Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Estratégias para enfrentar a pobreza rural

E-mail Imprimir PDF
Exiba pobreza r...jpg na apresentação de slides

 

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) acaba de lançar o livro “Pobreza Rural: concepções, determinantes e proposições para a construção de uma agenda de políticas públicas”. A publicação é fruto das discussões originadas no V Fórum de Desenvolvimento Territorial: Estratégias de combate à pobreza rural, evento realizado como parte do projeto de cooperação técnica “A Nova Cara da Pobreza Rural no Brasil: transformações, perfil e desafios para as políticas públicas”.

Última atualização em Sex, 15 de Abril de 2011 18:59 Leia mais...
 

PROJOVEM NO GLOBO RURAL

E-mail Imprimir PDF

O ProJovem Campo - Saberes da Terra no Ceará é destaque no Globo Rural do dia 22/03/2011. Segue o endereço do site para que possam assistir a materia por completo.

http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/v/ce-programa-da-oportunidade-para-agricultores-concluirem-os-estudos/1466008/#/Todos

 

OCUPAÇÃO DOS LATIFÚNDIOS

E-mail Imprimir PDF

A ocupação dos latifúndios da educação

 

Resultado de muita luta, os trabalhadores rurais chegam à universidade e mudam a realidade da educação no campo.



Por Otávio Nagoya

 

A mentalidade conservadora sempre ditou que a educação era necessária somente nas cidades. Afinal, por que um trabalhador rural precisaria ler e escrever? Porém  a articulação dos movimentos sociais no campo vem alterando, na prática, essa situação. A partir da vivência nos acampamentos rurais ficou evidente que a luta pela reforma agrária está diretamente relacionada com o acesso à educação. Um marco fundamental para o movimento de educação no campo foi o primeiro Encontro Nacional dos Educadores da Reforma Agrária (ENERA), realizado em julho de 1997, na Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesa (MMC), entre outras, lançaram um Manifesto das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária ao Povo Brasileiro.

Última atualização em Qui, 14 de Abril de 2011 14:24 Leia mais...
 

APOIO FINANCEIRO

E-mail Imprimir PDF

APOIO FINANCEIRO PARA PROJETOS DE JOVENS
Organizações lideradas por jovens de países em desenvolvimento podem candidatar-se, até o dia 15 de abril, a apoio financeiro oferecido pelo ONU-HABITAT.
O Fundo ONU-HABITAT para jovens urbanos repartirá U$ 1 milhão (em parcela única de U$ 25.000 por entidade) a organizações lideradas por jovens de 15 a 32 anos, para a implementação de novas idéias em temas como a geração de emprego, governança urbana e moradia. Não há restrições quanto ao tamanho das cidades.
O Fundo promove a redução da pobreza, um dos Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, que também integra a Agenda Habitat por cidades melhores, mais sustentáveis e justas nos países em desenvolvimento. Um bilhão de pessoas vivem em assentamentos precários em todo o mundo –mas de 70% delas têm menos de 30 anos.
Integrante do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, a ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) tem o objetivo de promover assentamentos humanos social e ambientalmente sustentáveis proporcionando moradia adequada para todos e todas.
Para mais informações, acesse:
www.unhabitat.org/youthfund


 

PORTAL MUDANÇAS CLIMÁTICAS

E-mail Imprimir PDF
Portal Mudanças Climáticas


A Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste disponibilizam o Portal das Mudanças Climáticas.

O Portal das Mudanças Climáticas é um espaço socializador de projetos pedagógicos individuais e/ou coletivos, atividades educacionais e boas práticas desenvolvidas nos locais de formação (escola, universidade, comunidade, ONG) sobre o tema Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável em regiões semiáridas.

O conteúdo cadastrado será coletivo e disponível aos professores e comunidade em geral, compartilhando as experiências pedagógicas sobre o tema.

Para registrar seu projeto pedagógico, você deverá realizar a sua inscrição no site www.fdr.com.br/portalmudancasclimaticas, em seguida cadastrar o seu Projeto que será avaliado pela coordenação do Portal e disponibilizado para consulta de toda sociedade.




 


Página 17 de 24

Conteúdo Exclusivo

Material do Professor


Busca

Apoio