Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra
01. Pólo: Crato- Ceará
02. Período: Juazeiro do Norte: 25 e 26 de Janeiro de 2010
03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo
Saberes da Terra
04. Carga Horária: 16h
05. Objetivos: - Formar e preparar os educadores (as) do projeto Projovem Campo quanto às questões de avaliação.
- Desenvolver atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas com a avaliação no TE e no TC, corrigindo entraves no percurso formativo.
06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre
07. Total de participantes: 37 alunos (as)
08. Temáticas: Avaliação
09. Informes:Participação do Técnico do IDT (Eduardo) e Informes sobre os pagamentos das bolsas dos alunos, documentação com pendência, visita às escolas e entrega do livro do aluno do EJA. Carga horária dos técnicos agrícolas. Situação da cidade de Jardim ainda com pendência e muitos problemas políticos. Carga horária de 12h/a insuficiente para concluir e avaliar os trabalhos produzidos no TE e TC.
10. Atividades Desenvolvidas :
a. Vivência do Percurso Formativo
b. Dinâmica de grupo,
c. Apresentação de Slide sobre a avaliação
d.Leitura de Textos: Avaliação: Uma Prática em Busca de Novos Sentidos de Maria Tereza Esteban e Avaliação – Instrumento e Processo de Crescimento de Naidison de Quintella Baptista, in Educação Rural Sustentabilidade do Campo organizado por F.M.C. ET ali.
e. Planejamento para Definição, Construção e Execução da Avaliação para o T.E e T.C
f. Trabalhando as fichas de avaliação
g. Estudo em Grupo.
h. Apresentação dos Grupos
11. Acompanhamento, Avaliação.
A partir dos relatos dos professores, nos deparamos ainda que persistem algumas dificuldades no tocante ao projeto político pedagógico. A metodologia da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadores, ainda pairam dúvidas, principalmente no tema avaliação. Questão esta trabalhada no grupo com as fichas que serão executadas no TE e TC.
O tema avaliação é complexo e merece todo um questionamento mais acurado e debatido para colocar em prática a desconstrução da avaliação tradicional como ruptura do método quantitativo e punitivo, direcionando para a construção da auto-avaliação, da hetero-avaliação e da avaliação dos conteúdos colocando a avaliação do campo no patamar da avaliação democrática de inclusão.
A partir destas constatações é que instigamos o amplo debate da forma de avaliar, partindo do princípio do método tradicional e desembocando numa nova forma de avaliar o sujeito dentro de uma contextualização do qual ele está inserido.
Fizemos uma memorização do eixo articulador e do eixo temático, da agricultura e a sustentabilidade, e logo após formou-se os grupos para construir o planejamento de avaliação como prática de investigação e aprendizagem e não como finalização do produto. Em seguida, passou-se para a plenária para que fosse socializado e debatido o planejado no grupo. Mais uma vez ficou prejudicado o debate por conta pelo exíguo espaço de tempo.
12. Outras Informações pertinentes
1. Os alunos/as pensam em desistir por conta de não aparecimento da bolsa. Insinuam que mais uma vez estão sendo enganados pelo governo.
13.Professores Facilitadores :
Roberto Oliveira Barros – URCA
(
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
).
Fone: (88) 9921 – 3401/
João Luis Mota do Nascimento – URCA
(
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
)
Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178