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Crato

RELATÓRIOS

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Relatório da Formação do PROJOVEM CAMPO Saberes da Terra

POLO – CRATO

Período: 23,24 e 25 de setembro de 2009.

 

Pontos Positivos : O programa PROJOVEM CAMPO,  Saberes da terra, exige muito  por parte daqueles que irão executá-lo  na base. A preparação e o compromisso político pedagógico, tanto do professor(a) bem como do Coordenador(a) devem ser um compromisso efetivo.

Já para o coordenador(a) de pólo, o compromisso ainda é maior. Pois, ele tem que garantir a realização e execução do  objeto do projeto, uma vez que o mesmo irá ficar em permanente contato com a ponta e deverá dar respostas às lacunas que, porventura, possam aparecer. Por isso é que existe esta preocupação com este cargo. O seu compromisso político pedagógico deve ficar claro e evidente para que a filosofia do projeto não fique comprometida e tentar evitar a execução da educação tradicional no campo

Optamos por elaborar um plano de aula em cima das vinte horas que foram insuficientes para esmiuçar  a metodologia do projeto político pedagógico da educação do campo e seu planejamento. Os esforços foram envidados para se conseguir didaticamente o melhor caminho para o entendimento da pedagogia da alternância e  sua execução através das aulas expositivas com slides  e trabalhos em grupos .

O “relatório” respondidos pelos prof.(as) alunos(a) não é claro ao que o  se quer diagnosticar nos educadores(as) com relação a compreensão da filosofia da educação popular ao qual o projovem se propõe, mas é  fundamental para diagnosticarmos. Se junto ao público alvo, o projeto não for bem executado, para atender ao que o mesmo se propõe, política publica de Inclusão de Jovens, poderá  não ter sucesso na prática.

Ficamos satisfeitos e esperançosos com a avaliação final dos formandos, numa demonstração que o fruto do nosso trabalho durante os três dias  foram satisfatória ao que nos propusemos objetivar, que era fundamentar a proposta de um projeto piloto não  pronto e  não acabado, na tentativa de construir coletivamente uma proposta do ensinar aprendendo, um projeto possível para formatar  uma diferenciação da educação do campo  da tradicional . Uma proposta em construção.

Partimos do Currículo do Projovem Campo, colocando a diferença entre um currículo contextualizando e um  Integrado, diferenciando  a educação no campo tradicional  com a educação do campo para o campo como pedagogia de alternância.

Ficamos, de certa forma, atônitos ao lermos os relatórios dos “professores alunos”, a maioria deles incompletos, inclusive das representantes das CREDES, e    isto faz com que paira dúvidas da forma e os critérios de escolha dos formandos em cada município.

No entanto, ficamos aguardando o nosso próximo encontro para podermos melhor trocar as nossas experiência e melhorar o nosso desempenho na formação destes formadores.

Pontos a serem avaliados :

a) O tempo (20h) para atingir o objetivo do  primeiro módulo    foi  insuficiente..

b) As reclamações foram muitas sobre o local que era inadequados para o bom desempenho de um treinamento deste porte , inclusive deslocamento para residencia .

c) A Rejeição a escolha dos turnos ( Tarde e Noite ), foi motivo de compreensão para não mais se repetir

d) O horário de apenas uma hora para deslocamento nas refeições, também foi levado em conta.

e) Material das bolsas de péssima qualidade, várias vieram com problemas de zíper defeituosos,

f) A ausência do técnico agrícola, quebrou a cadeia da integração curricular, os grupos de planejamento terão dificuldades no início para dar respostas às lacunas que tenham conotação com a qualificação profissional. Estamos convicto que na próxima capacitação possamos superar e consertar os obstáculos que promoveram alguns desencontros na execução das diretrizes do projeto.

 

 

Professor :  João Luís Mota

Roberto Oliveira


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra

01. Polo: Crato- Ceará

02. Período: Barbalha: 30 de Novembro/09 e 01 de Dezembro/09

Juazeiro do Norte: 02, 03 e 04 de dezembro/09

03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo

Saberes da Terra

04. Carga Horária: 40h

05. Objetivos: -Treinar e Preparar os Educadores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra.

- Desenvolver Atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas e a encontrar no campo de trabalho

06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre

07. Total de participantes: 37 alunos (as)

08. Temáticas: Agricultura Familiar e Sustentabilidade

Organização dos Espaços e Tempos Formativo

Currículo Integrado

Pedagogia da Alternância

8.1. Informes :Participação Especial do IDT( Eduardo)

Coordenação ( Kely); Apresentação da Estrutura Funcional do Projeto, seu Organigrama, o Papel e a importância dos diferentes parceiros no desenvolvimento do programa.

Coordenador Pedagógica(Osmar Sá ): Informes diversos e esclarecimentos pedagógicos.

09. Atividades Desenvolvidas :

a. Vivência do Percurso Formativo

b. Dinâmica de grupo,

c. Apresentação de Slide

d. Vídeo

e. Leitura de Texto – PPP e Bau de Saberes

f. Planejamento para Definição, Construção e Execução da Pesquisa para o T.E e T.C

g. Estudo em Grupo.

h. Apresentação dos Grupos

  1. Acompanhamento, Avaliação e Encaminhamentos.

Quando a vivência iniciou, sentimos que as dificuldades iam aumentando na medida em que ouvíamos os relatos da primeira experiência de atuação e execução do PPP do PROJOVEM no local de trabalho. Dificuldade estas em visibilizar o Percurso Formativo e o Currículo Integrado. Foi a partir destes relatos que nos reunimos e refizemos a metodologia da explicação da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadora. As dificuldades vieram com maior intensidade a partir dos técnicos agrícolas e da coordenadora, que chegaram quando os trabalhos já haviam iniciados no primeiro encontro.

A partir destas constatações, começamos a dar visibilidade de compreensão ao Currículo Integrado e ao Percurso Formativo. Fizemos uma memorização do Eixo Articulado e dos Eixos Temáticos, dando enfase ao primeiro caderno. Rememorizamos a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade, com a exibição do Vídeo da experiencia da Pedagogia da Alternância da EFA – Don Fragoso e logo após o debate. Foi unanime a confirmação da compreensão do Percurso Formativo. Logo após a exibição do vídeo, formaram-se os grupos para discutir e debruçar na elaboração do planejamento de 30 dias com T.E. e T.C. e em seguida passando para plenária para que fosse socializado e debatido o planejado. A execução do conteúdo planejado, ficou prejudicado por conta da não inclusão da participação dos técnicos do IDT, da Coordenação Pedagógica e da Geral.

A nossa preocupação continua na execução na base do PPP, principalmente no que tange da participação da responsável pela coordenação pedagógica. Pois, a que se apresentou como coordenadora, demonstrou de acordo com que se expressou durante o treinamento, o total desconhecimento para coordenar a Pedagogia da Alternância e solucionar as dúvidas que venham a aparecer, isto é demonstrado em suas declarações em atividade pedagógica subjetiva realizada. Portanto, fica comprometida o desenvolvimento de um projeto piloto em construção, com profissional com desvio de função ao qual foi selecionado para tal.

.Encaminhamento:

*Elaborar calendário com as atividades de formação com certa antecedência para melhor agendamento de todos.

* Unificar calendário letivo com Estado e Município.

*Resolver o problema das alunas mães c/ crianças em sala de aula.

*Entrar em contato com o gestores municipais pára resolver problema do transporte.

*Informar o critério de matrícula de alunos( alunos analfabeto).

11. Outras Informações pertinentes

  1. No primeiro dia dos trabalhos, nos deparamos com um comportamento não adequado profissionalmente de um técnico do IDT/SEDUC, que entrou na sala de aula sem uma prévia consulta e discussão do que o mesmo iria tratar. Iniciou a sua “atividade” na nossa ausência dado que a nossa chegada, em função de diversos problemas, chegamos com certo atraso às 8:25h. Quando chegamos ao local do treinamento, o citado técnico já se encontrava na sala com os alunos, e naquele momento ele não ponderou a nossa presença e continou as suas atividades como se nós fossemos estranhos. Isto gerou um clima desconfortável e prejudicou sobremaneira o andamento dos trabalhos e a apresentação dos(as) novatos(as), chegando a um certo momento de provocar atrito com os educando(as) em seguida retirou-se da sala fechando a porta de forma brusca, que não condiz com o papel do educador.

  1. Relatos de Problemas :

- Transporte – ( Aluno ) Todas as comunidades apresentaram “problemas” com transporte, como a chegada com certo atraso em função da dependência do transporte escolar do município e saída antes do término final da aula.

- ( Professor ) - Professor(a) paga R$10,00 ( Dez reais) de moto - taxi todos os dias para chegar a comunidade (caso de Mauriti)

- Alunas (mães) trazem as crianças para sala de aula : A maioria das comunidades apresentaram “problemas” com crianças em sala de aula, dificultando a aprendizagem e irritando professores e colegas. Ficou acordado que iriam procurar membros da associação da comunidade para resolverem a problemática das crianças em conjunto.

- Alunos com deficiência de leitura: Todas as comunidades apresentaram problemas de alunos(as) com essa deficiência.

- Crianças proibidas de ter acesso a merenda escolar.

- Ano letivo termina dia 20 de dezembro de 2009

- Horário desencontrado na hora do intervalo (recreio), muito barulho, prejudicando o ensino aprendizagem do PROJOVEM.

- Problema com evasão na sexta-feira.

12 .Professores Facilitadores :

Roberto Oliveira Barros – URCA

João Luis Mota do Nascimento – URCA

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Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: CRATO - CEARÁ

2. PROFESSORES FORMADORES: José Cordeiro de Oliveira – Valdir...

3. PROFESSORES COORDENADORES: Roberto Barros de Oliveira e Mota...

4. EVENTO: III Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários.

5. PERÍODO: 29,30 e 31 março de 2010.

6. CARGA HORÁRIA: 24 horas.

7. OBJETIVOS: (1) Avaliar a experiência docente relativa ao Tempo Escola – Tempo Comunidade dos últimos três meses, identificando criticamente as dificuldades e os avançados vivenciados no/pelo Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra. (2) Retomar o aprendizado sobre currículo integrado e pedagogia da alternância, tendo em vista a realização da pesquisa como princípio educativo e formador da cidadania transformadora da realidade. (3) Planejar os meses de março a maio de 2010, focando o Eixo Temático Agricultura Familiar: Cultura – Identidade – Etnia e Gênero articulado com as áreas do conhecimento, considerando a relação Tempo Escola – Tempo Comunidade.

3.MUNICÍPIOS: Barbalha, Salitre, Brejo Santo, Jardim, Mauriti.

4.TOTAL DE PARTICIPANTES: 40.

5.TEMÁTICAS

(1) Avaliação da experiência docente

(2) Currículo integrado

(3) Pesquisa como princípio educativo e formador

(4) Planejamento.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

29.03.2010

Manhã -

Acolhida: Música

Escuta e síntese escrita do Tempo Escola e Tempo Comunidade (dinâmica: Caminho).

Aprofundamento das questões levantadas durante a dinâmica “Caminho”:

- Que sementes eu plantei e estão crescento?

- Que sementes eu plantei e não cresceram?

- Como caminhei (em relação...).

Retorno ao Percurso Formativo e ao Projeto Político Pedagógico.

Tarde –

Aprofundamento Currículo Integrado – Exibição / discussão de power point. Escuta e síntese, com Resenha e Analise Crítica dos elementos didático-pedagógicos.

30.03.2010

Manhã –

Exibição de vídeo Paulo Freire.

Aprofundamento e reflexão sobre a prática freiriana no ProJovem Campo a partir das rodas em torno dos elementos: a) Resenha do filme; b) questionamento da prática educativa; c) Aperfeiçoamento da relação Tempo Escola – Tempo Comunidade.

Sujeito Crítico

Tarde –

Vivência “Canção dos Homens – Canção da Criança” sobre a etnia negra.

Pesquisa como principio educativo e formador (como mediador de pesquisa em sala de aula).

(p. 25 à 28 /do Livro Percurso Formativo)

Atividade do Tempo Comunidade – Leitura da Pedagogia do Oprimido, divisão de capítulos por município. Devolução em forma de Seminário. Orientação para realização de estudo em grupo durante o tempo comunidade.

Orientações por meio dos textos:

- “Como fazer um resumo”

- “Como estudar o texto teórico”.

31.03.2010

Manhã e Tarde –

Planejamento dos meses de março a maio de 2010

Tema: I Eixo Temático Agricultura Familiar: Cultura – Identidades - Etnia – Gênero (Revisitando o Caderno Verde, p. 132 – 136).

Passos:

1) Reflexão sobre os quatro temas estudados.

2) Definição de atividades a partir dos temas.

3) Definição dos conteúdos – revisão da ficha pedagógica para identificação de conteúdos ainda não trabalhados (p.30 Percurso Formativo; estabelecer relação com o Caderno dos Educandos).

4) Sugestões de Projetos Didáticos.

Ver os projetos do livro do educador.

Sequência didática (nova escola):

· Nome do Projeto

· Tema

· Objetivo Geral

· Objetivos por áreas de conhecimento

· Conteúdos

· Tempo estimado

· Material necessário

· Desenvolvimento

· Avaliação/Culminância

10. AVALIAÇÃO

Questões estruturais:

- Alunos foram matriculados sem saberem ler e/ou escrever. Os educadores procuram alternativa criativa para solucionar o problema, uma vez que não é do espírito do programa excluir pessoas.

- O fato da bolsa (R$ 50,00) ter sido colocada como motivação principal e seu pagamento atrasado, não somente desestimula, como provoca sentimento de abandono do curso.

- Aspecto importante: O ProJovem Urbano paga R$ 100,00 de bolsa, enquanto o ProJovem Campo R$ 50,00. Essa discriminação vem reforçar o estereótipo existente na sociedade sobre a inferioridade de quem mora no campo e fere o princípio educativo e ético da igualdade.

- Os alunos não querem ir para a escola no dia de sábado. Razões: trata-se do dia da freira no município, é dia de lavagem de roupa da família e neste dia falta transporte.

- A atividade econômica do corte-de-cana não somente provoca a desestruturação da família, como causa evasão.

- A merenda escolar é ainda problemática. Os processos licitatórios têm criando dificuldades de aquisição de produtos de qualidade.

 

Quanto à formação:

- Os coordenadores do Pólo demonstram interesse e compromisso com o aperfeiçoamento do processo.

- Os educadores (professores) sempre em atitude de busca, aprendizagem e compromisso com a transformação da realidade.

- A Seduc tem possibilitado e disponibilizado os espaços físicos para a realidade das formações.

- O IDT tem acompanhado os eventos com interesse e disponibilidade.

- A URCA tem arcado com recursos possibilitadores de intercâmbio e aprendizagem com a EFA da região de Crateús e aponta para outros apoios, como a realização de encontros proporcionadores da participação das famílias e comunidades na gestão do ProJovem Campo.

- A UFC aberta às avaliações e disposta a implementar soluções que estejam ao seu alcance.

- Os educadores agrários (técnicos agentes do IDT) atentos e interessados em contribuir para a qualidade do Programa.

 


 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

 

1. PÓLO: Juazeiro do Norte/CE

2. PROFESSORES: Roberto Oliveira e Paulo Ferreira Maciel

3.EVENTO: Seminário sobre Sistemas de produção e relações sociais de produção no campo, na perspectiva da agroecologia

4.PERÍODO:

5.CARGA HORÁRIA: 8 horas-aula

6.OBJETIVO: apresentar e discutir os conceitos de sistemas de produção

7. MUNICÍPIOS: Barbalha , Jardim, Salitre, Mauriti, Brejo Santo.

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 37

9.TEMÁTICAS

· História da Agricultura

· Modernização da Agricultura

· Revolução verde

· Agroecologia

· O conceito de agricultura familiar integrado a agroecologia

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

· Abertura das atividades pelo Professor Roberto Oliveira

· Apresentação do tema pelo consultor

· Formação de grupos de estudo

· Apresentação da discussão pelos participantes

· Plenária final

 

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

Os trabalhos conduzidos pelo palestrante convidado (Paulo Ferreira Maciel) e foram acompanhados pelo Professor Roberto Oliveira.

A avaliação oral produzida pelo grupo com base nas perguntas: pontos positivos, negativos e interessantes, trouxe a compreensão de que as temáticas foram relativamente compreendidas pelos participantes, carecendo porém de maior aprofundamento num momento posterior dado que o tempo disponível (8 horas) tenha sido exíguo. No tocante a avaliação dos facilitadores do evento (palestrante e professor) foi unânime a opinião de que atenderam as expectativas. Por outro lado, as condições físicas do local e demais recursos foram apropriadas.

 


 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Pró-Reitoria de Extensão

PROJOVEM CAMPO - “SABERES DA TERRA” - Formação

EIXO TEMÁTICO: CIDADANIA, ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS - Estudo das organizações sociais, da relação entre Estado e Sociedade Civil a partir do contexto sociohistórico, discutindo conceito de cidadania e de ética; análise dos conceitos de Estado, Governo, Democracia e suas relações com a legislação (Federal,Estadual, Municipal); conhecimento da trajetória dos Movimentos Sociais e das Organizações Sociais e suas implicações na definição de Políticas Públicas; as estratégias organizativas locais; jovens como foco de políticas públicas; educação no meio rural brasileiro; políticas voltadas para as áreas de saúde,educação,esporte,lazer e manifestações culturais; Conselhos Municipais e Cartas de Direito; Políticas para a Agricultura Familiar: crédito,assistência técnica, seguro safra, geração de emprego e renda, mercados.

— TEMA: Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas.

— EXPOSITOR: Prof. Alberto Teixeira (UFC, EFG)

— LOCAL: CREDE 19. Rua Rui Barbosa, s/n - Santa Teresa, Juazeiro do Norte/CE.

— Data: 24 de Agosto de 2010.

— Período: 13.00 h – 17. 00 h.

— Conteúdo apresentado e discutido: Retratos da sociedade; o contexto sócio-histórico, econômico e político do Brasil, Ceará e Região; a governança mundial, nacional e local; o desenvolvimento que temos e o desenvolvimento que queremos; aspectos conceituais do desenvolvimento(s); as relações Estado e Sociedade Civil e as suas implicações para as políticas públicas e desenvolvimento que queremos para o meu lugar; Qual a cidadania que praticamos e os rebatimentos nos espaços públicos, no sistema político, na democracia e nas políticas públicas. Qual o Estado que temos e como construir o Estado a serviço da sociedade e do desenvolvimento que queremos; A Educação da juventude e o seu papel no processo de planejamento do desenvolvimento do território (políticas públicas, projetos e programas); os desafios da integração das políticas públicas com foco na juventude e no território; como construirmos de forma cooperativa (movimentos sociais, Estado e outros atores sociais) através de políticas públicas de qualidade a vida que desejamos para os nossos jovens em nosso território e que valores devem nortear este fazer coletivo.

Metodologia: Aula expositiva, leitura e debates. O método de ensino utilizado contribuiu para a promoção do debate e da reflexão por parte dos participantes sobre a realidade; como interpretá-la e que instrumentos conceituais e metodológicos podem ser aplicados na ação para transformá-la. E foi utilizado na capacitação projetor multimídia (data show).

Juazeiro do Norte (CE), 25 de agosto de 2010.

Antonio Alberto Teixeira

CPF:091.671.703-82


 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DO POLO CRATO

PROJOVEM CAMPO Saberes da Terra

Local: CREDE 19 – Juazeiro do Norte  – Ceará

Professores Formadores: ROBERTO OLIVEIRA BARROS

PAULO MACIEL

VALDIR FILHO

Técnicos do IDT : Gustavo Oliveira

João Rafael

PERÍODO : 24 A 28 de Maio

Carga horária : 40h

Objetivos : Elaborar o Planejamento para os meses de Junho e Julho do novo eixo

temático : Sistema de Produção e Processo de Trabalho no Campo,

integrado com as áreas de conhecimentos. Avaliar a escolarização, seu

desempenho, seu desenvolvimento e os percalços no Tempo Escola e no

Tempo Comunidade.

Municípios : Barbalha , Jardim, Salitre, Mauriti, Brejo Santo.

Total de Participantes: 37 alunos

PROGRAMAÇÃO

Dia 24/05/2010 Segunda -feira  ( Manhã)

Acolhimento: Cumprimentos de saudações em vários países.

· Sistema de Produção e Processo de Trabalho no campo

- África 12.000 AC

- Brasil antes do descobrimento

- Sec.  XVI e XVII – Brasil

- Sec. XIX – Europa e década de 1960 no Brasil

- Revolução Verde

- Relação de Produção.

- Agricultura Familiar em toda sua dimensão.

Prof. PAULO MACIEL.

Dia 24/05/2010  Segunda - feira  (TARDE)

Trabalho em Grupo :

- Levantamento da realidade por município   do Sistema de Produção e do Processo

de Trabalho no Campo: O que se produz no município, como produz, relação de

trabalho, participação de mulheres e jovens nos sistemas de produção.

- Apresentação dos grupos.

Prof. PAULO MACIEL

Dia 25/05/2010 Terça – feira ( MANHÃ)

Síntese do dia anterior e  Partilha de saberes

Panorama da escolarização por município: informes do IDT

Técnicos : Gustavo Oliveira e João Rafael

Números da Agricultura Familiar no Ceará e no Cariri

Apresentação de slide por Jr. Coutinho (AGROPOLO Crato, Projeto São José )

Dia 25/05/2010 Terça – feira ( TARDE )

Seminário sobre o livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – Paulo Freire

Apresentação das equipes por município.

Atividade de  sala : Produção de texto.

Construir um texto a partir da afirmação : Não é suficiente que o

oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas se disponha a

transformar essa realidade.

PAULO FREIRE.

Dia 26/05/2010 Quarta – feira  ( MANHÂ )

Apresentação da pesquisa do Tempo Comunidade ( Tarefa de casa do último módulo)por município. Apresentação através de slide e gráficos.

- Trabalho em grupo

- Construção da pesquisa do eixo II. Pag. 31, 52 e 56 do livro do educador com o

currículo  Integrado nas áreas de conhecimentos.

Dia 26/05/2010 Quarta – feira  ( TARDE )

Aprofundamento do Tema do eixo II- Sistema de Produção e Processo de Trabalho no Campo

Leitura em Grupo – Pag. 36 a 41

Debate no grupo.

Apresentação do slide com o tema : Assédio Moral

Debate e atividade em sala : a) Você já foi alvo de um Assédio Moral? Se sim, faça um

relato.

b) Viu atitude de Assédio Moral com alguém que

conviveu?  Se sim , faça um comentário.

Dia 27/05/2010 Quinta – feira  ( MANHÃ )

Síntese do dia Anterior

-  Planejamento

- proposta para organização do planejamento integrado.

- Leitura do Livro do educador eixo II, pag. 42 a 49

Debate.

Trabalho em Grupo.

Dia 27/05/2010 Quinta – feira  (TARDE )

Continuação do Planejamento.

Dia 28/05/2010 Sexta – feira  (MANHÂ )

Continuação do planejamento com Integração do eixo II, com as festividades culturais e religiosas de cada município no período de junho e julho – São João, festa do(a) Padroeiro(a) e Copa do  Mundo, integrado com as áreas de conhecimentos.

Dia 28/05/2010 Sexta – feira  (TARDE )

Apresentação da síntese do Planejamento por município.

Entrega do relatório do Planejamento.

Observações

· O momento da escuta por parte dos professores/alunos, foi de muita expectativa e satisfação, devido a bolsa dos alunos ter sido paga. Segundo eles, a frequência melhorou e elevou a auto-estima dos alunos para a aprendizagem.

· A atividade da pesquisa do TC foi apresentada com bastante entusiasmo por todas as equipes, inclusiva com apresentação de slide e gráficos

· O seminário do livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, foi bastante proveitoso, o debate foi rico e a participação de todos foi o momento maior da integração do pólo.

Crato, 30 de maio de 2010

Notas dos Alunos(as) :POLO CRATO

Obs.: A avaliação se deu na apresentação do seminário sobre o livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, na produção de texto sobre citações de Paulo Freire  no livro.

Critérios de avaliação : -  Participação individual e em equipe.

- Capacidade de elaboração de texto.

- Frequência .

Nome do aluno (a)

Município

Nota

01

Francisca Adailma Felipe Jacó

Mauriti

7,5

02

Ana Paula Santos

Jardim

9,0

03

Carmina Agostinho Amaro

Jardim

7,0

04

Cícera Maria Pereira Alcântara

Mauriti

7,5

05

Elisângela Coelho Brasil

Jardim

9,0

06

George Lunadelly Silva Machado

Brejo Santo

9,0

07

Leidiane de Oliveira Alencar

Salitre

7,0

08

Luis Carlos dos Santos

Brejo Santo

9,0

09

Marlene Antero Pereira

Barbalha

7,0

10

Mª Aparecida Bernardo da Silva

Mauriti

9,0

11

Mª Neiliane da Silva Filha

Salitre

8,5

12

Mª Marlene Monteiro Casimiro

Brejo Santo

8,5

13

Rosa Mª Carneiro de Oliveira

Barbalha

8,5

14

Vicente Ferreira da Silva Neto

Salitre

----

15

Sally Carneiro de Oliveira

Barbalha

----

16

Eugênio Paceli  Ribeiro Granjeiro

Barbalha

9,0

17

Mª do Carmo Pinheiro Sampaio

Brejo Santo

9,0

18

Mª Geny Xavier de Souza

Mauriti

-----

19

Luzinete Andrade dos Santos

Salitre

-----

20

Mª Eliane Teles Ferreira

Mauriti

7,5

21

Antonia Zildete R. Costa

Crato

-----

22

Cícera Diana Ribeiro R. Costa

Salitre

5,0

23

Josefa Silvana Pereira da Silva

Salitre

7,0

24

Pedro Ferreira de Sousa

Brejo Santo

9,0

25

Ribamar Beijamim de Oliveira

Jardim

9,0

26

José Odilânio Izidro Jacó

Mauriti

9,0

27

Izabel Mª A. Tavares

Jardim

6,5

28

Francisca Xavier Cruz

Jardim

7,5

29

Francisco Helder Nunes Ribeiro

Salitre

9,0

30

Francisco Iran de Andrade

Barbalha

9,0

31

Izabel Alves de Lima

CREDE - Crato

9,0

32

Maria Camilo Gomes

Brejo Santo

9,0

33

Advanda Araujo l. da Cunha

IDT- Crato

9,0

34

Cícera Samara Lopes da Silva

Salitre

9,0

Os (as) alunos (as) que estão sem notas , é porque faltaram a  formação.



 

 

 

Última atualização em Qua, 10 de Novembro de 2010 20:28
 

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Última atualização em Ter, 09 de Fevereiro de 2010 13:14 Registre-se para ler mais...
 

IV Relatório II Encontro Mensal 25 e 26/01/2010

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Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra


01. Pólo: Crato- Ceará

02. Período:  Juazeiro do Norte: 25 e 26 de Janeiro de 2010

03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo
Saberes da Terra

04. Carga Horária: 16h

05. Objetivos: - Formar e preparar os educadores (as) do projeto Projovem Campo quanto às questões de avaliação.
 - Desenvolver atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas com a avaliação no TE e no TC, corrigindo entraves no percurso formativo.

06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre

07. Total de participantes: 37 alunos (as)

08. Temáticas: Avaliação

09. Informes:Participação do Técnico do IDT (Eduardo) e Informes sobre os  pagamentos das bolsas dos alunos, documentação com pendência, visita às escolas  e entrega do livro do aluno do EJA. Carga horária dos técnicos agrícolas. Situação da cidade de Jardim ainda com pendência e muitos problemas políticos. Carga horária de 12h/a insuficiente para concluir e avaliar os trabalhos produzidos no TE e TC.

10. Atividades Desenvolvidas :

a. Vivência do Percurso Formativo
b. Dinâmica de grupo,
c. Apresentação de Slide sobre a avaliação
d.Leitura de Textos: Avaliação: Uma Prática em Busca de Novos Sentidos de Maria Tereza Esteban e Avaliação – Instrumento e Processo de Crescimento de Naidison de Quintella Baptista, in Educação Rural Sustentabilidade do Campo organizado por F.M.C. ET ali.
e. Planejamento para Definição, Construção e Execução da Avaliação para o T.E  e  T.C
f. Trabalhando as fichas de avaliação
g. Estudo em Grupo.
h. Apresentação dos Grupos

 

11. Acompanhamento, Avaliação.

A partir dos relatos dos professores, nos deparamos ainda que persistem algumas dificuldades no tocante ao projeto político pedagógico. A metodologia da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadores, ainda pairam dúvidas, principalmente no tema avaliação. Questão esta trabalhada no grupo com as fichas que serão executadas no TE e TC.


 
O tema avaliação é complexo e merece todo um questionamento mais acurado e debatido para colocar em prática a desconstrução da avaliação tradicional como ruptura do método quantitativo e punitivo, direcionando para a construção da auto-avaliação, da hetero-avaliação e da avaliação dos conteúdos colocando a avaliação do campo no patamar da avaliação democrática de inclusão.

A partir destas constatações é que instigamos o amplo debate da forma de avaliar, partindo do princípio do método tradicional e desembocando numa nova forma de avaliar o sujeito dentro de uma contextualização do qual ele está inserido.

Fizemos uma memorização do eixo articulador e do eixo temático, da agricultura e a sustentabilidade, e logo após formou-se os grupos para construir o planejamento de avaliação como prática de investigação e aprendizagem e não como finalização do produto. Em seguida, passou-se para a plenária para que fosse socializado e debatido o planejado no grupo. Mais uma vez ficou prejudicado o debate por conta pelo exíguo espaço de tempo.

12. Outras Informações pertinentes

1. Os alunos/as pensam em desistir por conta de não aparecimento da bolsa. Insinuam que mais uma vez estão sendo enganados pelo governo.

 

13.Professores Facilitadores :

Roberto Oliveira Barros – URCA
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Fone: (88) 9921 – 3401/

João Luis Mota do Nascimento – URCA
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Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178

 

 

II Relatório II Formação 30/11 a 4/12/2009

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Relatório da Formação dos Professores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra

01. Polo: Crato- Ceará

02. Período:              Barbalha: 30 de Novembro/09 e 01 de Dezembro/09

Juazeiro do Norte: 02, 03 e 04 de dezembro/09

03. Evento : Formação de Educadores do Projovem Campo

Saberes  da Terra

04. Carga Horária: 40h

05. Objetivos: -Treinar e Preparar os Educadores do Programa PROJOVEM Campo Saberes da Terra.

              - Desenvolver Atividades conjuntas no sentido de superar dificuldades encontradas  e a encontrar no campo de trabalho

06. Municípios: Barbalha. Brejo Santo, Mauriti, Jardim e Salitre

07. Total de participantes: 37 alunos (as)

08. Temáticas:              Agricultura Familiar e Sustentabilidade

Organização dos Espaços e Tempos Formativo

Currículo Integrado

Pedagogia da Alternância

8.1. Informes :Participação Especial do IDT( Eduardo)

Coordenação ( Kely); Apresentação da Estrutura Funcional do Projeto, seu Organigrama, o Papel e a importância dos diferentes parceiros no desenvolvimento do programa.

Coordenador Pedagógica(Osmar Sá ): Informes diversos e esclarecimentos pedagógicos.

09. Atividades Desenvolvidas :

a. Vivência do Percurso Formativo

b. Dinâmica de grupo,

c. Apresentação de Slide

d. Vídeo

e. Leitura de Texto – PPP e Bau de Saberes

f. Planejamento  para Definição, Construção e Execução da Pesquisa para o T.E  e  T.C

g. Estudo em Grupo.

h.  Apresentação dos Grupos

10.                     Acompanhamento, Avaliação e Encaminhamentos.

Quando a vivência iniciou, sentimos que as dificuldades iam aumentando na medida em que ouvíamos os relatos da primeira experiência de atuação e execução do PPP do PROJOVEM no local de trabalho. Dificuldade estas em visibilizar o Percurso Formativo e o Currículo Integrado. Foi a partir destes relatos que nos reunimos e refizemos a metodologia da explicação da Pedagogia da Alternância, para os professores, técnicos e coordenadora. As dificuldades vieram com maior intensidade a partir dos técnicos agrícolas e da coordenadora, que chegaram quando os trabalhos já haviam iniciados no primeiro encontro.

A partir destas constatações, começamos a dar visibilidade de compreensão ao Currículo Integrado e ao Percurso Formativo. Fizemos uma memorização do Eixo Articulado e dos Eixos Temáticos, dando enfase ao primeiro caderno. Rememorizamos a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade, com a exibição do Vídeo da experiencia da Pedagogia da Alternância da EFA – Don Fragoso e logo após o debate. Foi unanime a confirmação da compreensão do Percurso Formativo. Logo após a exibição do vídeo, formaram-se os grupos para discutir e debruçar na elaboração do planejamento de 30 dias com T.E. e T.C. e em seguida passando para plenária para que fosse socializado e debatido o planejado. A execução do conteúdo planejado, ficou prejudicado por conta da não inclusão da participação dos técnicos do IDT, da Coordenação Pedagógica e da Geral.

A nossa preocupação continua na execução na base do PPP, principalmente no que tange da participação da responsável pela coordenação pedagógica. Pois, a que se apresentou como coordenadora, demonstrou de acordo com que se expressou durante o treinamento, o total desconhecimento para coordenar a Pedagogia da Alternância e solucionar as dúvidas que venham a aparecer, isto é demonstrado em suas declarações em atividade pedagógica subjetiva realizada. Portanto, fica comprometida o desenvolvimento de um projeto piloto em construção, com profissional com desvio de função ao qual foi selecionado para tal.

 

.Encaminhamento:

*Elaborar calendário com as atividades de formação com certa antecedência para melhor agendamento de todos.

* Unificar calendário letivo com Estado e Município.

*Resolver o problema das alunas mães c/ crianças em sala de aula.

*Entrar em contato com o gestores municipais pára resolver problema do transporte.

*Informar o critério de matrícula de alunos( alunos analfabeto).

11. Outras Informações pertinentes

1.    No primeiro dia dos trabalhos, nos deparamos com um comportamento não adequado profissionalmente de um técnico do IDT/SEDUC, que entrou na sala de aula sem uma prévia consulta e discussão do que o mesmo iria tratar. Iniciou a sua “atividade” na nossa ausência dado que a nossa chegada, em função de diversos problemas, chegamos com certo atraso às 8:25h.  Quando chegamos ao local do treinamento, o  citado técnico já se encontrava na sala com os alunos, e naquele momento ele não ponderou a nossa presença e continou as suas atividades como se nós fossemos estranhos. Isto gerou um clima desconfortável e prejudicou sobremaneira o andamento dos trabalhos e a apresentação dos(as) novatos(as), chegando a um certo momento de provocar atrito com os educando(as) em seguida retirou-se da sala fechando a porta de forma brusca, que não condiz com o papel do educador.

2.    Relatos de Problemas :

- Transporte – ( Aluno ) Todas as comunidades apresentaram “problemas” com transporte, como a chegada com certo atraso em função da dependência do transporte escolar do município e saída antes do término final da aula.

- ( Professor ) - Professor(a) paga R$10,00 ( Dez reais) de moto - taxi  todos os dias para chegar a comunidade (caso de Mauriti)

 - Alunas (mães) trazem as crianças para  sala de aula : A maioria das comunidades apresentaram  “problemas” com crianças em sala de aula, dificultando a aprendizagem e irritando professores e colegas. Ficou acordado que iriam procurar membros da associação da comunidade para resolverem a problemática  das crianças em conjunto.

 - Alunos com deficiência de leitura: Todas as comunidades apresentaram problemas de alunos(as) com essa deficiência.

- Crianças proibidas de ter acesso a merenda escolar.

- Ano letivo termina dia 20 de dezembro de 2009

- Horário desencontrado na hora do intervalo (recreio), muito barulho, prejudicando o ensino aprendizagem do PROJOVEM.

- Problema com evasão na sexta-feira.

 12 .Professores Facilitadores :

 Roberto Oliveira Barros – URCA

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Fone: (88) 9921 – 3401/

 

João Luis Mota do Nascimento – URCA

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Fone: (88) 9963 – 2618/ 8811 - 0178

 

 

 

 

 

I Relatório I Formação 23 a 25/09/2009

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 Relatório da Formação do PROJOVEM CAMPO Saberes da Terra

 POLO – CRATO

 Período: 23,24 e 25 de setembro de 2009.

 Pontos Positivos : O programa PROJOVEM CAMPO,  Saberes da terra, exige muito  por parte daqueles que irão executá-lo  na base. A preparação e o compromisso político pedagógico, tanto do professor(a) bem como do Coordenador(a) devem ser um compromisso efetivo.

Já para o coordenador(a) de pólo, o compromisso ainda é maior. Pois, ele  tem que garantir a realização e execução do  objeto do projeto, uma vez que o mesmo irá ficar em permanente contato com a ponta e deverá dar respostas às lacunas que, porventura, possam aparecer. Por isso é  que existe esta preocupação com este cargo. O seu compromisso político pedagógico deve ficar  claro e evidente para que a filosofia do projeto não fique comprometida e tentar evitar a execução da educação tradicional no campo

  Optamos por elaborar um plano de aula em cima das vinte horas que foram insuficientes para esmiuçar  a metodologia do projeto político pedagógico da educação do campo e seu planejamento. Os esforços foram envidados para se conseguir didaticamente o melhor caminho  para o entendimento da pedagogia da alternância e  sua execução através das aulas expositivas com slides  e trabalhos em grupos .

O “relatório” respondidos pelos prof.(as) alunos(a) não é claro ao que o  se quer diagnosticar nos educadores(as) com relação a compreensão da filosofia da educação popular ao qual o projovem se propõe, mas é  fundamental para diagnosticarmos.  Se junto ao público alvo, o projeto não for  bem executado, para atender ao que o mesmo se propõe, política publica de Inclusão de Jovens, poderá  não ter sucesso na prática.

Ficamos satisfeitos e esperançosos com a avaliação final dos formandos, numa demonstração que o fruto do nosso trabalho durante os três dias  foram satisfatória ao que nos propusemos objetivar, que era fundamentar a proposta de um projeto piloto não  pronto e  não acabado, na tentativa de construir coletivamente uma proposta do ensinar aprendendo, um projeto possível para formatar  uma diferenciação da educação do campo  da tradicional . Uma proposta em construção.

Partimos do Currículo do Projovem Campo, colocando a diferença entre um currículo contextualizando e um  Integrado, diferenciando  a educação no campo tradicional  com a educação do campo para o campo como pedagogia de alternância.

 Ficamos, de certa forma,  atônitos ao lermos os relatórios dos “professores alunos”, a maioria deles incompletos, inclusive das representantes das CREDES, e    isto faz com que paira dúvidas da forma e os critérios de escolha dos formandos em cada município.

No entanto, ficamos aguardando o nosso próximo encontro para podermos melhor trocar as nossas experiência e melhorar o nosso desempenho na formação destes formadores.

 

Pontos a serem avaliados :

a) O tempo (20h) para atingir o objetivo do  primeiro módulo    foi  insuficiente..

b) As reclamações foram muitas sobre o local que era inadequados para o bom desempenho de um treinamento deste porte , inclusive deslocamento para residencia .

c) A Rejeição a escolha dos turnos ( Tarde e Noite ), foi motivo de compreensão para não mais se repetir

d) O horário de apenas uma hora para deslocamento nas refeições, também foi levado em conta.

e) Material das bolsas de péssima qualidade, várias vieram com problemas de zíper defeituosos,

f) A ausência do técnico agrícola, quebrou a cadeia da integração curricular, os grupos de planejamento terão dificuldades no início para dar respostas às lacunas que tenham conotação com a qualificação profissional. Estamos convicto que na próxima capacitação possamos superar e consertar os obstáculos que promoveram alguns desencontros na execução das diretrizes do projeto. 

 

 

 Professores :  João Luís Mota

                     Roberto Oliveira

 

 

 



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