Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

RELATÓRIOS

E-mail Imprimir PDF

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele e Manoel Sampaio da Silva

3.EVENTO: 2º Encontro de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4.PERÍODO: 30/11/2009 até 04/12/2009

5.CARGA HORÁRIA: 40 horas / aulas

6.OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo

7.MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9.TEMÁTICAS

Agricultura Familiar e sustentabilidade

Agrofloresta

Tempo escola e tempo comunidade

Organização Curricular

Percurso Formativo: plano de pesquisa, Círculo de Diálogos e Partilha de saberes

Currículo Integrado

Planejamento do Mês

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA

- Abertura com os informes gerais da formação

- Dinâmica de Acolhimento com a leitura de uma mensagem da autoria de Marina Colassanti, intitulada: A gente se acostuma e de uma dinâmica de integração: o animal que eu me identifico com desenho

- Formação das equipes: Síntese; Organização, Avaliação e Animação e Jornalismo;

-Socializar informações pela Equipe IDT

-Memória da Última Formação (23,24 e 25/09/2009)

- Definição dos papéis locais do Projovem Campo – Saberes da Terra -

- Aplicação do Pré-Teste: Como você se vê no Projeto Projovem Campo – Saberes da Terra? Por escrito

-Trabalho de Grupos e socialização do filme e leitura dos textos sobre agricultura familiar com a dinâmica de grupo : os países

Síntese do dia

Avaliação do dia.

SEGUNDO DIA

- Apresentação das equipes

- Dinâmica de integração realizada por um participante de Tamboril

- - Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade

- Apresentação da proposta modular de integração do tempo escola e do tempo comunidade pelo IDT

- Tivemos à tarde a visita do Eduardo que explicitou uma gama de questões e dúvidas levantadas pelo coletivo dos professores

- Estudo grupal com base nas equipes que foram formadas sobre organização curricular e currículo

Integrado

- Síntese do dia

-Avaliação do dia.

TERCEIRO DIA

- Apresentação das equipes

- Dinâmica de integração por um participante de Tamboril com o HEP do Juvenal

- Exposição dialogada para revisão do Percurso Formativo e planilha de saberes

- Diagnóstico para a apresentação do planejamento do tempo comunidade

- Realização do Planejamento para as duas semanas e para o tempo comunidade

- Síntese do dia

-Avaliação do dia.

QUARTO DIA

Regina é com você

QUINTO DIA

Regina é com você

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

A avaliação do dia a dia foi realizada por meio de sínteses individuais e grupais e pela produção grupal, fruto dos estudos dirigidos dos textos do material didático.

Regina, se você tiver mais coisas para colocar aí dos dois últimos dias será de bom alvitre.

  1. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, o município de Crateús, ainda apresenta problemas para a sua execução, principalmente, no tocante ao transporte para os professores.

Com as presenças do Saulo e do Eduardo do IDT algumas questões que foram levantadas na primeira formação foram elucidadas.

Contamos com as presenças de duas representantes dos movimentos sociais da região: uma sindicalista do Parambu e uma outra de Tauá.

Nesta formação contamos também com as presenças de vários coordenadores pedagógicos das escolas municipais, onde as aulas estão ocorrendo à noite.

Comunicamos aos participantes da 2ª formação do nosso próximo encontro nos dias 21 e 22 do corrente mês.

Crateús, 7 de dezembro de 2009.

Professores Formadores

Regina Coele e Manoel Sampaio


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO SABERES DA TERRA

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele Queiroz Fraga e Manoel Sampaio da Silva

3.EVENTO: II Encontro de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo Saberes da Terra

4.PERÍODO: 30/11/2009 até 04/11/2009.

5.CARGA HORÁRIA: 40 horas / aula.

6.OBJETIVO: Realizar a formação dos professores (as)/educadores (as), técnico-agrícolas e demais participantes do Projovem Campo no tocante ao eixo temático I, bem como realizar planejamento do período 07 a 20 de dezembro de 2009.

7.MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9.TEMÁTICAS

(1) Agricultura Familiar e Sustentabilidade com destaque para a prática agroflorestal.

(2) Tempo escola e tempo comunidade a título de aprofundamento.

(3) Discussão da organização curricular com enfoque no currículo integrado.

(4) Estudos do texto Percurso Formativo: plano de pesquisa, Círculo de Diálogos e Partilha de saberes.

(5) O valor do Planejamento com intenções práticas para o grupo de educadores e técnicos.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiro dia (30 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Abertura com os informes gerais da formação

- Dinâmica de Acolhimento com a leitura de uma mensagem da autoria de Marina Colassanti, intitulada: A gente se acostuma e de uma dinâmica de integração: o animal que eu me identifico.

- Formação das equipes: Síntese; Organização, Avaliação e Animação e Jornalismo;

- Tempo para informes pela equipe do IDT

- Memória da última formação que acontecera nos dias 23,24 e 25 de setembro de 2009.

TARDE

-Discussão dos papéis ou funções de cada componente do Projovem Campo – Saberes da Terra, de modo especial para o pólo de Crateús.

- Aplicação do Pré-Teste: Como você se vê no Projeto Projovem Campo – Saberes da Terra?

-Exibição de vídeo Agrofloresta, com discusão e aprofundamento das idéias a partir de leitura dos textos sobre agricultura familiar com a dinâmica de grupo Os Países.

Síntese do dia

Avaliação do dia.

Segundo dia (01 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Apresentação das equipes

- Dinâmica de integração realizada por um participante de Tamboril – Mensagem de Shakespeare Depois de algum tempo.

- Finalização da discussão do texto do dia anterior e Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade.

-Apresentação de proposta modular de integração do tempo escola e do tempo comunidade pelo IDT, vislumbrando o acompanhamento da coordenação de pólo.

TARDE

-Visita do Eduardo (IDT) que respondeu sobre questões e dúvidas levantadas pelo coletivo dos professores/educadoes.

- Estudo grupal com base nas equipes que foram formadas sobre organização curricular e currículo integrado.

Síntese do dia

Avaliação do dia.

Terceiro dia (02 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Apresentação das equipes

- Dinâmica de integração por um participante de Tamboril com o hap do Juvenal

- Exposição dialogada para revisão do Percurso Formativo e Partilha de Saberes

- Apresentação do planejamento do tempo comunidade planejado com os educandos quando da realização do tempo de acolhida e aulas até agora ministradas.

TARDE

- Exposição dialogada sobre a importância do planejamento com referencia ao projeto que estamos desenvolvendo e que exige aprendizagem ligada a atividade profissional. Destaque para importância da troca de experiências com respeito à articulação entre professores(as)/educadores(as) e técnico-agrícolas/educadores, educandos(as), e comunidade onde funciona a sala de aula e a UTD.

-Realização de diagnóstico em grupos por área com o objetivo de verificarmos conhecimentos trabalhados até o momento em cada sala de aula. Houve debate por área com a participação dos técnicos (como ouvintes atentos)

-Socialização em forma de Círculo de Diálogos com objetivo de identificarmos as coincidências e divergências dos conhecimentos trabalhados e dos materiais utilizados.e ainda a interdisciplinaridade que envolve a metodologia do projeto e como essa pode subsidiar o trabalho nas UTDs.

Síntese do dia

Avaliação do dia.

Obs: O Saulo (coordenador de pólo/IDT) reuniu-se com grupo de técnico-agrícolas e com Janaína (analista administrativa/IDT) para discussão sobre conteúdo da formação que eles terão nos dias 07 e 08 próximos, em Fortaleza.

Quarto dia (03 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Início com a equipe de animação dirigindo uma dinâmica Aperte a minha mão para em seguida cada participante elaborar idéia ou palavra-síntese que explicasse o significado do Projovem Campo no instante da formação.

- Reflexão sobre as idéias e palavras apresentadas com destaque para as que explicavam o processo metódico proposto pelo material de apoio e a relação entre todos (as).

- Tempo de escuta para os técnico-agrícolas exporem sobre a reunião com Saulo e Janaína ocorrida no fim do dia de ontem.

-Orientação para Planejamento por município com preparação de material para o grupo como também para apresentar aos demais em plenária (Partilha de Saberes). A participação dos técnico-agrícolas é importante para demarcar sua participação logo quando do retorno de Fortaleza. E a atenção para os conhecimentos já desenvolvidos e que merecem aprofundamento. Observação dos textos do Percurso Formativo em relação aos conteúdos de cada área e ao que foi apreendido sobre currículo integrado.

TARDE

- Planejamento em si (de 07 a 20 de Dezembro de 2009) com atenção para o tempo escola- tempo comunidade e início de trabalhos com os técnico-agrícolas. Acordo sobre distribuição de carga horária semanal.

- Partilha de Saberes a partir do trabalho de grupo para planejamento por município.

- Planejamento de aula de 15 minutos a ser socializada na manhã do dia 04/12.

- Finalizados os trabalhos do dia, deixamos a síntese e a avaliação para o dia seguinte, foi dado o tempo para que a equipe de animação apresentasse proposta de amigo secreto a se realizar no dia 21 de dezembro, quando no III encontro de formação.

- Palavra final com orientações para o dia seguinte: finalização do planejamento com simulações de aulas por área e proposta de Síntese Individual e ainda dos estudos domiciliares como Tempo Comunidade dos educadores.

QUINTO DIA

MANHÃ

- Avaliação do dia anterior e organização dos grupos por área para socialização das aulas por área.

- Socialização das aulas; (1) técnicos-agrícolas realizaram aula tomando como substrato o quintal do SEBRAE. Apresentaram análise e tese sobre como o espaço poderia ser aproveitado para uma produção que viesse a beneficiar o terreno e quem dele usufrui. (2) O grupo de Linguagens e Códigos realizou aula de Observação e Exposição Oral. Sobre o entorno do SEBRAE eles dirigiram uma atividade de pesquisa onde ao longo do caminho faziam sugestões críticas sobre a relação entre o espaço Natural e o espaço construído pelos homens. Ao retornar a plenária apresentaram texto de Patativa do Assaré sobre a relação Cidade-Campo com o enfoque no êxodo rural. Para finalizar a música Educação no Campo foi cantada por todos. (3) o grupo de Ciências da Natureza aproveitou a aula dada por Linguagens e Códigos e intensificou a discussão sobre Paisagem Natural e Paisagem transformada como olhar de criticidade sobre a ação humana. Para finalizar todos cantaram a música Cidadão. (4) O grupo de Matemática apresentou aula sobre os componentes da adição e suas propriedades. A aula foi expositiva com recursos visuais confeccionados por eles com folhas de ofício e pincel.

- Avaliação crítica das aulas por parte da professora/formadora, focalizados os aspectos propostos pela metodologia do Programa.

TARDE

- Avaliação oral na plenária geral e confraternização.

- Organização e sorteio dos amigos secretos para dia 21 de dezembro.

- Distribuição de folhas com pauta e esclarecimentos sobre Síntese individual.

- Tempo para escrever. Quem concluía ia saindo da sala.

10. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO

A avaliação a cada dia foi realizada por meio de sínteses individuais e grupais e pela produção grupal, fruto dos estudos dirigidos dos textos do material didático. Ao final do encontro os educadores realizaram síntese com o objetivo de serem avaliados pelos formadores. Foi esclarecida a necessidade de nós os conhecermos em sua capacidade de produção textual também, além de servir de feedback para o Programa. Aconteceu uma ausência significativa (educador de Ipueiras faltou aos estudos iniciais, participou do planejamento), e solucionamos com orientação de estudo para ser entregue no decorrer do mês. Alguns técnico- agrícolas também se ausentavam vez em quando, e dois tiveram que se ausentar no último turno, diante disso, não exigimos síntese final de nenhum deles, encaminhamos que os mesmos farão síntese na próxima formação, associada ao que eles também entenderam em Fortaleza. A compreensão se deu haja vista os mesmos somente terem sido informados da semana de formação dias antes e não terem podido desmarcar compromissos já agendados. Usamos o mesmo procedimento com uma coordenadora e com Janaina, que não se sentiram preparadas para fazer a síntese. Sobre o local, considerado confortável, que não atende a demanda do planejamento pois só pudemos usar, com tranqüilidade, a sala de formação, e não dispomos de biblioteca. Resolvemos retornar ao CEJA na próxima formação.

11. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, o município de Crateús, ainda apresenta problemas para a sua execução, principalmente, no tocante ao transporte para os professores. Com as presenças do Saulo e do Eduardo do IDT algumas questões que foram levantadas na primeira formação foram elucidadas. Contamos com as presenças de duas representantes dos movimentos sociais da região: uma sindicalista do Parambu e uma outra de Tauá. Nessa formação contamos também com as presenças de vários coordenadores pedagógicos das escolas municipais, onde as aulas estão ocorrendo à noite. Comunicamos aos participantes da III formação nos dias 21 e 22 do corrente mês, bem como já informamos as datas até março.

12 ENCAMINHAMENTOS

Para bom andamento das aulas: No período de férias das escolas deve ser resolvido problema de transporte para os educandos, pois, os mesmos não contarão com os transportes regulares, já que os demais alunos da escola/ sede não estarão com aulas. Serão gravados materiais áudio-visuais para troca de experiências, esses poderão ser reproduzidos pelos demais interessados.

Para os dias 21 e 22 de Dezembro: A próxima formação será no CEJA e os (as) educadores (as) e técnico-agrícolas deverão trazer as leituras orientadas, bem como outro material que julguem necessário. Devem ser providenciados, pela UFC, copos descartáveis e material de consumo como: cartolinas, folhas de papel madeira e fita gomada.

Crateús, 11 de Dezembro de 2009.

Regina Coele Q Fraga Manoel Sampaio da Silva

Formadora do Saberes da Terra Formador do Saberes da Terra


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele Queiroz Fraga

3. EVENTO: I Encontro Mensal com educadores (as) e educadores agrários

4. PERÍODO: 21 e 22 de dezembro de 2009.

5. CARGA HORÁRIA: 12 horas

6. OBJETIVOS: (1)Aprofundar discussões pertinentes à Educação no e do Campo com ênfase na categoria identidade e ainda realizar estudos sobre Currículo integrado, (2) Os educadores deverão, com base nas demandas de cada localidade, planejar atividades para o próximo período Tempo escola/Tempo comunidade.

7. MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8. TOTAL DE PARTICIPANTES: 32

9. TEMÁTICAS

(1) Educação no e do Campo e a discussão do Projeto Político Pedagógico

(2) As bases fundamentais do Currículo Integrado.

(3) Identidade Campesina

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiro dia (21 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Abertura com apresentação dos objetivos do dia e acordos de execução (devido atraso de parte dos participantes optamos em deixar a escuta como atividade de planejamento no dia seguinte)

- Início dos trabalhos com estudo do texto de Marise Ramos (Currículo Integrado). Leitura paragrafada da introdução com esclarecimentos de nossa parte e estudos dos tópicos do texto em 3 (três)grupos.

- Fala do IDT e do CREDE 13 com esclarecimentos e encaminhamentos sobre melhoria das condições das salas de aula, diários de classe, freqüência e matrícula de educandos.

- Encerramento do turno com reorganização dos trabalhos para a tarde.

TARDE

- Socialização dos estudos de grupo sobre o texto de Marise Ramos (Currículo Integrado) e leitura em planária das Considerações finais.

- Planejamento do café da manhã com amigo secreto a acontecer amanhã, dia 22.

- Reflexão sobre texto de Roseli Caldart (Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo) com ênfase no papel da escola e do educador (fizemos leitura paragrafada de parte do texto e depois uma dinâmica com cartões onde definimos idéias da autora e pedimos que os mesmos apresentassem uma cena do cotidiano do agricultor e agricultora, a direção da cena era dada por um sentimento: RAIVA, AMOR, CORAGEM, DESESPERANÇA, TRISTEZA, RESISTENCIA, ALEGRIA...).

- Apresentação das cenas do cotidiano com aprofundamento teórico sobre as situações e suas especificidades. As cenas giraram em torno da Reforma Agrária, modos de produção, aposentadoria, vida em família, etc.

- Encerramento dos trabalhos do turno com compromisso de horário para o dia seguinte.

Segundo dia (22 de dezembro de 2009)

MANHÃ

- Café da Manhã com amigo secreto (Confraternização). Tivemos a presença do Carlos, IDT local, com fala esclarecedora sobre o trabalho do IDT e boas vindas.

- Espaço de Escuta da Prática: Tempo Escola e Tempo Comunidade.

- Planejamento por localidade.

ENCAMINHAMENTOS: (1) Trazer material Prático/ teórico para realização da Partilha de Saberes no próximo encontro mensal. (2) O acompanhamento e avaliação da participação da coordenadora de pólo, além da participação em sala, serão feitos com base em relatórios exigidos pelo IDT. (3) Para o próximo encontro mensal (25 e 26 de janeiro de 2010) vimos à necessidade de trabalharmos com orientações sobre “alfabetização”. Visa apoiar os professores que contam com alguns alunos que não têm domínio das “letras” e dos “números”. Nossos “sujeitos concretos querem aprender a ler e escrever” com as aulas do Projovem Campo.

AVALIAÇÃO: Bom! O tempo sempre é prejudicado pelo cansaço de uns e atrasos de outros. Mas, conseguimos realizar os trabalhos a contendo. A integração do grupo é salutar. Destacamos as contribuições dos educadores de Monsenhor Tabosa e Ipueiras. Desta feita o IDT – Fortaleza, contribuiu muito com a participação eficaz da Natália.

OBS: Três educadores perguntam sobre possibilidade de, terminada essa etapa, haver alteração do dia da semana dos encontros mensais. Ser sempre na segunda e terça, segundo eles, não ajuda na rotina de vida dos mesmos.

Regina Coele Q Fraga

Formadora do Saberes da Terra


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO III ENCONTRO MENSAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele e Manoel Sampaio da Silva

3.EVENTO: 3º Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4.PERÍODO: 01/03/2010 até 03/01/2010

5.CARGA HORÁRIA: 24 horas / aulas

6.OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo e Planejar as atividades para os meses março, abril e maio.

7.MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: 28 participantes

9.TEMÁTICAS

Dinâmica para avaliação do tempo comunidade e do tempo

Estudos sobre o currículo Integrado

Estudo do conteúdo do vídeo sobre a biografia de Paulo Freire

Estudo sobre a Pesquisa como princípio educativo e formador

Planejamento para os meses de março, abril e maio sobre uma revisão e síntese do tema integrador e dos eixos temáticos: identidade, cultura, gênero e etnicidade.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA

- Abertura com os informes gerais da formação

-Acolhida com a música do Gonzaguinha

- Informes e discussão do pessoal do IDT e da SEDUC

- Dinâmica de escuta do percurso formativo para avaliação dos tempos escola e do tempo comunidade.

- Síntese do dia

-

SEGUNDO DIA

- Exibição do vídeo sobre a biografia de Paulo Freire

- Discussão circular sobre os pontos que se relacionam com a contribuição do pensamento de Paulo Freire com o PROJOVEM DO CAMPO.

- Leitura e discussão da proposta da pesquisa como principio educativo do livro Percurso Formativo

- Socialização dos pontos relevantes com o grupão

- Explicitação da atividade de leitura e pesquisa da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo no decorrer do tempo escola e comunidade e para a realização de um seminário na próxima formação no final de maio.

- Síntese do dia

TERCEIRO DIA

Acolhida

Planejamento por área de conhecimento e por município ( meses de março, abril e maio sobre a temática integradora: Agricultura Familiar e sobre os quatros eixos temáticos: identidade, cultura , gênero e etnicidade.

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

No decorrer dos três dias a avaliação do dia a dia foi realizada por meio das sínteses individuais

9. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, alguns Técnicos Agrícolas estão tendo certa dificuldade de comparecerem nos três dias de formação, em virtude de compromissos com os municípios anteriormente.

Os dois professores formadores, (tanto eu como a professora Regina precisamos chamar a atenção dos professores no tocante a necessidade de um maior compromisso com o curso e com os nossos horários de início e término das atividades diárias.

O coletivo dos professores não ficou nada satisfeitos com o comunicado da próxima formação com a duração de cinco dias. ( 40 h/a)

ENCAMINHAMENTO: Que nas próximas formações sejam destinados duas horas ou uma manhã para os informes do IDT e da SEDUC, uma vez que suas interveções vem conturbando um pouco o andamento dos trabalhos de formação dos professores do curso ou que esses informes sejam repassado durante as visitas do Analista local do IDT.

Crateús, 4 de março 2010.

Professores Formadores

Manoel Sampaio


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DO II ENCONTRO MENSAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Crateús

2. PROFESSORES: Regina Coele e Manoel Sampaio da Silva

3.EVENTO: 2º Encontro Mensal de Formadores para Formação de Professores para o Projovem Campo

4.PERÍODO: 25/01/2010 até 26/01/2010

5.CARGA HORÁRIA: 12 horas / aulas

6.OBJETIVO: Realizar a formação dos professores formadores do Projovem Campo e Planejar as atividades para o mês de fevereiro

7.MUNICÍPIOS: Crateús, Monsenhor Tabosa, Ipueiras, Ipaporanga, Tamboril

8.TOTAL DE PARTICIPANTES: Manhã - 23

Tarde - 19

Manhã - 23

9.TEMÁTICAS

Estudo da proposta de Avaliação do Programa do livro Percurso Formativo

Avaliação

Estratégias de Avaliação

Instrumentais Para avaliação

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PRIMEIRO DIA

- Abertura com os informes gerais da formação

- Dinâmica de Acolhimento “a dança dos dois passos para frente e um passo para trás dos índios peruanos”

- Escuta da síntese do tempo comunidade

- Leitura e discussão da proposta avaliatória do livro Percurso Formativo

- Formação das equipes com a dinâmica das flores para leitura e discussão dos textos sobre avaliação

- Estudo das fichas avaliativas que estão sendo propostas pela Coordenação Pedagógica

- Síntese

-Avaliação do dia

SEGUNDO DIA

- Dinâmica de integração realizada pela dinâmica da Técnica da troca de lugares e pela aspiral humana

- Planejamento por área para o mês de fevereiro, tendo como tema gerador: etnicidades

- Socialização das propostas para serem executadas pelos municípios

- Síntese do dia

- Avaliação

  1. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

A avaliação do dia a dia foi realizada por meio de sínteses individuais e grupais e pela produção grupal, fruto dos estudos dirigidos dos textos do material didático socializados no final de cada estudo dirigido.

  1. OUTRAS INFORMAÇÕES

Constatamos que apesar do esforço de todos que fazem o projovem campo, o município de Crateús, ainda apresenta problemas para a sua execução, principalmente, no tocante ao transporte para os professores.

Mesmo tendo solicitado que deixássemos as questões burocráticas para serem discutidas com a Analista Local, quando a dona Kelly Arruda do IDT chegou tudo voltou a tona.

O coletivo dos professores não vem lendo os textos recomendados pelos professores facilitadores da formação, nem tão pouco vem executando as respectivas tarefas. Somente as três professoras de Monsenhor Tabosa realizaram e entregaram a atividade proposta no primeiro aencontro mensal proposta pela professora Regina Coeli.

Houve grande ausência dos professores neste segundo encontro mensal de formação dos professores.

Sugestões: que sejam descontado na próxima formação as diárias dos professores faltosos;

Que passemos a realizar e empregar outros instrumentais dos professores cursistas, que não apenas as sínteses, mas produções de dissertações ou outro gênero acadêmico como instrumental avaliatório.

Crateús, 31 de Janeiro 2010.

Professores Formadores

Manoel Sampaio


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM DO CAMPO

PÓLO: CRATEÚS

PROFESSORES FACILITADORES: Regina Coeli e Manoel Sampaio

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. EVENTO: FORMAÇÃO INICIAL (1ª ETAPA) DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

2. OBJETIVO: Realizar a formação de professores que vão atuar nas 10 turmas do Programa do PROJOVEM DO CAMPO no Pólo de Crateús.

3. Carga Horária: 20 h.

4. Municípios Cobertos: Crateús, Tamboril, Ipueiras, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa

5. Total de Participantes: 18 professores

6. PERÍODO: De 23/09/2009 até 25/09/2009

7. TEMÁTICAS:

Apresentação do Programa PROJOVEM DO CAMPO

Projeto Político Pedagógico do Programa

Percurso Formativo

Planejamento das primeiras semanas

Distribuição da Carga Horária

8. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No primeiro dia, iniciamos as atividades a partir das 8:15, quando fizemos a acolhida aos participantes e tivemos as palavras iniciais da Coordenadora do PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO da CREDE, a professora Taídes e do Coordenador da EJA da Secretária da Educação do Município professor Nílton Júnior. Após a fala dos dois, eu e a professora Regina Coeli fizemos as nossas apresentações.

Em seguida iniciamos a apresentação do Programa, seu projeto pedagógico e o material. (((((((((((((((((Quando rompeu o rol de questionamentos e dúvidas dos participantes sobre as questões de cunho administrativo))))))))))))))))), que tivemos de ter muita paciência, pois na sua grande maioria não estavam ao alcance dos nossos conhecimentos: contrato, salário, carga horária, transporte, material didático e lanche dos alunos

No segundo dia, iniciamos com uma avaliação e síntese do dia anterior. Em seguida foi feita uma dinâmica de acolhida e integração: a pizza ( destaque dos valores). O estudo orientado do percurso formativo foi feita com a dinâmica de grupo: a salada de frutas.

Na parte da manhã demos continuidade ao estudo do percurso formativo e a tarde iniciamos a elaboração do planejamento das atividades para as três primeiras semanas do mês de outubro-

No segundo dia de formação, na parte da tarde, recebemos a visita da primeira dama do município sede do pólo, ou seja, Crateús, que se comprometeu fazer tudo que estiver ao seu alcance para colaborar com o projeto.

No terceiro dia, foram realizadas as seguintes atividades no Centro de Educação de Jovens e Adultos Luiz Bezerra (CEJA, Crateús)

Iniciamos às 8h 15 min. com as Boas Vindas da equipe pedagógica do CEJA. A diretora e vice-diretora falaram e demonstraram total apoio ao grupo do Projovem Saberes da Terra. A professora Ana Cristina nos brindou com um DVD “TEM BOI NO TRILHO” e coordenou uma reflexão sobre o mesmo, em seguida nos ofereceu um texto de reflexão: ALMAS PERFUMADAS, vejamos:

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri... Ao lado delas a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso, numa tarde extensa, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça, lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce, da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro...
Tem gente que tem o cheiro das estrelas que o Criador acende no céu e das que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso Panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração. Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas a gente lembra que no instante em que rimos, uma grande paz toma conta de nós. E a gente ri grande que nem menino arteiro. (de: Ana Paula Saldanha Jácomo)

Posteriormente fomos para a sala reservada para nós onde desenvolvemos a atividades necessárias. Os educadores e educadoras expuseram síntese oral sobre o dia anterior e já demonstraram mais tranqüilidade com o que terão que enfrentar e agradeceram pela forma como foram recebidos no CEJA Luiz Bezerra e solicitaram que nossos trabalhos, ora em diante, se realizem aqui.

Realizamos o planejamento das 2ª. e 3ª. semanas de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula, fizemos esboço geral em plenária com acompanhamento do calendário no quadro de giz. Houve esclarecimento sobre como funcionaria a alternância a partir do plano de estudo. Os educadores e educadoras decidiram, por unanimidade e sem resistência, iniciarem as aulas no dia 30 de setembro de 2009. Apenas o grupo de Tamboril, por questões externas, começará as atividades no dia 1º. de outubro de 2009. Cada grupo reuniu-se em separado para fechar detalhes do planejamento por localidade. Terminamos com um grande abraço.

9. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

O acompanhamento e avaliação da formação foi realizada por meio da observação e da produção de uma síntese das atividades realizadas ao longo do dia e por uma auto-avaliação dos participantes.

Avaliação dos formadores: Consideramos que o evento foi positivo. Sentimos boa vontade por parte dos educadores e educadoras. O ponto negativo de consenso geral foi a falta da presença dos parceiros (GABGOV, IDT, Casa Civil) que impossibilitou a abertura solene e a compreensão das ‘responsabilidades’ de cada um e explicitarem com mais detalhes os compromissos assumidos dos diversos setores. Percebemos, pelas falas, que ainda há uma incompreensão por parte de algumas educadoras, de como se dá o funcionamento do Programa Projovem Campo em sua estrutura geral, creio que na formação seguinte é preciso uma retomada dessa exposição mais geral, a partir de cada lugar. Há que se intensificar o diálogo com as Secretarias de Educação e outros interessados (ex: sindicatos de trabalhadores rurais e movimentos sociais) em cada localidade. A que chamar atenção para a problemática do deslocamento e com as C REDES.

Propomos que a Universidade procure estreitar laços com as CREDES, com o objetivo de melhorar o andamento do curso de formação, assim como o curso dos alunos;

Avaliação pedagógica: Creio ser importante estudarmos com eles o terceiro capitulo da “Pedagogia do Oprimido” que trata da ‘dialogicidade’ e estabelecermos vínculo com a Pedagogia da Alternância;

Os dias de curso foram proveitosos segundo as avaliações feitas pelos professores cursistas.

Propomos que sejam enviados os informes e respostas sobre as questões e ansiedades dos participantes da maioria dos municípios: transporte, carga horária, vencimentos, lanche dos alunos, material didático, etc.

Crateús, 25 de setembro de 2009

Professor Formador: Manoel Sampaio


 

Universidade Federal do Ceará

Pro-Reitoria de Extensão

Projeto de Formação de Educadores e Educadoras do Campo de Jovens e Adultos Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra

RELATORIO DO POLO DE CRATEUS

(Formadores: Prof. Ms. Manoel Sampaio e Profa. Ms.Regina Coele Querioz Fraga)

I Localidades contempladas: (1) Crateus: Queimadas, Realejo e Ibiapaba/ (2) Tamboril: Açudinho e Nova Roma/ (3) Ipueiras: Balseiros e Gazia de Cima/ (4) Ipaporanga: Lagoa do Barro/ (5) Monsenhor Tabosa: Boqueirão e Vista Alegre.

II Educadores (as):

1 Antonia Albino de Souza Uchoa – Crateus

2 Antonia Izaneide Paulino Guilherme – Crateús

3 Antonio Marcio Elias Pimentel – Crateús

4 Maria Ivanilde Mota de Lima – Cratéus

5 Maria das Dores Lima – Crateús

6 Maria Leidiane A. Lima – Crateús

7 Maria Genivalda de Carvalho – Tamboril

8 Pedro Alves de Sousa – Tamboril

9 Margarida Maria Mota Sousa – Tamboril

10 Antonio Ilton Vieira de Souza – Ipueiras

11 Antonio Orlando Oliveira e Silva – Ipueiras

12 Vanderluce Rufino do Nascimento Romeu - Ipueiras

13 Maria Anastácia Pereira dos Santos – Ipaporanga

14 Maria Cenira Linhares Gomes – Ipaporanga

15Francisco Bezerra da Maia – Ipaporanga

16 Lindete Cardoso Sampaio – Mons. Tabosa

17 Regilda Rodrigues de Sousa – Mons. Tabosa

18 Maria Eloisa de Lima – Mons. Tabosa

1º dia (23 de setembro de 2009)

local: Auditório da Sec.Educação do Município de Crateús (SEM,Crateus)

MANHÃ

Iniciamos com acolhida, as 8 h. 15min. Palavras de Boas Vindas da Profa. Taídes, coordenadora do Projovem Saberes da Terra junto à 13ª CREDE e do Prof. Nilton Junior que acompanha EJA junto a SEM,Crateús. Os mesmos se prontificam a dar o acompanhamento necessário, tanto em nível institucional quanto em troca de experiências. A 13ª CREDE expôs situação de matrícula das turmas e sobre últimos contatos com Gabinete do Governador e SEDUC.

Passamos para a acolhida dos educadores em forma de discussão sobre o processo de seleção que os fizeram estar no Projovem Saberes da Terra e sobre nós formadores e as reais condições de acompanhamento dos trabalhos educativos junto aos mesmos. Ponto importante destacado foi: a necessidade de uma boa comunicação que facilite nosso relacionamento a distancia e a disposição para o aprendizado coletivo e individual. Nesse momento surgiram questionamentos sobre a estadia dos educadores que não têm residência na cidade pólo durante o período de formação devido falta de confirmação da ajuda de custo prevista. Fizemos os contatos necessários e encaminhamos o problema junto ao Valdir, verificar situação, e 13ª CREDE que se prontificou a fornecer almoço se necessário. Nós, formadores nos apresentamos e solicitamos aos educadores que se reunissem por localidade e se apresentassem respondendo as seguintes perguntas: (1) Que expectativas os movem? (2) Quais facilidades e dificuldades vislumbram enfrentar? Os mesmos ficaram em atividade de debate por 40 minutos, pois as indagações eram muitas. Os formadores aproveitaram essa atividade para entregar os kits aos educadores para reconhecimento e conversar com cada grupo sobre as comunidades que seriam atendidas e como os mesmos se situam no Projovem Saberes da Terra. Devido os encaminhamentos de estadia e verificação dos depósitos em conta-corrente encerramos os trabalhos da manhã às 11 horas e acordamos retorno para as 13 horas.

TARDE

Retomamos com um Círculo de Diálogos sobre as respostas que os mesmos responderam pela manhã. Percebemos que o nível de interesse e satisfação é bom, os educadores afirmam estarem diante de oportunidade única, reconhecem a importância da formação que estão iniciando e mesmo quando alguns demonstram insatisfação quanto á remuneração pretendida, não chega a ser uma problemática que atrapalhará o processo. Estabeleceu-se um debate significativo quanto ao valor do Projovem Saberes da Terra para as comunidades, e o destaque está em que mais da metade dos educadores moram na comunidade onde funcionará a ‘sala de aula’ ou são filhos do lugar e retornam como educadores. Os que moram distante das comunidades atendidas demonstram preocupação com forma de organização das aulas por turma e com o deslocamento diário que farão. Todos (as) estão ansiosos por começar as atividades, pois, na maioria das comunidades, os educandos estão esperando a dias, que as aulas comecem.

Posteriormente, as 15h 30min. Começamos o estudo do texto Percurso Formativo, ao mesmo tempo apresentamos as lâminas sínteses referentes ao processo. O debate foi profícuo. Encerramos as 16h e 50min, pois não fizemos intervalo.

2º dia (24 de setembro de 2009)

local: Auditório da SEM,Crateús

MANHÃ

É COM VC MANOEL

TARDE

É COM VC MANOEL

3º. dia (25 de setembro de 2009)

Local: Centro de Educação de Jovens e Adultos Luiz Bezerra (CEJA, Crateús)

Iniciamos às 8h 15 min. com as Boas Vindas da equipe pedagógica do CEJA. A diretora e vice-diretora falaram e demonstraram total apoio ao grupo do Projovem Saberes da Terra. A professora Ana Cristina nos brindou com um DVD “TEM BOI NO TRILHO” e coordenou uma reflexão sobre o mesmo, em seguida nos ofereceu um texto de reflexão: ALMAS PERFUMADAS, vejamos:

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri... Ao lado delas a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso, numa tarde extensa, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça, lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce, da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro...
Tem gente que tem o cheiro das estrelas que o Criador acende no céu e das que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso Panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração. Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas a gente lembra que no instante em que rimos, uma grande paz toma conta de nós. E a gente ri grande que nem menino arteiro. (de: Ana Paula Saldanha Jácomo)

Posteriormente fomos para a sala reservada para nós onde desenvolvemos a atividades necessárias. Os educadores e educadoras expuseram síntese oral sobre o dia anterior e já demonstraram mais tranqüilidade com o que terão que enfrentar e agradeceram pela forma como foram recebidos no CEJA Luiz Bezerra e solicitaram que nossos trabalhos, ora em diante, se realizem aqui.

Realizamos o planejamento das 2ª. e 3ª. semanas de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula, fizemos esboço geral em plenária com acompanhamento do calendário no quadro de giz. Houve esclarecimento sobre como funcionaria a alternância a partir do plano de estudo. Os educadores e educadoras decidiram, por unanimidade e sem resistência, iniciarem as aulas no dia 30 de setembro de 2009. Apenas o grupo de Tamboril, por questões externas, começará as atividades no dia 1º. de outubro de 2009. Cada grupo reuniu-se em separado para fechar detalhes do planejamento por localidade. Terminamos com um grande abraço.

Avaliação pessoal: Considero que o evento foi positivo. Senti boa vontade dos educadores e educadoras. O ponto negativo de consenso geral foi a falta da presença dos parceiros (GABGOV, IDT, Casa Civil) que impossibilitou a abertura solene e a compreensão das ‘responsabilidades’ de cada um. Percebemos, pelas falas, que ainda há uma incompreensão por parte de algumas educadoras, de como se dá o funcionamento do Programa Projovem Campo em sua estrutura geral, creio que na formação seguinte é preciso uma retomada dessa exposição mais geral, a partir de cada lugar. Há que se intensificar o diálogo com as Secretarias de Educação e outros interessados (ex: sindicatos de trabalhadores rurais e movimentos sociais) em cada localidade. A que chamar atenção para a problemática do deslocamento.

Avaliação pedagógica: Creio ser importante estudarmos com eles o capitulo da Pedagogia do Oprimido que trata da ‘dialogicidade’ e estabelecermos vínculo com a Pedagogia da Alternância.

Última atualização em Ter, 23 de Novembro de 2010 00:13
 


Página 24 de 24

Conteúdo Exclusivo

Material do Professor


Busca

Apoio