Projovem

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

NOTÍCIA

E-mail Imprimir PDF

O mês de janeiro foi intensificado por várias atividades relacionadas a área de Qualificação Social e Profissional - QSP.
saiba mais:http://www.projovemcampoce.blogspot.com/

 

HISTÓRIA DA ÁFRICA

E-mail Imprimir PDF

 

Baixe história ...jpg (83,1 KB)


História da África

Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.

Faça aqui o download da coleção.
Última atualização em Sex, 28 de Janeiro de 2011 16:31
 

REPRESENTANTES DA NATUREZA

E-mail Imprimir PDF

CD "Uno e os representantes da natureza"

Está disponível no site do Incra, para utilização em processos educacionais relacionados ao público da agricultura familiar, o CD “Uno e os representantes da natureza”, que conta e canta a história de três amigos que moram num acampamento sem-terra no Pontal do Paranapanema e passam por aventuras enquanto buscam desvendar mistérios da natureza. Trata-se de material pedagógico apropriado para trabalhar com questões ambientais e agrárias, tanto em sala de aula como em outros processos de educação ambiental ou simplesmente para apreciação. As músicas tratam de temas como ciclo da água, erosão, reserva legal e terra.

“A reprodução ou utilização total ou parcial da obra para fins comerciais deve ser previamente autorizada pelo autor”.

 

Para baixar o material acesse o site:

www.incra.gov.br/portal/

Clique no link “publicações”

Clique no link “Uno e os Representantes da Natureza”

 

Ou clique no link

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_docman&Itemid=385

 

Você pode clicar no “arquivo completo” e acessar todas as músicas e o encarte.

Ou clique no link “Apresentação com as músicas” ppt – você vai acessar o encarte do CD com toda a história e as letras das músicas e para acessar as músicas clique nas faixas:

 

Faixa 1: Representantes da Natureza – Trata-se de música de introdução à história em que o tema é apresentado e há uma referência aos representantes da natureza.

 

Faixa 2: Assombração – Continuação da introdução, a música descreve uma “roda de conversar” em que as crianças ouvem histórias e a nossa história vai começar..

 

Faixa 3: Pontal do Paranapanema – Caracteriza a região em que a história acontece.

 

Faixa 4: Lucrécio Logratodos – Apresenta a personagem Lucrécio Logratodos, um fazendeiro do Pontal

 

Faixa 5: Joca – Apresenta a personagem Joca, garoto criativo que vive sonhando com um Pontal cheio de verde.

 

Faixa 6: Bia – Apresenta a personagem Bia, amiga do Joca, que é uma garota centrada nos estudos e que só acredita no que seus olhos veem.

 

Faixa 7: Galope do Édson – Apresenta a personagem Édson o último dos três amigos, galopando em seu cavalo.

 

Faixa 8: Arma o barraco – É um grito de guerra das crianças do acampamento.

 

Faixa 9: Brilha estrela – Música que ilustra ambiente noturno em que as crianças convivem ao redor de uma fogueira no alto de uma colina.

 

Faixa 10: Encontro com seres – Música descreve a situação em que após muita relutância e uma batalha contra o medo os três têm a oportunidade de encontrar com os seres da natureza.

 

Faixa 11: Hidro – Descreve o ciclo da água com ênfase no meio rural

 

Faixa 12: Erosão – Apresenta as etapas da erosão pluvial: desagregação, transporte e sedimentação.

 

Faixa 13: Rap da Reserva Legal – Apresenta o conceito de Reserva Legal, de acordo com o Código Florestal.

 

Faixa 14: Uno – Demonstra o momento em que as crianças entendem que todos os elementos do universo estão interligados, que tudo é uma coisa única, o UNO.

 

Faixa 15: Terra – Trata da conquista da terra pelos trabalhadores rurais.

 

Faixa 16: Tutu – Mostra a diversidade da alimentação das crianças na terra que conquistaram.

 

Faixa 17: Quintal – Descreve a situação dos novos agricultores, produzindo e convivendo harmonicamente com o meio ambiente.

 

O autor:

Paulo Araujo

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

DOCUMENTÁRIO

E-mail Imprimir PDF

Documentário "Florestan Fernandes - Evocações na Contramão"

Na Praça da Sé, um repentista canta, em forma de cordel, a vida de Florestan Fernandes, importante sociólogo brasileiro. O repente abre caminho para os depoimentos dos companheiros de cátedra, de gabinete e de militância de Florestan. Contam de suas idéias, sua visão crítica sobre o Brasil, seus ideais e decepções durante a vida pública. Imagens que marcaram a vida de Florestan: o senado, a universidade, a família. O cordel revela o ponto de vista do povo sobre a história recente do Brasil, com suas lutas e desafios, que como Florestan, insistia em lutar contra as correntes. Assista aqui: http://amigosenff.org.br/site/
 

CINEMA NACIONAL

E-mail Imprimir PDF

ESTÁ DISPONIBILIZADO NA PÁGINA DE ENTRETENIMENTO LINKS PARA BAIXAR DE FILMES NACIONAIS

BOM DIVERTIMENTO PARA TODOS!

 


Página 19 de 24

Conteúdo Exclusivo

Material do Professor


Busca

Apoio