborar calendário com as atividades de formação com certa antecedência para melhor agendamento de todos.
* Unificar calendário letivo com Estado e Município.
*Resolver o problema das alunas mães c/ crianças em sala de aula.
*Entrar em contato com o gestores municipais pára resolver problema do transporte.
*Informar o critério de matrícula de alunos( alunos analfabeto).
11. Outras Informações pertinentes
1. No primeiro dia dos trabalhos, nos deparamos com um comportamento não adequado profissionalmente de um técnico do IDT/SEDUC, que entrou na sala de aula sem uma prévia consulta e discussão do que o mesmo iria tratar. Iniciou a sua “atividade” na nossa ausência dado que a nossa chegada, em função de diversos problemas, chegamos com certo atraso às 8:25h. Quando chegamos ao local do treinamento, o citado técnico já se encontrava na sala com os alunos, e naquele momento ele não ponderou a nossa presença e continou as suas atividades como se nós fossemos estranhos. Isto gerou um clima desconfortável e prejudicou sobremaneira o andamento dos trabalhos e a apresentação dos(as) novatos(as), chegando a um certo momento de provocar atrito com os educando(as) em seguida retirou-se da sala fechando a porta de forma brusca, que não condiz com o papel do educador.
2. Relatos de Problemas :
- Transporte – ( Aluno ) Todas as comunidades apresentaram “problemas” com transporte, como a chegada com certo atraso em função da dependência do transporte escolar do município e saída antes do término final da aula.
- ( Professor ) - Professor(a) paga R$10,00 ( Dez reais) de moto - taxi todos os dias para chegar a comunidade (caso de Mauriti)
- Alunas (mães) trazem as crianças para sala de aula : A maioria das comunidades apresentaram “problemas” com crianças em sala de aula, dificultando a aprendizagem e irritando professores e colegas. Ficou acordado que iriam procurar membros da associação da comunidade para resolverem a problemática das crianças em conjunto.
- Alunos com deficiência de leitura: Todas as comunidades apresentaram problemas de alunos(as) com essa deficiência.
- Crianças proibidas de ter acesso a merenda escolar.
- Ano letivo termina dia 20 de dezembro de 2009
- Horário desencontrado na hora do intervalo (recreio), muito barulho, prejudicando o ensino aprendizagem do PROJOVEM.
- Problema com evasão na sexta-feira.
12 .Professores Facilitadores :
Roberto Oliveira Barros – URCA
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Fone: (88) 9921 – 3401/
João Luis Mota do Nascimento – URCA
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Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178