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Educadores lançam manifesto contra o fechamento de escolas no meio rural

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Um grupo de professores, intelectuais e entidades da área da educação assinaram manifesto lançado pelo MST, dia 14/10/11, que denuncia o fechamento de 24 mil escolas na área rural e cobra a implementação de políticas que fortalecimento da educação no meio rural.

“Fechar uma escola do campo significa privar milhares de jovens de seu direito à escolarização, à formação como cidadãos e ao ensino que contemple e se dê em sua realidade e como parte de sua cultura. Num país de milhares de analfabetos, impedir por motivos econômicos ou administrativos o acesso dos jovens à escola é, sim, um crime!”, denuncia o documento.

Entre 2002 e 2009, mais de 24 mil escolas do campo foram fechadas. Os dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, apontam que, no meio rural, existiam 107.432 escolas em 2002. Já em 2009, o número de estabelecimentos de ensino reduziu para 83.036.

O manifesto é assinado pela filósofa Marilena Chauí, professora de Filosofia da Universidade de São Paulo, os educadores Dermeval Saviani, doutor em Filosofia da Educação e professor da Universidade Estadual de Campinas, Gaudêncio Frigotto, professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre as entidades, subscrevem o documento a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Ação Educativa.

Abaixo, leia o manifesto.

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Comunidades educacional e científica são contrárias à cisão do MEC

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Trinta e uma entidades dedicadas à educação e à promoção da pesquisa produziramCarta Aberta contrária ao PLS 518/2009, de autoria do Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que tem como proposta transferir a gestão do ensino superior público para o Ministério da Ciência e Tecnologia, reduzindo o Ministério da Educação a uma nova pasta, o Ministério da Educação de Base.

 

Para as entidades e movimentos signatários da Carta Aberta, entre as quais a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma das propositoras do documento, uma eventual implementação da medida inviabilizaria a concepção sistêmica da educação, asseverada pela Emenda à Constituição 59/2009 e pela Conae (Conferência Nacional de Educação).

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Publicação Educação do Campo

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Exiba educampo.jpg na apresentação de slides

Educação do Campo: escola, currículo e contexto” é um livro que amplia o debate em torno da relação entre a escola e o meio em que ela se encontra. Trazendo a história da Questão Agrária no Brasil e a trajetória da Educação Escolar das pessoas que vivem no campo, desfavorecidas por um projeto educacional capitalista e urbanocêntrico que beneficia as elites que enriqueceram com a exploração do campo, ponto identificado nos trechos da publicação em vários momentos históricos.

O autor da obra Edmerson dos Santos Reis, Doutor em Educação, militante e pesquisador da Educação do Campo aponta as raízes da descontextualização da Educação no Campo Brasileiro e a exclusão dos sujeitos ao direito de uma educação escolar contextualizada com o seu meio de vivencia. Mostra também, a luta dos camponeses pela terra como fonte de vida, em contramão ao latifúndio que ver a terra  somente para fins lucrativos.

Última atualização em Qui, 03 de Novembro de 2011 13:38 Leia mais...
 

Educação de jovens e adultos

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Experiências com educação de jovens e adultos desenvolvidas por entidades do Acre, Ceará, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul foram as vencedoras da Medalha Paulo Freire, este ano. A quinta edição recebeu 72 inscrições de escolas, secretarias municipais de educação, conselhos escolares e prefeituras das cinco regiões do país.

Receberão a premiação os projetos do Conselho Escolar Omar Sabino de Paula, de Rio Branco (AC); Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, de Fortaleza (CE); Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (MT), Prefeitura de Osasco (SP) e Secretaria Municipal de Educação de Gravataí (RS). A comissão julgadora escolheu a experiência da prefeitura de Teresópolis (RJ) para receber menção honrosa. A data da entrega da medalha ainda será definida.

 

Última atualização em Sex, 28 de Outubro de 2011 18:22 Leia mais...
 

Observatório de Educação do Campo

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O Observatório de Educação do Campo inserido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida os cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação do Brasil a participar do II Seminário de Educação do Campo: Desafios teóricos e práticos que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011, em Florianópolis, nesta mesma universidade.


Segue o link para acesso ao site: http://educampo.ufsc.br/wordpress/seminario/

 


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