Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Pólos Canindé III Relatório I Encontro Mensal 21 e 22/12/2009

III Relatório I Encontro Mensal 21 e 22/12/2009

E-mail Imprimir PDF

RELATÓRIO DO I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES(AS) DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

POLO
 

PROF.
 

EVENTO
 

PERÍODO
 

C/H
 

OBJETIVO
 

MUNICÍPIOS
 

N.

PART.

Canindé

 
 

Fco Antonio

(Tony)
 

I encontro  pedagógico
 

21 E 22/12/09
 

12h/a
 

Aprofundar conhecimentos sobre educação do campo
 

Canindé

Itatira

Madalena

Boa Viagem
 

24

 

1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/TEMÁTICAS

 

l        Saudação – discussão/reflexão a partir do texto passeio socrático

l        Formação das equipes: síntese, organização, avaliação e animação

l        Relatos de experiencias - escuta dos professores acerca das vivências em sala de aula e no tempo comunidade

l        Estudo de textos sobre Educação do Campo e avaliação

l        Planejamento do tempo escola

l        Estudo em grupo/apresentação em plenária com discussão e debate

l        Avaliação

l        Produção de síntese

2. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

O relato de experiencias dos professores e professoras mostrou-se bastante positivo, com destaque para os municípios de Madalena e Canindé, onde as equipes demonstraram ter maior domínio da proposta metodológica do Programa. Alguns professores da Coordenação de Canindé apresentaram algumas atividades desenvolvidas pelos educandos em sala de aula. Em geral, estão sendo desenvolvidos os temas geradores os quais abrigam em seu entorno os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.

O estudo dos textos sobre Educação do Campo (Roseli Caldart) e sobre avaliação (Marise M.), realizados a partir dos grupos de estudos, suscitaram muitas perguntas, debates e discussões a partir dos elementos tratados nos textos. Houve, ainda, apresentação em plenária por parte de cada grupo. É possivel observar que a concepção de educação do campo começa a se consolidar junto a maioria dos sujeitos envolvidos no Pro-Jovem Campo.

O tempo dedicado ao planejamento foi caracteriozado pelasmuitas sugestões de atividades e, após cada equipe elaborar seu planejamento, houve a socialização  dos mesmos, fator que enriqueceu ainda mais as proposições feitas nas equipes.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES

Em suma, os participantes demonstraram empenho e motivação para atuar no Programa. Os professores de Boa Viagem mais uma vez discorreram sobre as distancias entre os dois locais em que atuam, relatando que além da distancia ainda enfrentam os perigos de roubo e assalto.

Canindé, 22 de dezembro de 2009

Francisco Antonio Alves Rodrigues

 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 

Busca

Apoio