Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Pólos Iguatu I Relatório I Formação 23 a 25/09/2009

I Relatório I Formação 23 a 25/09/2009

E-mail Imprimir PDF

RELATÓRIO TÉCNICO – PEDAGÓGICO DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA – FORMAÇÃO INICIAL

PERÍODO: 23 A 25 DE SETEMBRO DE 2009 - CARGA HORÁRIA: 20H/A.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. Título do projeto: Formação de Educadores e Educadoras do Campo de Jovens e Adultos – Saberes da Terra

2 Objetivo: Promover a formação continuada de educadores do campo em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo .

3. Instituição proponente: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC

4. Proponente / coordenador: Universidade Federal do Ceará - UFC

5. Parcerias envolvidas: Governo do Estado do Ceará

6. Metas: 1) formação de 308 Educadores e Educadoras de EJA 2) formação de 08 coordenadores de turmas

 

INTRODUÇÃO

O relatório apresenta as ações desenvolvidas na formação inicial dos educadores e educadoras do ProJovem Campo- Saberes da Terra no período de 23 a 25 de setembro de 2009, com carga horária de 20h/a. O local foi o auditório da CREDE 16. Com a presença de 23 educadores e educadoras.

O Planejamento da Formação Inicial foi conduzida pelo Professor Formador do Pólo de Iguatu, Eudênio Bezerra e Valdir Alves da Coordenação Pedagógica do Projovem Campo.

DESENVOLVIMENTO

               Relatamos a seguir as ações relativas a formação inicial.

1º  dia - quarta-feira – 23/09/09 – Manhã

Boas Vindas

Apresentação dos Formadores

Apresentação dos participantes:

Foi desenvolvida uma dinâmica com o título: Quem sou eu!

Definição das Problemáticas de Pesquisas: O que é relevante para eu me apresentar para este grupo! Que semelhanças e diferenças nos caracterizam como um coletivo!

Organização da Pesquisa: 1. Considere a lista de temas e prepare uma lista escrita que servirá de base para uma exposição oral que você fará sobre você mesmo, para seus novos colegas.

Problema/Discussão com todo o grupo: Que conteúdos podem ser informados, para cada tema!

Temas: Família – Comunidade – Trabalho – Escolaridade – Religiosidade – Cultura – Organização Social

Leitura Recomendada: COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém: UFPA, 2006 (Baú dos Saberes)

Realização da pesquisa: Durante a apresentação de cada colega, anote dados sobre o tema.

2.1 Família / 2.2 Comunidade / 2.3 Trabalho / 2.4 Escolaridade / 2.5 Religiosidade /    2.6 Cultura / 2.7 Organização Social.

3. Faça uma apresentação oral para seus colegas, respondendo à pergunta: Quem sou eu!

Sistematização da Pesquisa /Reformulação da Pesquisa 1: Quem somos nós!

4. Reúna-se com outros colegas que anotaram dados sobre o mesmo tema que você anotou, com o objetivo de organizar/analisar suas anotações.

Produção de sínteses: 5. Elabore uma síntese das análises do seu subgrupo, relativamente ao tema observado por você e por seus colegas.

Problema/discussão nos subgrupos: Qual o formato da síntese!

Comunicação dos resultados: 6. Apresente a Síntese do seu subgrupo aos demais colegas.

Após a dinâmica com apresentação de todos individualmente foi feito a questão:

O que é o programa projovem campo – saberes da terra!

Apresentações: O programa projovem campo – saberes da terra

O projeto de escolarização do Estado

A formação dos educadores

O PPP do projovem campo: concepções/princípios/organização curricular

1º dia – Quarta-feira – 23/09/09 – Tarde

Apresentação do material didático (continuação):

O PPP do projovem campo: tempos formativos (tempo escola/tempo comunidade)

Currículo integrado

Eixo temático: Agricultura Familiar: identidade,cultura,gênero,etnia.

Avaliação do dia (Preparação para a síntese a ser feita no dia seguinte)

2º dia - Quinta-feira – 24/09/09 – Manhã

Acolhida

Síntese do dia anterior

Vivência metodológica do percurso formativo: plano de pesquisa – grupo 1

Círculo de diálogos – grupo 2

Partilha de saberes – grupo 3

Apresentação das vivências

2º dia - Quinta-feira – 24/09/09 – Tarde

Planejamento do 1º mês (tempo escola/tempo comunidade)

Avaliação do dia (preparação para a síntese a ser feita no dia seguinte).

3º dia – Sexta-feira – 25/09/09 - Manhã

Acolhida

Síntese do dia anterior

Planejamento do 1º mês (continuação)

Sistematização/apresentação dos planejamentos

Avaliação da Formação

 

Comentarios (0)

RSS feed Comments

Escreva seu Comentario

smaller | bigger
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy
 

Busca

Apoio