Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO

E-mail Imprimir PDF

O SITE PROJOVEMCAMPO DISPONIBILIZOU UMA JANELA DE ENTRETENIMENTO PARA OS QUE ACESSAM O SITE FIQUEM MAIS INFORMADOS CULTURALMENTE E SE DIVIRTAM COM OS LINKS DISPONIBILIZADOS PARA BAIXAR JOGOS EDUCATIVOS, NOTICIAS,FILMES E MUSICAS.

 

BOM DIVERTIMENTO PARA TODOS!

Última atualização em Sáb, 18 de Dezembro de 2010 21:38
 

EDUCADOR DO ICÓ

E-mail Imprimir PDF

O educador Luziano Batista Pereira da Vila Três Bodegas em Icó/CE, realizou aula de informática no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Ana Vieira Pinheiro, com os educandos e educandas do Projovem Campo - Saberes da Terra, confiram na apresentação abaixo:

 

Última atualização em Seg, 13 de Dezembro de 2010 17:52
 

EDUCAÇÃO NO CAMPO

E-mail Imprimir PDF

Educação no campo se transforma em política de Estado

A política de educação no campo, que se propõe a reduzir o analfabetismo no Brasil, foi objeto de decreto assinado pelo Presidente Lula na última quinta-feira (4/11/10) e publicado no Diário Oficial da União dia 5/11/10. O decreto presidencial também torna o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) uma política permanente de Estado em favor das comunidades que vivem no campo.
A assinatura do decreto coincide com a realização do Fórum Nacional de Educação no Campo, que aconteceu nos dias 3 a 5 de novembro de 2010 em Brasília/DF. De acordo com o ministro interino de Desenvolvimento Agrário, Daniel Maia, as ações de que trata o decreto devem ser construídas a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), que o governo federal vai encaminhar ao Congresso Nacional.
O PNE vai trazer as metas educacionais a serem alcançadas pelo Brasil no período de 2011 a 2020. Além do Pronera, o decreto regulamenta um conjunto de programas e políticas que aprimoram a educação no campo, executados pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o MEC, o Pronera vai garantir o fornecimento de energia elétrica, água potável, saneamento básico para as escolas, a promoção da inclusão digital com acesso a computadores e a conexão à internet.
O programa foi criado em 1998, a partir da mobilização das entidades e movimentos sociais ligados aos assentados e acampados da reforma agrária. A partir de 2003, tornou-se modelo educacional e de desenvolvimento para o campo, oferecendo educação para jovens e adultos (EJA), cursos de nível médio com formação técnico-profissionalizante e cursos de nível superior voltados à formação profissional e à pós-graduação.
O Pronera é desenvolvido por meio de parcerias entre universidades e instituições de ensino públicas ou privadas federais, estaduais e municipais. Entre 2003 e 2010 foram implantados no país cursos como agronomia, técnicos em agropecuária, agroecologia, pedagogia, história, ciências sociais, magistério, direito, geografia, letras, especialização em educação no campo e técnico em saúde comunitária.
Em 12 anos, o Pronera promoveu a escolarização e a formação profissional de mais de 400 mil jovens (301 mil entre 2003 e 2010).
A educação no campo abrange da creche à educação, e a responsabilidade pela oferta de vagas é compartilhada entre a União, os estados e municípios. Para receber assistência técnica e as transferências voluntárias de recursos do governo federal, o decreto orienta estados e municípios a incluírem a educação no campo nos seus planos de educação.

O decreto está disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7352.htm

Última atualização em Qua, 10 de Novembro de 2010 12:14
 

RELATÓRIO UNESCO

E-mail Imprimir PDF

Relatório Unesco 2010

Os sistemas de educação em muitos dos países mais pobres do mundo estão agora a experimentar as consequências da crise econômica mundial.

A Educação para Todos 2010, afirma que a crise pode criar uma geração de crianças perdidas, cuja vida chances terá sido irreparavelmente danificadas por uma falha em proteger seu direito à educação.

O relatório analisa quem são essas crianças e por que eles estão sendo deixados para trás, e olha para soluções concretas para garantir que nenhuma criança são excluídos do estudo.


fonte:http://www.unesco.org/en/efareport/reports/2010-marginalization/

Última atualização em Qua, 03 de Novembro de 2010 17:35
 

VIDEOS EDUCATIVOS

E-mail Imprimir PDF

TV Câmara disponibiliza catálogo de vídeos educativos
A TV Câmara passou a disponibilizar em seu site (www.tv.camara.gov.br), catálogo com mais de 150 vídeos educativos para download gratuito, com melhor qualidade de som e imagem. Estão disponíveis documentários e reportagens especiais feitos pelo veículo, que abordam assuntos como cidadania, direitos humanos e história política brasileira.

Os vídeos exibidos pela emissora estavam disponíveis na internet desde 2002, mas agora, além das mudanças de som e imagem, o material foi catalogado por temas para facilitar a pesquisa dos usuários.

Versões impressas do catálogo serão enviadas pela Comissão de Educação e Cultura para escolas de todo o País, com o objetivo de oferecer material de apoio para aulas de história e outras disciplinas.

Facilidade - O catálogo “Baixe e Use” foi criado para suprir demanda da comunidade acadêmica, que frequentemente solicita cópias de programas da TV Câmara para uso em sala de aula. A gerente de internet da TV, Ana Marusia Meneguin, conta que o “Baixe e Use” facilitará o atendimento, pois permitirá que o próprio usuário faça uma cópia em seu computador em minutos.

Entre os produtos já disponíveis estão documentários como “Brasília: Projeto Capital”; “Chico Mendes - Cartas da Floresta”; Florestan Fernandes - o Mestre”; “Memória Política - Raquel de Queiroz” e “Carta Mãe” (sobre a Constituição Brasileira).

O diretor da TV Câmara, Getsemane Silva, explica que muitos dos vídeos produzidos pela emissora podem ser aproveitados como material complementar em escolas. Esse tipo de uso, segundo ele, contribui para ampliar a divulgação do conteúdo produzido com recursos públicos, além da transmissão pela TV.

Compatibilidade - Os vídeos do catálogo são compatíveis com maioria dos softwares como Itunes, Windows Media Player e Media Player Classic. No site, há indicações de outros softwares gratuitos compatíveis, orientações sobre como copiar e exibir os vídeos em computador, projetores, equipamentos portáteis e até informações sobre como montar um DVD, que poderá ser exibido em qualquer aparelho.

A TV Câmara é a única emissora a disponibilizar integralmente sua produção na internet. São mais de 27 mil vídeos. Esse catálogo é atualizado diariamente.

Última atualização em Qua, 08 de Setembro de 2010 13:05
 


Página 21 de 24

Conteúdo Exclusivo

Material do Professor


Busca

Apoio