RELATÓRIO TÉCNICO – PEDAGÓGICO DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA – FORMAÇÃO INICIAL
PERÍODO: 23 A 25 DE SETEMBRO DE 2009 - CARGA HORÁRIA: 20H/A.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1. Título do projeto: Formação de Educadores e Educadoras do Campo de Jovens e Adultos – Saberes da Terra
2 Objetivo: Promover a formação continuada de educadores do campo em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo .
3. Instituição proponente: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC
4. Proponente / coordenador: Universidade Federal do Ceará - UFC
5. Parcerias envolvidas: Governo do Estado do Ceará
6. Metas: 1) formação de 308 Educadores e Educadoras de EJA 2) formação de 08 coordenadores de turmas
INTRODUÇÃO
O relatório apresenta as ações desenvolvidas na formação inicial dos educadores e educadoras do ProJovem Campo- Saberes da Terra no período de 23 a 25 de setembro de 2009, com carga horária de 20h/a. O local foi o auditório da CREDE 16. Com a presença de 23 educadores e educadoras.
O Planejamento da Formação Inicial foi conduzida pelo Professor Formador do Pólo de Iguatu, Eudênio Bezerra e Valdir Alves da Coordenação Pedagógica do Projovem Campo.
DESENVOLVIMENTO
Relatamos a seguir as ações relativas a formação inicial.
1º dia - quarta-feira – 23/09/09 – Manhã
Boas Vindas
Apresentação dos Formadores
Apresentação dos participantes:
Foi desenvolvida uma dinâmica com o título: Quem sou eu!
Definição das Problemáticas de Pesquisas: O que é relevante para eu me apresentar para este grupo! Que semelhanças e diferenças nos caracterizam como um coletivo!
Organização da Pesquisa: 1. Considere a lista de temas e prepare uma lista escrita que servirá de base para uma exposição oral que você fará sobre você mesmo, para seus novos colegas.
Problema/Discussão com todo o grupo: Que conteúdos podem ser informados, para cada tema!
Temas: Família – Comunidade – Trabalho – Escolaridade – Religiosidade – Cultura – Organização Social
Leitura Recomendada: COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém: UFPA, 2006 (Baú dos Saberes)
Realização da pesquisa: Durante a apresentação de cada colega, anote dados sobre o tema.
2.1 Família / 2.2 Comunidade / 2.3 Trabalho / 2.4 Escolaridade / 2.5 Religiosidade / 2.6 Cultura / 2.7 Organização Social.
3. Faça uma apresentação oral para seus colegas, respondendo à pergunta: Quem sou eu!
Sistematização da Pesquisa /Reformulação da Pesquisa 1: Quem somos nós!
4. Reúna-se com outros colegas que anotaram dados sobre o mesmo tema que você anotou, com o objetivo de organizar/analisar suas anotações.
Produção de sínteses: 5. Elabore uma síntese das análises do seu subgrupo, relativamente ao tema observado por você e por seus colegas.
Problema/discussão nos subgrupos: Qual o formato da síntese!
Comunicação dos resultados: 6. Apresente a Síntese do seu subgrupo aos demais colegas.
Após a dinâmica com apresentação de todos individualmente foi feito a questão:
O que é o programa projovem campo – saberes da terra!
Apresentações: O programa projovem campo – saberes da terra
O projeto de escolarização do Estado
A formação dos educadores
O PPP do projovem campo: concepções/princípios/organização curricular
1º dia – Quarta-feira – 23/09/09 – Tarde
Apresentação do material didático (continuação):
O PPP do projovem campo: tempos formativos (tempo escola/tempo comunidade)
Currículo integrado
Eixo temático: Agricultura Familiar: identidade,cultura,gênero,etnia.
Avaliação do dia (Preparação para a síntese a ser feita no dia seguinte)
2º dia - Quinta-feira – 24/09/09 – Manhã
Acolhida
Síntese do dia anterior
Vivência metodológica do percurso formativo: plano de pesquisa – grupo 1
Círculo de diálogos – grupo 2
Partilha de saberes – grupo 3
Apresentação das vivências
2º dia - Quinta-feira – 24/09/09 – Tarde
Planejamento do 1º mês (tempo escola/tempo comunidade)
Avaliação do dia (preparação para a síntese a ser feita no dia seguinte).
3º dia – Sexta-feira – 25/09/09 - Manhã
Acolhida
Síntese do dia anterior
Planejamento do 1º mês (continuação)
Sistematização/apresentação dos planejamentos
Avaliação da Formação