Home Pólos Canindé II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

RELATÓRIO DA II FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

POLO

PROF.

EVENTO

PERÍODO

C/H

MUNICÍPIOS

N.

PART.

Canindé

Fco Antonio

(Tony)

II formação de professores Projovem Campo

30/11 a 04/12/09

40h/a

Formar professores na metodologia do Programa/Planejamento do tempo escola

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

l        Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação

l        Memória da última reunião

l        Escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade

l        Exibição de vídeo sobre agrofloresta, discussão em grupo e plenária

l        Organização curricular

l        Tempos formativos

l        Planejamento do tempo escola

l        Estudo em grupo/apresentação em plenária/discussão/debate

l        Avaliação do período inicial do Programa

l        Produção de síntese

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Neste princípio de atividade do Programa a evasão ainda é pequena, porém, no município de Itatira, a cultura do corte da cana-de-açucar em São Paulo, provocou a saída de muitos educandos matriculados nas salas de aula.

A participação de representes do IDT, Natália e Eduardo, ajudou no esclarecimento de muitos pontos obscuros para os professores e os técnicos, esclarecendo dúvidas referentes a quem pode ser matriculado, quem pode receber bolsa, até quando é possível substituir educandos(as). Tamem foi bastante esclarecedor os tempos de cada professor(a) no tempo escola bem como da atuação dos técnicos em sala de aula e nas atividades de acompanhamento e desenvolvimento nas UTDs.

A formação foi importante para nivelar os técnicos e o “assegurador” do Programa, contratados pelo IDT, com as atividades em desenvolvimento e posibilitou aos professores(as) maior compreensão dos pressupostos teoricometodológicos abordados na formação do mês de setembro.

Segundo os professores, a II formação teve um diferencial muito significativo para que a prática deles fosse se consolidando, haja vista que os novos elementos presentes na prática pedagógica do Projovem Campo difere em muito do modelo tradicional.

Por sentir maior domínio dos processos formativos do Programa, os professores(as) do município de Madalena disseram que iriam retomar com os educandos(as) muitos aspectos que dizem respeito a compreensão do projovem campo para os estudantes.

A avaliação do encontro é possitiva, considerando o nível de participação e envolvimento de todos os participantes, podendo perceber a motivação dos envolvidos no Programa, reconhecendo-o como uma ação séria, diferenciada, voltada aos interesses e necessidades dos sujeitos e comunidades. Esses elementos impulsiona as ações pedagógicas, que a partir desse comprometimento dos educadores e da compreensão de processos educativos transformadores por parte dos mesmos potencializam o alcance dos objetivos propostos.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

Tivemos registro por parte dos professores(as) que a ajuda de custo que deveria ser assegurada pelos municípios não vem sendo cumprida dee modo satisfatório. Também foi relatado pelos professores de Canindé que o transporte escolar tem apresentado problemas de motoristas que não querem transportar os estudantes, fato encaminhado a Secretaria de Educação do referido município.

Outra dificuldade foi o atraso no repasse das diárias, tendo algumas chegado só na quinta, dia 03/12, o que deixou muitos dos cursistas apreensivo, pois não tinham como custear as despesas, caso as diárias não fossem repassadas.

Alguns participantes não receberam diárias pois eram novatos na formação e uma professora encaminhou solicitação de pagamento de diárias do enco0ntro de setembro, conforme em anexo.

Em suma, a II formação do Projovem Campo ampliou as perspectivas de ações e abordagens pedagógicas inovadoras por parte dos professores(as), propiciando maior compreensão dos comceitos de agricultura familiar sustentável, educação do campo/popular e dos elementos do percurso formativo, essesnciais para a prática pedagógica em sala de aula.

Canindé, 04 de dezembro de 2009

Francisco Antonio Alves Rodrigues