Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

I Relatório I Formação 23 a 25/09/2009

E-mail Imprimir PDF

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

PÓLO: QUIXADÁ

PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA 
 

  1. EVENTO: I Encontro de formação dos professores-formadores do Programa PROJOVEM DO CAMPO.

 

  1. PERÍODO: 23 a 25 de setembro de 2009.

 

  1. OBJETIVO: Promover o primeiro encontro de formação dos professores do projeto, proporcionando-lhes condições para que possam discutir o seu Projeto Político-Pedagógico e o Percurso Formativo, criando, deste modo, condições que possibilitem o desenvolvimento do planejamento das aulas no primeiro mês inicial do projeto PROJOVEM DO CAMPO – SABERES DA TERRA.

 

  1. CARGA HORÁRIA: 20 H/A.

 

  1. MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibaretama e Senador Pompeu.

 

  1. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e quatro (24) educadores no total, distribuídos, por município, da seguinte forma:

- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; Maria Freitas dos Santos; José Aurélio Brasilino Batista; Maria Meridiene Marques; Antônia Cleide M. Cavalcante; Sandra Guedes B. de Souza; Ana Maria Caetano de O. Sales.

- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Karla Roberta Fernandes de Souza.

- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Antônia Berenice Lucindo Rodrigues; Maria Gilnária de Lima.

- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes.

- Senador Pompeu: Maria José de Souza Viana; Antônia Vilene M. P. Nogueira; Jean Carlos Lacerda de Carvalho; Sebastiana R. Noronha.

  1. TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:

- Projeto Político Pedagógico Integrado; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA; PP. 35-47.

- Organização curricular; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 49-53.

- Organização dos tempos e espaços formativos; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 61-65.

- Percurso formativo: elementos conceituais; texto de apoio: Livro Percurso Formativo - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 21-41.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Dia 23 de setembro de 2009 – Manhã: Exposição do professor Ciro Nogueira sobre as políticas públicas educacionais realizadas pelo atual Governo Federal, particularmente o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA, definindo seus objetivos, parcerias governamentais, público-alvo e importância social para todos os envolvidos em tal projeto; em seguida, o professor Wagner Bandeira fez uma rápida exposição em Power Point sobre a temática da avaliação do curso, seguida de um rápido intervalo de 15 (quinze) minutos. No retorno, a formação continuou com a entrega do material didático aos formadores, que em seguida se apresentaram e relataram suas expectativas, experiências e conhecimentos sobre aspectos educacionais que dizem respeito ao projeto.

Tarde: Os trabalhos se iniciaram às 13 horas com a discussão dos temas relacionados ao projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA; dentre tais temas, destacamos a educação no campo, educação de jovens e adultos, desenvolvimento sustentável e economia solidária, valorização dos diferentes saberes no processo educativo, o currículo integrado, o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e o eixo temático Agricultura familiar: cultura, identidades, etnia e gênero. As discussões se desenvolveram através da leitura coletiva dos tópicos elencados no livro Projeto Político Pedagógico, seguida do compartilhamento de experiências e saberes dos sujeitos presentes.

- Dia 24 de setembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida aos presentes através da música Sêmen, da banda Mestre Ambrósio (letra em anexo), seguida de percepções da letra e suas possíveis relações com o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA. Em seguida, deu-se a continuidade dos trabalhos do dia anterior, adotando-se a mesma metodologia. Dentre os temas explanados e debatidos, cito a metodologia da Pedagogia da Alternância e o plano de pesquisa do percurso formativo.

-Tarde: Neste período, prosseguimos na discussão sobre o percurso formativo Círculo de diálogos e Partilha de saberes; ao final, começamos o planejamento do primeiro mês de trabalho, dividindo os professores, inicialmente, por áreas disciplinares, com o objetivo de troca de experiências de metodologias que poderiam ser desenvolvidas com os alunos nas escolas, a partir dos conteúdos selecionados para este período.

-Dia 25 de setembro – Manhã: Tal como no dia anterior, o início dos trabalhos foi também realizado com uma acolhida aos presentes através da música É, do compositor Gonzaguinha (letra em anexo), seguida de percepções da letra e suas possíveis relações com o projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA.

Em seguida, prosseguimos no planejamento iniciado no dia anterior, com os professores se reunindo por municípios, definindo seus horários e articulando os conteúdos selecionados. Ao final, houve uma apresentação feita através da mostragem, em papel madeira, dos planos de aula construídos para o tempo-escola e para o tempo-comunidade, que vão em anexo a este relatório. O encerramento da formação foi realizado através da avaliação feita pelos formadores e informações gerais sobre questões e dúvidas administrativas e pragmáticas do projeto, cujas informações, infelizmente, nem sempre puderam ser respondidas em contento dos formadores.

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS: Durante a formação, foi construída uma lista contendo o nome, telefone e endereço eletrônico dos formandos e deste professor que hora vos escreve, estabelecendo um canal de comunicação efetivo para um bom acompanhamento das atividades nos períodos do tempo-escola e do tempo-comunidade.

A avaliação que faço é  a de que a formação transcorreu de forma positiva, pois que verifiquei que a tensão inicial ocasionada pela iminência das aulas sem que os formadores estivessem completamente seguros do Projeto Político Pedagógico e das questões metodológicas do Percurso Formativo foram diminuídas sensivelmente; um problema maior que não pôde ser sanado foram as dúvidas que envolviam os demais parceiros do projeto, como por exemplo, o material didático dos alunos (formados), o transporte dos formadores para as escolas e a merenda, contribuindo para diversas queixas dos formadores no que diz respeito à falta de informação. Ressalto o apoio dado pela CREDE 12, que nos acompanhou durante toda a formação, na pessoa da professora SANDRA GUEDES B. DE SOUZA, bem como a infra-estrutura colocada à nossa disposição.

De minha parte, o maior desafio verificado foi, sem dúvida, a questão do currículo integrado, envolvendo a carga horária dedicada pelos formadores ao tempo escola, pois que eles têm dificuldades em compreender a importância de estarem presentes em alguns momentos nas salas de aula, acompanhando os colegas que estariam à  frente das turmas, para o desenvolvimento de estratégias metodológicas interdisciplinares. Esta incompreensão materializou-se quando tiveram que discutir, por municípios, um plano de trabalho coletivo envolvendo as três áreas do conhecimento, quando cada um expunha o que iria trabalhar com os alunos, mas tinham dificuldade em articular os conteúdos. Avalio que será necessário selecionar mais textos sobre o currículo integrado e a interdisciplinaridade, discutindo mais detalhadamente estas propostas pedagógicas no próximo seminário de formação. 
 

ANEXO 

REFERÊNCIAS MUSICAIS 

Sêmen – Mestre Ambrósio (letra de Siba e Bráulio Tavares) 

Nos antigos rincões da mata virgem foi um sêmen plantado com meu nome

A raiz de tão dura ninguém come porque nela plantei a minha origem

Quem tentar chegar perto tem vertigem ensinar o caminho, eu não sei

Das mil vezes que por lá eu passei nunca pude guardar o seu desenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei? 

Esse longo caminho que eu traço muda constantemente de feição

E eu não posso saber que direção tem o rumo que firmo no espaço

Tem momentos que eu sinto que desfaço o castelo que eu mesmo levantei

O importante é que eu nunca esquecerei que encontrar o caminho é meu empenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei? 

Como posso saber a minha idade se o meu tempo passado eu não conheço

Como posso me ver desde o começo se a lembrança não tem capacidade

Se não olho pra trás com claridade um futuro obscuro aguardarei

Mas aquela semente que sonhei é  a chave do tesouro que eu tenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei? 

Tantos povos se cruzam nessa terra que o mais puro padrão é o mestiço

Deixe o mundo rodar que dá é  nisso, a roleta dos genes nunca erra

Nasce tanto galego em pé-de-serra e por isso eu jamais estranharei

Sertanejo com olhos de nissei, cantador com suingue caribenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei? 

Como posso pensar ser brasileiro e enxergar minha própria diferença

Se olhando ao redor vejo a imensa semelhança ligando o mundo inteiro

Como posso saber quem vem primeiro se o começo eu jamais alcançarei

Tantos povos no mundo e eu não sei qual a força que move o meu engenho

Como posso saber de onde eu venho

Se a semente profunda eu não toquei? 

E eu

Não sei o que fazer nessa situação

Meu pé...

Meu pé não pisa o chão... 

É (Gonzaguinha) 

É 
a gente quer valer o nosso amor 
a gente quer valer nosso suor 
a gente quer valer o nosso humor 
a gente quer do bom e do melhor 
a gente quer carinho e atenção 
a gente quer calor no coração 
a gente quer suar mas de prazer 
a gente quer é ter muita saúde 
a gente quer viver a liberdade 
a gente quer viver felicidade 
 
É 
a gente não tem cara de panaca 
a gente não tem jeito de babaca 
a gente não está com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela 
 
É 
a gente quer viver pleno direito 
a gente quer é ter todo respeito 
a gente quer viver numa nação 
a gente quer é ser um cidadão 
 
É...
 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 

Busca

Apoio