Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Sobral II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

E-mail Imprimir PDF

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO:  Sobral

2. PROFESSORES: Rita e Neusita

3.               EVENTO – Formação dos professores do projovem campo

4.              PERÍODO – 30/11 a  04/12/2009

5.              CARGA HORÁRIA – 40 h/a

6.              OBJETIVO – capacitar os professores do projovem campo para a prática do tempo escola e tempo comunidade

7.               MUNICÍPIOS – Santana do Acaraú, Itarema, Ubajara, Hidrolândia e São Benedito

8.               TOTAL DE PARTICIPANTES –  30 pessoas

9.              TEMÁTICAS- Agricultura Familiar e Sustentabilidade EixoI–  Identidade,Cultura,  Gênero e Etnia; Projeto político pedagógico; currículo integrado; pedagogia da alternância,; percurso formativo; pesquisa como princípio educativo;diário etnográfico

10.                     ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Segunda –feira (30/11/09) ; iniciamos a manhã com as falas da professora Iolanda na qual desvelou a importãncia da proposta pedagógica do projovem campo e depois a fala da Val. Em seguida, foi realizada pela professora Rita, uma dinâmica de acolhimento e apresentação com a música semente do Armandinho, para resgate dos nomes e novas apresentações, na qual os técnicos aproveitaram para se apresentarem e conhecerem todo o grupo. Após a professora Neusita dar alguns informes quanto a estrutura física do ambiente e do lanche. Em seguida, a professora Rita faz a mediação para a escolha dos grupos de cuidadores da síntese, avaliação, animação e organização. Depois acontece o lanche. Em seguida, informes da Val sobre o IDT e mais alguns esclarecimentos. A professora Neusita começou a ultima atividade da manhã, pedindo que formassem os grupos por crede para discutirem o que realizaram na comunidade -espaço de escuta/ memórias da primeira semana de formação e os professores relataram as suas dificuldades e facilidades separados e depois foi pedido que todos se colocassem para que os outros grupos pudessem ouvir as memórias. A tarde foi iniciada com a leitura de um poema do índio lido pela professora Rita. Em seguida, a professora Rita faz uma apresentação sobre agricultura familiar e sustentabilidade, depois passa um filme sobre o significado de sustentabilidade e em seguida um outro filme sobre a EFA. Em seguida  o lanche e depois os professores desenvolvem uma atividade mediada pela professora Rita, e desenham as compreensões dos temas abordados e colocam palavras em destaque e surgem o debate e comentários muito importantes. No final da tarde acontece a avaliação do dia.

Terça-feira (01/12/09) ; o grupo cuidador de animação (Claudia e Janio) aplicam uma dinâmica  “reflexão do eu”. Depois acontece a apresentação das equipes de síntese e avaliação e a formação de novos cuidadores. A professora Neusita começa a atividade sobre o estudo projeto político pedagógico discursando sobre. Passa um bom tempo falando  e depois começa a pedir que estudem e leiam a pagina 50 e 53. A tarde, foi inciada com a equipe de animação, com dinâmica. Em seguida, a Val começa com a atividade que não pode ser realizado pela manhã devido o tempo extrapolado – e  ela começa a explicar sobre a organização curricular do programa e sobre currículo integrado. Após, a professora Neusita começa a atividade falando sobre o percurso formativo e sobre a dialogicidade, mas não haviam acontecido ainda os estudos do texto da página 21-34. Em seguida a Professora Iolanda sugere para a professora Neusita que os professores leiam o texto para estudo. Depois ouve a socialização do proposto e do vivenciado. Em seguida a síntese e avaliação do dia.

Quarta-feira (02/12/09); a amanhã começa com a dinâmica realizada pela professora Maria Marques com uma linda mensagem no data-show e em seguida acontece uma breve apresentação de todos para o Eduardo e o senhor Portela. Depois a Maria Marques aplica uma entrevista com o sr. Eduardo para maior descontração, mostrando habilidade e desenvoltura para aplicar dinâmicas. Acontece a apresentação da síntese e da avaliação e formação de uma nova equipe. O Eduardo Cabral explica e tira dúvidas com todos durante um período de tempo. As atividades começaram atrasadas devido a apresentação do Eduardo e a professora Neusita passa um longo tempo falando sem dar início a atividade em si, que era a partilha de saberes, o que foi trabalhado e o que seria feito. Depois foi colocado um filme sobre a produção da cultura em Itarema. E a atividade proposta no planejamento para a manhã só começou as 11:15h que na verdade foi proposto pela Neusita a continuação do estudo nos cadernos na pagina 30 para preencherem a ficha pedagógica. Só que no planejamento pactuados por todos, era para ser trabalhado esse tema e caderno só a tarde e pela manhã era para dar continuidade no caderno da partilha de saberes – percurso formativo. A professora Neusita pede para sair mais cedo e deixa a atividade para a professora Rita e dessa forma, consegue retomar a atividade pactuada no planejamento. A tarde acontece mais uma dinâmica realizada pelo Jânio e a professora Rita passa um filme de Paulo Freire em um minuto. Depois acontece a continuação da atividade da manhã que não havia terminado. Os professores se mostram com muita dificuldade para  pensar o planejamento pois muitos não haviam lido os cadernos e então não dominavam o percurso formativo, plano de pesquisa e tudo mais. Sendo assim tiveram dificuldade em construir a ficha pedagógica e a professora Rita explicando e tirando dúvidas dos grupos. No final da tarde aconteceu avaliação do dia.

Quinta-feira ( 03/12/09) – a manhã começa com cantoria do grupo de Itarema que anima bastante. Depois acontece a apresentação da equipe de síntese e avaliação. Em seguida a professora Rita informou que estava com muita cólica e que ela iria ficar presente mas, escutando e anotando. Então a professora Neusita faz o seguinte comentário maldoso “ a professora Rita passou a bola pra mim bem no momento crucial”; interessante, no dia anterior foi ela que estava precisando que eu a substituísse e eu fiz sem realizar comentário algum. Alguns professores e técnicos perceberam o tom que ela usou e vieram a minha procura para tentar compreender, eu tentei desconversar. Em seguida, os professores e técnicos comentaram do horário de termino do curso na sexta e pediram para que só fosse até as 12:00h. e a Neusita ao invés de mediar fez foi complicar mais ainda, dizendo que não sabia desse horário de termino do curso para as 14:00h e achando que seria até as 16:30h. disse que alguém tinha que ligar para a UFC para verificar isso, ou seja não confiou ou não leu o programa, pois tanto o programa da UFC como o que eu (Rita) havia digitado estavam certos quanto ao horário proposto para terminar (14:00h). e ainda, uma professora me contou, que assim que eu saí da sala para Ligar para o Valdir e confirmar o horário, ela falou em voz alta que “A Rita sabia do horário”, ou seja jogando os professores e técnicos contra a minha pessoa. Em seguida, depois de tudo esclarecido e confirmado, ela começa a atividade sem antes pedir que os grupos da síntese e avaliação pudessem ler e apresentar-se. Pedi para uma professora resgatar a atividade esquecida e lembrar da escolha dos novos cuidadores.Em seguida ela faz uma apresentação com a colagem de papel na parede para explicar um pouco sobre como planejar a partir do currículo integrado e os professores gostam muito. Já eram quase 11:00h e nada da equipe continuar o planejamento.A tarde começa com mais uma dinâmica de integração, muito interessante.e os professores começam as apresentações sobre o planejamento do tempo escola e trocam conhecimento. Depois avaliação do dia e alguns professores pedem a palavra para agradecimentos e entrega de lembranças para Profa. Neusita, Rita e Val. No final a professora Rita faz uma proposta de confraternização a noite e todos concordam e muitos comparecem.

Sexta-feira( 04/12/09) – começa com cantoria de todos e uma leitura de texto e dinâmica com fitas. A professora Neusita passa a atividade para professora Rita logo cedo e se retira para providenciar as declarações que foram digitadas erradas pelo bolsista da UVA. A professora Rita pede que a equipe de síntese e avaliação se apresente e em seguida a professora Rita faz o resgate da atividade do dia anterior e depois pede que formem os grupos pro comunidade para planejamento do tempo comunidade. Depois os grupos de apresentam e trocam conhecimentos. Em seguida acontece  a atividade escrita da síntese individual e depois avaliação da manhã de sexta. O Pro - reitor de extensão Prof. Falcão chega e fala um pouco da importância do projovem, se colocando como parceiro. No final todos se despedem muito agradecidos e satisfeitos. As atividades terminaram as 12:00h.

11.                     ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

Gostaria que o programa pactuado por todos nós na UFC fosse seguido realmente e que a minha colega formadora pudesse controlar a sua fala com o tempo previsto no programa.

A Andréa coordenadora nos ajudou muito na organização do almoço dos professores devido a distancia do local.

A presença dos técnicos foi muito positivo e de grande importância. Apenas senti que um técnico, o Colombo , não tinha perfil para esse trabalho coletivo.

12.                     OUTRAS INFORMAÇÕES

Algumas falas dos professores e técnicos a partir das avaliações: pedidos de celulares no silencioso, mais dinâmicas, mais trabalhos em grupos. Avaliaram a formação com muita positividade; colocaram que aprenderam muito nesta semana apesar da dificuldade de planejar junto com o grupo; colocaram da importância da presença da Valdenice Gomes.

 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 

Busca

Apoio