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Cadernos sobre economia rural

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Cadernos que tratam de temas como a agricultura familiar, sistemas de produção, desenvolvimento sustentável, economia solidária serão distribuídos aos 30 mil agricultores que fazem o ensino fundamental no programa Projovem Campo – Saberes da Terra. Os mesmos materiais também atenderão os cerca de 29 mil alunos que ingressarão no programa este ano.
Última atualização em Qua, 24 de Fevereiro de 2010 20:31 Leia mais...
 

Coordenação UFC

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Coordenador geral

Professor Osmar de Sá Ponte Junior

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http://www.prex.ufc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=107&Itemid=99

telefones: (85) 3366 7886 / (85) 8787 4492

 

Coordenação pedagógica

Professor José Cordeiro de Oliveira

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Professor Luís Távora Furtado Ribeiro

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Professor Valdir Alves

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Assessoria da Coordenação pedagógica

Professora Luzia Alves Jesuíno

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Apoio Técnico da Coordenação pedagógica

Telma Araújo do Nascimento

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Bolsistas

Giancarlo Porfírio

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Equipe do Site

Professor Javam Machado

Jonas Araújo

Giancarlo Porfírio

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Última atualização em Ter, 06 de Novembro de 2012 02:10
 

Entidades

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Última atualização em Qui, 13 de Setembro de 2012 13:08 Leia mais...
 

Apresentação

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O ProJovem Campo – Saberes da Terra constitui-se no Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com Qualificação Social e Profissional para Agricultores/as Familiares implementado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Última atualização em Qui, 13 de Setembro de 2012 13:02 Leia mais...
 

RELATÓRIOS

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PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA PRIMEIRA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

PÓLO DE ITAPIPOCA

FORMADORES

ANTONIO VALRICÉLIO LINHARES DA SILVA E BENEDITO MONTENEGRO

A primeira atividade de formação de educadores do ProJovem Campo do pólo de Itapipoca foi realizada entre no período de 23 a 25 de Setembro, na Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI/UECE, nos turnos manhã e tarde, com início às 09h00minh e térmico às 17h00minh, totalizando uma carga horária de 20h/a. Estiveram presentes, com participação, efetiva quinze educadores/as dos municípios de Amontada, Itapipoca, Paracuru, Pentecoste e Tururu e cinco gestores de escolas e uma representante da 2ª CREDE.

A abertura contou com a presença de Pedro Jaime de Oliveira, diretor do CEJA, Marilene Sousa Silva, representando a 2ª CREDE e Petrônio Sousa, diretor da FACEDI.

Ainda durante a abertura, os;/as educadores/as fizeram uma série de questionamentos sobre o processo de matrícula de educandos, critérios de inclusão no programa, condições para o funcionamento das turmas, entre outras. Apesar de nossa intervenção, de Pedro Jaime e de Marilene, muitas das questões ainda ficaram em aberto até a chegada de Kelly (uma das coordenadoras estaduais), no final do último dia.

Logo após, fizemos a acolhida e pedimos que os participantes relatassem suas expectativas em relação ao Programa e ao primeiro encontro de formação. Entre as turmas de educadores havia alguns com experiência em educação de jovens e adultos, pelo menos dois iniciando a carreira de educador e dois demonstraram ter conhecimento sobre educação do campo. Todos afirmaram a importância do Programa na formação dos jovens do campo, na integração entre saber e fazer e na valorização dos saberes da dos educando. Simone, educadora do Maceió, destaca a “importância da noção de saberes da terra e educação do campo e a possibilidade de os jovens concluírem o Ensino Fundamental [...]”. Quase todos os educadores demonstraram disposição para conhecer a realidade dos educandos e aprender a construir com eles os conhecimentos.

Dado ao pouco tempo para cumprir as atividades propostas para a manhã deste primeiro dia fizemos apenas a apresentação do ProJovem Campo saberes da terra e do projeto de formação dos educadores, por meios slides que facilitaram a compreensão. Iniciamos o período da tarde com uma apresentação do vídeo “Vida Maria”, 6 minutos, tendo como objetivo discutir sobre educação do campo, a reprodução da desigualdade, o papel da mulher na família, a família do campo, a vida dos jovens, sensibilizando os/as educadores/as para o detalhamento do Projeto Político-Pedagógico e o estudo do eixo temático Agricultura Familiar.

O segundo dia foi iniciado com uma dinâmica de acolhida seguida da síntese do dia anterior, realizada por um dos grupos de educadores. Logo em seguida iniciamos a vivência do Percurso Formativo, dispondo os/as educadores/as em três grupos, tratando respectivamente do Plano de Pesquisa, Círculo de Diálogos e Partilha dos Saberes. Cada grupo apresentou uma síntese fazendo uso de cartazes.

À tarde apresentamos o vídeo-espot “Mulheres donas da própria vida”. Simone apresentou informe sobre a I Encontro Movimentos Sociais e Universidade, ocorrido na FACEDI de 8 a 11 de setembro, realizado pelo Laboratório Universitário de Educação Popular, Trabalho e Movimentos Sociais, Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI e MST. O Evento tratou sobre a crise do capital e a organização político cultural dos movimentos sociais. Logo em seguida, iniciamos a vivência do planejamento. Os/as educadores/as não acrescentaram nada à proposta de plano que lhes apresentamos, mas demonstraram ter assimilado bem as atividades e objetivos propostos.

No terceiro dia apresentamos a proposta modular para organização das aulas por turmas. A proposta que nos foi enviada era confusa, incoerente e inconclusa. No entanto, fizemos uma proposta modular provisória que tornou possível o entendimento e deixou claro para os/as educadores/as a função de cada um na turma durante as primeiras três semanas. Como é possível ver abaixo, somente a disciplina Ciências não está contemplada, pois não dispõe ainda do técnico responsável, que ainda está em fase de seleção. Esta proposta provisória foi aprovada por Kelly, que reafirmou o início das aulas no dia 30 de setembro com esta proposta modular até que a SEDUC faça uma completa e coerente.

TURMAS

TEMPO ESCOLA

TEMPO COMUNIDADE

1ª Semana

2ª Semana

3ª Semana

4ª Semana

Seg. a Sexta

Sábado

Seg. a Sexta

Sábado

Seg. a Sexta

Sábado

30h tempo comunidade quatro professores

A

L. Código 20 h

C. Humanas 20 h

C. Natureza 20 h

B

C. Humanas 20 h

C. Natureza 20 h

L. Código 20 h

Por fim informamos que uma das turmas do Maceió-Itapipoca ficará em espera, para incluir uma turma da comunidade de São Tomé, a pedido do secretário de educação do município. Este fato, confirmado pela Kelly nos parece preocupante...


 

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Itapipoca

2. PROFESSORES

Antonio Valricélio Linhares da Silva

Benedito Montenegro Alencar

3.EVENTO

II Encontro de formação de educadores do ProJovem-Campo – Saberes da Terra

4.PERÍODO

30/11/09 a 04/12/09

5.CARGA HORÁRIA

40h/a

6.OBJETIVO

Socializar as experiências vividas no mês de novembro; estudar elementos do projeto político-pedagógico e do percurso formativo; planejar as atividades do tempo escola e tempo comunidade para o mês dezembro.

7.MUNICÍPIOS

Amontada, Itapipoca, Tururu, Pentecoste, Paracuru

8.TOTAL DE PARTICIPANTES

32 participantes entre educadores e gestores das escolas, analista do IDT, assistente do IDT-Fortaleza.

9.TEMÁTICAS

Organização Curricular do Programa;

Agricultura Familiar e Sustentabilidade;

Estudo do Projeto Político Pedagógico;

Currículo Integrado.

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dinâmica de Acolhimento; formação das equipes: síntese; organização, avaliação e animação; socialização de informações e definição dos papéis locais (IDT, gestores de escolas, educadores agrários e analista de pólo do IDT); memória da última formação (23,24 e 25/09/2009); espaço de escuta da prática: tempo escola e tempo comunidade; aplicação de pré-teste com os educadores agrários e analista do pólo; estudo do tema Agricultura Familiar e Sustentabilidade mediado pelo vídeo “O sonho de Rose”; relato de experiência; estudo do projeto político-pedagógico e do currículo integrado; revisão dos momentos do percurso formativo (plano de pesquisa, círculo de diálogos e partilha de saberes) e relato de cada momento vivenciado seguido da exibição do vídeo “Escola F. A. Dom Fragoso”; planejamento do mês com seleção de conteúdos e atividades para o tempo escola e o tempo comunidade; socialização do proposto; exposição sobre a organização curricular e o percurso formativo com carga horária e organização do horário semanal.

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Avaliação da formação e preparo da síntese; aplicação de atividade de estudo do tempo comunidade da formação dos educadores (textos: Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo; Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado); foi solicitado que os educadores enviassem uma versão digital do plano proposto para o mês de dezembro.

12. OUTRAS INFORMAÇÕES

- Os educadores têm uma boa frequência e disposição para aprender a proposta pedagógica do programa. Nesta formação, a organização curricular e o percurso formativo, bem como a forma currículo integrado está sendo bem assimilada, sendo expressa nas atividades propostas.

- Consideramos necessário repor material de apoio didático/pedagógico: papel-madeira para confecção de cartazes, um tubo de cola e pincéis de quadro branco e atômico.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

RELATÓRIO DO I ENCONTRO MENSAL DO PROGRAMAPROJOVEM-CAMPO

 

1. PÓLO: Itapipoca

 

2. PROFESSORES

Antonio Valricélio Linhares da Silva

Benedito Montenegro Alenca

 

EVENTO

I Encontro Mensal do ProJovem-Campo – Saberes da Terra

PERÍODO

21 e 22/12/09

CARGA HORÁRIA

12h/a

 

OBJETIVOS

Socializar experiências do tempo escola vivenciado; aprofundar estudos sobre o projeto político-pedagógico da Educação do Campo e elementos para a construção do currículo integrado; planejar atividades para o mês de janeiro.

MUNICÍPIOS

Amontada, Itapipoca, Tururu, Pentecoste, Paracuru.

 

TOTAL DE PARTICIPANTES

28 participantes.

 

TEMÁTICAS

Elementos para a construção do projeto político-pedagógico da Educação do Campo;

Possibilidades e desafios na organização do Currículo Integrado;

Identidade, cultura, gênero e etnia.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dinâmica de Acolhimento; formação das equipes: síntese; organização, avaliação e animação; espaço de escuta da prática: tempo escola e tempo comunidade; aprofundamento de estudo sobre o projeto político-pedagógico da Educação do Campo e elementos para a construção do currículo integrado; exibição de vídeo sobre preconceito racial e discussão; planejamento das atividades do tempo escola e tempo comunidade do mês de janeiro.

 

ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Síntese oral da formação e orientações de atividade para o tempo comunidade dos educadores: continuação de estudo das duas temáticas indicadas.

OUTRAS INFORMAÇÕES

- Alguns educadores(as) não receberam sua ajuda de custo;

- é importante que se faça uma vistoria geral na lista de repasse da ajuda de custo e detectar os casos de quem não recebeu.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

1. PÓLO: Itapipoca

 

2. PROFESSORES

Antonio Valricélio Linhares da Silva

Benedito Montenegro Alencar

 

  1. EVENTO

II Encontro Mensal do ProJovem-Campo – Saberes da Terra

 

  1. PERÍODO

25 e 26/01/09

  1. CARGA HORÁRIA

12h/a

 

  1. OBJETIVOS

Socializar experiências do tempo escola vivenciado; estudar a proposta de avaliação do programa (desempenho dos educandos); conhecer as fichas propostas para acompanhamento e avaliação; elaborar estratégias de avaliação; planejar atividades para o mês de fevereiro.

  1. MUNICÍPIOS

Amontada, Itapipoca, Tururu, Pentecoste, Paracuru.

 

  1. TOTAL DE PARTICIPANTES

29 participantes.

 

  1. TEMÁTICAS

Avaliação; definição e estratégias de ensino e de avaliação.

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dinâmica de Acolhimento; formação das equipes: síntese; organização, avaliação e animação; espaço de escuta da prática: tempo escola e tempo comunidade; estudo sobre avaliação; elaboração de estratégias de avaliação; planejamento das atividades do tempo escola e tempo comunidade do mês de fevereiro.

 

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Síntese oral da formação e orientações para a conclusão do trabalho a ser realizado no tempo comunidade dos(as) educadores(as); encaminhamento da avaliação bimestral e do preenchimento das fichas de acompanhamento.

 

12. OUTRAS INFORMAÇÕES

- Alguns educadores(as) continuam sem recebera sua ajuda de custo;

- é importante que se faça uma vistoria geral na lista de repasse da ajuda de custo e detectar os casos de quem não recebeu.

 


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

 

1. PÓLO: Itapipoca

2. PROFESSORES: Francisco Eugênio de Oliveira Costa

  1. EVENTO: SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO NO CAMPO

  2. PERÍODO: 25 de maio de 2010

  3. CARGA HORÁRIA: 08 horas

  4. OBJETIVO: Instrumentalizar os/as monitores/as do PRÓ-JOVEM CAMPO/SABERES DA TERRA no domínio teórico das relações entre Agricultura Familiar e Sistemas de Produção Agrícolas, focando os processo de trabalho no campo.

 

  1. MUNICÍPIOS: Itapipoca, Amontada, Pentecoste, Paracuru e Apuiarés

  2. TOTAL DE PARTICIPANTES: 30

  3. TEMÁTICAS: Agricultura Familiar; Sistemas de Produção Agrícolas; Relações de Trabalho no Campo; Processos de Trabalho no Contexto da Agricultura Familiar; Mudanças Socioconômicas, Técnicas e Ambientais nos Sistemas de Produção Agrícola.; Políticas Agrícolas e Agrárias.

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: - Discussão conceitual, em plenário, sobre Agricultura Familiar (características e situação atual na Economia); Caracterização e Problematização (alcances, limites, oportunidades e ameaças) dos Sistemas de Produção Agrícolas do Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu (Região Itapipoca), utilizando-se a técnica de trabalho em grupo e plenária ; Análise sobre a Divisão Social do Traballho na Agricultura Familiar, por meio de exposição dialogada; Estudo do Impacto das Políticas Agrícolas e Agrárias sobre os sistemas de produção da Agricultura Familiar, através de discussão participativa em plenário.

 

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS.

 

Em Avaliação descritiva, os/as participantes consideraram muito oportuna a temática abordada, enfatizando a necessidade de maior tempo para aprofundamento de cada um dos subtemas. De acordo com os/as monitore/as, as metodologias aplicadas permitiram bom intercâmbio de informações e conteúdos entre participantes e facilitador. Alguns/as colocaram a importância de explorar-se mais a apresentação visual de experiências reais de operacionalização de sistemas de produção. O material didático foi considerado muito útil. A infraestrutura do Curso foi avaliada como satisfatória.

 

O tempo tornou-se pequeno para debater-se, com maior profundidade, os impactos das políticas agrárias e agrícolas sobre a juventude rural. Há necessidade de retomar-se esse tema.

 

Propõe-se maior discussão sobre o Rural nos dias de hoje: o fenômeno da rurbanidade; as mudanças sociais e culturais que o campo enfrenta; a pluriatividade no campo; a relação estudo/trabalho como estímulo à resistência na terra à luz da proposta política de Educação do Campo. Outros temas poderiam debatidos: Agricultura Ecológica, Socioeconomia Solidária e Desenvolvimento Territorial.

 

 

12. OUTRAS INFORMAÇÕES

 

Não foi comunicado previamente ao facilitador a existência de um caderno temático de norteamento das discussões. Assim, foram apresentados textos outros escolhidos para a aprendizagem. Sugere-se, nas próximas vezes, que essa comunicação se faça de modo a valorizar o esforço elaborativo dos organizadores do Curso.

 


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

1. PÓLO: Itapipoca

 

2. PROFESSORES

Antonio Valricélio Linhares da Silva

Benedito Montenegro Alencar

 

  1. EVENTO

IV Encontro Mensal do ProJovem-Campo – Saberes da Terra

 

  1. PERÍODO

24 a 28/05/2010

  1. CARGA HORÁRIA

40h/a

 

  1. OBJETIVOS

Socializar estudo sobre a Pedagogia do oprimido; estudar os conteúdos do eixo II (Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo); sistematizar conteúdos trabalhados na área e definir os conteúdos a serem trabalhados no eixo II; Planejar as atividades para os meses de junho e julho de acordo com planilha e definindo questões propostas para pesquisa.

  1. MUNICÍPIOS

Amontada, Itapipoca, Tururu, Pentecoste, Paracuru.

 

  1. TOTAL DE PARTICIPANTES

28 participantes.

 

  1. TEMÁTICAS

Pedagogia do oprimido. Elementos constituintes do modo de produção. Sistemas de produção e processos de trabalho no campo. Questões de pesquisa.

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dinâmica de Acolhimento; formação das equipes: síntese, organização, animação; apresentação do seminário Pedagogia do Oprimido; estudo sobre sistemas de produção; exposição breve sobre os elementos que compõem o modo de produção; espaço de escuta da prática: tempo escola e tempo comunidade; planejamento das atividades do tempo escola e tempo comunidade dos meses de junho e julho; definição de questões propostas para realização de pesquisa.

 

11. ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

Observação do desempenho no seminário e ao longo da formação; participação e compromisso com os estudos; observação de trabalhos escritos; assiduidade.

 

12. OUTRAS INFORMAÇÕES

- O estudo sobre os sistemas de produção deveria ter iniciado com um estudo sobre o modo de produção material da sociedade e seus elementos constitutivos;

 

- Incorporar na próxima formação o estudo sobre movimentos sociais com base no texto: “Movimentos e lutas sociais de resistência, no Brasil”, In. CALADO, Alder Júlio Ferreira Calado. Repensando os 500 anos. João Pessoa, PB: Idéia, 1994. O texto é muito pertinente, uma vez que os municípios da região são envoltos em conflitos e histórias de resistência dos camponeses, indígenas e quilombolas. Aborda a resistência dos Guaranis; o Quilombo dos Palmares; a epopéia de Canudos, etc.

- A turma de educadores/as assinou abaixo assinado pela manutenção do contrato da educadora Janaína, que foi ameaçada de não ter seu contrato renovado por causa de seu estado de gestante em fase final.


 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

1. PÓLO: Itapipoca/CE

2. PROFESSOR: Maria do Socorro Costa Rodrigues

  1. EVENTO: Encontro de Formação com educadores (as) e educadores e gestores escolares do Projovem Campo – Saberes da Terra

  2. PERÍODO: 19 de outubro de 2010

  3. CARGA HORÁRIA: 8 horas

  4. OBJETIVOS: (1) Aprofundar discussões pertinentes ao Eixo Temático III: Economia Solidária

  5. (2) Realizar e desenvolver o planejamento Pedagógico, por área de conhecimento

  6. MUNICÍPIOS: Tururu, Paracuru, Pentecoste, Itapipoca, Amontada

  7. TOTAL DE PARTICIPANTES: 27 participantes

  8. TEMÁTICAS

  1. Economia Solidária;

  2. A importância de planejar para o desenvolvimento em sala de aula.

 

10. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades do dia 19/10 foram iniciadas as 08h15min h com um vitalizador, “Roda Confusa” que teve como objetivo discutir com o grupo as formas de resolver os problemas em equipe. Os educadores(as) explanaram a cerca de suas dificuldades cotidianas e das alternativas que utilizam para resolver tais dificuldades. A principal delas apresentada foi sobre os alunos com dificuldade de leitura e escrita.

 

09h00minh foram iniciadas as atividades voltadas para o planejamento pedagógico. Em seguida foi exposto da importância de planejar e das metodologias desenvolvidas para um bom planejamento.

Os grupos foram divididos para discutirem sobre as seguintes questões:

  1. Por que planejar?

  2. Qual a importância do planejamento em minha disciplina?

  3.  

09h40minh Os grupos apresentaram os resultado de suas discussões através da construção de painéis e de como cada um realiza seu planejamento individual e em grupo.

 

10h00minh Intervalo

 

10h30minh Todos educadores apresentaram por área um nivelamento dos conteúdos do Eixo III e dos avanços e dificuldades em concluir os conteúdos de acordo com o calendário escolar.

 

Em seguida apresentaram os temas que foram desenvolvidos no tempo comunidade e de como a pesquisa contribui para a socialização dos temas em sala de aula.

 

Outro ponto apresentado foi sobre a realização das aulas aos sábados. Em todas as turmas o número de alunos é reduzido em virtude dos seguintes fatores:

  1. Alunos que trabalham em feiras e outras atividades aos sábados;

  2. Falta de transporte para os educandos;

 

12h00min Intervalo

 

13:15h As atividades iniciaram com a leitura dos seguintes textos: “Conceitos de Economia Solidária”, “Dez princípios da Economia Solidária” “Comercio Justo e Soberania Alimentar”

 

13h45minh Foi aberta as discussões do temas lidos e as duvidas foram socializadas.

 

14h50minh Os grupos fora divididos por área de conhecimento e planejaram sobre os conteúdos do Eixo 4 “Economia Solidária” a serem abordados nas turmas durante o bimestre.

 

15h as 17:h Todos os educadores apresentaram seu planejamentos e atividades complementares de acordo com o calendário letivo. Ainda foi reforçado sobre a importância do cumprimento dos prazos de elaboração e envio das provas e da realização da alternância entre as áreas de conhecimentos.

 

METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS

Para a realização das atividades foram desenvolvidas as seguintes metodologias:

    1. Construção de painéis

    2. Dinâmica de interação

    3. Explanações dialogadas

    4. Construção e apresentação do planejamento pedagógico

 

MATERIAIS UTILIZADOS

 

  1. Papel madeira

  2. Pincel atômico

  3. Cadernos Pedagógicos dos Educadores 3 e 4

 

ENCAMINHAMENTOS:

Finalização dos temas do eixo 3 e inicio do eixo 4, realização do planejamento, elaboração das avaliações e entrega em tempo hábil a coordenação, realização de atividades complementares (culminâncias), realização de oficinas de letramento para os alunos com dificuldade de leitura e escrita.

 

 

AVALIAÇÃO:

As atividades aconteceram de forma satisfatória com atividades voltadas para a elaboração do planejamento pedagógico de cada grupo. No entanto, os educadores agrários demonstraram dificuldades a cerca da elaboração do artigo para a conclusão final do curso.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA

 

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM DO CAMPO

 

  • EIXO TEMÁTICO: ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

  • PÓLO: Itapipoca

 

  • 2. PROFESSOR: Benedito Montenegro Alencar

 

  • EVENTO: V Encontro Mensal do Pro Jovem – Saberes da Terra

 

  • PERÍODO: 18 a 20/10/2010

  • CARGA HORÁRIA: 24 h/a

 

  • MUNICÍPIOS: Amontada, Itapipoca, Tururu, Pentecoste, Paracuru.

 

Dia: 18/10/2010

 

  • TOTAL DE PARTICIPANTES: 26 participantes.

 

 

  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

- Acolhimento;

- Apresentação da programação do evento e informes;

- Reflexão sobre o tempo comunidades: socialização em plenária por municípios: avanços, dificuldades e esperanças.

- Informes por parte dos representantes do IDT sobre as UTD e outras questões relacionadas ao Projovem campo;

- Orientações sobre o artigo cientifico:

 

  • ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

 

Observação do desempenho nos trabalhos em grupo e nas apresentações; participação e compromisso com os estudos; entrega dos trabalhos escritos; assiduidade.

 

  • OUTRAS INFORMAÇÕES

 

- Nas falas dos educadores sobre o tempo comunidade foi notável que apesar de permanecer dificuldades no processo existem avanços bastante significativos nas experiências do projovem campo. Por exemplo, segundos alguns educadores os educandos perceberam que “ o programa é sério”.

- Houve dificuldades sobre a elaboração do projeto do TCC e ele não apresentado no primeiro dia da formação.

 

Obs: Alguns educadores que entraram recentemente no Programa estão em duvida sobre como vai a carga horária deles na formação.

 

 

Última atualização em Sex, 10 de Dezembro de 2010 12:57
 
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