Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Pólos Quixadá II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

E-mail Imprimir PDF

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

PÓLO: QUIXADÁ

PROFESSOR FACILITADOR: YURI HOLANDA 
 

  1. EVENTO: II Encontro de formação dos professores-formadores do Programa PROJOVEM DO CAMPO.

 

  1. PERÍODO: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2009.

 

  1. OBJETIVO: Promover o segundo encontro de formação dos professores do projeto, desenvolvendo um círculo de diálogos a partir dos relatos das experiências adquiridas na primeira etapa do tempo-escola e do tempo-comunidade do projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA, e rediscutir o Projeto Político-Pedagógico e o Percurso Formativo com os professores das áreas de formação geral e com os novos professores de ciências agrícolas e com o coordenador de pólo, criando, deste modo, condições que possibilitem o desenvolvimento do planejamento das aulas no segundo período (meses de dezembro e janeiro) do projeto PROJOVEM DO CAMPO – SABERES DA TERRA.

 

  1. CARGA HORÁRIA: 40 H/A.

 

  1. MUNICÍPIOS: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú e Ibaretama.

 

  1. TOTAL DE PARTICIPANTES: Participaram vinte e quatro (26) educadores no total, distribuídos, por município, da seguinte forma:

- Quixadá: Aila Maria Bernardo da Silva; Auricélia de Vasconcelos Lima; Cheila Maria Santos de Oliveira; Marta Geane Nunes da Costa; José Aurélio Brasilino Batista; José Arimatéia P. de Meneses.

- Quixeramobim: Aila Maria Caetano; Girlene Almeida Silva; Maria Alzenir de Costa Pereira; Paulo José Gomes Ferreira; Maria Celita Firmino Castelo; Francisco Júnior Maciel da Silva; Sueli Paz Pinheiro André.

- Banabuiú: Ana Maria Cavalcante; Maria Gilnária de Lima; Antônia Berenice Lucindo Rodrigues; Regiclaudio Cavalcante Dias; Francisco Romário de Lima*.

- Ibaretama: Irismar Queiroz de Brito Silva; Elisângela Lima Santiago Viana; Rozenir Maciel Fernandes; Maria de Fátima Souza Lopes; Regiane Batista de Sousa Matos; Maria Cristina Duarte da Costa; Ednaldo Diógenes Calixto.

- Senador Pompeu: Sebastiana R. Noronha**. 

*O professor Francisco Romário de Lima, do município de Banabuiú, é o professor substituto de ciências da natureza, mas ele participou apenas do primeiro dia do Encontro, não dando nenhuma justificativa dos motivos do seu não comparecimento no restante da semana.

**A professora Sebastiana R. Noronha participou do encontro justificando desconhecer as mudanças provocadas sobre o município de Senador Pompeu em relação ao projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA.

  1. TEMÁTICAS: As temáticas que nortearam as discussões do encontro foram:

- Relatos das experiências das aulas do tempo-escola e do tempo-comunidade nos meses de outubro e novembro de 2009;

- Educação do Campo e EJA;

- Projeto Político Pedagógico Integrado; texto de apoio: Livro Projeto Político Pedagógico - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA; PP. 50-53.

- Organização Curricular do Programa; texto de apoio: Livro Percurso formativo: elementos conceituais - Coleção Cadernos Pedagógicos do PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA, PP. 13-34.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Dia 30 de novembro de 2009 – Manhã: Abertura e dinâmica de acolhimento; relatos das experiências adquiridas na primeira etapa do tempo-escola e do tempo-comunidade do projeto PROJOVEM SABERES DA TERRA nos meses de outubro e novembro, a partir do preenchimento da ficha Dados dos educadores, por município; formação das equipes de Síntese, Organização, Avaliação e Animação do primeiro dia.

Tarde: Dinâmica desenvolvida pela equipe de animação e continuação do círculo de diálogos sobre as experiências dos professores; em seguida, amostragem do vídeo da Escola Dom Fragoso e debate sobre concepções de Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Currículo Integrado e EJA; apresentação do memorial do último Encontro de Formação, realizado no mês de setembro, e das equipes de síntese e avaliação do primeiro dia do Encontro atual; formação das equipes do dia seguinte.  

- Dia 01 de dezembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma dinâmica da equipe de animação; em seguida, iniciamos os estudos sobre a organização curricular do Programa, desenvolvidos através da leitura coletiva dos tópicos elencados no livro Projeto Político Pedagógico, seguida do compartilhamento de experiências e saberes dos sujeitos presentes. Na sequência, houve a socialização de informações do Projeto proporcionada pela consultora do IDT Eva Amorim.

-Tarde: Neste período, prosseguimos com os estudos sobre o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância a partir dos textos do livro Percurso Formativo, com os tópicos Plano de Pesquisa e Círculo de Diálogos. Após os estudos, desenvolveu-se uma amostragem de slides da Organização dos Espaços e Tempos Formativos, seguida de discussão sobre a questão do Currículo Integrado e a necessidade dos professores formadores estarem presentes nas salas de aula não apenas quando estiverem à frente das mesmas, ministrando os conteúdos específicos de suas disciplinas, mas também em conjunto com os outros professores, objetivando a integração do conhecimento transdisciplinar, momento esse marcado por dúvidas e incômodos por parte dos professores formadores.  Ao final, as equipes da síntese e avaliação se apresentaram, e novas equipes foram formadas para o dia seguinte. 

-Dia 02 de dezembro – Manhã: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida proporcionada pela equipe de animação. Em seguida, prosseguimos com os estudos sobre o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância, com os tópicos Círculo de Diálogos e Partilha dos Saberes, iniciados no dia anterior. Após os estudos iniciamos o planejamento do período de dezembro e janeiro, com a definição dos horários dos professores formadores no tempo-escola. Como este período se desenvolverá em duas semanas apenas, foi proposto pelo professor Yuri Holanda um cronograma em que cada uma das quatro áreas ministrará 15 horas/aula em cada uma das duas escolas neste período, totalizando 30 horas/aula, organizado da seguinte forma:

1ª  Semana

(Segunda a Sexta)                                                               (Sábado)

Turma A- Linguagens 10 h/a                                             Agrárias 05 h/a  

                 Natureza 10 h/a                                                 Natureza 05 h/a 

Turma B- Agrárias 08 h/a                                                  Linguagens 05 h/a

                  Humanas 12 h/a                                               Humanas 03 h/a

                                                                                               Agrárias 02 h/a

2ª  Semana

(Segunda a Sexta)                                                                (Sábado)

Turma A- Agrárias 10 h/a                                                   Humanas 05 h/a

                  Humanas 10 h/a                                                 Linguagens 05 h/a 

Turma B- Linguagens 10 h/a                                              Agrárias 05 h/a

                  Natureza 10 h/a                                                 Natureza 05 h/a

-Tarde: Retomamos com uma dinâmica de acolhida e o planejamento do período de dezembro e janeiro com a divisão dos professores, inicialmente, por áreas disciplinares, com o objetivo de troca de experiências dos conteúdos e metodologias desenvolvidos no período anterior, e a seleção destes para o próximo período, bem como para um primeiro contato dos professores das ciências agrícolas entre si. Ao final, as equipes da síntese e avaliação se apresentaram, e novas equipes foram formadas para os dias seguintes. 

-Dia 03 de dezembro – Manhã e Tarde: O início dos trabalhos foi realizado com uma acolhida proporcionada pela equipe de animação, que também se realizou no início da tarde. Neste dia, bem como no seguinte, incorporou-se ao grupo a professora Iolanda Maia, que nos acompanhou durante o planejamento dos professores formadores, realizado por municípios visando à articulação dos conteúdos e metodologias selecionados no dia anterior. Ao final, houve uma socialização inicial do planejamento realizado pelos professores, e a apresentação da síntese e da avaliação do dia.  

- Dia 04 de dezembro – Manhã e Tarde: No último dia do Encontro, após a dinâmica de acolhida, os professores se reuniram para finalizar o planejamento transdisciplinar dos municípios, com uma pequena pausa para uma comemoração surpresa do aniversário do professor Yuri Holanda; no início da tarde, houve uma apresentação feita através da mostragem, em papel madeira, dos planos de aula construídos para o tempo-escola e para o tempo-comunidade, que vão em anexo a este relatório. O encerramento da formação foi realizado através da avaliação feita pelos formadores e da entrega de relatórios, planos de aula e fichas de descrição de atividade.

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS: O encontro desenvolveu-se de maneira positiva, com os professores formadores mais seguros em relação ao Programa e satisfeitos com a integração e contribuição dos professores das ciências agrárias nas discussões desenvolvidas no Encontro. No entanto, nos relatos das experiências construídas a partir do primeiro tempo-escola, verificaram-se alguns entraves que já eram de se esperar, como o não recebimento do material didático dos alunos e o não pagamento da bolsa aos mesmos, questões explicadas satisfatoriamente pela consultora Eva Amorim, do IDT. Outra questão bem mais séria, porém, foi o relato das professoras de Banabuiú e Quixadá: a dificuldade com o transporte destas para as escolas fez com que adotassem, provisoriamente, uma divisão do trabalho que põe em risco os sentidos pedagógicos do Projeto PROJOVEM CAMPO, no caso uma divisão em que dois professores assumiam uma escola, ministrando os conteúdos das três áreas do conhecimento (Humanas, Linguagens e Naturais), enquanto a outra professora fazia o mesmo na outra escola. Esta dinâmica deveu-se ao não cumprimento, por parte das prefeituras, em garantir o transporte corretamente às professoras, alegando custos demasiados, sendo que, segundo estas, em Quixadá a secretária de educação teria alegado desconhecer o Projeto e que seria mais barato ao município contratar mais professores para as escolas do que fornecer o transporte para as atuais. Ressalte-se também que nenhum material chegou até as educadoras deste município, nem mesmo aqueles que foram distribuídos nos outros, no caso os livros do PPP e dos Educadores, além da ausência da merendeira e a falta de informações e aparente má vontade por parte da Prefeitura e do CREDE 12. Ou seja, há uma perplexidade geral para com os parceiros de Quixadá, município-pólo considerado o que menos se empenha com o Projeto PROJOVEM CAMPO. Já nos outros dois municípios, Ibaretama e Quixeramobim, as professoras relatam apoio total por parte das prefeituras, com os trabalhos se desenvolvendo normalmente. Outra questão verificada foi o local onde ocorreu o Encontro, no caso o CEJA Quixadá, devido ao calor, principalmente à tarde, nas salas sem ar-condicionados, o que gerou uma insatisfação geral. Por último, registra-se também o incômodo em relação à dinâmica do tempo escola, já que eles ainda resistem à idéia de dois professores atuando juntos numa sala de aula, algo também já esperado e que somente com o desenvolvimento do Programa será melhor compreendido e executado. Assim, no primeiro período, verificou-se que cada professor trabalhou apenas duas das três semanas do tempo escola. Registramos também a ausência de alguns professores formadores em alguns períodos, devido à realização das provas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), mas quase todos justificaram as ausências, que vão junto ao relatório, o que demonstra o compromisso da maioria com o Programa. Como encaminhamento, sugiro a criação de uma ficha-modelo para facilitar o planejamento dos professores formadores, contendo objetivos, justificativas, conteúdos, metodologias interdisciplinares etc. para facilitar proficuamente a construção deste, e também uma maior pressão, por parte da do Governo do estado, junto às prefeituras recalcitrantes, para que cumpram com o compromisso assumido, quando da assinatura de adesão ao Programa PROJOVEM, bem como a possibilidade de encontrar um outro local para os encontros posteriores.

 
 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 

Busca

Apoio