RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO
PÓLO: QUIXADÁ
PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA
- EVENTO: I Encontro de formação dos professores-formadores do Programa PROJOVEM DO CAMPO.
- PERÍODO: 23 a 25 de setembro de 2009.
- OBJETIVO: Promover o primeiro encontro de formação dos professores do projeto, proporcionando-lhes condições para que possam discutir o seu Projeto Político-Pedagógico e o Percurso Formativo, criando, deste modo, condições que possibilitem o desenvolvimento do planejamento das aulas no primeiro mês inicial do projeto PROJOVEM DO CAMPO – SABERES DA TERRA.
- CARGA HORÁRIA: 20 H/A.
- MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibaretama e Senador Pompeu.
- TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e quatro (24) educadores no total, distribuídos, por município, da seguinte forma:
- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; Maria Freitas dos Santos; José Aurélio Brasilino Batista; Maria Meridiene Marques; Antônia Cleide M. Cavalcante; Sandra Guedes B. de Souza; Ana Maria Caetano de O. Sales.
- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Karla Roberta Fernandes de Souza.
- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Antônia Berenice Lucindo Rodrigues; Maria Gilnária de Lima.
- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes.
- Senador Pompeu: Maria José de Souza Viana; Antônia Vilene M. P. Nogueira; Jean Carlos Lacerda de Carvalho; Sebastiana R. Noronha.
- TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:
- Projeto Político Pedagógico Integrado; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA; PP. 35-47.
- Organização curricular; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 49-53.
- Organização dos tempos e espaços formativos; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 61-65.
- Percurso formativo: elementos conceituais; texto de apoio: Livro Percurso Formativo - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 21-41.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Dia 23 de setembro de 2009 – Manhã: Exposição do professor Ciro Nogueira sobre as políticas públicas educacionais realizadas pelo atual Governo Federal, particularmente o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA, definindo seus objetivos, parcerias governamentais, público-alvo e importância social para todos os envolvidos em tal projeto; em seguida, o professor Wagner Bandeira fez uma rápida exposição em Power Point sobre a temática da avaliação do curso, seguida de um rápido intervalo de 15 (quinze) minutos. No retorno, a formação continuou com a entrega do material didático aos formadores, que em seguida se apresentaram e relataram suas expectativas, experiências e conhecimentos sobre aspectos educacionais que dizem respeito ao projeto.
Tarde: Os trabalhos se iniciaram às 13 horas com a discussão dos temas relacionados ao projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA; dentre tais temas, destacamos a educação no campo, educação de jovens e adultos, desenvolvimento sustentável e economia solidária, valorização dos diferentes saberes no processo educativo, o currículo integrado, o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e o eixo temático Agricultura familiar: cultura, identidades, etnia e gênero. As discussões se desenvolveram através da leitura coletiva dos tópicos elencados no livro Projeto Político Pedagógico, seguida do compartilhamento de experiências e saberes dos sujeitos presentes.
- Dia 24 de setembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida aos presentes através da música Sêmen, da banda Mestre Ambrósio (letra em anexo), seguida de percepções da letra e suas possíveis relações com o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA. Em seguida, deu-se a continuidade dos trabalhos do dia anterior, adotando-se a mesma metodologia. Dentre os temas explanados e debatidos, cito a metodologia da Pedagogia da Alternância e o plano de pesquisa do percurso formativo.
-Tarde: Neste período, prosseguimos na discussão sobre o percurso formativo Círculo de diálogos e Partilha de saberes; ao final, começamos o planejamento do primeiro mês de trabalho, dividindo os professores, inicialmente, por áreas disciplinares, com o objetivo de troca de experiências de metodologias que poderiam ser desenvolvidas com os alunos nas escolas, a partir dos conteúdos selecionados para este período.
-Dia 25 de setembro – Manhã: Tal como no dia anterior, o início dos trabalhos foi também realizado com uma acolhida aos presentes através da música É, do compositor Gonzaguinha (letra em anexo), seguida de percepções da letra e suas possíveis relações com o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA.
Em seguida, prosseguimos no planejamento iniciado no dia anterior, com os professores se reunindo por municípios, definindo seus horários e articulando os conteúdos selecionados. Ao final, houve uma apresentação feita através da mostragem, em papel madeira, dos planos de aula construídos para o tempo-escola e para o tempo-comunidade, que vão em anexo a este relatório. O encerramento da formação foi realizado através da avaliação feita pelos formadores e informações gerais sobre questões e dúvidas administrativas e pragmáticas do projeto, cujas informações, infelizmente, nem sempre puderam ser respondidas em contento dos formadores.
- ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS: Durante a formação, foi construída uma lista contendo o nome, telefone e endereço eletrônico dos formandos e deste professor que hora vos escreve, estabelecendo um canal de comunicação efetivo para um bom acompanhamento das atividades nos períodos do tempo-escola e do tempo-comunidade.
A avaliação que faço é a de que a formação transcorreu de forma positiva, pois que verifiquei que a tensão inicial ocasionada pela iminência das aulas sem que os formadores estivessem completamente seguros do Projeto Político Pedagógico e das questões metodológicas do Percurso Formativo foram diminuídas sensivelmente; um problema maior que não pôde ser sanado foram as dúvidas que envolviam os demais parceiros do projeto, como por exemplo, o material didático dos alunos (formados), o transporte dos formadores para as escolas e a merenda, contribuindo para diversas queixas dos formadores no que diz respeito à falta de informação. Ressalto o apoio dado pela CREDE 12, que nos acompanhou durante toda a formação, na pessoa da professora SANDRA GUEDES B. DE SOUZA, bem como a infra-estrutura colocada à nossa disposição.
De minha parte, o maior desafio verificado foi, sem dúvida, a questão do currículo integrado, envolvendo a carga horária dedicada pelos formadores ao tempo escola, pois que eles têm dificuldades em compreender a importância de estarem presentes em alguns momentos nas salas de aula, acompanhando os colegas que estariam à frente das turmas, para o desenvolvimento de estratégias metodológicas interdisciplinares. Esta incompreensão materializou-se quando tiveram que discutir, por municípios, um plano de trabalho coletivo envolvendo as três áreas do conhecimento, quando cada um expunha o que iria trabalhar com os alunos, mas tinham dificuldade em articular os conteúdos. Avalio que será necessário selecionar mais textos sobre o currículo integrado e a interdisciplinaridade, discutindo mais detalhadamente estas propostas pedagógicas no próximo seminário de formação.
ANEXO
REFERÊNCIAS MUSICAIS
Sêmen – Mestre Ambrósio (letra de Siba e Bráulio Tavares)
Nos antigos rincões da mata virgem foi um sêmen plantado com meu nome
A raiz de tão dura ninguém come porque nela plantei a minha origem
Quem tentar chegar perto tem vertigem ensinar o caminho, eu não sei
Das mil vezes que por lá eu passei nunca pude guardar o seu desenho
Como posso saber de onde eu venho
Se a semente profunda eu não toquei?
Esse longo caminho que eu traço muda constantemente de feição
E eu não posso saber que direção tem o rumo que firmo no espaço
Tem momentos que eu sinto que desfaço o castelo que eu mesmo levantei
O importante é que eu nunca esquecerei que encontrar o caminho é meu empenho
Como posso saber de onde eu venho
Se a semente profunda eu não toquei?
Como posso saber a minha idade se o meu tempo passado eu não conheço
Como posso me ver desde o começo se a lembrança não tem capacidade
Se não olho pra trás com claridade um futuro obscuro aguardarei
Mas aquela semente que sonhei é a chave do tesouro que eu tenho
Como posso saber de onde eu venho
Se a semente profunda eu não toquei?
Tantos povos se cruzam nessa terra que o mais puro padrão é o mestiço
Deixe o mundo rodar que dá é nisso, a roleta dos genes nunca erra
Nasce tanto galego em pé-de-serra e por isso eu jamais estranharei
Sertanejo com olhos de nissei, cantador com suingue caribenho
Como posso saber de onde eu venho
Se a semente profunda eu não toquei?
Como posso pensar ser brasileiro e enxergar minha própria diferença
Se olhando ao redor vejo a imensa semelhança ligando o mundo inteiro
Como posso saber quem vem primeiro se o começo eu jamais alcançarei
Tantos povos no mundo e eu não sei qual a força que move o meu engenho
Como posso saber de onde eu venho
Se a semente profunda eu não toquei?
E eu
Não sei o que fazer nessa situação
Meu pé...
Meu pé não pisa o chão...
É (Gonzaguinha)
É
a gente quer valer o nosso amor
a gente quer valer nosso suor
a gente quer valer o nosso humor
a gente quer do bom e do melhor
a gente quer carinho e atenção
a gente quer calor no coração
a gente quer suar mas de prazer
a gente quer é ter muita saúde
a gente quer viver a liberdade
a gente quer viver felicidade
É
a gente não tem cara de panaca
a gente não tem jeito de babaca
a gente não está com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela
É
a gente quer viver pleno direito
a gente quer é ter todo respeito
a gente quer viver numa nação
a gente quer é ser um cidadão
É...